Uma Terceira Geração de Ford Sucesso

O Ford Escort chegou ao Brasil em 1983. O nome Escort foi utilizado a primeira vez na versão perua do Ford Anglia dos anos 60 que fazia parte da linha Ford na Inglaterra. Sua primeira geração, já como modelo, nasceu em 1968, a segunda em 1974, ambas com tração traseira e fizeram enorme sucesso em ralis internacionais.(veja a seção pistas nestes)

A terceira na Europa, em 1980, idêntica a nossa, já com tração dianteira. O carro tinha 4,06 metros de comprimento, 1,32 de altura, 2,40 de entre-eixos e largura de 1,64 metros. era um carro atraente e eu estilo podia ser chamado de dois volumes e meio já que havia um prolongamento após a porta traseira.

A Ford Brasil estava com um modelo moderno e ia competir com Chevrolet Chevette, com os carros da família Gol e os derivados do Fiat 147 como o modelo Oggi

O motor CHT (Combustão em Alta Turbulência/Compound High Turbulence) foi elaborado por Luc de Ferran, engenheiro que trabalhava na Ford e pai do piloto Gil de Ferran.Seu motor com quatro cilindros em linha, em posição transversal e comando de válvulas no bloco. Tinha 1.555 cm³, era alimentado por um carburador de corpo duplo e desenvolvia 77 cavalos na versão a gasolina e 78 na versão à álcool.Tinha câmbio manual de de quatro marchas (opcional cinco ) com alavanca no assoalho. Sua aceleração 0 a 100 km/h era feita em 13,98 segundos e sua velocidade máxima era de 159 km/h.

Ótimo números para enfrentar a concorrência. O Volkswagen Passat também estava na mira. A direção era por pinhão e cremalheira e não contava com assistência. Era leve em manobras e também em circuito urbano ou na estrada. Usava pneus radiais sem câmera, rodas de aço estampado na mediada 155 SR 13 adequados ao carro. Havia também o motor CHT E-Max com 1.341 cm³ e 56 cavalos sendo um dos carros mais econômicos do Brasil. Ambos motores tinham origem Renault e vinham do Ford Corcel (saiba mais)

Seu peso era de 855 quilos e carga útil de 485 quilos. Neste Hatch que tinha uma terceira porta bem ampla e o banco traseiro podia ser rebatido. Em setembro de 1983 era lançada a versão com cinco portas.

Sua suspensão dianteira era independente, sistema McPherson, braços inferiores transversais, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora. Atrás também independente, com braço transversal, braços de reação longitudinais, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos. Tinha feios a disco na dianteira e tambor na traseira, com servofreio

Na Europa o Ford Fiesta tinha versão XR-2, o Escort XR-3 (abaixo) e o Sierra XR-4.A sigla XR para (Experimental Research , pesquisa experimental) Aqui a versão mais simples era a L, após a GL, o esportivo XR-3 e a luxuosa Ghia dos estúdios Ghia italiano. A empresa já havia colaborado em alguns modelos como o Taunus

Havia no Brasil o motor 1,3 e 1,6 litros que também estava disponível para a versão cinco portas do carro. As medidas externas  eram idênticas. E em dezembro de 1983 a Ford exportava 1.300 unidades para a Noruega, Suécia e Finlândia. O grupo propulsor era o mesmo, mas a suspensão dianteira era mais rígida, escapamento com chapa anodizada para resistir a forte corrosão do sal colocado nas estradas e ruas para absorver a neve e a exaustão recebeu uma válvula para diminuir hidrocarbonetos e monóxido de carbono atendendo as normas de poluição destes países. Por fora tinha faixas diferentes, faróis de neblina e por dentro bancos que podiam receber aquecimento.

O Escort foi fabricado na Inglaterra, Alemanha, nos Estados Unidos (bem diferentes em termos de estilo), Brasil e Argentina. Era o carro mundial da Ford. A versão europeia Ford Escort RS Cosworth é muito desejada lá.

Era uma referência entre pequenos esportivos. Para quem mão sabe a Cosworth é uma fabricante inglesa de motores, para carros de corrida de várias categorias e fornece motores para sedãs pacatos se transformarem em carros de alta performance. Foi fundada em 1958 por Mike Costin e Keith Duckworth. O nome do motor surgiu da junção do sobrenome de ambos. Na década de 70 e 80 equipava vários carros de Fórmula Um Ford Cosworth que conquistou vários campeonatos.

Abaixo um raro Ford Escort XR3 Pace Car 1984. Foram produzidos apenas 350 unidades no Brasil, para comemorar o Grande Prêmio de Fórmula Um de 1984, que foi patrocinado pela Ford.

Em 1985 chegava o Escort XR3 conversível, que neste ano custava quase o dobro de um Escort L. Era o segundo carro brasileiro de série feito em cooperação com a Karmann, a mesma que fez para a Volkswagen o Karmann-Ghia (Conheça)

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1987

Em 1987 nascia a joint venture Autolatina que unia a Ford e a Volkswagen! O intuito era reduzir custos e unir esforços. Em 1989 o XR-3 passava a usar o motor AP 1.8 da linha Volkswagen arrefecida à água.

E a primeira remodelação chegou em 1992.  Novo para-choque dianteira que fazia conjunto com a nova grade em poliuretano.                   



AMA_Fundacao_Congonhas_33_bate_papo_(92)

Abaixo um excelente exemplar do Volkswagen Apollo que era idêntico ao Ford Verona da primeira geração fabricado entre 1989 e 1992.

Na Europa seu nome era Orion. Tinha versão com quatro portas e três volumes.













Havia também a versão conversível fabricada pela Karmann. Se distinguia dos outros modelos da linha na parte externa pelo aerofólio traseiro e spoiler dianteiro mais pronunciado. Nesta geração havia os filetes vermelhos.















Por dentro do XR-3


Sua versão XR-3 fez muito sucesso. Esta carroceria conversível era fabricada pela Karmann do Brasil




---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1992 - Segunda Geração

















------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Na terceira geração foi apresentada no final de 1996, linha 1997 e trazia o Hatch, o sedã e a versão Wagon quatro portas

Estreava a tão esperada versão Station Wagon

E o novo motor Zetec, também em posição transversal, 1,8 litros, 16 válvulas e 115 cavalos de potência. Infelizmente todos raros em bom estado como estes.















Nas pistas

Em 1970, grande e inesquecível ano para o Brasil na copa do Mundo de Futebol, o Escort também foi o  campeão do Rali da Copa, na prova Londres - Cidade do México. Também chegou em 3º, 5º, 6º, 8º e 23º. Saíram do Estádio de Wembley em 19 de abril e chegaram em 27 de maio ao destino final. Foram 25.758 quilômetros. Depois de percorrerem várias capitais e cidades famosas da Europa, 71 carros deixaram o velho continente em Lisboa, no navio Derwent,  e chegaram ao Rio de Janeiro. Depois foi muito chão pela América do Sul, pela América Central  até a terra dos Astecas. Participaram várias equipes oficiais de fábrica, particulares, amadores e aventureiros. Os oponentes sérios foram o Citroën DS (conheça) e o Triumph Stag 2,5 que chegou em segundo. Como curiosidade haviam dois Rolls-Royce sendo um Silver Cloud e um Silver Shadow (saiba mais) e um Moskvich russo que chegou em um honroso décimo segundo lugar.

O Rali da Copa do Mundo Londres-México teve sua largada no estádio de Wembley em 19 de abril e terminou em 27 de maio de na cidade do México. O percurso de 25.750 quilômetros  através da Europa e da América do Sul. Vinte países, mais de 100 participantes e somente 23 chegaram. Foram pilotados pelo finlandês Hannu Mikkola e pelo navegador inlges Gunnar Palm.

Em 1968 o pequeno Ford Escort substituiu ao bem sucedido Ford Cortina nos ralis sendo que este teve versões apimentadas pelo tempero da Lotus para as corridas em circuitos também. Neste mesmo ano, o novo modelo da Ford Europa, ganhou o Rali da Acrópole, na Grécia. Deixou para trás nada menos que dois Porsche 911. Façanha notável.

No começo de uma carreira brilhante, o jovem piloto finlandês Hannu Mikkola, ganha o Rali dos Mil Lagos em sua pátria. A propósito, os finlandeses, Mikkola, Markku Alen, Ari Vatanen (conheça) , Timo Salonen e Juha Kankkunen sempre fizeram bonito nos ralis de todo o planeta. Para eles o ideal é muita neve, muita chuva e lama. E o compatriota Keke Rosberg fez o malabarismo e o espetáculo na Fórmula 1. Inesquecível.

Abaixo um Ford Escort 1600 RS 1971

Para completar a bela estreia do carrinho estreante da Ford, um piloto também bom de braço, Soderström ganha ainda no mesmo ano o Rali dos Alpes Austríacos com o Escort TC e Roger Clark fatura o das Tulipas na Holanda.

2015_Mai_Course_Spa-Francorchamps_Classic_Vendredi_(14)

Em 1969 mais três vitórias: outra vez Rali dos Alpes Austríacos, das Tulipas e o da Tchecoslováquia. O Escort Twin Cam de 160 cavalos que pesava 785 quilos tinha como  concorrentes no final da década de 60 e começo de 70, o Alpine-Renault  A110 (Conheça) , o Lancia Fulvia 1600 HF e o BMW 2002 TI. Foi também o campeão europeu no ultimo ano da década de 60.

Abaixo um Ford Escort 1600 RS 1975 da categoria Heritage Touring Cup nas corridas de Veículos Históricos de Competição

Abaixo um Ford Escort 1600 RS Broadspeed 1973

Em 1973 ganhou o Mil Lagos e o RAC. Ficou em terceiro no campeonato com 76 pontos.  

Em 1974, de novo em terceiro no campeonato com uma dobradinha no Mil Lagos graças a Mikkola e Mäkinen e outra vez no RAC. Coincidência ou especialistas? Num documentário da TV alemã sobre a história do automóvel, que foi emitido pela TV Educativa aqui no Brasil, em capítulos, numa cena, na neve, estavam os dois carros na prova finlandesa disputando a primeira posição, num trecho onde mal se havia a estrada pois tudo estava coberto de neve.

Age_Dor_2015_Samedi_(16)

Alguns telespectadores pensavam se tratar de uma exibição de profissionais de espetáculo. Mas eram cenas reais do rali. Puro profissionalismo e capacidade destes pilotos. Um balé sobre rodas.

Abaixo um Ford Escort 1600 RS 1972

Esta categoria chega a ser a mais disputada e com maior numero de concorrentes. Pertencem a categoria U2TC – Heritage  Touring Cup: Esta reúne carros do inicio do Campeonato Europeu de Turismo. Eram carros de cilindrada variada, 1.750 à 5.300 cm³  que enfrentavam com galhardia as grandes provas de seis horas, doze horas e até as 24 horas de Le Mans.

A segunda geração

Um Ford Escort 1800 RS Zakspeed 1975

Um Ford Escort RS Zakspeed 1975

Em 1975, o modelo RS 2000 ainda de segunda geração nas mãos de Timo Makinen,  ganhou a prova do RAC. Não ganhou outras provas porque a Ford este ano não se engajou de forma plena. E a concorrência não estava fácil: - Lancia Stratos, Fiat 131, Alpine, Opel Ascona e Peugeot 504.  

  • Em 1976, pilotado pelo finlandês Ari Vatanen, o modelo RS1800 faturou o campeonato britânico de rali. No Mundial venceu novamente o RAC (Royal Automobile Club), chegou em segundo nos 1000 Lagos da Finlândia e em quarto no Monte Carlo.
  • Em 1979 foi campeão mundial. Como sempre no RAC, brilhou nas mãos de Makinen, Mikkola e Clark. Segundo a imprensa da época, a concorrência estava meio adormecida.
  • Em 1980, 1981 ficou em terceiro. Em 1982 e 1983 não participou.

Em 1985, já com o modelo que conhecemos por aqui, ficou em 5º. O campeonato foi dominado pelo Peugeot 205.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

No Brasil

O nosso Escort colheu seus melhores resultados aqui foi nos autódromos nacionais. O primeiro bom resultado foi nas Mil Milhas Brasileiras de 1984 . No final deste ano, um carro preparado pelo competente Luiz Antonio Greco, estava pronto para disputar o Campeonato Brasileiro de Marcas. Pesava 750 quilos e desenvolvia 110 cavalos a 7000 rpm. Sua velocidade final estava por volta dos 205 km/h. A dupla Liam Duarte e Fábio Greco ganhou o Campeonato de Brasileiro de Pilotos em 1985. O Escort da Equipe Greco foi o carro que mais fez pontos na temporada.

Em 1986 seguia o regulamento FISA “A” e sua preparação era limitada. As peças do motor podiam ser retrabalhadas mas tinham que ser originais. Exceção feita ao diferencial autoblocante importado da marca Hewland. O coletor também podia ser alterado e a instalação de um radiador de óleo era permitida. O tanque de combustível tinha capacidade para 90 litros o bastante para correr nas provas de longa duração. Ganhou a prova Duas horas de São Paulo dia em que São Pedro não perdoou e Paulo Gomes deu um verdadeiro show de pilotagem debaixo d’água..

Nos 300 quilômetros do Rio de Janeiro o mesmo Paulão venceu uma das baterias da prova. No restante da temporada as equipes que corriam com o Escort tiveram muitos problemas.

Em 1987 correu tanto na categoria turbo quanto aspirado na Copa Shell de Marcas e Pilotos. O desempenho foi muito bom.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em Escala

Um belo modelo na escala 1/18 da Sun Star

Na escala 1/43 da Coleção Carros Brasileiros

Bem feita

A história do Escort nas escalas 1/32, 1/43 e 1/64. Marcas Kinsmart, Bburago, Hotwheels e Matchbox


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Texto, fotos e montagem Francis Castaings  - Colaboração fotográfica Gustavo Morato (Belo Horizonte), Marcelo Migueletto de Andrade (Juiz de Fora) e Mauro Venturino (Argentina)                              

© Copyright - Site http://www.retroauto.com.br - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Volte a página anterior

Volte a página principal do site.