Autorama - Slot-Car em Belo Horizonte, Minas Gerais – Dezembro de 2016

Quem tem mais de 40 anos deve-se lembrar muito das pistas de autorama. Seja a doméstica da fábrica Estrela seja aquelas que ficavam nas lojas da cidade. Havia uma na Avenida Bias Fortes, outra na Praça ABC e a mais antiga nas grandes lojas como a Peps Magazine na Rua da Bahia no centro da cidade. Essas pistas eram de madeira e os carrinhos nas escalas 1/43 como Ford GT-40, Ford J, Mustang, Puma GT, Alfa Romeo 33 ou Cheetah em plástico duro. Na escala 1/24 também o Ford GT-40 e o Porsche 917 em plástico bolha  acetato ou lexan  que é uma resina em policarbonato. Eram mais leves e flexíveis. Também eram vendidos em kits para serem montados.  Os motores estrela eram vermelhos, dourados ou azuis originais de fábrica. Os mais famosos e caros, vendidos em lojas especializadas eram da marca Cox, Mabuchi, Mura ouMonogram e colocados em posição longitudinal, transversal ou até obliquo num chassi de latão ou alumínio. Mas infelizmente estas não existem mais, estão na mão de colecionadores e se venderem custam muito caro. Hoje estes componentes estão bem mais sofisticados.

Os motores atuais são colocados em chassi de aço inox ou latão. Alguns artesanais.

Os aceleradores também bem mais modernos

Felizmente temos um ótimo local para provas atualmente. Ainda existem entusiastas e uma bela loja que se chama BH Autorama na Rua Itaguara, 148 no bairro Floresta.

No Brasil chama-se Autorama, mas nos Estados Unidos ou na Europa chama-se Slot Car. Slot em inglês significa fenda já que a guia dos carros apoiam-se numa para correr nas pistas. O eixo dianteiro as vezes nem toca na pista.

Existem três pistas: uma com 37 metros de comprimento para corrida de réplicas, outra com 43 metros (ambas planas) e a maior com curvas inclinadas tem 47 metros de comprimento.

As réplicas na escala 1/32.

Um Aston Martin DB5 dos filmes 007. Leia mais sobre o Aston Martin.

Um americano muito conhecido. Esta e a anterior são da categoria réplica. O chassi é em plástico duro.

O Porsche 917

Os Ford que correram em Le Mans. Leia mais sobre o GT-40

Há uma grande opção de carrocerias "réplicas"

Este quadro mostra uma vasta gama de carros que já competiram no Campeonato Mundial de Marcas

A pista é desafiadora. No lado esquerdo, perto da janela, ficam os competidores acelerando. Ela é alugada por hora ou por mês que fica bem mais em conta para quem for praticar.

Veja o local abaixo

Carrocerias em bolha na escala 1/24

Um carro em bolha na pista. Muito rápido, por volta de 125 km/h... conforme a escala

Grande opção também para carrocerias em bolha. Observe no muro à direita.

O profissionalismo é grande. Veja o placar abaixo. E mostra que há um carro correndo na pista 4. Isso é levado a sério!

Em competições oficiais, campeonato mineiro ou brasileiro, há o controle de pista feito por um computador e os resultados podem ser impresso.

Vários competidores deixam seu equipamento na loja.

Bolhas em cima e réplicas em baixo.

Vale a pena cada passo.

Diversão para adultos ou crianças. Horas muito agradáveis.

Ótima pista profissional.

Acelerar e se divertir!

Com um bom carro. Abaixo as carrocerias, chassi, aceleradores, pneus...


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Texto e fotos Francis Castaings                               

© Copyright - Site http://www.retroauto.com.br - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Volte a página principal do site.