Autoclásica 2017 – San Isidro – Buenos Aires -  Argentina

Uma das melhores exposições de carros do mundo acontece aqui na América Latina.  Junto com Chantilly Arts et Elegance Richard Mille que acontece na França, Villa d'Este em Tivoli, Itália e Pebble Beach, no condado de Monterey, na Califórnia, a Autoclásica é um dos melhores eventos FIVA (Fédération Internationale des Véhicules Anciens). Desde 2004 uma exposição ímpar!

Neste ano esta exposição única recebeu mais de 50 mil visitantes, cerca de 1.000 carros, 400 motocicletas, comemoração dos 110 anos da Lancia, 90 anos da Volvo, 70 anos da Ferrari e 60 anos dos Lotus Seven. Vários clubes estavam presentes, colecionadores,  uma enorme feira de peças, livros, revistas, catálogos, livros... carros americanos, europeus, asiáticos e até brasileiros ... também havia veículos militares, à vapor, lindos barcos e e belas e rápidas motocicletas. Quatro dias com excelente tempo, modelos raros e muitos entusiastas numa área de 9.000 m²

Logo ao passar pela entrada, neste ano, na praça, estavam carros dos anos 60 relevantes da indústria argentina. Ford Falcon, Chevrolet Nova, Chrysler Valiant, Dodge Polara GTX, IKA Torino (saiba mais) e um bela picape Ford F-100. Abaixo um Ika-Torino (ElToro) muito famoso.

Todos impecáveis!

Após a praça tem duas avenidas com belas árvores e o espetáculo começa com poucos passos.Os belos Boulevard dos  Jardins do  Hipódromo de San Isidro. Carros raros, do inicio do século XX

Onde? San Isidro, Buenos Aires, Argentina

Quem estava lá: Clubes de várias partes da Argentina. Organização: Clube de Automóveis Clássicos (C.A.C.) da República Argentina

Os patrocinadores

Banco Província de Buenos Aires, Fond de Cave, Mercedes Benz, Porsche, Volvo Cars, Harley-Davidson, Grupo Piaggio -Vespa, Aprilia, Moto Guzzi & Triumph, Pur Sang, Chevron, Motul, La Fraternité, Pirelli, Warstainer, Terma, SKF, Motocity, Munchis, Diario La Nación, Mimo & Co., La Gran Carrera, Boston Seguros, Lumilagro, Ministério de Turismo da Nação e do Município de San Isidro, que juntos  conseguiram fazer esta grande festa de preservação e restauração de veículos antigos de todos os tempos que são patrimônio histórico da República Argentina. Parabéns!

Um Stutz Racer 1918

Versus um Leyland da mesma época. Ambos poderosos e rápidos

Um belo Hupmobile

Observe o Le Zebre Type A 1910 que foi premiado

Um interessante Adler

Um Laponette 1911 Tandem

Buick Six Torpedo 1918

Studebaker Big Six Speedster 1925

Um Ford muito especial modelo A carroceria Gordon Buehrig 1933. Logicamente foi restaurado. O jovem Gordon Miller Buehrig aos 27 anos era desenhista da Dusemberg e é obra dele tambémo belo Loncoln Continental Mark II

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Morris Garage....e seu belo sedã WA Sports Saloon

Vários modelos MG A, B, C, TD, TF...

Na portaria é entregue um mapa como esta placa. Muito útil para quem nunca foi!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ex-pilotos e preparadores

Foram convocados especialmente para a Autoclásica, os ex-pilotos e preparadores queforam agraciados com medalhas e recordaram o belo som de suas máquinas do passado. São eles: Eng. Juan Carlos Fisanotti, Pedro Campo, Carlos Buffa , Mauricio García, Raúl Gagliano, Tulio Crespi, Prof. Alberto Juárez; Pedro Passadore, José Luis di Palma, Angel Rubén Monguzzi, Juan Pablo Zampa, Daniel Sancho, Jorge Requejo, Enzo Salas, Mario Agüero, Carlos Marincovich, Hugo Caviglia, família de Víctor Hugo Pla, Walter Sotro (filho de Orlando “Toto” Sotro), entre outros.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros de Milão

Bela Giulietta Sprint Veloce desenhada por Franco Scaglione da Bertone

Alfa Romeo GTV, Alfa Romeo Giulia (saiba mais), um Nicola Romeo Competizione com seis cilindros, 14,7 litros de cilindrada e 250 cavalos com mecânica aeronáutica Isotta Fraschini (réplica argentina). Depois Alfetta que inspirou nosso Alfa Romeo 2300 e um Alfa Romeo Montreal.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Porsche também estava lá

La estava um 919 híbrido vencedor das 24 Horas de Le Mans deste ano, um 356 Super 90 (acima) e vários modelos 911 (leia mais) de décadas diferentes.

Alguns franceses importantes. Abaixo um Delahaye 135 MS que estava perpendicular à casa Argentina de réplicas Pur Sang e do canteiro central

Outro Delahaye 135 MS de competição ano 1938

Um Bugatti Type 38 1927. Essa linhagem foi recordista de vitórias na Europa

Outro Bugatti T57 1926

Um Renault Viva Sport

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Também estava se comemorando o 80° aniversário da categoria Turismo Carretera

Estas corridas eram de uma cidade à outra, de um país à outro e por vezes quase atravessando toda América Latina ida e volta, saindo de Buenos Aires com destino à Caracas na Venezuela.Houve o Grande Prêmio Del Norte indo até Lima no Peru (1940), Grande Prêmio Getúlio Vargas no Brasil entre Rio de Janeiro, Petrópolis, BeloHorizonte, Goiânia, Barretos, São Paulo e de volta ao Rio em 1941, Grande Prêmio Del Sur de Bahia Blanca até Rio Galegos no sul e voltando até Buenos Aires e o citado Grande Prêmio da América em 1948, de longe o mais longo e dramático. Tempos de muita bravura por parte dos pilotos com Juan Manoel Fangio (leia mais), José Froilán González... e as marcas mais usadas eram Ford e Chevrolet Master (leia mais)

Abaixo, entre um dos Pilotos de La Caracas, Marcelo Zenha à esquerda e Bruno Vianna Duarte da equipe Retroauto

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Volvo sueca também mostrando seus modelos muito interessantes

Lembra-se do detetive Simon Templar (Roger Moore) interpretando O Santo? Seu modelo Volvo 1800 S estava lá.

A marca fez grande sucesso nos Estados Unidos e Europa. Com estilo marcante e diferente são marcantes

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os 60 anos dos Lotus Seven

O Lotus Seven é mais uma obra de Anthony Colin Bruce Chapman, grande nome do automobilismo mundial que teve grandes criações em várias categorias esportivas das pistas. Seus carros de rua também fizeram muito sucesso e fazem até hoje em corridas de Veículos Clássicos de Competição. Na Argentina empresários obtiveram licença para fabricá-lo desde 1971 com motor Fiat 1500 de 80 cavalos e ótimas prestações. O próprio Colin Chapman visitou a fábrica e gostou muito do que viu. A empresa se chamava Lotus Argentina S.A e infelizmente encerrou suas atividades por problemas entre sócios. Abaixo um modelo premiado!

Uma fórmula simples, relação peso potência, adotada também por Carrol Shelby (AC Cobra) Jean Rédélé (Alpine Renault)...

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros de Enzo

Os carros de Enzo Anselmo Ferrari fizeram 70 anos e a comemoração portenha foi digna de Modena e Maranello. Vários modelos das décadas de 50,60 e 70 estavam lá. Apresentaram carros raros na América latina!

Os 70 anos da marca foram muito bem comemorados. Classe, beleza, raça, potência e velocidade! Estavam lá o 195 Inter, 166/195 Inter, 250 GTE 2+2, 250 GT Boano (premiada), 330 GT, Dino (leia mais), GTB, Berlineta Boxer, 308 GT,Testa Rossa...

Todas as marcas são importantes numa mostra. Ainda mais quando fizeram e fazem parte de sua história

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Automobiles Peugeot

A Peugeot francesa fabricou lá os modelos 403, 404, 504 (saiba mais), 505, furgão D3 e D4 ... vejam alguns abaixo

Os argentinos apreciam muito boas marcas europeias e é fato que Juan Manoel Fangio deu seu empurrão quando venceu pela Maserati, Ferrari, Lancia e Mercedes-Benz

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os Mercedes-Benz e seu clube na Argentina

Um lindo modelo Mercedes-Benz SL que foi premiado. Saiba mais sobre a linha SL

Outro lindo SL Pagode

Dois 220 S Ponton 1955 sendo um cupê outro sedã quatro portas e outros dois modelos SL

Uma 190 que estava no canteiro central em estado imaculado

Lindo carro! Série W110, fabricada entre 1961 e 1968. Trata-se de um modelo raro neste estado!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os Jaguar

A Swallow Sidecar Company (SS) nasceu em 1922, seu fundador foi Sir William Lyons e por motivos óbvios mudou o nome para Jaguar após a Segunda grande Guerra Mundial. Estavam lá alguns modelos SS, vários XK, um C-Type e E-Type 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os Aston Martin

Os carros de David Brown estavam lá e se mostraram lindos como sempre! DB2, DB4 e DB6... e o DB5, DB6 e outros imortalizados pelos filmes de James Bond.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os 110 anos da Lancia

Os carros do engenheiro Vincenzo Lancia estavam muito bem representados. Lancia Lambda, Lambda Zagato, Appia, Aurelia (leia mais), Fulvia HF, Flaminia, Delta HF Integrale Grupo B...carros vencedores de provas, principalmente de ralis.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os Volkswagen

Um raro Volkswagen Kombi Syncro (tração nas quatro rodas), Karmann-Ghia (leia mais), Kombi (leia mais), VW Typ 3, TL, Fuscas, um VW Iltis, um Puma GT-1600 (leia mais) ... O Club Volkswagen Escarabajo Argentina é muito dinâmico assim como nossos amigos de Poços de Caldas, Minas Gerais, do Fusca Poços, que foram e voltaram num Karmann-Ghia e num Fusca sem furar sequer um pneu. Ida e volta são quase 5.000 quilômetros! Parabéns por representar muito bem o Brasil neste evento ímpar!

Um pouco do Fusca: No nosso país este carro mundialmente famoso é conhecido carinhosamente como Fusca. Lá fora foi chamado e ainda é de Carocha em Portugal, Escarabajo na Argentina, Cox ou Coccinelle na França, Magiolino na Itália e Beetle nos países de língua inglesa. Foi produzido em grande escala aqui, em seu país de origem Alemanha, onde era apelidado de Käfer, besouro em alemão, e também fabricado na Austrália, África do Sul e no México, último país a produzi-lo. Abaixo César de Marco de Poços de Caldas.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os Maserati

Outra marca cultuada na Argentina. Fangio também venceu com um carro do engenheiro Alfieri Maserati. Abaixo um modelo Khansin 1976 que também foi premiado. Levou o prêmio Gustavo Fosco de segundo lugar da categoria contemporâneo europeu pequena produção e pelo seu designer.

Abaixo os modelos 3500 GT, um AG6 com seu duplo comando de válvulas, o monofaro de cor azul (um farol dianteiro) e outra vez o Khansin

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Automobiles Citroën

Os carros franceses da Citroën estiveram em peso lá. E a presença de clubes é fundamental. E como eles recebem bem os visitantes!

Estavam lá os modelos Six, Traction, sendo que um raro cabriolet, um 2CV, um Dyane, um Méhari e um CX.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fábrica Italiana de Automóveis de Torino

A Fiat estava muito bem representada. Abaixo um 125 Sport

Um 500, 600 D, 600 Abarth, 1500 cupê, 125 Sport, 1100, 1500 Berlina e sedã 128, primeiro tração dianteira da marca, obra do engenheiro Dante Giacosa.

 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros de Ferruccio Lamborghini

Abaixo e acima um 400 GT 2+2

Abaixo o revolucionário Countach, o 400 GT e por dentro de um Miura 400 SV

 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros de Boulogne-Billancourt

Após a Segunda grande Guerra, a Alemanha recomeçou a industrializar e motorizar a população com o Volkswagen Käfer, a Itália com o Fiat 500, a Inglaterra com o Morris Minor e a França com o Renault 4CV e o Citroën 2CV. A exceção do inglês e do Citroën, todos com motor e tração traseiros.

Também estava lá seu sucessor a linha Dauphine/Gordini (saiba mais)

E um Bugue com mecânica Renault 12 (leia sobre nosso Ford Corcel) com quatro cilindros e 1.400 cm³ muito interessante 1974

 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Ford

Este é um lindo carro esportivo, fabricado na Itália, produzido pelo argentino Alejandro de Tomaso e usava um motor Ford V8 em posição central traseira. Se chamava De Tomaso Pantera.

Um Ford Woody 1948 impecável! Por dentro e por fora.

Ainda estavam lá belos Ford Mustang, Um Ford Bronco, um Lincoln Continental muito interessante, um Mercury Monterey...

E o Ford Falcon argentino

Apreciem..

Os carros da General Motors

O Chevy Nova argentino

Este preparado para corridas. Mas mesmo as versões civis tinha motores 3800 e 4100.

O Chevy II Nova

Picape Chevrolet El Camino, Camaro, Corvette, Impala e dois Pontiac muito bacanas!

Os carros da Chrysler

O Chrysler Valiant argentino. Tanto os sedãs Ford, Chevrolet ou Chrysler chegaram primeiro na Argentina, no início da década de 60. No Brasil no final da mesma. 

O Polara R/T tinha a versão com duas ou quatro portas. Também havia a versão GTX e sua versão sedã chamava-se Coronado. O pequeno Dodge 1500 correspondia ao nosso Dodge 1800/Polara.

E os americanos: Um Plymouth Barracuda, um Dodge Challenger, um Valiant Station Wagon e uma Van Dodge Ram

Os militares da paz

Várias marcas famosas como Jeep, Willys, International, Mercedes.... todos muito interessantes. Abaixo um Mercedes da classe G

A grande feira

Uma das melhores feiras com farto material sobre automóveis, mas tem muita coisa atraente para quem gosta de automóveis e raridades. Excelente. Os músicos tocam e cantam muito bem. Cantam não gritam!

Premiação

Um belo local com muito verde, uma bela construção simulando uma sala de visita, cadeiras para uma platéia privilegiada, uma rampa para que os carros subissem e recebessem a premiação. Assim foi com muita elegância a tarde de domingo, dia 15 de outubro de 2017. E o Bugatti Type 57 C Atalante Carroceria Gangloff  foi o escolhido pelo jurado e ganhou o maior prêmio da mostra: "Best of Show Autoclásica 2017". Era dia das mães neste domingo e elas foram lembradas e homenageadas. Abaixo personalidades, local e prêmios. Tudo Impecável! Após a cerimônia foi servido um coquetel aos presentes.

Nota: Em 2017 e pela primeira vez a Autoclásica foi declarada Interesse Cultural pelo Ministério da Cultura Argentino.

O Bugatti Type 57 C Atalante dividiu o prêmio com o Hispano Suiza  H 6 C Cabriolet 1928

E o Ferrari 250 Gran Turismo Boano

Entre as quase 400 motocicletas a Coventry Eagle Flying 8 B 160 ano 1926 ganhou o prêmio "Best of  Show Autoclásica 2017" . Tem motor JAP de 998 cm³ OHV (comando de válvulas no cabeçote) e caixa com três velocidades da marca Hardiney

Um lindo Lamborghini Miura P 400 branco foi o ganhador do prêmio “Premio Germán Sopeña” como “Melhor Desportivo Contemporâneo”

Premiado também este Ferrari 275 GTB 4

Um Maserati 3500 GT Spider Vignale 1958

O Volvo P1800 S pelo aniversário

Um Ford Mustang 1965 conversível

Super Rolls-Royce Corniche

Cadillac 1955 série 52 presidencial

Oldsmobile Série 98 Cupê Conversivel 1947

Ika-Torino 380-W 1967. Um ícone nacional!

Peugeot 404 GT produção argentina

Prêmio FIVA (Fédération Internationale des Véhicules Anciens) para este Volkswagen sedã que está com a família desde 1952!

Chevrolet 1947 "La Coloradita" de Juan Manuel Bordeu

O Dodge GTX cupê de Antonio Aventín que foi campeão argentino TC (Turismo Carretera) na temporada de 1980 e 1981.

Uma réplica Fianchi Stretti Alfa Romeo 1952

Pelos 100 anos da Lancia o prêmio foi para o Lambda 1927

Premiação para veículo comercial, veículos militares, fórmulas nacionais, Jeep e lancha, mini-carros (Bamby, BMW e Messerschmitt), , Lincoln Continental ano 1961, Pontiac Coupé ano 1935, Jeep com Lancha Pagliettini, Cadillac Special 1964, Mercedes-Benz 220 cupê Ponton, Chrysler 66 Roadster 1931, Bentley 3 litros Tourer 1924, Graham sedã seis janelas, Bamby picape, BMW 600, Messerschmitt,  RG Rubén García Fiat 128, Sotro Ford Fórmula 1 mecânica nacional ano 1966 cor verde, Maserati 6CS de 1934 vermelho, Mercedes-Benz G230 Militar, Hudson Super Six 1928, Fórmula Um Nacional Pianetto Dodge V8, Ford F-100 1955, Jeep Willys militar M606 e Healey Silverstone ano 1950 por último.

Meus agradecimentos mais uma vez pelo credenciamento, pela recepção da organização, pela recepção dos expositores, representantes de clubes e vendedores pela ótima acolhida.  Muchas Gracias e hasta luego 2018!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota: Todos os profissionais de imprensa ficam sobre um tablado retangular alguns sentados outros em pé. E se respeitam, seguem regras, todos tem o mesmo direito! Parabéns mais uma vez argentinos!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para ler

Clique no livro para acessar.

Uma excelente coleção para quem quer conhecer o Ferrari Dino e muitos outros automóveis maravilhosos é o Box coleção: A História do Automóvel - 3 volumes . O autor é o famoso engenheiro e jornalista José Luiz Vieira um dos responsáveis das edições da antiga revista Motor 3. Estes exemplares citados aqui tem excelente qualidade gráfica e editorial. Vem no formato 19 x 26 x 9 cm. São ao todo 1.320 páginas contando a história de todo automobilismo mundial com muitos textos e fotos. Ele se divide em:

  • Volume 1 - da pré-história a 1908
  • Volume 2 - de 1908 a 1950
  • Volume 3 - de 1950 aos dias atuais

Clique abaixo acessar o site.

Os bons livros da Editora Alaúde. Clique abaixo.

Compre livros de carros nacionais ou estrangeiros na Clique aqui para comprar livros


Gosta de saber como foi a vida de pilotos brasileiros? Clique e veja

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Editora Alaúde fez uma tem ótimos livros sobre os carros brasileiros e estrangeiros. Clique sobre a figura e acesse.

Vários bons títulos.

Ambos em capa dura e são muito ricos em fotos e dados. Clique sobre a figura para acessar.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Texto, fotos e montagem Francis Castaings                               

© Copyright - Site http://www.retroauto.com.br - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Volte a página inicial