Salão Rétromobile 2017 - Carros com mais de 100 anos e Renault, os anos Turbo - Role a página

Salão Rétromobile 2017 - O passado tem sempre um futuro

Onde aconteceu? Paris Expo Porte de Versailles - França

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A cada mês de fevereiro, em Versailles, na região parisiense, França, acontece o Salão Rétromobile. Em 2017 foi entre os dias 8 e 12 de fevereiro.

Estiveram lá 550 expositores numa área de 60.000 m², mais de 500 carros expostos, mais de 100 clubes presentes e por volta de 115.000 visitantes de toda a Europa e outros continentes.

O mundo do automóvel antigo compareceu: Construtores, clubes e federações, organizadores de eventos, imprensa de todo o mundo, comércio de automóveis, comércio de peças e ferramentas, casas renomadas de leilões, restauradores de carrocerias e mecânicos, agências de seguros para carros antigos e galeria de arte de onde o tema foi o automóvel.

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Temáticos

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Les voitures de plus de cent ans - Os carros com mais de cem anos

Conhece a Corrida de carros antigos de Londres a Brighton? E que apenas carros fabricados até 1905 podem participar? Vários londrinos saem para as ruas todos os anos para ver a 'London to Brighton Veteran Car Run' que acontece todos os anos desde 1927. Neste ano será 90ª edição que será realizada no primeiro domingo de novembro de 2017. Quase todos abaixo podem participar! São quase 87 quilômetros de pura aventura em ótimo asfalto!

Abaixo o Clube « OS TEUF-TEUF » Veteran Car Club da França

 

Une exposition des automobiles Clément - A exposição dos automóveis Clément

Este ano Rétromobile e o Clube dos Teuf-Teuf Veteran Car Club de França se associaram para apresentar seus veículos com mais de cen anos  aos visitantes do salão.

Em 1935, motoristas com mais de dez anos de carteira de habilitação criaram a F.N.C.A.F (Federação de Clubes de Automóveis da França) e fundaram um clube com veículos fabricados antes de 1906. Assim nasceu o primeiro clube francês de automóveis antigos.  O clube francês é o mais antigo em atividades e o quinto depois dos:

  •    O Veteran Car Club da Grã Bretanha em novembro de 1930
  •    O Veteran Car Club África do Sul em fevereiro de 1934
  •    O Vintage Sport Car Club da Inglaterra no final de 1934
  •    O Antique Automóvel Club da América em novembro de 1935

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Adolphe Clément

Adolphe Clément (1855-1928) foi um grande industrial francês entre o final do século 19 e início do século 20. Autodidata começou a fabricar bicicletas, participou de várias corridas e abriu sua primeira oficina em 1876 com 21 anos e depois registrou sua marca « Cycles Clément SA » em 1877 em Lyon, sudeste da França. Em 1878 foi para Paris e se instalou na porta Maillot, Rua Brunel.

Foi um precursor em suas campanhas de publicidade em cartazes com motivos esportivos para promover seus produtos mais rapidamente. Em 1880 tinha 150 funcionários e em 1885 já tinha 650!

Já com muito dinheiro passou a ser importador dos pneus Dunlop e começou a comprar terrenos na região parisiense para construir forjas e fundições, pois seu desejo era fabricar automóveis. Seus primeiros veículos ganharam vida em 1897 com a marca Clément-Bayard para triciclos e Clément-Gladiator para carros com motor Ater. Nesta ele obtém participação acionária e o controle das fábricas francesas Panhard e Levassor onde tem o cargo de diretor Presidente. Não para de crescer e em 1903 torna-se acionista da Talbot na Grã-Bretanha e funda a Fábrica Forjas e Fundição em Ladbroke Grove para construir carros Clément-Talbot e também uma atuação similar na Itália com a marca Diatto-Clément. Pouco depois perde o consórcio  Clément-Gladiator-Humber. Em 1909 funda a Clément e a Clément-Bayard. Participa de várias competições como a importante Copa Gordon Bennet e o Grande Prêmio da França.

Outro desafio é almejado: A indústria aeronáutica em 1908 construindo dirigíveis que seriam vendidos na Inglaterra, Rússia e França até 1914. Foi ele quem fabricou o aeroplano  « Demoiselle » para o brasileiro Santos- Dumont. E depois uma série de motores com dois cilindros opostos, sete cilindros em estrela, 8 cilindros em "V"... Uma vida de sucesso empresarial.

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Marca : CLEMENT - Tipo - Mini carro (Protótipo) - Ano 1900

Motor CLEMENT - mono cilíndrico -  Cilindrada 450 cm³ - Caixa com duas velocidades, com volante no meio, motor De Dion Bouton, mas este tinha um motor Clément com Válvulas com admissão automática. Este veículo pertencia à um colecionador na Normandia e foi bombardeado na Segunda Grande Guerra e o que sobrou está na foto à esquerda. 

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Marca : CLEMENT-PANHARD 1900 – Licença: Stirling 

Tipo carro leve - Ano 1901 - Motor CLEMENT- Mono cilíndrico  - Cilindrada 600 cm³ - Potência: 5 cavalos- Caixa de marchas por corrente Carroceria: Passageiros frente a frente Era fabricado pela Clément-Panhard e comercializado na Escócia pela Sociedade Stirling.

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Marca : RENAULT - Tipo - C - Corridas - Ano 1900

Marca : RENAULT - Tipo C, para corridas, ano 1900
Motor: Marca De Dion Bouton, Mono cilíndrico, 3,5 cavalos, cilindrada: 450 cm³, Caixa com três velocidades, não tinha marcha ré. Marca Mandoline. Transmissão por eixo cardã, carroceria esporte, velocidade máxíma de 40 km/h.

Particularidade: Carro de competição, categoria mini carro com menos de 400 quilos.  Este pode ser um dos três Renault que participaram da corrida  Paris-Toulouse-Paris em julho de 1900.

Histórico:  Este carro participou da exposição Bréscia, na Itália entre 9 e 10 de setembro de 1900 e ganhou a corrida Bréscia Sprint conforme indicado nos anais da fábrica Isotta Fraschini & C.

Participou com sucesso da London – Brighton de 2015 ganhando o Prêmio Regent Street Parade e Copa Wellinghan Cup “ for the oldest racing car at the London Brighton 2015”, ou seja, o carro mais antigo da London Brighton 2015.
Coleção A.C.

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Clément-Bayard 1901

Marca : GLADIATOR
Tipo 4 - Carro leve - Ano 1901 - Motort ASTER - Mono cilíndrico - 6,5 cavalos, cilindrada de 669 cm³, caixa do três velocidades de marcha ré, transmissão por correntes, carroceria Tonneau, velocidade máxima: 40 km/h- Coleção M. G.

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Marca : BAYARD - CLEMENT - Tipo AC4R - Ano 1904

Motor CLEMENT - Quatro cilindros. 16 cavalos. Cilindrada: 2.300 cm³, caixa com três velocidades e marcha ré, transmissão por eixo cardã, carroceria tipo Runabout dois lugares, velocidade máxima: 80 Km/h - Coleção T. H.

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Marque : BAYARD - CLEMENT - Tipo AC2V Bis - Ano 1905

Motor Rolland Pilain – quatro cilindros, potência 15 cavalos e cilindrada de 1.500 cm³.  Transmissão por cardã, carroceria  Phaéton, dois lugares - Coleção H.S.

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Marca : BAYARD - CLEMENT - Tipo AC4O - Chassi curto, ano 1905

Motor: CLEMENT – quatro cilindros, 20/24 cavalos, cilindrada: 3.800 cm³. Caixa de quatro marchas e marcha a ré. Transmissão por cardã, carroceria sedã e velocidade máxima de 70 km/h.
Detalhes: os assentos dianteiros giram para que os passageiros que forem atrás tenham acesso. Este carro ainda roda perfeitamente e pertenceu a somente três colecionadores sendo que o último o tem desde 1958! Coleção F. D.

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Marca: CLEMENT-BAYARD - Tipo CB10 - Ano 1913

Motor Clément-Bayard – quatro cilindros, sem válvulas, 12 cavalos, cilindrada: 1.300 cm³, caixa de três marchas, transmissão por cardã. carroceria Torpedo dois lugares e velocidades máxima de 65 km/h. Coleção A. B.

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Adolphe Clément

Il fabriquera en 1910 le premier aéroplane à réaction au monde sur une conception de l’ingénieur roumain Henri Coanda.

A la recherche de l’appareil idéal pour l’armée Française il fabriquera plusieurs modèles monoplan, biplan mais systématiquement refusé au profit de ses confrères Breguet, Voisin, Blériot etc.

En 1914 les usines de Mezières sont démantelées par l’ennemi et celle de Levallois réquisitionnée pour production de guerre. L’après-guerre ne permettra pas à A. Clément-Bayard de relancer la machine. L’impôt de guerre ruinera un grand nombre de sociétés Françaises.

En 1921 devant une catastrophe imminente, Adolphe Clément-Bayard âgé de 65 ans confie la réalisation de son rêve de voiture automobile populaire à un autre. Il finance un ingénieur dont il aime les idées neuves, désireux de mettre sur le marché une automobile entièrement finie : André Citroën. Il lui cède ses usines de Levallois.


Même si elle a le nom de Clément, la Clément-Panhard fut l'oeuvre de l'ingénieur de Panhard, Arthur Krebs. Les usines de Panhard et Levassor n’ayant pas la capacité de production, Adolphe Clément devenu président de Panhard suite de la mort d'Emile Levassor et le départ de René Panhard, en a confié la production à ses propres usines de Levallois-Perret. Environ 200 exemplaires furent construits de 1899 à1902. En 1900, John Stirling, fondateur de la “Scottish Motor Trades Association” a acquis les droits pour vendre la Clément Panhard et elle a été commercialisé par Stirling Motor Carriage Ltd de Charing Cross, Glasgow, indifféremment appelée Stirling, Panhard-Stirling ou Clément Stirling. Historique Cette voiture a été vendue en 1901 à un Ecossais vivant en Afrique du Sud.
Ce véhicule est resté dans la même famille de Port Elizabeth jusqu'en 1953. Elle a été sauvée dans les environs de 1953 par un passionné sud-africain et est restée dans sa famille pendant trente ans. En 1983, elle a été rachetée et ramenée en Angleterre et après deux ans de restauration mécanique elle a participé au Londres-Brighton en 1986 Elle change de propriétaire en 1998 et participe avec succès à plusieurs Londres-Brighton. En 2009 un collectionneur français rachète la voiture et la ramène en France. Elle participe à différents rallyes et expositions dans des salons avant de devenir la propriété de MECANICART en 2013.


Collection MECANICART

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Renault, les années Turbo / Renault, os anos Turbo

Isto aconteceu há 40 anos! As revistas Youngtimers e Rétromobile tinha que fazer uma justa homenagem num grande pódio!

Em junho de 1977, no Grande Prêmio de Fórmula Um em Silverstone, o Renault RS01 com motor Turbo V6 1,5 litros fazia sua estréia oficial com o grande Jean-Pierre Jabouille pilotando. Na época a maioria dos monopostos usava o motor inglês V8 Cosworth ou V12 Ferrari, Matra, Alfa Romeo e BRM todos atmosféricos. Sua robustez ainda era prematura e logo ganhou um apelido dos ingleses: Pote de chá amarelo! O amarelo era por causa da cor oficial da Renault na época. E ainda tinha problemas mecânicos e que o deixava soltando fumaça...

Mas não impediu que a fábrica francesa confiasse em seu projeto e dois anos mais tarde vencia em casa no Grande Prêmio da França para alegria da torcida. Assim este motor passou a fazer parte da gama da produção em série. No Salão do Automóvel em Paris, outubro de 1978, o protótipo R8 820, sem motor, mas com silhueta quase definitiva  era apresentada ao público. Este carro com motor central era o Renault 5 Turbo e foi apresentado pronto no Salão de Bruxelas, na Bélgica, em janeiro de 1980, com motor central traseiro para ser homologado no Grupo 4 do Campeonato Mundial de Ralis e assim o R5 Turbo ficou muito famoso. No dia 20 de maio a produção começa e a comercialização no dia 20 de julho.

Na sequência veio uma grande gama Turbo  R5 Alpine Turbo, R5 GT turbo, R9 e R11 Turbo, R18 Turbo, R21 2 L. Turbo, R25 V6 Turbo, Alpine V6 turbo, etc. Estes carros marcaram toda uma geração de motoristas que hoje tem a alegria de serem grandes admiradores.

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Renault 5 Turbo

As formas do R5 Turbo provocaram muito os homens na época de seu lançamento. Equipado com um Turbo Garret T3 a pilotagem deste motor central traseiro, 1.397 cm³, com 160 cavalos a 6.000 rpm na a versão para as ruas e não era para amadores. Torque máximo de 21,4 mkg.f à 3.250 rpm. Ao contrário do modelo base lançado em janeiro de 1972, sua tração era traseira, caixa com cinco marchas, teto e portas em alumínio para aliviar o peso. Foi apresentado no Salão de Paris em 1978 e dois anos depois estava nas ruas e seria homologado para corre no grupo 4 e depois para o Grupo B do Campeonato mundial de ralis, mas com potência podendo chegar a 250 cavalos. Tinha injeção mecânica e podia chegar a 200 km/h. Um de seus concorrentes era o Talbot Subeam Lotus Grupo B e depois o Peugeot 205 Turbo.

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Renault 18 Turbo

No que se refere a carros familiares esportivos, eles sempre tiveram que evoluir. O Renault 18 era um sedã pacato, mas em 1980 foi classificado como o primeiro sedã francês médio familiar com 110 cavalos entrando num clube muito seleto. Depois ganhou mais 15 cavalos, freios a disco também atrás e vários outros itens interessantes. Atualmente o R18 Turbo é um carro bom em auto-estrada, confortável, bem equipado com direção hidráulica, vidros com acionamento elétrico e muito rápido! em 1983 contava já com 125 cavalos, caixa de cinco marchas, pneus 185/65 HR 14 e velocidade final de 185 km/h.

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 Renault 9/11 Turbo

Foi o R11 com três portas que recebeu a primeira versão turbo em março de 1984. A com cinco portas recebeu um ano depois. Havia uma série limitada de uma empresa alemã, Zender, que era muito interessante. Dois carros esportivos interessantes que podem ser usados no dia a dia e muito colecionáveis. Foi produzido entre 1984 e 1989, com 1.397 cm³ e 115 cavalos a 5.750 rpm. Chegava fácil aos 200 km/h.

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Renault 5 GT Turbo

Depois do R5 chegou o SuperCinco! em março de 1985. Neste mesmo mês era lançado o GT turbo com o motor Cléon fonte C1J-C782 de 1.397 cm³ carburado.Com um turbo Garrett T2 desenvolvia 115 cavalos a 5.750 cm³ com injeção eletrônica e um carburador de corpo simples. fazia de 0 a 100 k/h em 8 segundos e chegava a 204 km/h Em 1991 cedeu o lugar para o Renault Clio 16S.

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Renault 25 V6 Turbo

O fabuloso barco rápido como dizem os franceses. Era um ótimo carro para as ótima estradas e auto-estradas da Europa em 1985. Tinha abaixo do capô o famoso motor PRV V6 também usado no Peugeot e no Volvo e este carro fazia frente ao Audi 200 Turbo com seus 205 cavalos, 0 a 100 km/h em 7,7 segundos e 225 km/h de velocidade final. Fazia bonito e tinha muito estilo nas ruas e estrada ainda mais em sua versão Baccara mais luxuosa. Tinha injeção eletrônica e este carrão pesava 1.325 quilos. Era fabricado em Sandouville ao norte da Normandia. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Renault Alpine V6 Turbo

Era uma evolução do Alpine A 310 e o Alpine GTA não fez feio em estilo e aerodinâmica. Tinha 2.448 cm³, seis cilindros em "V" a 90º primeiro com 160 depois com 185 cavalos a 5.500 rpm. Este modelo desde o lançamento agradou muito aos alemães ainda mais na terra do Porsche 911 mostrou-se bom de estrada e pistas. Uma versão especial de um preparador francês Danielson chegava a 210 cavalos. Em 1989 já tinha couro nos bancos e freios ABS. Fazia de 0 a 100 km/h em 7 segundos, passava os 1.000 metros em 27,5 segundos e chegava a 245 km/h. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Renault 21 2 L. Turbo

Linhas bem retas, mas atraente. O 21 também tinha uma versão Turno Diesel. Na versão a gasolina discreto spoiler e aerofólio traseiro, era um carro muito equilibrado, motor com quatro cilindros em linha, painel completo e vários mimos intereno. Seu motor tinha 1.995 cm³ de cilindrada, 7,4 até 100 km/k e 227 km/h de final bom para encarar muitos sedãs maiores. Uma versão Quadra com quatro rodas motrizes era ótima em barro (raro por lá), chuva e neve. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Renault Safrane Biturbo

Este grande sedã com 286 cavalos e quatro rodas motrizes era um modelo raro e só 806 unidades viram as ruas. Por dentro era m,uito bem acabado e luxuoso ainda mais na versão Baccara. Havia debaixo do capô um Bi-turbo com 2.963 cm³, V6 e 268 cavalos a 5.500 rpm, caixa de cinco marchas e transmissão integral. Sua velocidade máxima era de 252 km/h, 7,6 segundos até 100 km/h e 27 segundos para atingir 1.000 metros. Luxo com potência!

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Bugatti meets Bentley - Quand l’Automobile et la Culture se côtoient

Bugatti encontra Bentley - Quando o automóvel convive com a cultura

A celebre empresa LUKAS HUNI AG, através de uma exposição cultural, fez um paralelo entre dois grandes designers: Bugatti e Bentley que apresentaram qualidade, luxo e velocidade. Ettore Bugatti e Walter Owen Bentley tinham o mesmo ponto de vista: Empenhar todos os esforços para desenvolverem carros de alta performance para atender uma clientela mais abastada

Ettore Bugatti viveu uma infância ao lado de seu talentoso pau Carlo, ilustre fabricante de móveis. Ettore tinha um irmão chamado Rembrandt que também era um talentoso escultor de animais que e deram continuidade em suas obras na arte automotiva. Reconhece-se nos Bugatti as linhas puras que mistura bela mecânica e arte. Cada componente se adapta bem a funcionalidade.

Walter Owen Bentley recebeu uma formação essencialmente técnica. Seu melhor estágio foi na empresa de locomotivas Great Northern Railway onde a qualidade e durabilidade eram essenciais! Este aprendizado de engenharia permitiu grandes e remarcáveis vitórias nas 24 horas de Le Mans em 1924, 1927, 1928, 1929 e 1930. Essas vitórias colocaram a Bentley no hall das grandes empresas de competição. Em sua gama de motores havia um quatro cilindros de 3,0 litros e um de 4 ½ litros. Seu maior motor era um possante 6 ½ litros e um de 8,0 litros. Leia a história do Bentley Speed Six

Os estudos destes dois grandes designers iluminou similaridades em suas carreiras: Carros de corrida leve e rápidos. Bugatti com seu triciclo movido por um bimotor Prinetti e Stucchi, e Bentley participava de varias competições de motos das marcas Quadrant, Rex et Indian.

Ambos tinham ligações estreitas e trocavam experiências com fabricantes de motores experientes e muito profissionais. Eram motores dianteiros famosos: Ettore com Dietrich, Emile Mathis e Deutz, e WO Bentley através da agencia DFP (Doriot-Flandrin-Parant), estavam juntos onde o irmão HM Bentley trabalhava. Emile Mathis e Deutz e os irmão Bentley estavam construindo motores de aviões antes de 1920. Bugatti criou um motor com oito cilindros sobre as licença Diatto, depois o motor King Bugatti 16 cilindros ; Bentley apostou no motor rotativo de 9 cilindros com a concessão BR1 e BR2. Por ironia Bentley que teve uma experiência ferroviária, só Bugatti criou e construiu seus trilhos sobre sua marca. Os carros reunidos no Salão Rétromobile ilustraram os primeiros e as últimas unidades destes mais modelos emblemáticos da marca.

Bugatti com o modelo Brescia de 16 válvulas que deixou a marca com uma sólida reputação e também os modelos da gama Grand Sport e Super Sport. Os lendários carros de corrida como o Type 35C ex-Trintignant e o Type 59 Grand Prix que foi pilotado por Dreyfus. Dentre os modelos que mostram o gênio de Jean Bugatti estiveram presentes um Bugatti Type 55 Roadster nunca restaurado e dois Bugatti Type 57 com ou sem compressor e dois fabulosos exemplares Type 57S.

No que se refere aos Bentley da época de Walter Owen Bentley, esteve lá um Tourer 3,0 litros Vanden Plas, sendo que este modelo está ligado a história da marca em Le Mans, acompanhado de modelo 4 ½ litros e 4 ½ litros com compressor (Blower).

O famoso Old N° 2 (o carro de Le Mans em 1930, um celebre 8,00 litros (GP 401) do famoso “Bentley Boy “ o intrépido capitão sul africano Woolf Barnato. Em 1931 a Bentley era absorvida pela Rolls-Royce e juntas começaram a produzir carros de alta qualidade muito acima da média. Após a Segunda Guerra eram produzido em Derby e em Crewe, na Inglaterra.

Esta apresentação ilustre no Salão Rétromobile foi intitulada «Bugatti meets Bentley».            

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As iniciais DB e a evolução

Em 1946 a venda da Aston Martin foi anunciada na primeira página do famoso jornal inglês Times. David Brown, tinha como herança uma grande fábrica de tratores agrícolas e se interessou em comprar a Aston Martin. Esta empresa de Feltham há muito alternava sucesso esportivo e fracasso comercial. Mas tinha potencial, a marca prestigiada Lagonda estava inserida nesta aquisição e um jovem empreendedor estava desenvolvendo um seis cilindros com 2,5 litros desenvolvido pelo engenheiro inglês Walter Owen Bentley, um dos fundadores da famosa marca de carros de luxo e velozes Bentley. Este ano faz 70 anos que a era David Brown (DB) começou.

Abaixo o Aston Martin DB4 Zagato

Em 10 anos David Brown transformou a Aston Martin em sucesso de corridas em Spa e Le Mans e sinônimo de luxo esportivo com muito requinte. Fez parcerias com a Carroceria Touring e com a Zagato. Ambas são italianas e fizeram história com os modelos DB1, DB2, DB3, DB4 e o DB5 foi eternizado nos filmes de 007 James Bond.

O DB5 de James Bond em Paris

O verdadeiro exemplar do Aston Martin DB5 de James Bond esteve presente no Salão Rétromobile.

Fez sucesso em vários filmes na década de 60 nas mãos Sean Connery. E voltou com força na década de 90 por ierce Brosman e neste século por Daniel Craig.

Os acessórios no painel que estavam a disposição de Bond

A chapa de aço protegia os ocupantes

Este é o verdadeiro. Leia mais sobre o Aston Martin.

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A empresa de restauração e preparação Brabus.

Bodo Buschmann e Klaus Brackmann fundaram a empresa Brabus em 1977. Sua especialidade é a modificação de carros da marca Mercedes-Benz. Tem várias concessionárias na Europa e nos Estados Unidos.

A Brabus Classic 6  Star restaura carros. Fica na cidade de Bottrop na Alemanha

Belos modelos Sl. Saiba mais.

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A lenda Ferrari

A homenagem do Salão Rétromobile a casa de Maranello

Uma marca que venceu nos quatro cantos do mundo com o belo e inimitável som do motor V12

Enzo Ferrari tem uma história digna de um romance. Em 1920, na famosa prova de Targa Florio, ele chegou em segundo lugar a bordo de um Alfa Romeo e obteve outras mais. Esta prova teve sua primeira edição em 1906 e a última em 1977. Era disputada em estradas e por questões de segurança foi encerrada. Devido ao talento de Enzo ele foi recompensado com o cargo de chefe do serviço de competição da casa de Milão. Pouco tempo depois, em 1929, ele criou a Scuderia Ferrari e em 1933 já representava a Alfa Romeo.

Mas alguns desentendimentos o forçou a sair e ele foi impedido de usar o nome Ferrari durante quatro anos. Fundou a Auto Avio Costruzioni em setembro de 1939, mas a Segunda Grande Guerra interrompeu seus planos. Em março de 1947 o sonho vermelho com doze cilindros começava a encantar os amantes de carros velozes em todo o mundo. Abaixo o modelo 250 GT Berlinetta, com chassi curto SWB (Short Wheelbase).

Abaixo Battista Pininfarina e o modelo 275 GTB 4 ano 1966

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Fiat Chrysler Automóveis

Também na exposição a FCA Heritage, departamento da Fiat Chrysler Automóveis que expôs as marcas italianas do grupo pela primeira vez no Salão Rétromobile. Estavam lá Alfa Romeo, Fiat, Lancia e Abarth com oito modelos de coleção. Abaixo um Abarth 1000 Bialbero (1963)

Abaixo um Lancia Flaminia Loreymo

Carlo Abarth e seus carros. Conheça mais um pouco da vida deste homem

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Carros misteriosos que foram descobertos que datam de antes da Primeira Guerra Mundial (1914-1918)

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Honda

A empresa japonesa Honda apresentou os míticos motocicleta NR750 de 1992 ENGINE

O Utilitário ACTY fez 40 anos

A Honda começou a produzir veículos em 1963. E esta é a pequena picape T360. A empresa foi fundada por Fundada por Soichiro Honda. em setembro de 1948  no Japão.

O esportivo NSX e o NSX2. Nasceu para concorrer com grandes esportivos da Ferrari, Lamborghini, Porsche, Jaguar...

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O Porsche 928

Foi o primeiro carro de  Zuffenhausen  a ter um motor V8 arrefecido à água. Unia luxo e esportividade. Foram homenageados alguns poucos modelos com chassi longo que não chegaram a ser produzidos em série.

As versões do 928: 928 S em 1979 (300 cavalos), 928 S4 em 1987 (V8 5 litros com 320 cavalos 928 GT com 330 cavalos, a 928 Clubsport em 1989, 928 GTS em 1991 (5,4 l com 350 cavalos ). Mas a mais exclusiva de todas foi uma perua esportiva oferecida pela fábrica em 1984 a Ferry Porsche (Ferdinand Anton Ernst Porsche) para celebrar seus 75 anos. Era filho do fundador da marca Ferdinand Porsche. Leia mais sobre a história do 928.

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O Espaço Richard Mille (marca de relógios de alto luxo que patrocina vários eventos importantes de carros antigos)

Foi uma homenagem aos carros de Fórmula de seis rodas ou quatro rodas motrizes. Abaixo o famoso Tyrrel P34. Foi pilotado por Foi por Jody Scheckter, Patrick Depailler e Ronnie Peterson.

Este é um fórmula Um com quatro rodas motrizes. Keith Duckworth e Mike Costin foram os criadores do motor Ford Cosworth DFV e deste carro. Eles eram pesados e difíceis de controlar. Isso foi em 1969 e ficou para a história como mais uma tentativa revolucionária.

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O Leilão e os carros da Artcurial Motorcars - La vente aux enchères Artcurial Motorcars

O protótipo do Ferrari Dino foi à Leilão

Esta raridade chama-se Ferrari Dino 206 P Berlinette Speciale Pininfarina que foi o primeiro protótipo exposto no estande Pininfarina no Salão de Paris de 1965.

Esta raridade chama-se Ferrari Dino 206 P Berlinette Speciale Pininfarina que foi o primeiro protótipo exposto no estande Pininfarina no Salão de Paris de 1965, Trata-se de um carro único encomendado por Enzo Ferrari e desenhado por Leonardo Fioravanti. Este modelo deu origem ao Dino 206 e 246 GT e ainda ao Dino 308, 328 e 288 GT. Este carro tinha chassi tubular tipo 585, motor V6 em posição central longitudinal traseira. Leia mais sobre o Dino

Sua história é muito interessante: Sergio Pininfarina, de acordo com Enzo Ferrari, deixaram ela exposta no Museu do Automóvel de Le Mans. Este museu abriga vários bólidos desde sua criação. Este museu escreve a história de Le Mans. A venda irá promover, embelezar e enriquecer a coleção do l’Automobile Club de l’Ouest

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Artcurial Motorcars revela seus carros para o Rétromobile 2017 - Artcurial Motorcars dévoile son podium pour Rétromobile 2017 dévoile son podium pour Rétromobile 2017

A coleção do casal Hervé et Martine Ogliastr

São carros da época de ouro francesa como os De Dion Bouton, Talbolt Lago, Delahaye e o raro Citroën cupê. O grande esportivo vermelho, que está à esquerda, é o italiano Bizzarrini 5300 GT Strada. O pequeno ao centro é um Osca.

1901 De Dion Bouton Type G Vis-à-vis
1908 De Dion Bouton B1 Torpédo
1938 Citroën 7C Coupé
1936 Talbot Lago T150C
1936 Delahaye 135 Sport Roadster par Figoni & Falaschi
1935 Bugatti 57 Atalante
1957 Osca Type S273
1967 Bizzarrini 5300 GT Strada
1927 Bugatti Type 52

Estes belos carros foram à leilão comandados pela empresa francesa Artcurial Motorcar. 

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Um Cadillac e uma Harley-Davidson de Johnny Hallyday vai à leilão

Une Cadillac et une Harley-Davidson de Johnny Hallyday aux enchères


Johnny Hallyday é uma estrela do rock  na  França desde os anos 60. Ele irá dispor de um Cadillac cabriolet Série 62 de 1953 e a Harley-Davidson Softail Springer de 1989 ficaram expostos nos dias 8 e 10 de fevereiro. O valor arrecadado será entregue á uma instituição que cuida de crianças que viveram nas guerras e estão exiladas nesta instituição.

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As Marcas da Exposição

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Alfa Romeo

O estande da marca de Milão. Destaque para o modelo 2600 Spider obra da "Carrozzeria Touring"

Alfa Romeo Tubolare e ao fundo Alfa Romeo Sprint Speciale

Um dos mais belos carros de corrida da década de 60: Alfa Romeo 33 T

Belo Alfa Romeo 1300 cupê

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BMW - Bayerische Motoren Werke

BMW 2002 Turbo e um Fórmula 2 HH 49 ano 1949

Brabham BT-7 motor BMW Fórmula 2. Atrás um BMW 328 Roadster 1937

O mesmo modelo visto de outro angulo

BMW 700 RS 1960

Um belo estande com raridades

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Bugatti e Bentley

Ambas marcas competiam em luxo e velocidade

Bugatti Type 59

Bugatti Type 55

Por dentro do roadster

Bugatti Royale Type 41 (réplica)

Bugatti Type 57 Atlantic

Esculturas de vários modelos.

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Citroën

Citroën C4 limusine

Protótipo C10 de 1956

O modelo DS que foi fabricado entre 1955 à 1975. A placa atrás indica: Salão de Paris de 1955, 80.000 pedidos de clientes!

O modelo Break tinha grade espaço para bagagens e as mesmas qualidades do sedã

Os modelos cupê ou conversíveis eram feitos por empresas de carrocerias especiais como a Chapron e Heuliez. A Citroën também fabricou e hoje eles tem alta cotação no mercado. Nos leilões são arrematados a preços altíssimos!

O DS também foi para as competições. O modelo ID, mais simples, venceu o Rali de Monte Carlo em 1959 e em 1966. O modelo abaixo foi preparado para os ralis da África. Leia sobre o DS e faça uma visita ao Conservatoire Citroën

O Citroën Mehári foi produzido em plástico reforçado com fibra de vidro. Tinha mesma motorização e plataforma do pequeno 2CV

O elegante Citroën SM era um cupê esportivo. Este modelo especial limusine é o Opéra. A carroceria era produzida pela empresa de Henri Chapron.

O SM também foi para os ralis. Tinha um potente motor V6 Maserati. Atrás um Citroën C4 de rali.

O Citroën CX substituiu o DS e também enfrentou as pistas. Atrás um Xsara do eneacampeão mundial de ralis o francês Sébastien Loeb.

A arte no Citroën. A esquerda o modelo GS que também usava a suspensão hidropneumática, usou motores com quatro cilindros arrefecidos a ar e também o rotativo Wankel.

Uma homenagem ao criador Flaminio Bertoni dos modelos Traction, 2 CV, DS e Ami. 

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Ferrari

O modelo 275 GTB. Observe o volante do lado direito. Para facilitar a saída do(s) piloto(s) nos Boxes.

Esta fera sobre rodas, Ferrari 512 S, pode ser vista também no filme "As 24 de Le Mans" estrelado por Steve McQueen

Na rampa do caminhão da marca Bartoletti Transporter um Ferrari P4 também muito bonito. E veloz!

Ferrari 166 MM. Atrás o estande da casa de leilões francesa Artcurial

Um belo 250 SWB.

Os 70 anos da marca foram comemorados no salão. Congratulations Monsieur Enzo!

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Lancia

A Lancia é uma marca italiana que hoje pertence ao Grupo Fiat. Sempre construiu carros muito distintos e bonitos.

Um Lancia Aurélia Cupê.

A versão Aurélia Spider também era bastante atraente. Saiba mais.

Ficaram muito afamados nas corridas de pista como nos ralis. Na frente um modelo D24 e atrás um Lancia Fulvia HF

Este é um modelo HF(High Fidelity) Fanalone (grandes faróis) tinha versões 1,3 e 1,6 litros

Um Lancia Lambda Torpedo e atrás um belo Flaminia cupê

Um Lancia Flaminia conversível.

Um dos grandes vencedores de ralis foi o Lancia Stratos. Foi desenhado na casa Bertone por Gianpaolo Dallara e Marcello Gandini. Foi 17 vezes vitoriosa em ralis mundias. Usava o motor V6 transversal sobre o eixo traseiro. Esse era o mesmo do Dino 246 GT.

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Mercedes-Benz

A casa Daimler-Benz levou exemplares raros e bonitos. O belo estande em prata e branco. Atrás do SSK 1928, um Mercedes 300SL W194 "Asa de Gaivota" de 1952 que venceu em Le Mans.

Mercedes-Benz Grand-Prix 1908

Mercedes-Benz Grand-Prix 1914 35 HP

Belo e potente Mercedes-Benz Super Sport Kurz – SSK 1928.

Mercedes-Benz W196 Monza que foi pilotada por Fangio.

Belo cenário e belo Benz 190 SL

Para as corridas do Campeonato Mundial de Endurance (WEC), Sauber  C9 1989 que ganhou e, Le Mans com motor Mercedes V8 com dois turbocompressores.

A McLaren Mercedes MP4

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Peugeot

E um pouco de sua história

Modelos de sucesso como o 201, 203 (Cinza) e um 205 laranja

Outros famosos 202 e na frente, um cupê dourado 204.

Um Peugeot de corridas preparado pela concessionária Darl'mat.Estes modelos de 1937 tinham motorização do modelo 302 e 402 foram correr em Le Mans.

Destaque para o Peugeot 404 Diesel bateu recordes no anel da pista de Montlhery. Saiba mais sobre o 404.

Belos carros de uma bela época. Destaque para o Peugeot 601 C Eclipse 1934 carroceria Pourtout. Foi o primeiro carro no mundo a ter capota elétrica.

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Porsche

Um Porsche 356 Gmund, um dos primeiros a começar a fama da marca de alemã de Stuttgart

Outro Porsche 356, mais moderno, foi fabricado até 1956. Ao fundo o famoso 911

Um Porsche 550, o grande 917 e um 911 GT1 de competição.

As primeiras carrocerias para a aprovação da produção do 911

Um Porsche 911 que enfrentou a África. Saiba mais 911

O monstro de Le Mans. Este é o Porsche 917. Venceu as 24 horas de Le Mans em 1970 e 1971. Foi o primeiro Porsche a ganhar em todas as categorias.

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Renault

Um Renault 4 CV para transporte de cargas

Um protótipo Renault 900 de 1957 com soluções interessante e atrás o mega sucesso Renault Espace

O antigo e o moderno. Um Renault de 1902 que concorreu nas estradas entre Paris e Viena na Áustria e um Fórmula Um Renault F1 R26. Ganhou o campeonato mundial de construtores e pilotos com Fernando Alonso.

O Renault 8 foi um sucesso na França e em toda Europa

A versão Gordini destacada foi um grande sucesso. Leia mais sobre o R8

Este ficou famoso nas pistas do Brasil como Wyllis Interlagos, mas na Europa, o Renault Alpine A-110 fez muito sucesso nos ralis. Hoje sua cotação no mercado de antigos ou nos leilões está alto.  Leia mais sobre este esportivo. 

Um mega sucesso em vendas e também nas pistas seja asfalto, neve ou barro foi o Renault 5 que teve longa vida

O Fórmula Um Renault RS 01 e na frente o valente  Renault 4CV conhecido no Brasil como "Rabo quente"

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Skoda

A marca Skoda foi fundada em 1895 a antiga Checoslováquia atual República Checa. Hoje possui um museu um acervo importante. Carros como o S 100 R Cupê e S 100 fizeram sucesso em toda Europa. Baixo custo na aquisição e robustez. Entre 1926 e 1929 a empresa produziu o luxuoso modelo Škoda Hispano-Suiza 25/100 HP

Uma modelo esportivo Roadster e um grande sedã. O esportivo é uma variação do Škoda Popular Sport Coupé de 1937.

Amplo e confortável. Este é um Škoda Superb 4000 Typ 919 ano 1940.

Mostrou-se muito bem nas pistas. Um Skoda RS 130 Typ 735 ano 1977 esta nesta foto à direita. Nome como o Octavia e o Fabia são modelos muito interessantes.  Na extremidade esquerda o modelo R5 que corre no Campeonato Mundial de Rali (World Rally Championship, WRC). Também participou com Fórmula Junior e campeonatos de subida de montanha. Hoje a Skoda pertence ao Grupo VAG (Volkswagen AG) e tem em seu catálogo as marcas  Audi, Seat, Škoda, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Porsche, Ducati; veículos comerciais, Scania e MAN.

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Grand Merci au Space Presse Rétromobile

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Texto e tradução Francis Castaings - Fotos Salão Rétromobile                              

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