Encontro Associação de Veículos Antigos de Juiz de Fora AVA - Julho 2017

A Zona da Mata Mineira começou bem com o Encontro da Associação de Veículos Antigos de Juiz de Fora (AVA) que aconteceu em 1 e 2 Julho 2017. A previsão do tempo não vingou, não houve chuva e o frio (intenso) na cidade só foi sentido à noite. Estavam no imenso pátio do supermercado por volta de 400 veículos, carros nacionais, americanos, europeus, belos caminhões e ônibus. E uma ótima feira. A organização ficou por conta de Jorge Borboleta, muito conhecido na região por organizar este encontro que reúne colecionadores de Minas Gerais mas também do Rio de Janeiro. Foi ótimo e em 2018 vai brilhar também!

Entrando a pé ou de carro a recepção era feita por um caminhão Mercedes-Benz LP 312 rebocando um outro Ford F6

Este outro Ford F-600 também chamou atenção. Mantendo a decoração da época fica muito mais bonito! 

Outra grande atração foram os ônibus. Quem está com mais de 50 já foi transportado por este Mercedes-Benz O-321 monobloco que tanto rodava por nossas ruas como coletivo ou por nossa estradas. Foi fabricado entre 1958 e 1973 aqui no Brasil

Várias outras marcas de ônibus e caminhões do nosso passado como Caio, Ciferal, Carbrasa, Caminhão Mercedes 1113, caminhão Ford F-600,  e ônibus Chevrolet da linha Advanced Designer, lá fora chamados de Chevrolet Advanced Design buses.

Os carros Americanos

Os carros da General Motors

Oldsmobile Dynamic 88 1959. Um cupê muito grande

Chevrolet Bel Air 1952

Um Chevrolet Impala 1963

Chevrolet Impala quatro portas sem coluna 1964

Um Chevrolet Camaro LT 1974

Chevrolet Corvette da terceira geração.

Lembra-se do carro do seriado Kojak? Era um Buik Regal e este é um Buick Century 1974 com motor 350 polegadas cúbicas ( 5.735 cm³), V8 e 155 cavalos. Pouca potência? Já havia começado a crise do petróleo em 1973. Fazia 180 km/h suficientes para um carro de 5,42 metros e 1.650 quilos

Detalhes e manual

Cadillac DeVille cupê

Cadillac Eldorado 1967. Assim como o irmão Oldsmobile Toronado, tinha tração dianteira, motor V8 com 6.964 cm³, 390 cavalos , duas toneladas de peso e velocidade final acima dos 200 km/h!

Cadillac sedã DeVille. Motor V8, 7.735 cm³, 225 cavalos e velocidade máxima de 195 km/h para este que pesa 2.195 quilos.                                                                                                                               

Os carros da Ford

Belo exemplar do Ford T Cabriolet 1927, Um grande sucesso mundial com carroceria aberta coberta por lona, tipo Torpedo, fechadas Tudor e Fordor e picape Truck. Foi substituído pela linha A em em 1928.

Ford Thunderbird 1971. Belo carro, mas não era mais esportivo

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Alemanha

Mercedes-Benz 300 classe W108 década de 70.

Mercedes-Benz 190 2,6 litros. Impecável!

Outro 190 E. Saiba mais sobre este famoso Benz.

Os carros da Bayerische Motoren Werke AG

BMW 325 da série E36

BMW 325i Cabriolet 

Outro Cabriolet. O sucesso come;ou com os modelos série 02 da década de 60/70. Era o 1602, 1802 e o famoso 2002.  Depois veio a E21. A série E30 nasceu em 1982 e foi até 1994. A E36 foi de 1990 à 2000 e fez sucesso em todo o mundo com carroceria sedã quatro portas, duas portas, hatch, conversível e perua Touring.

E

E um modelo cupê

Um lindo e autêntico Porsche 356. A réplica brasileira feita pela Envemo, chamada de Super 90, é rara em bom estado. Este esportivo marcou época na Europa e Estados unidos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da França

Renault Caravelle ou Floride? Depende do mercado. Leia mais

O Peugeot 406 foi desenhado pela casa Pininfarina assim como vários modelos da linha desde a década de 50. O 406 era um sedã que podia ser equipado com a versão quatro cilindros ou V6. O modelo sedã e perua (break) não tem o mesmo estilo deste esportivo, mas são muito bonitos também. Veja mais colecionáveis

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Itália

Lindo Alfa Romeo Alfetta que inspirou nosso Alfa Romeo 2300

Fabricado no Brasil, o FNM 2000 lançado em 1961 era idêntico ao Alfa Romeo 2600 italiano. Lá também a versão cupê muito semelhante a Giulia, porém mais longa

Chamado aqui de Lada Laika e fabricado na Rússia na cidade de Togliatti ( Homenagem ao comunista italiano Palmiro Togliatti) este simpático sedã era idêntico ao Fiat 125, fabricado na Itália entre 1967 e 1972, Fiat 1600 na Argentina e Polski Fiat 125p na Polônia.  Raro neste belo estado! E um bom carro. O modelo Samara e Niva receberam caixa Porsche e correram o Paris-Dakar na década de 80 e 90.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Antigos do Brasil

Os carros da General Motors.

Vários e belos Chevrolet Opala das décadas de 60,70,80 e 90 estavam lá.

Foi lançado no final de 1968 e saiu da linhas de montagem em 1992. Leia mais sobre um dos melhores e mais amados carros nacionais.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Chevrolet Chevette

Nosso pequeno Chevrolet Lançado em 1973 fez muito sucesso até 1992 em várias versões com motores 1.400 e 1.600 cm³. Foi fabricado com carrocerias cupê, quatro portas, Hatch, perua Marajó e picape Chevy 500. Leia mais sobre o Chevette.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Um Chevrolet Monza Hatch muito bonito. Motores 1.6, 1.8. 2.0 e carrocerias Hatch, sedã duas e quatro portas. Em breve no site.

Um exemplar como este é muito raro. A empresa Envemo fez a versão conversível e perua. Eram bonitos!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Picapes e utilitários Chevrolet

A General Motors do Brasil montava automóveis aqui no Brasil desde a década de 20. Na década de 50 já havia os caminhões, no final a linha de montagem de furgões e picape Brasil, furgão Corisco e a perua Amazona, o furgão Corisco e a cabine dupla Alvorada. A partir de 1964 chegou a nova linha de picapes C-1410, C1414 e C1416. Em 1963 a Chevrolet Amazona a picape Brasil, a cabine dupla Alvorada e o furgão Corisco tinham faróis circulares duplos. No ano seguinte tudo mudava. As diferenças básicas entre a picape lançada em 1964 e os modelos da década de 70 estavam nos quatro faróis circulares e nervuras no capô nos modelos anos 60. Havia a picape C-14, a C-1416, mas em 1965 já era conhecida como Veraneio.

Os carros da Ford

Vários Ford Galaxie, LTD e landau estavam lá e fizeram bonito também. Foi o luxo nacional dos anos 60,70 e 80 com perfeito estilo americano clássico.

Outros belo modelos também estavam lá.Leia mais sobre a linha Ford Galaxie, LTD e Landau

O Ford Maverick

Chegou aqui e 1973 para concorrer com o Opala, Versões com duas e quatro portas

Outros modelos bonitos estavam lá. Leia mais sobre o Ford Maverick

O Cavalo da Ford

O interior de Minas sabe guardar a memória do Ford Corcel seja em cidades pequenas ou grandes. Tem um grande volume de ótimos exemplares. Leia mais sobre o Ford Corcel



Os carros da Willys

A pedido do governo americano, por conta da Segunda Grande Guerra Mundial, foi construído um veículo todo terreno para enfrentar terrenos ruins, lama, gelo, neve, asfalto na Europa, África, Oriente, etc. O Jeep (corruptela de General Purpose) foi fabricado pela Ford, Willys e a American Bantam perdeu a batalha para estas empresas, mas o projeto, mais adequado era dela. O Willys MB e o Ford GPW tinham poucas diferenças e seu motor quatro cilindros era o "Go Devil". Para fins bélicos foram fabricados quase 640.000 unidades e parte delas ficaram na Europa. A empresa francesa Hotchkiss fabricou sob licença o modelo M201. Como os outros também                     ara fins civis após a guerra.

O primeiro produto da Willys Overland no Brasil foi o Jeep, depois a Rural, a picape Jeep, o Aero Willys (saiba mais) e o pequeno e valente Renault Dauphine/Gordini

Os carros da Volkswagen

O primeiro automóvel Volkswagen no Brasil foi o utilitário Kombi. Depois, em 1959, veio o sedã 1200 que utilizou motores 1.200, 1.300, 1.500 e 1.600 cm³. Depois veio o Karmann-Ghia, em 1968 chegava o VW 1600 quatro portas, que deu origem a Variant, TL. O esportivo SP-1 e SP-2 foram fabricados exclusivamente no Brasil.

Vários belo exemplares estavam lá.

Os Volkswagen arrefecidos a água

O Volkswagen Passat foi lançado no Brasil em 1975.

Seu motor AP equipou o Gol, Voyage, Parati, Saveiro e Santana.

Os carros da Fiat

Já tinha marcas americanas, francesas, alemãs, mas faltava uma italiana. E chegou em 1976 trazendo o Fiat 147 baseado no Fiat 127. E este gerou uma grande família de sucesso aqui.


Os Carros da Chrysler

A Chrysler começou no Brasil fabricando o Dodge Dart, depois veio o Charger e em 1973 o pequeno Dodge 1800 baseado no Hillman Avenger inglês. Leia mais sobre a linha Dart/Charger

Havia lá três Dodge Polara muito distintos.

Antes da Chrysler havia a Société Industrielle Mécanique et Carrosserie Automobile

Os carros Simca fizeram sua estreia em 1959. Primeiro o modelo Chambord e baseado neste o Rallye, Présidence, o simplificado Profissional, Alvorada, a perua Jangada, o Tufão e Emi-sul. Remodelado depois o Regente, Esplanada e GTX. Leia mais sobre o Simca

Nacionais Especiais

Um boa quantidade de modelos que foram fabricados em pequena série. Um deles foi o MP Lafer baseado no MG TD inglês de 1952. Neste encontro estavam belos exemplares em exposição. Usava a ótima e robusta mecânica Volkswagen. Saiba mais sobre a a MG T

O Puma

Um dos esportivos de maior  sucesso no país. Saiba mais.                                             

Outros Especiais também importantes

A empresas Santa Matilde fabricava no Estado do Rio de Janeiro vagões para a indústria ferroviária. E as linhas do SM 4.1 nasceu das mãos de uma mulher. O esportivo foi equipado com o motor 250/S do Opala e havia ainda a carroceria conversível. 

Ainda lá um esportivo argentino (Mecânica Fiat), um Gurgel (Mecânica VW) e um JPX (Mecânica Peugeot Diesel) que foi fabricado no sul de Minas, em Itajubá.

O DKW

O primeiro significado da sigla DKW era "Dampf-Kraft-Wagen", carro de força a vapor, já que os primeiros veículos tinham pequenos motores a vapor. A fábrica cresceu, fazia sucesso e vieram os motores a gasolina com ciclo de dois tempos. Os primeiros modelos de motor de dois tempos foram adaptados para brinquedos e foram denominados "Des Knaben Wunsch", o desejo do menino.

A última denominação para automóveis e motocicletas foi "Das Kleine Wunder", ou seja, a pequena maravilha. Aqui foram produzidos a perua Vemaguet, o Belcar, o utilitário Candango e o belo sedã Fissore. Em 1956 os primeiros DKW F-91 foram lançados e produzidos até 1967 quando foi absorvida pela Volkswagen. Seu motor foi utilizado no DKW Malzoni e também no carro de recordes Carcará. Três cilindros, três bobinas, motor de dois tempos, gasolina e óleo e muita bravura!

Feira

Uma ótima feira encantou os visitantes. Livros, revistas, miniaturas de carros, postos, antiguidades.... para todos os gostos e bolsos

Quem disse que não gosta é mentiroso!

Os amigos

Ir à um evento como este só não é bom. Ir com e encontrar amigos é muito melhor. Trocar ideias, escutar bons conselhos técnicos, rir com as mentiras e palpites errados... tem de tudo! Não falem mal de pescadores! Existem os proprietários de carros antigos!       

Meus agradecimentos à Jorge Borboleta organizador do encontro e ao anfitrião João Fernandes Monteiro, aos amigos Bruno Vianna, José Carlinhos, Osmar, Marcelo Zenha e Maurício José Castilho. Foi muito bom e até 2018.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para ler

Os bons livros da Editora Alaúde. Clique abaixo.

Ou clique neste retângulo.

Compre livros de carros nacionais ou estrangeiros na Clique aqui para comprar livros

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Editora Alaúde fez uma tem ótimos livros sobre os carros brasileiros e estrangeiros. Clique sobre a figura e acesse.

Vários bons títulos.

Ambos em capa dura e são muito ricos em fotos e dados. Clique sobre a figura para acessar.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Texto, fotos e montagemFrancis Castaings                               

© Copyright - Site http://www.retroauto.com.br - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Veja como foi em 2015

Volte a página principal do site.