Oitavo Encontro de Autos Antigos em Congonhas do Campo, Minas Gerais - Junho 2017

Continua com o mesmo charme o encontro de carros antigos na  Cidade dos Profetas. Foi o 8º Encontro de Clubes de Autos Antigos de Congonhas em Minas Gerais realizado na Romaria, em 9 e 10 de junho de 2017.

O presidente do Clube de Carros Antigos de Congonhas, Robson Elias (Abaixo)  mais uma vez recebeu todos muito bem e o estacionamento da Romaria foi pequeno para a grande quantidade de carros.

Mais uma vez vários clubes de Minas Gerais estavam presentes prestigiando este grande evento antigomobilista que contou com a presença do presidente da AMA (Associação Mineira de Antigomobilismo) Doutor Antônio do Monte Furtado Filho e Robson Elias (presidente do Clube de Autos Antigos em Congonhas), grande anfitrião da grande festa sobre rodas. E mais uma vez o apoio da Prefeitura e do Rotary

O público como sempre compareceu com entusiasmo.

Os carros da Ford

Os carros da Ford compareceram com belos Ford Galaxie, LTD, Landau, Corcel, Escort e também a marca Willys que a Ford absorveu em 1967. Modelos como o Jeep, Rural Jeep, Picape Jeep (F-75) , Aero Willys estavam látodos em ótimo estado de conservação.

A Ford chegou ao Brasil com uma linha de caminhões, com três opções de carga e uma picape, lançou o Ford Galaxie em 1967, o Ford Corcel em 1969 e o Maverick em 1973.

Destaque para este belo Mercury Eight 1948. A Ford nos Estados Unidos tem até hoje suas marcas premium o Mercury e o Lincoln.

Os carros da GM

A General Motors do Brasil montava automóveis aqui no Brasil desde a década de 20. Na década de 50 já havia os caminhões, no final a linha de furgões e picape Brasil, furgão Corisco e a perua Amazona, Corisco e a cabine dupla Brasil Alvorada.  A partir de 1964 chegou a nova linha de picapes C-1410, C1414 e C1416. No final de 1968 foi lançado o Opala, em 1973 o Chevette e em 1993 o Omega.

Destaque para o Chevrolet da linha Master

Os carros da linha Volkswagen

O primeiro veículo VW no Brasil foi a Kombi lançada em junho de 1957 com 1.200 cm³ e dez anos depois 1.500 cm³. O Fusca chegou em 1959, o primeiro esportivo  do grupo foi o Karmann-Ghia que chegou em 1962. Em 1969 foi a vez do 1600 quatro portas que deu origem à Variant e ao TL. O belo e esguio esportivo SP-1 e SP-2  foram lançados em 1972 e em 1973 VW Brasília. A linha arrefecida à água foi a do Volkswagen Passat que chegou em 1975 e seu motor AP foi utilizado na linha Gol, Voyage, Parati, Saveiro e Santana.

ImpecávelVolkswagen Passat

Os carros Puma

Com motor VW a ar nosso mais famoso esportivo ganhou o mundo sendo exportado para a Europa, Estados Unidos e África do Sul

O primeiro GT 1600

Este a partir de 1975

Os carros da Fiat

O primeiro modelo da Fiat no Brasil foi o 147 baseado no 127 italiano. Foram derivados dele a picape, a Panorama, o sedã Oggi e a linha Fiorino.

A Fábrica Nacional de Motores fabricou o FNM 2000 baseado no Alfa Romeo 2600 italiano. Depois foi feito aqui o modelo Timb, muito raro, e o 2150. Em 1974, baseado no Alfetta chegou o Alfa Romeo 2300 que passou a ser produzido em Betim, Minas Gerais.

Os carros da DKW

A Volkswagen absorveu a DKW que produziu aqui a Vemaguet, o DKW Belcar, o sedã Fissore e o utilitário Candango.

E o Belcar. Todos com tração dianteira, três cilindros, três bobinas... amado por muitos!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O carros da Mercedes-Benz

Um modelo 280 SEL, série W116 produzida entre 1972 e 1980.

Hot Mercedes-Benz 300 classe W108/109 produzida entre 1965 e 1971

Mercedes-Benz Classe C série W 202, fabricada entre maio de 1993 à 2000. Fez muito sucesso na década de 90. Substituiu o modelo 190. Saiba mais.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Chrysler

Impecável Dodge Dart Sedã 1970.

Este com a pintura original. Leia mais sobre a linha Dart/Charger

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

As Vendas

Um pouco de tudo: Adesivos, chaveiros, bonés, miniaturas, uma excelente barraca de bicicletas, peças de decoração e produtos para limpeza de carros.

Premiações

Foram premiados com brindes e certificados AMA presidentes de clubes, proprietários e imprensa. Abaixo Robson Elias, o locutor e o presidente da Associação Mineira de Antigomobilismo Antônio do Monte Furtado Filho.

O prefeito de Congonhas José de Freitas Cordeiro recebe um certificado da Associação Mineira de Antigomobilismo

O diretor da AMA José Célio entre seu filho e Antônio do Monte Furtado Filho

Presidentes de clubes de Barbacena, Belo Horizonte, Contagem,Conselheiro Lafaiete, Perdões, Mariana, Nova Lima e o simpático casal Fusca Viajante do Rio de Janeiro

Foi nesta cidade, em janeiro de 2016, que o site  Retroauto passou a ser o site oficial da Associação Mineira de Antigomobilismo. E foi com muita honra que recebi esta responsabilidade.

Meu agradecimento ao Presidente Antônio do Monte Furtado Filho e ao convite de Robson Elias presidente do C.C.A.C. (Clube de Carros Antigos de Congonhas).  Muito obrigado!

MAIS UM EVENTO DE SUCESSO COM APOIO DA AMA (ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE ANTIGOMOBILISMO) !

Texto e fotos Francis Castaings                               

© Copyright - Site http://www.retroauto.com.br - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Role a página para ver os anteriores.

Volte a página principal do site.

Sétimo Encontro de Autos Antigos em Congonhas do Campo - Junho 2016

Como sempre os anfitriões de Congonhas do Campo, Cidade dos Profetas, dão um show de recepção e elegância. Não importa a pessoa ou o carro que ela estiver expondo. Todos são muito bem tratados, com muita cortesia. O encontro aconteceu no primeiro fim de semana em junho passado, nos dia quatro e cinco.

Acima Robson Elias a esquerda, André Candreva de camisa verde e entre eles os pais de André.

Neste dia 5 o pátio da Romaria, local reservado há anos pelo Clube de Autos Antigos de Congonhas, estava lotado com veículos nacionais e importados. Vários clubes de Minas Gerais estavam presentes prestigiando este grande evento antigomobilista e com a presença de Roberto Suga (Presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos), Doutor Antônio do Monte Furtado Filho, presidente da AMA (Associação Mineira de Antigomobilismo) e Robson Elias (presidente do Clube de Autos Antigos em Congonhas), anfitrião da grande festa sobre rodas. A coordenação da festa foi realizada com competência por André Candreva, Diretor de Comunicação da AMA.

A noite, como sempre, um confraternização reunindo colecionadores, imprensa e amigos num simpático restaurante perto do Adro do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos onde ficam os doze profetas em pedra sabão, obra do mestre Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho. Abaixo uma das seis capelas com os Passos da Paixão de Cristo - obra o genial Mestre Aleijadinho.

E o novo Museu inaugurado em dezembro de 2015. Uma importante homenagem histórica e artística ao Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. Vale cada passo! Muito bonito.

O Chevrolet Master 1940 do anfitrião. Leia mais sobre este grande Chevrolet.

Belo Chevrolet Opala cupê 2500. Leia mais sobre o mais famoso Chevrolet brasileiro.

Uma bela Chevrolet Caravan.

Um Chevette da primeira geração.

O Chevette foi a proposta da GM para enfrentar o Fusca, a Brasília e o Corcel da Ford. Leia mais.

Outro Chevette de segunda geração que teve frente inspirada no americano Pontiac Firebird da segunda geração a partir de 1970.

Também com motor Chevrolet, o Puma GTB S2 fez muita gente sonhar. Leia mais sobre a história da Puma.

A empresa de Adan Opel foi adquirida pela General Motors em 1929. Abaixo um modelo Opel Kapitän. Saiba mais.

Picape Chevrolet C-10 sempre presente nos eventos.

O Chevrolet Kadett GSi  é um carro raro neste estado e futuro colecionável. Veja mais.

Os Fuscas estão sempre presentes em Congonhas.

Um simpático modelo VW de 1974.

A VW Variant foi derivada do Volkswagen TL e do 1600 quatro portas. A Variant deu origem à Brasília.

Um belo esportivo nacional que não teve vida longa. O Volkswagen SP-2.

O VW Brasília fez grande sucesso na década de 70. Saiba mais.

O esportivo da Volkswagen era o Karmann-Ghia. Saiba mais.

Este é um Puma GT com motor VW. Saiba mais a história do Puma e seus encontros.

A VW Parati agradava tanto às famílias quanto aos mais jovens. Esta é do Clube do Quadrado

Impecável Ford Landau 1979. Leia mais sobre a linha Galaxie, LTD e Landau.

Outro belo Ford Landau.

Ford Mustang 1967. Este modelo estava disponível com carrocerias cupê, conversível e fastback como está. Também havia as super potentes Shelby 350 e 500.

Outro Ford Mustang. Este é um cupê 1966. Além de uma variedade de motores V8 com cilindradas e potências diversas, havia uma versão seis cilindros apelidada de "Secretary Six", ou seja, o seis cilindros da secretária.

Uma réplica do Ford Thunderbird. Leia mais sobre o pássaro da Ford.

Um Mercedes-Benz 170 personalizado. Um Hot!

Simca Chambord Tufão. Foto cedida gentilmente pelo colecionador Loty Novaes.  Saiba mais sobre o Rabo de Peixe Nacional. 

Um Aero-Willys 1965. Leia mais sobre o luxuoso da Willys.

O primeiro produto da Willys no Brasil foi o Jeep. O Jeep ( corruptela de General Purpose) completou 75 anos em 15 de julho de 2016. Era produzido também pela Willys-Overland nos Estados Unidos. Foi para a Segunda Grande Guerra junto com o exército dos americano em 1941.

Este modelo já é um CJ5. Em Congonhas há um importante clube de Jeep. É o Jeep Profetas.

.

Ficou conhecida como Picape Jeep e depois da absorção pela Ford como F75.

O primeiro automóvel da Vemag do Brasil foi a perua Vemaguet. Produziu também o Belcar, o Fissore e o Candango. Conheça o Encontro dos DKW (Blue Cloud).    

Tinha tração dianteira, três cilindros em linha, três bobinas... em breve no site. Este foi o último modelo fabricado em 1967.

Um belo Alfa Romeo 2300. Veja os encontros dos Alfa e a história do Alfa Romeo 2300.

Outro fora de série. É o Miura Saga . Era fabricado no Rio Grande do Sul.

O Fiat Panorama era uma das versões do 147. Saiba mais.

Bela picape Fiat 147.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Confraternização

Uma festa animada que aconteceu no aconchegante restaurante Casa da Ladeira onde foi servido a tradicional e saborosa comida mineira com tempero congonhense.  Marcado para às 20:00 horas de sábado, vários colecionadores, presidentes de clubes, imprensa e autoridades estiveram presentes.

O simpático casal Ernandes Ramos e esposa ( Barbacena).

Doutor Antônio do Monte Furtado Filho Presidente da Associação Mineira de Antigomobilismo e Robson Elias Presidente do CAAC.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Premiação

A festa de entrega de prêmios e encerramento aconteceu no começo da tarde de domingo. Foram homenageados representantes de clubes mineiros, imprensa, antigomobilistas, duas irmãs que são proprietárias de um VW Fusca desde novo, autoridades e representantes de entidades. André Candreva,  Doutor Antônio do Monte Furtado Filho e Robson Elias comandaram a premiação.

As irmãs Lourdes e Léa Barbosa que possuem um Fusca retirado em concessionária novo!

Robson Elias recebe homenagem do Dr. Antônio Furtado.

Robson Elias, Antônio Furtado e Roberto Suga em homenagens e entrega de comendas.

O prefeito de Congonhas José de Freitas Cordeiro recebe uma homenagem.

Vários colecionadores foram homenageados.

Várias autoridades estavam presentes no evento.

Marco Túlio Landin, leia-se Alfa Romeo e Puma e Antônio do Monte Furtado Filho.

Eder, José Célio (Conselheiro Lafaiete) e Doutor Antônio do Monte Furtado Filho no espaço muito bem montado com músicos, alimentação e feira de peças.

MAIS UM EVENTO AMA (ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE ANTIGOMOBILISMO) DE SUCESSO!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mais uma vez agradeço o convite e o troféu ofertado pelos amigos de Congonhas. Em 2017 tenho certeza que a grande festa irá se repetir! Muito Obrigado, Francis Castaings. 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Palestra.

No domingo, dia 5 de junho, pela manhã, o Presidente da Federação, Roberto Suga, apresentou uma palestra para proprietários de  autos antigos e entusiastas sobre as regras da FBVA e da FIVA ( Fédération Internationale des Véhicules Anciens).  Foram apresentados vários slides. O que se admitia ou não num veículo antigo.

O assunto principal foi sobre a legislação sobre os Veículos de Coleção, com mais de 30 anos, preservando a originalidade.

Um dos assuntos expostos e relatado aos presentes foram as alterações feitas no texto da Carta de São Paulo, ano passado, numa reunião da Federação, com a presença de antigomobilistas de vários estados do país. Este documento descreve vários itens e também sobre os critérios para vistoria de veículos candidatos à placas pretas. A apresentação foi muito clara informou e agradou à todos os presentes.

Dados:  - De acordo com o presidente existem no Brasil: 400 clubes de autos antigos, 18 mil veículos com placas pretas, 150 mil colecionadores e cerca de 800 eventos anuais com um público estimado em um milhão de pessoas.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Texto e fotos Francis Castaings                               

© Copyright - Site http://www.retroauto.com.br - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Veja como foram os anteriores.

Volte a página principal do site.