Hot Rod e derivados

A paisagem de qualquer evento de carros antigos fica muito interessante com os Hot Rod's. Desde os anos 50, existe uma classificação para as categorias que entram em competições seja em pista de asfalto, em retas ou no lago salgado de Bonneville (Bonneville Salt Flats é um deserto de sal com cerca de 260 km², localizado ao nordeste de Utah, Estados Unidos). São: Roadster, Roadster modificado, cupês, cupês modificados, sedan Classe A, Sedan Classe B (sem capô) Lakester (bem parecido com um monoposto com ou sem capota)  e o Streamliners que são carros carenados muito aerodinâmicos. Tudo regulamentado pela Associação Nacional de Hot Rod (National Hot Rod Association) fundada em maio de 1951. Desde 1950 é realizado na Costa Oeste americana, na Califórnia, o concurso de elegância, uma dos mais importantes do mundo, em Pebble Beach. E os Hot Rod estão numa das variadas categorias

Um Hot Ford para a família. Quatro passageiros com conforto!

Um Fender Hot Rod Car que não tem para-lamas e mostra mais sua mecânica. O proprietário deste instalou um V8 Dodge, mas fez questão de fabricar peças tal qual se usavam em Hot's americanos da década de 50.

E seu motor. Os motores mais usados são com oito cilindros em"V", mas nada impede de um carro usar um motor com seis cilindros  em linha bem preparado. A história começou na década de 30, deu continuidade após a guerra na década de 40 e tomou força nas décadas de 50 e 60. Desde o início, os carros com motores alterados, mais performantes, com carrocerias alteradas, com ou sem capô, para-lamas, carrocerias rebaixadas, com rodas a mostra ou não eram considerados Hot's.

Para motores com muita potência, alta taxa de compressão, com compressores, blower ou turbocompressores é usada no tanque uma mistura de quatro galões de metanol (3,74 litros), 1/2 de gasolina, 1/3 de Benzeno, 25 cm³ de acetona e 0,5 mililitros de óleo lubrificante Em alguns casos até 50% de querosene!

Este fechado apenas para dois. Há uma infinidade de acessórios para compra nos Estados Unidos. Chassi, carrocerias especiais, em plástico reforçado com fibra de vidro ou alumínio, tampas de cabeçotes, cabeçotes, válvulas, tuchos, blocos, escapamentos variados, velas, carburadores, ignição, injeção, cabos, carter, pistões, virabrequins, coletores, novas engrenagens com novas relações para a caixa de marchas mecânica ou manual, diferencial, embreagens, separados ou juntos! Rodas e pneus com os mais variados diâmetros e larguras. As fábricas são muito especializadas!















Outro no mesmo estilo. Existem leis que regulamentam o trânsito dos mesmos para ruas, estradas e pistas.















Trata-se de um Whippet Hot Rod que tem esta carroceria baixa, motor V8 a mostra e muita potência!

Uma picape Ford A Roadster

Bela picape Ford modelo A

Outra Hot Ford modelo A Roadster picape

Hot Rod da picape do Ford Modelo A. Conheça

Hot Ford modelo A Tudor sedan fabricado entre 1928 e 1931

Um Ford Tudor modelo A sedã. Sua versão luxo era o Victoria.

Outro belo Hot Ford

Outro muito interessante

Picape Ford A Roadster 1929. Belo Hot!

Este Hot também é baseado no modelo A

Hot Ford modelo A Pick-Up Roadster. Sim, a picape tinha essa denominação de 1928 à 1931

Um dos Hot's mais caprichados que estavam lá. Este é um Ford 32 Deuce da série Ford B. Em 1932 um Hot Rod baseado no modelo Ford T atingiu a velocidade de 118 milhas por hora (188,8 km/h) em Muroc. Um antigo assentamento no condado de Kern, Califórnia, no deserto de Mojave. As corridas no deserto ou em pistas remontam a década de 1910. Até 1951, foi registrado na Associação de Hot's da Califórnia, 172,4 milhas por hora (275,84 km/h) num modelo Lakester. também neste ano, foi registrado pela Russetta Timing Association que organizava corridas na Califórnia, 173,07 milhas por horas por um Streamliner. Esta associação ficou ativa entre 1948 até 1961 e reuniu vários clubes como o LA Autocrats, Norwalk Cam Busters, El Monte Night Hawks, San Diego Prowlers, San Pedro Rod Riders e East LA Vultures.

Um Ford 32 cupê High Boy

Picape Ford 1933

Simples, mas bonito

Ford 33 cupê com as cornetas de aspiração a mostra

Outro belo Ford cupê

Um Hot Ford cupê 1934. A Ford americana começou a equipar seus carros com motor V8 em 1932. A famosa dupla de bandidos Bonnie e Clyde chegou a escrever uma carta ao presidente da empresa Henry Ford elogiando a performance do carro por conta da motorização.

Ford 34 cupê

Outro Hot interessante este Ford Fordor V8

Belo Ford 1935, modelo B, Tudor, com mecânica V6 da Ford Ranger

Hot Ford Tudor 1936.

Ford Cupê 1937

Ford 1946

Este foi fabricado entre 1959 e 1951. Salvou a Ford da falência e tinha carrocerias Business e Club cupê, sedã quatro portas e perua Country Squire com lateral de madeira.

Outro da mesma linhagem

Mercury que foi fabricado entre 1949 e 1951, motor V8, e ficou famoso em filmes como Rebelde sem Causa em 1955, American Graffiti em 1973, Grease em 1973 e Stallone Cobra em 1986.

Ford Custom. Ótimo para se tornar um belo Hot Sedan

Ford Fairlane Station Wagon 1959

Ford Fairlane sedã 1964. A versão cupê Thunderbolt descascava o asfalto. Os sedãs das décadas de 50 e 60 são considerados "Street Machines", mas são verdadeiros hot's atuais

Um Ford Mustang 1969 muito forte

Outro 1969 com bons argumentos

Uma picape Ford Feroz. Conheça as picapes da Ford

Picape Ford F-100 rara por sua caçamba longa e pelo motor e acessórios diversos

A Mercury era uma das divisões da Ford assim como a Lincoln. Este é um modelo Monterey 1954.

Galaxeiros_Encontro_Novembro_2015_087

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

General Motors

Chevrolet cupê 1931 impecável restaurado estreando no evento

Hot Chevrolet 1933 de fabricação nacional com carroceria em plástico reforçado com fibra de vidro versão feita em homenagem ao famoso cantor "Roberto Carlos"

Um dos mais belos Chevrolet que estavam lá. A mistura do original sem exageros de um hot radical. Discreto e elegante este roadster de 1933.

Chevrolet Marter

Chevrolet Master cupê

Hot Chevrolet cupê da linha Master.

Chevrolet da linha Master Businees Cupê 1938. Saiba mais!

Um Master cupê

Lindo conversível 1940 da linha Master

Chevrolet Master

Um interessante e bem feito Hot Chevrolet Master com capô alongado equipado com motor Opala.

Alphaville_Nova_Lima_Encontro_Anual_Abri_2016_(259)

Um Hot Chevrolet Fleetline cupê

Chevrolet FleetLine Aerosedan 1948

Um pesado GMC. Tem a mesma carroceria da linha Chevrolet Advance-Design fabricada entre 1947 e 1955. Trata-se de um modelo 6100, um pequeno caminhão rebaixado. As rodas são originais

Oldsmobile serie 70 ano 1940. A marca pertencia a General Motors assim como a Pontiac. Ambas foram extintas. Este tinha motor original seis cilindros em linha com 210 e 230 polegadas cúbicas. Este hot tem um V8 musculoso!

Um imenso Oldsmobile Hydramatic Drive 1947. Esteve numa novela famosa em 2016. Fazia parte do mesmo chassi/carroceria do Oldsmobile 60 Special, Chevrolet Fleetline Aerosedan e Pontiac Torpedo.

Hot Bel Air 1956. Saiba mais

Chevrolet Impala 1958 com motor Corvette atual

Hot Corvette

Chevrolet Impala 1965

Chevrolet Impala 1970 Custom numa rara configuração cupê existente aqui no Brasil. Seu motor V8 454 (7.439 cm³) podia desenvolver no pacote padrão 360 cavalos e como opcional 450! Cobria 1/4 de milha em 13,9 segundos chegando à 165 km/h. Ótima arrancada!

Chevrolet Camaro 1972 bom de briga

Nosso Chevrolet Opala

E seu motor com muita saúde!

Chevrolet Opala Caravan

E seu motor intimador. Conheça o Chevrolet Opala

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Este é um Hot Packard equipado também com motor Opala.

Alphaville_Nova_Lima_Encontro_Anual_Abri_2016_(446)

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros de David Dunbar Buick

Buick Le Sabre















Buick Super com 5,6 metros de comprimento. Tem um V8 com 364 polegadas cúbicas (5.964 cm³), 210 a 325 cavalos para carregar 2.100 quilos!

Muito interessante Buick Eight (Oito cilindros em linha) da série Super, fabricada entre 1942 e 1948. Foi usado por famílias abastadas no Brasil e depois fez a fama entre os taxistas pela sua robustez e espaço. Motor Fireball I8 com 248 polegadas cúbicas (4,1 litros)

A Buick era uma das divisões da General Motors

Este é um Buick Special Skylark fabricado entre 1961 e 1963. Havia a disposição dois motores sendo um 198 polegadas cúbicas (3,2 litros) com seis cilindros em "V" e outro 215 (3,5 litros) com  8 cilindros em "V".

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Chrysler

Interessante Chrysler Hot 1934 Torpedo

Um Hot Dodge Utility

Um Dodge Dart muito interessante com muito bom gosto!

Um Hot Dodge Dart . Conheça

Um Chrysler Valiant Rat Hod

Jeep

Um Jeep CJ-3 muito veloz! A American Austin Car Company que depois passou a se chamar American Bantam fez o melhor projeto, mas este foi copiado pelos técnicos e engenheiros Ford e da Willys. Este soldado mundial serviu muito na guerra e ainda serve na paz. O Jeep até hoje é muito cultuado.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Hot Willys Cupê 1941 cupê muito apreciado nos Estados Unidos.

E um nacional. Conheça o Aero Willys

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Este Studebaker Commander é presença constante em encontros famosos no país. Pertence ao Senhor Ferretti, conhecido também como Ferretti Studebaker que além deste exemplar também possui automóveis e picapes da marca de South Bend, estado de Indiana, Estados Unidos. Este modelo está equipado como motor V6 da picape Ford Ranger.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Europeus

Hot Ford Anglia modelo E494A de 1950. Pode estar com um motor moderno de quatro cilindros ou um V8

Um Fiat Topolino modificado. O Topolino pode ser descrito em italiano como Rato ou Mickey Mouse e está foi a primeira série do modelo 500 lançado em 1936 e foi fabricado até 1955. A ideia veio do ditador fascista Benito Mussolini em 1930 afim de deixar a Itália motorizada, mesma intenção do nazista Adolf Hitler em relação à Alemanha com o Volkswagen. Pelos menos estas deram certo e foram populares!

Um Willys Renault Gordini com motor dianteiro CHT que foi usado no Ford Corcel e Escort. Conheça o Dauphine e o Gordini

Hot Mercedes-Benz 220 série W187. Havia a versão quatro portas como esta, cupê e quatro cilindros.

Hot Mercedes-Benz 300 classe W108 década de 70.

E sua completa instrumentação.

Austin A40 Devon Saloon

Hot Morris Oxford 1951. Uma carroceria inglesa com um mecânica Chevette. Muito bem feito!

Outro Morris Oxford.

Hot Morris Minor 1949 muito bem feito

Belo Hot, trabalho muito bem feito neste Morris 1100. Havia também a carroceria com quatro portas e as versões da Austin, MG e Wolseley. O original tinha motor transversal e tração dianteira. Este tem mecânica do Honda Fit e cambio automático.

Este é um Vauxhall Velox. A Vauxhall era a filial Opel na Inglaterra. Em 2017, o grupo francês PSA (Peugeot Citroën) comprou a Opel e a Vauxhall.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Carcará - Em 1966, o Carcará bateu  o recorde brasileiro de velocidade!- O Streamliner nacional

Em de 29 de junho de 1966, na antiga BR-2 Rio-Santos (atual Avenida das Américas, Rio de Janeiro, Barra da Tijuca), um carro baixo, carenado, na cor branca, estava prestes a alcançar uma grande façanha! Seu nome era Carcará. Trata-se de uma espécie de ave de rapina da família dos falconídeos. Pode medir até 60 centímetros e tem envergadura chega a 123 centímetros . Habita o centro e o sul de toda a América do Sul. E na época, uma canção de mesmo nome, interpretada por Maria Bethânia, fazia sucesso no país. Na letra: o pássaro que "pega, mata e come, mais coragem do que homem, o bicho que avoa que nem avião". O Carcará tinha semelhanças com o modelo Auto Union de recordes da década de 30.

O bólido, com carroceria muito aerodinâmica estava prestes, na estrada de pouca qualidade, estabeleceu o primeiro recorde brasileiro de velocidade absoluta, que seria homologado segundo padrões internacionais de medição. Atingiu 212,903 km/h com um motor DKW de 1.100 cm³ e potência de 104 cavalos. O motor foi preparado por Miguel Crispim,que se tornou famoso na década de 60 por preparar motores para a equipe oficial de fábrica. A potência chegou a ser elogiada pelos alemães! Quem pilotou o bólido foi Norman Casari que fez duas passagens na medição. Na época o carro foi pintado de branco (cor tradicional nas pistas usada pela marca Vemag-DKW)

Um Streamliner, com dois motores Ford, em 1951, em Bonneville, atingiu 206,504 milhas por hora ( 330 km/h)

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Volkswagen

Saiba mais sobre o Volkswagen Typ1

Volkswagen Typ 2 ou Kombi que foi um sucesso mundial. Esta chama muita atenção

Outra espetacular ! Conheça a Kombi

Um VW TL com carroceria modificada com muito bom gosto se destacava entre os carros "Hot". Conheça o Typ 3

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

COE ( Cabine Over Engine)- Cabine sobre o motor

Este é um furgão. Abaixo um Ford 1938

E uma caminhão picape

Outro

Estes mais pesados

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Especiais na Argentina

Seriam enquadrados na categoria Lakester

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O importante é conservar !

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Radical ou não são sempre muito interessantes

Vendas_Campos_do_Jordao_2014_Maio_II_185_(187)


Texto, fotos e montagem Francis Castaings                                                                                       

© Copyright - Site http://www.retroauto.com.br - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Volte a página principal