Passeio Cronometrado dos Vinhedos é destaque na Serra Gaúcha

Maior evento de regularidade histórica do Brasil reúne 125 veículos antigos que desfilaram beleza e charme por estradas de Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa e São Pedro da Serra. As estradas da Serra Gaúcha ficaram mais belas no último sábado com a passagem de mais de uma centena de veículos antigos que participaram do ‘VII Passeio Cronometrado dos Vinhedos’ e do ‘1º Passeio de Regularidade de Scooter Histórica dos Vinhedos’. Organizado pelo Veteran Car Club dos Vinhedos em parceria com a Confraria Vespa Motor Club, o evento é considerado o maior do Brasil em número de participantes. Neste ano, marcaram presença equipes de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Também houve a participação de uma dupla vinda da cidade argentina de Buenos Aires.

 A movimentação proporcionada pelo evento de caráter histórico cultural iniciou na sexta-feira à noite, quando os antigomobilistas participaram do coquetel de boas-vindas na vinícola Peterlongo, em Garibaldi. Além da recepção festiva, o momento serviu para a retirada do material que compõe o kit de inscrição.

No dia seguinte, todos inscritos se deslocaram até a Vinícola Salton, no distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves, para a saída. Às 8h45min partiu o veículo nº 001, um Willys Overland Touring Car 91, ano 1923, na categoria Vintage até 1930, que teve quatro veículos no total.

Na sequência, foi a vez das scooters. Vespas e Lambretas, totalizando 15 veículos, foram a novidade do evento com a primeira edição do ‘Passeio de Regularidade de Scooter Histórica dos Vinhedos’. Com beleza singular, os veículos duas rodas atraíram a atenção das pessoas para completar o trajeto de 190 quilômetros com passagem por Garibaldi, Carlos Barbosa, São Pedro da Serra e retorno a Bento Gonçalves.

Às 9h21min começou a saída dos veículos fabricados a partir de 1931. Com variadas cores, formas e tamanhos, os carros iniciaram um desfile de charme e beleza pelas estradas da Serra Gaúcha. A planilha levou os participantes a percorrerem o distrito de Faria Lemos, com descida para a Linha Alcântara, onde os inscritos costearam o Rio das Antas para chegar à comunidade de Santa Bárbara, já no município de São Valentim do Sul.

O retorno levou carros e scooters à primeira parada para visita em vinícola, na Dal Pizzol. Instantes depois todos já estavam passeando pelo Vale dos Vinhedos, seguindo pela Garibaldina, onde puderam conhecer mais um empreendimento vinícola, a Courmayer. Após agradável parada, os participantes seguiram para Garibaldi para acessar a BR 470 com destino a Casa Borsoi, em Carlos Barbosa, onde todos almoçaram. A continuidade do passeio cronometrado levou a beleza dos veículos antigos para uma parada no FestiQueijo e uma visita ao varejo da Tramontina, no centro da cidade barbosense. Em seguida, o prazer em conduzir os clássicos fez os participantes irem até a cidade de São Pedro da Serra, onde foram recepcionados pelas princesas da Kappesbergfest e moradores da cidade que ofereceram lanche a todos.A diversão em dirigir os veículos continuou no retorno a Bento Gonçalves, onde os participantes foram recepcionados na Fundaparque para um tradicional brinde com espumante e entrega dos equipamentos que controlam a regularidade dos participantes.

À noite, em jantar festivo no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves, aconteceu o reconhecimento aos veículos mais regulares do passeio cronometrado. No total, foram sete categorias divididas por ano de fabricação dos automóveis: Vintage (até 1930), Pós-Vintage (1931 a 1945), Pós-Guerra (1946 a 1960), Contemporâneos I (1961 a 1970), Contemporâneos II (1971 a 1980), Contemporâneos III (1981 a 1988) e Scooter (até 1988). Em 2019, o Passeio Cronometrado dos Vinhedos acontecerá no dia 6 de julho.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

RESULTADOS

Categoria Scooter

Posição, nome da cidade veículo

  • 1º Daniel Orso Bento Gonçalves Piaggio Vespa Px 200e 1987
  • 2º Ricardo Port Novo Hamburgo Piaggio Vespa PX 1986
  • 3º Jonas Henrique Knorst Dois Irmãos Piaggio Vespa PX 1988

Categoria Vintage até 1930

  • 1º Sergio Chesini e Ibanez Basso / Garibaldi / Ford Speedester 1929
  • 2º Darcy Montemaggiore e Lauri Montemaggiore / Garibaldi / Ford A Tudor 1928
  • 3º Luiz Carlos Guarnieri e Lucas Guarnieri / Garibaldi / Willys 98B 1930

Categoria Pós-Vintage de 1931 a 1945

  • 1º Augusto Todeschini Mejolaro e Marcelo T. Mejolaro / Bento Gonçalves / Chevrolet Carretera 1939
  • 2º Carlos Bianchi e Livia Bianchi / Garibaldi / Chevrolet Sedan 1938

Categoria Pós-Guerra de 1946 a 1960

  • 1º Reinaldo Ismael Morilha e Marcelo Siqueira Gios / São Paulo / Triumph TR3A 1959
  • 2º Carlos Bertuol e Maysa Variani Bertuol / Bento Gonçalves / Chevrolet BelAir 1953
  • 3º Adilson Antonio Frá e Gilberto Pedrucci / Garibaldi / Cadillac Coupe de Ville 1951

Categoria Contemporâneos I de 1961 a 1970

  • 1º Lucas Menegat e Dante Alberto Frittoli / Bento Gonçalves / Volkswagen Karmann Ghia 1967
  • 2º Ronaldo Bittencourt e Mauricio Cortoni Milano / Porto Alegre / Chevrolet Opala 1970
  • 3º Gina Mazzoccato e Franciele Sacchett Mazzoccato / Bento Gonçalves / VW Fusca 1200 1965

Categoria Contemporâneos II de 1971 a 1980

  • 1º Cícero Hartmann e João Roberto Schimidt / Porto Alegre / Ford Maverick V8 1975
  • 2º Leonardo Tumelero e Samuel Scur Paim / Porto Alegre / Volksvagen Fusca 1973
  • 3º Christian Blum e Gabriel Rambo Stefenon / Gramado / VW Fusca 1971

Categoria Contemporâneos III de 1981 a 1988

  • 1º Claus Hoppen e Luis Durval / Campinas / Envemo-Porsche Super 90 1982
  • 2º Paulo Menezes e Fernanda Menezes / Porto Alegre / Pontiac Fiero 1984
  • 3º Antonio Augusto Greca e Eurico Estima / Porto Alegre / Mercedes Benz 560SEL 1988

Categoria Coupe de Dames

  • 1º Gina Mazzoccato e Franciele Sacchett Mazzoccato / Bento Gonçalves / VW Fusca 1200 1965
  • 2º Lizandra Mazzoccato e Teresinha Dalla Costa / Bento Gonçalves / Jaguar XJS V12 1977
  • 3º Luisa Cobalchini Damasio e Rejane Cobalchini / Bento Gonçalves / Opala Super Luxo Automatic 1974.

O ‘VII Passeio Cronometrado dos Vinhedos’ e o ‘1º Passeio de Regularidade de Scooters’ Histórica dos Vinhedos’ têm organização do Veteran Car Club dos Vinhedos; corealização da Confraria Vespa Motor Club; supervisão da Federação Brasileira de Veículos

Antigos (FBVA); patrocínio da Baterias Cral, Motul, Allog, Cinex, Imobiliária Faggion, Dalla Valle,  Transportes, HC Comercial, Navarini e Vízia Ótica; apoio de Dall’ Onder Grande Hotel, Dal, Pizzol Vinhos Finos, Vinícola Salton, Altemir Vídeo, Conex, Peterlongo, Vinícola Courmayer, Tramontina, Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa e São Pedro da Serra.

O Passeio Cronometrado dos Vinhedos integra o X Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade Histórica, promovido pela Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA).

A ocasião também serviu para a entrega de doação financeira com fins sociais para Cristiane Larentis e Fundação Consepro de Apoio à Segurança Pública de Bento Gonçalves. 

Fotos: Divulgação Veteran Car Club dos Vinhedos/Altemir Seibel

Para ler - Clique no livro para acessar

Picapes Chevrolet - Robustez que conquistou o Brasil

Caminhões FNM 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A História do Automóvel - Três volumes

Uma excelente coleção para quem quer conhecer o mundo ao automóvel é o Box coleção: A História do Automóvel - 3 volumes . O autor é o famoso engenheiro e jornalista José Luiz Vieira um dos responsáveis das edições da antiga revista Motor 3. Estes exemplares citados aqui tem excelente qualidade gráfica e editorial. Vem no formato 19 x 26 x 9 cm. São ao todo 1.320 páginas contando a história de todo automobilismo mundial com muitos textos e fotos. Ele se divide em:

  • Volume 1 - da pré-história a 1908
  • Volume 2 - de 1908 a 1950
  • Volume 3 - de 1950 aos dias atuais

Clique abaixo acessar o site.

Os bons livros da Editora Alaúde. Clique abaixo.

Compre livros de carros nacionais ou estrangeiros na Clique aqui para comprar livros

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Editora Alaúde fez uma tem ótimos livros sobre os carros brasileiros e estrangeiros. Clique sobre a figura e acesse.

Vários bons títulos.

Ambos em capa dura e são muito ricos em fotos e dados. Clique sobre a figura para acessar.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Edição e montagem:  Francis Castaings

© Copyright - Site http://www.retroauto.com.br - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Volte a página principal do site.