Racing Weekend Festival começa fazendo história no Potenza

Um fim de semana histórico para o automobilismo em Minas Gerais. Não só dois novos campeonatos ganharam as pistas, como o Potenza, mais novo autódromo do país viveu seu primeiro fim de semana oficial de competição. A primeira etapa do Racing Weekend Festival pôs em ação a Classic Cup MG; o Super-Turismo & Protótipos MG e a Fórmula Open MG – os dois últimos estrearam no traçado localizado em Lima Duarte, próximo a Juiz de Fora. Para os monopostos, a concretização do sonho de um grupo de pilotos antes obrigados a acelerar em outros estados. Em todas as categorias e corridas, belas disputas, elogios ao desenho da pista, com 3.200m de extensão e variação constante de altura, e a certeza de que os grids registrados tendem a ficar ainda maiores em breve.

Na Classic Cup, aliás, foram 26 as máquinas em ação, com direito ao reforço de pilotos e equipes de São Paulo, que esquentaram os pegas nas duas provas. Se as classificações e premiações eram distintas, ninguém quis pensar nisso quando a bandeira quadriculada verde e amarela foi agitada. Paulistas e mineiros (havia também um carioca) misturaram tinta tanto no sábado quanto no domingo, em duelos corretos e constantes.

Nos dois dias, a luta pelo degrau mais alto do pódio envolveu o VW Passat #73 e o VW Gol #84. Sob forte calor, Maurício Gonçalves segurou a ponta no sábado com o #84.

Marcelo Fortes e o Passat vieram em seguida, com Bernardo Albanesi (Fusca), Gustavo Camilo (Gol) e Edu Lauand (Fusca) completando os cinco primeiros. Pela Classic Cup MG, Davidson Gea (Fusca) foi o primeiro a cruzar a linha.

A segunda prova teve a luta pela liderança em ordem invertida. Nenê Finotti, no #73, sofreu a pressão de Marcelo Dias ao longo das 14 voltas. Os dois chegaram a descer a reta superior emparelhados, mas Finotti mostrou todo seu repertório para defender a posição e garantir a vitória. Gustavo Camilo (Gol) foi o terceiro, seguido por Pedro Alexandre (Voyage). Roberto Dias, com a sétima posição geral, foi o melhor entre os inscritos na Classic Cup MG.

Fórmula

Na Fórmula Open, a variedade do equipamento também deu o tom. Havia dois F-Renault, um F-Chevrolet, três carros da extinta F-São Paulo (motores AP) e um F-Ford 1.600 carburado.

Depois de superar problemas no acerto da máquina ao longo da sexta-feira, Tiago Muriel se tornou o primeiro vencedor da história do campeonato, com seu Tatuus F-Renault.

Não sem um pega movimentado com Roberto Dias (F-São Paulo). Guilherme Minelli, o Gui Boua, com outro F-Renault, completou o pódio geral e venceu a Divisão II.

Na segunda prova, um problema mecânico com Muriel abriu caminho para o duelo entre Dias e David Gallo (F-Chevrolet).

Que tentou a ultrapassagem depois da entrada do safety car, mas assegurou a segunda posição. Dias, que também competiu na Classic, ficou com a vitória.

Em casa

O Super-Turismo & Protótipos confirmou a vocação de campeonato ‘Força Livre’. E viu triunfar nas duas corridas um piloto da casa: Ricardo Marliere, com um Chevrolet Corsa 1.6.

No sábado, ele largou da pole para dominar as nove voltas da corrida e recebeu a bandeirada à frente de Carlos Eduardo (Chevette) e Paulo Feitosa (Puma). No domingo, se beneficiou com problema mecânico com Geraldo Mesquita (Aldee), que chegou a ter vantagem de 17 segundos. Fred Mesquita (Passat) e Luciano Alarico (Uno 1.6R) terminaram em segundo e terceiro.

Os três campeonatos adotam um sistema inovador de categorias (divisões) com base no desempenho do conjunto carro/piloto, o que ajuda a aumentar a competitividade e evita que apenas o equipamento faça a diferença. A segunda e decisiva etapa da temporada acontece de 29 deste mês a 1º de novembro, novamente no Potenza. Texto Rodrigo Gini/Assessoria de Imprensa

Cenas das corridas

Os pilotos e a premiação

Nos pódios

Texto Rodrigo Geni -Fotos Angelo Savastano

Montagem: Francis Castaings

© Copyright - Site http://www.retroauto.com.br - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos. Role a página para ver a primeira etapa de 2020

Volte a página principal do site.