A Saga 900

O número mágico 900

Porsche 904/6 1964

Em 1964, o Porsche 904, de desenho tímido, ganhava a tradicional prova italiana de Targa Florio. A carroceria era em plástico reforçado com fibra de vidro e usava, pela primeira vez, o motor seis cilindros boxer que se tornaria muito famoso também no carro de rua 911(leia sua história). Com 1.966 cm3 e dois carburadores, desenvolvia 180 Cavalos a 8.000 rpm e atingia mais de 250 km/h. Disputava na categoria 2,0-litros nas pistas do velho continente e seu maior "inimigo" era o Ferrari 166 Dino Spider. Mas a saga da série 900 estava apenas começando.

Um Porsche 906 Carrera 6

Dois anos depois era apresentado o Porsche 906 ou Carrera 6, como ficou conhecido. A inscrição ficava logo atrás da caixa de rodas, nos para-lamas dianteiros. O nome, também muito conhecido em modelos de rua, era devido a grandes vitórias da casa de Stuttgart na famosa Carrera Panamericana, disputada em estradas no México. 

O 906 tinha a carroceria muito baixa, menos de um metro de altura, quatro metros de comprimento e abertura das portas tipo "asas de gaivota". O grande "vidro" traseiro mostrava o motor boxer de seis cilindros, refrigerado a ar, posicionado à frente do eixo posterior. Por dentro era intrigante a presença de dois bancos, uma exigência do regulamento da FIA, Federação Internacional do Automóvel, por se tratar de um cupê. 

Esta berlineta de competição tinha 1.991 cm³ e potência de 210 cavalos a 8.000 rpm. Foi projetado por Ferdinand Anton Ernst Porsche (Ferry).

O 906 pesava 580 kg, tinha notável aerodinâmica e chegava perto de 280 km/h de velocidade final e em sua versão LH(langheck em alemão, ou seja, cauda longa) beirava os 300 km/h! Usava pneus 550 x 13. Naquele ano venceu na classe 2,0 litros a 24 Horas de Le Mans, sendo o 4° colocado na classificação geral; a 24 horas de Daytona, nos EUA; a 12 Horas de Sebring, também nos EUA e a Targa Florio, na Sicília, Itália.

Porsche 908 LH (cauda Longa) 1968.

O chassi de aço, tubular,  receberia dois tipos de carroceria, ambas fechadas: uma tipo cauda longa (langheckwagen em alemão), para provas de longa duração e circuitos velozes, e outra com traseira  curta, para provas de menor distância e circuitos onde a agilidade em curvas era fundamental. O primeiro foi batizado de 907 LH, e o segundo, 908 K. O LH tinha aerofólios traseiros que eram regulados pelo piloto. Um novo motor foi feito para o carro. Tratava-se de um oito cilindros boxer, também refrigerado a ar, com bloco e cabeçotes de alumínio, 2.997 cm³ de cilindrada, 350 cavalos a 8.500 rpm e câmbio de cinco marchas. A velocidade final chegava a 285 km/h. 

Na estreia, o modelo LH venceu em Daytona nas mãos de Jo Siffert, Vic Elford, Rolf Stommelen, Hans Herrmann e Neerpash. Era comum, nesta época, pilotos de Fórmula 1 também participar de corridas do Campeonato de Marcas. Com o mesmo modelo, repetiu a dose em Sebring. Tirou 2° e 3° lugar em Le Mans, sendo que Stommelen ficou com a melhor volta. Em Targa Florio, Nürburgring e Zeltweg  o 908 K ganhou e a Porsche conquistou o campeonato. 

Em 1969 outra versão chegava para aumentar a capacidade de vencer: a curta, spider. Nasceu por causa de outra nova regulamentação da FIA: os carros não tinham mais a obrigação de carregar o estepe! Uma outra opção de motor era o oito cilindros oposto (boxer) com 1.981 cm³, duplo comando, quatro válvulas por cilindro e 275 cavalos a 9.000 rpm. A alimentação era por injeção indireta mecânica Bosch.

Tinha quatro freios a disco ventilados e usava pneus 4,75/10-13 na dianteira e 6,00/12-13 na traseira. A carroceria em plástico reforçado com fibra-de-vidro tinha 3,9 metros de comprimento e apenas 71 cm de altura. Pesava 630 quilos e a velocidade máxima era de 255 km/h. Este e o modelo LH revezaram-se em vitórias em Brands Hatch, Monza, Spa, Nürburgring, Watkins Glen  e novamente em Targa Florio. Seus pilotos eram Brian Redman, Siffert, Gerhard  Mitter e Schutz. Nesse ano travou uma disputa histórica na chegada de Le Mans contra o Ford GT 40.

O 908, já na quarta versão, continuou  correndo e sua última vitória se deu em Nürburgring, nas mãos de Stommelen e Barth, em 1980. Até hoje participa de corridas de carros antigos. Seus maiores concorrentes, em toda a carreira, foram os Ferraris, Ford GT 40, Lola T70 (conheça),  Matra e Alfa Romeo. Entre 1959 e 1974, a empresa de Zuffenhausen venceu 10 vezes a prova de Targa Florio. 

No Brasil fez bonito na antiga equipe Hollywood. O 908/02 foi pilotado por Lian Duarte e Luís Pereira Bueno, e o 910, por Chico Lameirão e Anísio Campos. Angi Munhoz corria de 907. Disputavam provas nos autódromos de Tarumã, Interlagos, circuitos de rua e também em pistas argentinas, no campeonato sul-americano (SUDAM), enfrentando bólidos projetados pelo famoso e competente Orestes Berta. Lian, com o modelo Spider, ganhou o Campeonato Brasileiro de Viaturas Esportes em 1971. 

Porsche 910

Em 1967 era lançado o 910, uma evolução do Carrera 6. Suas linhas estavam mais curvas. Tinha 10 Cavalos a mais que o 906 e, em vez dos três carburadores duplos Weber do modelo anterior, tinha alimentação por injeção Bosch. Venceu novamente em Targa Florio e na terra natal, em Nürburgring. Foi vendido a pilotos independentes que obtiveram ótimos resultados. 

No ano seguinte a FIA determinava que o Campeonato Mundial de Marcas teria seus motores limitados a 3.000 cm³ para protótipos. Também poderiam ser homologados carros esporte de até 5.000 cm³, mas teria que ser produzido um mínimo de 25 exemplares. A fábrica alemã, especialista em motores de baixa e média cilindrada, já havia começado a trabalhar no projeto 908 prevendo a limitação.

Leia também sobre o Porsche 917

Texto e montagem Francis Castaings - Fotos são de artigos das organizações Peter Auto publicadas no site e do  Salão  Rétromobile

© Copyright - Site http://www.retroauto.com.br - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Volte a página anterior

Volte a página principal do site.