Sedãs e Limousines

Trata-se de um Automóvel com três volumes distintos, ou seja, frente, cabine e porta malas saliente. Tem a coluna "A" que dá apoio ao para-brisa, a coluna "B" central que separa os bancos do motorista e passageiro e a coluna "C" logo atrás do vidro traseiro .

Há também sedãs americanos principalmente que não tem a coluna central, mas tem três volumes. No Brasil chamado de sedã, nos Estados Unidos de sedans, na França Berline, na Itália Berlina e na Inglaterra um Saloon. Não necessariamente com quatro portas

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Suecos

Um Volvo Amazon série 120 que teve os modelos 121, , 122 e 123.

Outro Volvo, 262 C, desenhado por Bertone

Volvo 940

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Fabricados na Argentina

Peugeot 403

Peugeot 404

Um Peugeot 504 esportivo

Outro Peugeot 504 mais luxuoso . Conheça o Leão do deserto

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Ika-Torino 380-W 1967. Um ícone nacional! Leia mais

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Fiat 1100

Fiat 1500 Berlina

Fiat 128. Conheça

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O Chevy Nova argentino

Este preparado para corridas. Mas mesmo as versões civis tinha motores 3800 e 4100.

O Chrysler Valiant argentino. Tanto os sedãs Ford, Chevrolet ou Chrysler chegaram primeiro na Argentina, no início da década de 60. No Brasil no final da mesma. 

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Alemanha

Mercedes-Benz quatro portas Cabriolet 300 1956 conhecido também como "Adenauer" por ser o automóvel oficial do Chanceler alemão Konrad Adenauer da República Federal da Alemanha entre 1949 e 1963.

Mercedes-Benz

Série W110, modelo 190, fabricada entre 1961 e 1968. Trata-se de um modelo raro neste estado!

Um 180 Ponton 1955 sedã quatro portas

Um 220 S Ponton

É o Mercedes-Benz SEC. Um dos mais belos Benz!

O compacto modelo 190 E deu origem a classe C dos anos 90. Saiba mais

Este modelo geração W123 sucedeu os modelos W114/W115

Belo modelo cupê 280 SE. Sucesso e grande valor em qualquer lugar do mundo.

E os Classe S nasciam para o sucesso de luxo

E o 300 SE série W116 fabricado entre 1972 e 1980

Os Mercedes-Benz 600. Conheça esta limousine

Belo e afamado BMW 2002 TI

Um BMW 320 - 6 série E30

E um belo sedã 745i geração E23 fabricada entre 1977 e 1986.

O sucesso começou com os modelos série 02 da década de 60/70. Era o 1602, 1802 e o famoso 2002. Depois veio a E21. A série E30 nasceu em 1982 e foi até 1994. A E36 foi de 1990 à 2000 e fez sucesso em todo o mundo com carroceria sedã quatro portas, duas portas, hatch, conversível e perua Touring.

Volkswagen K70. Conheça

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Brasil

Chevrolet Opala.

E sua evolução. Leia sobre nosso grande Chevrolet

Em 1973 chegava o Chevette. Este já é da geração à partir de 1978. Saiba mais sobre este pequeno

O Chevrolet Monza foi lançado no Brasil em 1982. Conheça

O primeiro Dodge nacional foi o Dart. Chegou em 1970 na versão quatro portas e um ano depois na versão cupê

E o cupê da linha Magnum. Conheça a linha Dart e Charger

Antes da Chrysler se instalar havia a Simca do Brasil. Abaixo um modelo Chambord 1963.

Foi reestilizado e ganhou o nome Regente, Esplanada e o esportivo GTX. Saiba mais sobre nossos Simca.

Os carros da Ford Brasil

O primeiro carro da Ford no Brasil foi o Galaxie 500. Fez 50 anos em 2017.

Saiba mais sobre a linha dos grandes sedãs da Ford

Um Belo Ford Maverick sedã

Outro. Conheça os médios da Ford

A linha Ford Corcel foi um sucesso. Conheça

Alfa Romeo Brasil

FNM 2000. Saiba mais

O primeiro Alfa nacional foi o FNM 2000. Depois chegou o Alfa Romeo 2300. Leia mais sobre nosso 2300

Volkswagen 1600 quatro portas. Conheça a linha

Volkswagen Voyage. Conheça toda linha Gol

O Santana

O Volkswagen Santana chegou ao Brasil em 1984 para concorrer com o Chevrolet Opala, Chevrolet Monza, Ford Del Rey e depois enfrentou o Fiat Tempra. Era uma versão do Passat alemão com três volumes e depois veio a perua Quantum lá e aqui no Brasil. Na Alemanha era a segunda geração do Passat e na terceira geração o nome Santana deixou de ser usado e Quantum tornou a ser Variant. Todas as peruas da marca VW na Alemanha se chamam Variant. Aqui também foi fabricada a versão com duas portas que não existiu lá. Era a época em que o Brasileiro achava que carro duas portas era mais seguro. O motor com 1.800 cm³ se mostrou-se fraco para o carro. Lógico que era um ótimo motor, mas o Santana era pesado! E logo foi colocado como opcional o de 2.000 cm³ que tornou sua aceleração mais vigorosa assim como a velocidade máxima. As primeiras versões foram a CS, CG e CD, Confort Silver, Gold e Diamond.

Em 1991 veio a primeira reestilização.Frente e traseira baseadas no irmão alemão. A última alteração na carroceria foi em 1998. O Volkswagen Santana foi fabricado até 2006. Já havia a concorrência de vários importados e aqui no Brasil havia o Vectra da General Motors e depois o Marea da Fiat. A Ford trazia o Mondeo.

A versão Sport de 1993, exclusivamente na versão duas portas, nas cores preto ou branco no início, tinha lanternas com acabamento fumê e spoiler traseiro. Tinha motor 2.0 com injeção e freios ABS. A cor vermelha ganhou admiradores. Foi produzido de 1987 a 1991 com o nome de Carat (Quilate em francês) na Argentina. A Quantum foi exportada para lá até 1996.

O Fiat Oggi Conheça a linha 147

Fiat Tempra

A Fiat queria ser grande, já era, mas almejava um mercado mais amplo e tinha produtos para tal fim na Itália e por que não trazê-los para o Brasil? Em 1992 chegava o Fiat Tempra, um sedã muito moderno pronto para competir com o Chevrolet Opala no final de linha, o Ford Del Rey que também perdia fôlego e enfrentaria com vantagens o Volkswagen Santana e seu primo Ford Versalhes da Autolatina que já haviam sofrido reestilização. E fez sucesso!

Era um carro médio, que pesava 1.180 quilos, quatro portas, motor transversal com quatro cilindros em linha, 2,0 litros, 105 cavalos, cambio manual de cinco marchas e como todos os carros da linha no Brasil e desde o modelo 128 da década de 60 lançado na Itália, tinha tração dianteira.

Em 1992 chegava o modelo cupê, só existente aqui como o Santana duas portas e mesmo com a versão Turbo fez pouco sucesso e hoje são colecionáveis e raros sobreviventes. A versão Ouro trouxe o primeiro motor com cabeçote com dezesseis válvulas no país e em 1995 a injeção eletrônica chegava aos motores que alcançavam 120 cavalos e a versão Turbo, com duas ou quatro portas atingia 212 km/h e fazia de 0 a 100 km/h em apenas 8,5 segundos . Era o carro mais veloz do Brasil em 1995.  A versão perua, muito bonita, é muito rara nas ruas e era importada.

E o luxuoso Aero-Willys

E o Itamaraty. Conheça a linhagem deste belo sedã

O DKW Belcar.

E o Fissore. Conheça

O Renault Dauphine e Gordini. Conheça

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Estados Unidos

AMC Hornet. Este brilhou no filme de James Bond

AMC Matador. Conheça nas versões cupê e sedã

Os carros de Walter Chrysler

A Chrysler no século passado reunia as marcas Chrysler, DeSoto, Dodge, Imperial, LeBaron, Jeep, Fargo e Plymouth nos Estados Unidos. Abaixo um Desoto 1952 sedã que tinha as versões Deluxe e Custom. A empresa iniciou suas atividades em 1928 e terminou em 1961 quando foi absorvida pela Chrysler.

Plymouth Cranbrook 1951. A versão Belvedere era mais luxuosa e compartilhava a mesma carroceria com as marcas irmãs Desoto e Dodge Kingsway

O imponente Imperial

Chrysler Imperial. Este imponente modelo passou a ser a marca de luxo da Chrysler para enfrentar os Cadillac da General Motors e Lincoln Continental da Ford. O motor V8 tem 5.426 cm³, 225 cavalos, fazia de 0 a 100 km/h em 12 segundos e tinha velocidade final de 205 km/h! Premiado!

Chrysler 300 C

Um DeSoto 1955 Firedome fabricado entre 1955 e 1956                                                                             

O Dodge Coronado. Conheça este Dodge argentino

O Dodge Mônaco. Saiba mais

Plymouth Fury

Ford

Este belo Ford salvou a empresa da falência. Foi fabricado entre 1949 e 1951 com carrocerias cupê, quatro portas, perua Country Squire e Wood (parte da lateral em madeira).

Ford Falcon Argentino

Ford Fairlane argentino

Ford Thunderbird. Nasceu como esportivo e tornou-se um sedã

Lincoln Continental

Lincoln Continental. Saiba mais sobre este luxuoso

A divisão Lincoln e Mercury são os carros de luxo da Ford. Abaixo um modelo Mercury 1951 equipado com o motor Flathead V8

Mercury Eight. Também muito atraente em sua versão cupê.

Mercury Monterey 1956 com motor V8 351 (5.616 cm³) com cambio automático Fordomatic

Mercury Montclair Turnpike 1958.

Um das divisões de carros de luxo do grupo Ford era a Mercury. Este é um modelo Marquis Brougham 1972

Mercury Montego. Sedã e cupê

General Motors

Este é um Buick Dinaflow com motor Fireball com oito cilindros em linha

Cadillac Coupé DeVille 1957. E conservava muitos cromados

Cadillac Eldorado Brougham 1957, quatro portas sem coluna, seu teto em aço escovado e as portas traseiras se abrem para frente.

E um belo Cadillac Eldorado 1967

Um Cadillac Eldorado 1976

Cadillac Biarritz 1959

Chevrolet Bel Air 1956. Conheça este sucesso

Um enorme sucesso da linha Chevrolet americana foi o Impala. Abaixo um modelo Impala 1959. Havia também a versão com colunas sedã e o modelo duas portas, a conversível duas ports e a Station com quatro portas. a picape El camino e uma rara versão Panel Delivery. Vários motores seis cilindros em linha e também uma grande gama V8.

Chevrolet Impala 1961

Chevrolet Impala 1962.

Chevrolet Impala 1963

Chevrolet Impala 1964.Havia também a carroceria quatro portas, cupê, Station Wagon e a picape El Camino em 1959 e 1960. A concorrente da picape Ranchero da Ford. Motores com seis cilindros em linha e vários V8. O modelo SS é facilmente reconhecido por suas bandeiras quadriculadas tanto no capô quanto na lateral. Um dos motores era o V8 283 (4.637 cm³) com 185 cavalos ou opcional com 290 cavalos. Outro muito apreciado era o V8 348 (5,7 litros) e 315 cavalos.

Belo Chevrolet Caprice 1973 fabricado no Canadá. Tem classe!

Oldsmobile Dynamic 88 1959. Um cupê muito grande

Oldsmobilie Cutlass . Conheça















Lembra-se do carro do seriado Kojak? Era um Buick Regal e este é um Buick Century 1974 com motor 350 polegadas cúbicas ( 5.735 cm³), V8 e 155 cavalos. Pouca potência? Já havia começado a crise do petróleo em 1973. Fazia 180 km/h suficientes para um carro de 5,42 metros e 1.650 quilos

Outro belo Packard. Este é um modelo 1950 Eight quatro portas sedã.

A American Motors Corporation, AMC foi uma empresa automobilística americana criada em 14 de janeiro de 1954 pela fusão da Nash-Kelvinator Corporation e da Hudson Motor Car Company. Fabricava também os carros da marca Rambler. Abaixo um Hudson Commodore 1948

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França

Citroën DS foi fabricado entre 1955 e 1975. Sucesso de tecnologia! Saiba mais

Citroën CX

Peugeot 204. Conheça
















Renault R8. Conheça

Renault Frégate. Foi fabricado de 1950 à 1960. O motor Etandart tinha 2.141 cm³ e potência de 77 cavalos a 4.000 rpm. A taxa de compressão era de 7:1 e o torque máximo de 16,7 mkgf a 2.200 rpm. A velocidade final era de 140 km/h

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Inglaterra

Raro e interessante inglês Rover P4 . Foi também apresentado um belo cupê Pininfarina e uma versão Turbina à gás para bater recordes na auto estrada belga de Jabbeke. Foi produzido entre 1949 e 1959 e substituído pelo P5.

Raro no Brasil Austin Westminster

Bentley Continental S2 4-door saloon.

Daimler DS 420. Leia















O Ford Taunus foi produzido na Inglaterra e na Alemanha. Saiba mais

Raro e bonito Ford Zodiac Mark II inglês produzido entre 1965 e 1962

Um belo e imponente Jaguar MK VII

Jaguar MK II

Jaguar MKX 420. Conheça

Jaguar XJ. Conheça mais este belo sedã

Um Jaguar X-Type com linhas claramente inspiradas no grande sedã XJ

E o S-Type baseado na linha do MKII da década de 60

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Rolls-Royce

Rolls-Royce Wraith Hooper 1953

Rolls-Royce Phanton V 1967

Rolls-Royce Silver Shadow. Saiba mais

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Itália

Alfa Romeo Giulia Super. Conheça

Alfa Romeo Alfetta

Alfa Romeo 33 Boxer

Alfa Romeo 164

Alfa Romeo 155 com motor V6. Raro no Brasil.

Um Fiat modelo 1900 Gran Lucce B.

Fiat 130 Conheça

Lancia Fulvia


 

 

Texto, fotos Retroauto, fotos de divulgação do site,  e montagem Francis Castaings                                                                                       

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