BRAZIL CLASSICS SHOW 2016 – XXII ENCONTRO NACIONAL DE AUTOMÓVEIS ANTIGOS

Requinte, Luxo, Elegância no encontro organizado pelo Instituto Veteran Car Club de Minas Gerais em Araxá. Foi patrocinado pela Mercedes-Benz e nos quatro dias, de 25 a 29 de maio de 2016, contou com cerca de 250 veículos antigos, de várias décadas, originários de quase todos os cantos do planeta formando um belo colorido no grande estacionamento do Hotel Thermas de Araxá localizado no bairro do Barreiro. O Lincoln K Coupé Le Baron V12 fabricado em 1936 (acima) foi premiado como melhor do evento.

A feira de peças estava muito interessante, com diversos objetos antigos, o leilão na sexta-feira 27 foi bastante disputado e a premiação no sábado, 28 foi brilhante. Após este houve uma festa de confraternização nos jardins do hotel. Noites de muito charme e inesquecíveis.

Tudo foi muito bem comandado por Otavio Pinto de Carvalho, presidente do Instituto Veteran Car Club de Minas Gerais. Os carros estavam agrupados por marcas, épocas ou nacionalidades, as belas picapes junto com um caminhão e os mais raros e luxuosos em destaque no centro do pátio em frente a entrada principal do hotel.

Mais uma vez a bela decoração ficou por conta do competente decorador Mário Miranda que posicionou tapetes e vasos com belas plantas e também a área de leilão e premiação. Os quatro dias foram de muitas atividades, reuniões da FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos) e o evento contou com a presença dos maiores colecionadores do Brasil. Este encontro reúne automóveis que fariam bonito no Pebble Beach Concours D'Elegance, Amelia Island nos Estados Unidos, em Vila d'Este na Itália ou no Chantilly Arts & Elegance na França.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A bela Praça.

Um dos primeiros triciclos produzido por Karl Benz em 1886. Trata-se de uma réplica do Daimler Patent Wagen 1886.  

De Dion Bouton 1902 "Vis-a-Vis" Tipo G4 1/2 HP.

Hupmobile Model 20 1911.

Cadillac 1916 Type 53 com motor V8 e 77 cavalos.

Packard Coupé Twelve Model 1107 1934

Bugatti Cabriolet Stelvio 1938 carroceria Gangloff.

Mercedes-Benz 380 K Cabriolet 1933.

Packard Eight 1931 com carroceria Saultchik empresa francesa famosa por fazer carrocerias especiais.

Rolls-Royce Phantom II Sedanca de 1929.

Lincoln K Coupé Le Baron V12 1936. 

Mercedes-Benz quatro portas Cabriolet 300 1956 conhecido também como "Adenauer" por ser o automóvel oficial do Chanceler alemão Konrad Adenauer da República Federal da Alemanha entre 1949 e 1963.

Mercedes-Benz 300 SL portas "Asa de Gaivota". Saiba mais sobre a linha de esportivos SL.

Outro Mercedes-Benz 300 Sl. Belo conversível.

Rolls-Royce Phanton V 1967 carroceria James Young.

Aston Martin DB6 Vantage 1966. Saiba mais.

Lamborghini Espada. Conforto, luxo e potência.

Lamborghini Miura S. Um dos mais famosos da casa de Ferrucio Lamborghini.

Maserati Mistral produzido entre 1963 e 1970. O desenho da carroceria é obra de Pietro Frua.

DMC DeLorean produzido entre 1981 e 1982 e desenhado por Giorgetto Giugiaro. Apenas 8.300 modelos ganharam as ruas. Raro no Brasil e em todo o mundo.  Era equipado com um motor PRV (Peugeot, Renault, Volvo) com seis cilindros em "V". Ficou famoso por ser o carro da trilogia no cinema nos filmes De Volta para o Futuro. Leia mais sobre seu criador.

Um dos modelos da fábrica do argentino Alejandro De Tomaso. Este é um Mangusta com motor Ford V8.

Outro De Tomaso. Este é um Pantera 1972 também com motor Ford V8. Premiado!

Alfa Romeo Giulia SS (Sprint Special)

Rolls-Royce Silver Shadow. Leia mais sobre este famoso RR.

E o conversível cupê Corniche.

Na frente da praça. Um Packard 1937 conversível.

Outro belo Packard. Este é um modelo 1950 Eight quatro portas sedã.

Delahaye 135 MS 1947 carroceria Dubois. Assim como a Delahaye, Talbot, Delage, Bugatti, Facel, Avions-Voisin e Hotchkiss  são marcas francesas de prestígio que não sobreviveram a crise após a Segunda Grande Guerra. Em 1998 os direitos sobre a marca Bugatti foram adquiridos pelo Grupo Volkswagen.  

Lincoln Continental Cabriolet 1941. Premiado!  Leia mais.

O belo a avançado para sua época o Cord 1937. Haviam dois modelos na mostra.

Uma limousine Fiat 1923.

O luxuoso americano Auburn Speedster 1929.

Um interessante Nash fabricado entre 1949 e 1951.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A empresa Mercedes-Benz do Brasil foi o patrocinador oficial do evento. Foi fundada por Karl Benz e Gottlieb Daimler . Vários exemplares de destaque de colecionadores estavam lá.

O modelo Mercedes-Benz 230 SL "Pagode" conversível. Lindo!

Mercedes-Benz 450 SL.

Mercedes-Benz 280 S classe W108.

Outro belo modelo W108.

Belo modelo cupê 280 SE. Sucesso e grande valor em qualquer lugar do mundo.

Da mesma linhagem, este é um 220 SE. A série W111 foi fabricada, cupê e conversível, entre 1961 e 1971.

O modelo  conversível.

Este 280 SE 3.5 estava na elegante praça.

O modelo 190 SL é o carro de Grace Kelly no filme Alta Sociedade.

Modelo 220 S de 1958.

Este é um 220 A de 1952 classe W187.

Um charmoso conversível neste ângulo.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros das 1000 Milhas Históricas Brasileiras estavam  estacionados perto da  Fonte Andrade Júnior em frente à entrada principal do Grande Hotel.

Fiat 124 Abarth. Leia a história da obra de Carlo Abarth.

MG B.

Porsche 914. Conheça mais sobre este projeto da VW e da Porsche.

Belo e afamado BMW 2002 TI

Outro belo BMW 2002.

Citroën DS.

Austin Healey 3000 MK I

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os Alfas de Nicola Romeo.

O Alfa Romeo FNM 2000.

Alfa Romeo 2150.

Alfa Romeo 2300. Saiba mais sobre nosso melhor Alfa Romeo.

Alfa Romeo 33 com motor boxer com quatro cilindros.

Alfa Romeo 2000 Giulia GTV. Saiba mais sobre este belo esportivo.

Um Alfa Romeo GTV. Saiba mais.

Alfa Romeo Giulia Spider que foi fabricada de 1966 à 1993 com motores 1300, 1750 e 2000. Ficou mais conhecida como Duetto.

Alfa Romeo 155 com motor V6. Raro no Brasil.

Junto com os Alfa estava este belo Fiat 124 Spider.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros de William Lyons: Jaguar.

Dois modelos muito famosos: São os E-Type.

Quando de seu lançamento foi elogiado por Enzo Ferrari pelas suas belas linhas.

Outro sucesso foi o modelo MK II com motor seis cilindros e 3,8 litros.

Este foi o primeiro sucesso da Jaguar após a Segunda Grande Guerra. O modelo XK 120.

Este é um raro modelo XK 120 Drophead coupé. Foi testado antes do lançamento pelo grande piloto inglês Sir Stirling Moss.

Juntando-se aos ingleses um Sunbeam Tiger. Saiba mais.

E também um MG A 1959.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os modelos do Dr. Ferdinand Porsche.

Este é um 356 A. Premiado!

O modelo 356 Speedster. Premiado! 

Outro 356. Este modelo Carrera 2. Premiado! 

E seu motor também muito feroz.

Um dos primeiros modelos 911 da década de 60.

Um Porsche 911 E Targa da década de 70. Premiado! 

Um Porsche 911 muito especial. Premiado! 

O motor. Leia mais sobre o 911.

Com espelhos para melhor apreciar.

Outro muito bem preparado. Premiado! 

O motor seis cilindros Boxer do modelo azul.

Um 911 Carrera Turbo de 1976. Premiado! 

E um Targa modelo 2015. Premiado! 

Este é um modelo Pré-A de 1951 que será restaurado. Premiado! 

Nota: Hoje, um modelo 912 (quatro cilindros boxer) , que foi fabricado para aqueles que adquiriam o 356, não foi muito valorizado na época. Atualmente é muito desejado e o valor subiu muito entre os Porsche antigos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da casa de Maranello (Província de Modena), leia-se Commendatore Enzo Ferrari.

Ferrari 365 GT 2+2 com motor V12 de 4,4 litros.Foi apresentada no Grand Palais em Paris no final de 1967.

Ferrari Berlinetta Boxer 1982.

Ferrari 308 GTS.

Ferrari 246 Dino Spider. Saiba mais.

Ferrari GTB/4 produzida entre 1968 e 1976. Premiado!

Conhecida como Daytona, mas o Comendador detestava essa alcunha. Tinha motor V12 dianteiro. Premiado!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Bavária. Bayerische Motoren Werke

BMW 2002 TI Touring. Raro por aqui.

A série 02 foi um grande sucesso da marca. Nas ruas e nas pistas. Após esta série veio a E21, E30, E36 que já chegou no Brasil por importadores oficiais, a E46, E90 e a atual F30/31.

BMW 3.0 Si. Este modelo deu origem a série 5.

BMW Série E30 modelo 325. Tinha carrocerias cupê, sedã quatro portas e perua. Gasolina e diesel. Fabricadas entre 1982 e 1993.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Compondo estes médios europeus estava este belo e raro Fiat. Premiado.

É um modelo 1900 Gran Lucce B.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Destaque

Um raro Lancia Astura Sports Coupé carroceria Farina. Outras variações do belo cupê tinha carroceria Pourtout. Foi fabricado entre 1931 e 1939 e será restaurado.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os Carros da América - Estados Unidos.

Os modelo de Henry Ford.

Um Ford A Roadster 1929.

Outro modelo Ford A Standard Phaeton. Este participou da famosa corrida Pé na Tábua em Franca, São Paulo.

Ford Thunderbird. Saiba mais sobre o concorrente da Ford para enfrentar o Corvette da GM.

Com a motoneta Vespa ao lado. Um charme!

Um belo Mustang 1967 conversível. Premiado!

Este Mustang, também conversível, é de 1968.

Um belo Mercury Cougar.

A Ford tem as divisões luxuosas Mercury e Lincoln. Abaixo um Continental. Para enfrentar os Cadillac da GM.

Ford Torino GT 390. Este V8 tem 6.390 cm³. Premiado!

Os Ford do Brasil.

Belo Ford LTD da primeira geração.

Um Ford Landau muito bonito. Leia mais sobre a linha Ford Galaxie, LTD e Landau.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Destaque: Jeep Willys MB 1943. Premiado!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da General Motors.

Chevrolet Master 1938. Leia mais.

Chevrolet Bel Air 1957

Chevrolet Corvette 1958.

Chevrolet Impala 1960. Premiado!

Chevrolet Camaro SS 350 ano 1967.

Chevrolet El Camino ano 1968 com motor V8 396 (6.489 cm³). Premiado!

Outro modelo El Camino. Era a concorrente da Ford Ranchero.

A armada Cadillac.

Cadillac Eldorado 1960.

Cadillac Eldorado 1967.

Cadillac Eldorado Brougham 1957, quatro portas sem coluna, seu teto em aço escovado e as portas traseiras se abrem para frente.

Detalhes do interior

Um Cadillac Fleetwood 1957.

Os Chevrolet do Brasil.

Chevrolet Opala cupê 4100 Gran Luxo ano 1974. Premiado!

Chevrolet Opala 1975 Luxo 4100. Leia mais sobre a linha Opala.

Impecável Chevrolet Opala Caravan.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os Carros da Chrysler.

Dodge Challenger R/T 1973.

Outro belo Challenger 1970.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nacionais muito especiais.

Um Malzoni DKW GT. Premiado!

Dupla de Puma Malzoni GT premiada.

Dois esportivos idênticos impecáveis. Leia mais sobre o esportivo Puma.

Irmãos gêmeos

Este Puma GTB com motor Opala seis cilindros.

Um dos primeiros GTS com motor VW.

Esportivo nacional de grande sucesso. Leia mais sobre o Karmann-Ghia,

Belo Volkswagen conversível de origem alemã.

Outro com muito charme.

E uma famosa VW Kombi de Belo Horizonte. Leia mais sobre este famoso utilitário.

Outro pequeno carro de sucesso de nossa história.

O Renault Gordini. Leia sobre este popular da década de 60.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

As vendas e o leilão.

Sem mecânica, estofados e com muita coisa a fazer neste Willys Interlagos. Saiba mais sobre este descendente do Alpine Renault.

Belo Mercedes-Benz 220 SE.

Mercedes-Benz 500 SEC. Um dos mais belos Benz.

Envemo Super 90. Bonito e raro.

Raro no país este Volkswagen Type 183 Iltis. Motores 1,7 a gasolina e 1,6 diesel. Foi destinado mais ao exército.

Nosso Volkswagen mais original: O esportivo SP2.

Este belo Ford salvou a empresa da falência. Foi fabricado entre 1949 e 1951 com carrocerias cupê, quatro portas, perua  Country Squire e Wood (parte da lateral em madeira).

Ford Maverick GT V8 sendo inspecionado. Leia mais sobre o esportivo da Ford Brasil.

Um Belo MG B.

Raro e interessante inglês Rover P4 . Foi também apresentado um belo cupê Pininfarina e uma versão Turbina à gás para bater recordes na auto estrada belga de Jabbeke. Foi produzido entre 1949 e 1959 e substituído pelo P5.

Outro raro por aqui. O sueco Volvo Amazon. Foi fabricado entre 1956 e 1970 e conhecido como Volvo 121/122S/123GT também.

Avalone TF com motor dianteiro do Chevette. Existem poucos. Leia sobre os MG

Outra raridade no Brasil. Um Lancia Aprilia 1947. Tem motor V4, 50 cavalos, com câmera hemisféricas e bloco motor em alumínio. Chegava aos 160 km/h, marca ótima para a época.

Réplica do Shelby Cobra. Saiba mais.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leilão

As arquibancadas estavam cheias. Especialistas, colecionadores e curiosos. Por volta de 90 veículos apresentados, mas poucos foram arrematados. Apenas 19!

Abaixo amigos de Juiz de Fora.

Ford modelo A Roadster Pick-up.

Ford Maverick GT.

O Super 90 foi também ao leilão.

Belo Ford Crown Victoria.

O belo Karmann-Ghia Também.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Feira

Este ônibus está sempre presente nos maiores encontros do Brasil

Carrinhos pequenos, bicicletas, velocípedes que agradam adultos e crianças.

Placas, moinho, capacete, brinquedos....

Um pouco de tudo. Havia muita coisa para agradar aos homens e também às mulheres.

Volantes, console, rádios.... um pouco de tudo.

Moinho, spray, latas, pistolas de tinta, miniaturas do seriado o "O gordo e o magro".

Para escutar os discos das décadas de 50,60,70....

Maleta impecável, lentes, o ET e um tanque à pilha.

E um belo rádio.

E belas pinturas nos corredores do hotel.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LE GRAND FINALE - A PREMIAÇÃO

O apresentador, Dr. Otávio Pinto de Carvalho (Presidente do Veteran Car Club de Minas Gerais) e Roberto Suga (Presidente da Federação Brasileira de Autos Antigos).

O portão de entrada para a passarela dos carros e das arquibancadas.

Os Troféus

O Ford Thunderbird 1956 e a Vespa 150 Super 1980. As rosas não falam...mas rodam.

Picape Ford F-100 V8 Twin Bean.

Picape Chevrolet C-14 1964.

Este DKW Malzoni também foi premiado.

Bela Simca Jangada 1965 foi premiada. Leia mais sobre a história do Simca.

Puma GTB premiado.

Ford Landau Premiado.

Os Romi-Isetta.

O Messerschmitt KR200

Os carros das 1000 Milhas Históricas. Sunbeam, Austin Healey, BMW, Fiat 124, Porsche 914... mostrados acima neste artigo.

O troféu entregue pelo Presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos Roberto Suga e Dr. Otávio Pinto de Carvalho.

Os carros de Milão foram premiados. O Alfa Romeo 2300 B também.

Abaixo o Alfa GTV 2000.

O Lamborghini Miura 1969.

E o modelo Lambo Espada 1972 também.

1972

Raro no Brasil este Triumph GTG MK3 1972 Cupê.

O DMC Delorean 1981 também.

O Nash Airflyte 1950.

E este dispositivo funciona como um refrigerador do interior do carro.

Chevrolet Bel Air 1956.

O Porsche 911.

Abaixo um Porsche 356. Todos desta coleção mostrados nesta página foram premiados.

Cadillac 1957 Series 62 conversível, que foi junto com outros seis, premiados!

Este VW 1954 Conversível premiado.

Outro VW Sedã premiado.

Volkswagen 1979. Premiado!

Jaguar XK 120 cupê premiado.

Este XK 120 conversível também foi premiado.

Ferrari 308 GTB,  premiada. Entrou junto com as outras GTB/4 também premiadas.

Cord 1937 premiado.

Este é um Cord Graham Hollywood Supercharged 1937. Premiado!

Auburn Speedster 1929

37

Marmon 1929 premiado!

O Lancia Astura 1938, também premiado, entrou na passarela funcionado. Pertence aos irmãos Marx.

Mercedes-Benz 380 K 1933 premiado!

Rolls-Royce Phantom V PV carroceria James Young de 1967 premiado.

Mercedes-Benz 300 SL Asa de Gaivota premiado!

O Daimler Patent Wagen 1886.

Packard 1931 com carroceria da empresa francesa Saoutchik. Premiado!

Lincoln K Coupé Le Baron V12 1936 foi o melhor da grande festa de premiação.

E a entrega do troféu ao proprietário.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Agradeço a acolhida pelos integrantes da  equipe do Veteran Car Club de Minas Gerais e em especial ao Dr. Otávio Pinto de Carvalho (Presidente do Instituto Veteran Car Club de Minas Gerais). Muito Obrigado e até 2018.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota: Gostaria de colocar aqui todas as 1.250 fotos que fiz. Os leitores do site Retroauto poderão apreciar em breve em outros novos artigos. Destaquei os automóveis mais notáveis e raros. As fotos feitas por mim não foram tratadas por nenhum software especial. Espero que gostem. Grato, Francis Castaings.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Texto, fotos e montagemFrancis Castaings                               

© Copyright - Site http://www.retroauto.com.br - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Veja como foi nos anos anteriores.

Volte a página principal do site.