TUPARENDI FOI PALCO DO 7º ENCONTRO DE VEÍCULOS ANTIGOS

No último domingo, 23 de setembro de 2018, houve a realização do 7º Encontro de Veículos Antigos de Tuparendi, junto à Praça Central, nas avenidas Uruguai e Tucunduva, promovido pelo Veteran Car Club Tuparendi / Porto Mauá, em parceria com a prefeitura municipal.

O evento reuniu 101 veículos, o maior número de todos os eventos, veículos de diversas marcas e modelos, com mais de 25 anos de idade, oriundos de diversos municípios da região, tais como: Tuparendi, Santa Rosa, Porto Mauá, Cândido Godói, Horizontina, Santo Cristo, Novo Machado, Três de Maio, Independência, Ijuí, Giruá, Uruguaiana, Crissiumal, Boa Vista do Cadeado, Puerto Rico (Argentina), Santo Ângelo, Cerro Largo, Salvador das Missões e São Pedro do Butiá.

Entre os veículos presentes havia: Corcel I e II, Brasília, Caravan, Opala, Belina I e II, Ford F 350, Crysler, Maverick, Omega, Rural, Chevette, Passat, Marajó, Bugue, Bicicleta alemã de 110 anos de idade, Fusca, Ika Torino (Argentina), Chevrolet C10 (Argentina), Puma, Mercedes, Variant, Fiat Tipo, Jeep, Kombi, Chevrolet Brasil 3100, DKW Belcar, Chevrolet 1951, Dodge 1951, Ford 1946, Ford 1937, Ford 1931 e o mais velho um Ford 1923, entre outros.

Cada participante inscrito recebeu gratuitamente um Certificado de Participação e adesivo, os 40 primeiros ganharam uma revista de carros antigos da Classic Show. Além disso, foi realizado uma mini feira, também sem custo para os expositores.

Texto e fotos: Vilson Winkler

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Onde? Vizinho dos municípios de Tucunduva, Santa Rosa e Santo Cristo, Tuparendi se situa a 13 quilômetros a Noroeste de Santa Rosa a maior cidade nos arredores no estado do Rio Grande do Sul

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Ford

Raro Ford T 1923. Foi produzindo em várias versões entre 1908 e 1927. Mais de 15 milhões de unidades

Foi substituído pelo modelo Ford A. Este é um modelo Tudor 1931

Ford Tudor 1937.

Picape Hot Ford Tipo B

Caminhão Ford F-350. Foi equipado com motor V8 272 polegadas cúbicas ou 4.480 cm³. O mesmo da linha Galaxie, LTD e Landau

Ford Corcel cupê 1975/1976

Outro belo modelo

Em 1978 seria substituído pelo Corcel II

Abaixo a Belina II. Saiba mais sobre o cavalo brasileiro

Ford Maverick cupê

E o GT 302. Saiba mais sobre o Maverick

Outros belos Ford abaixo

A Willys Overland foi encampada pelo Ford. A Rural foi produzida no Brasil nas décadas de 50,60 e 70. Usava o mesmo motor do Aero Willys

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os Carros da Chevrolet

Chevrolet Styleline  DeLuxe 1951. Havia também as versões cupê, conversível e Station Wagon. O Chevrolet Styleline sedã era equipado com motor seis cilindros em linha 216 (3 539 cm³) e 92 cavalos ou 235 (3.850 cm³) que podia ter 105 cavalos no modelo fabricado entre 1950 e 1952. Podia ter cambio automático Powerglide com duas velocidades ou manual com três e alavanca na coluna.

Picape C-10 argentina da linha C/K. Saiba mais

Chevrolet Opala caravan

Chevrolet Opala cupê. Saiba mais sobre o nosso mais amado Chevrolet

Chevrolet Chevette da primeira geração. Saiba mais sobre nosso pequeno Chevrolet

Outros Chevrolet

O Omega

Outro belo modelo da GM. O sedã médio Opel Omega, da divisão alemã da General Motors, foi produzido entre 1986 e 2003. Ele substitui o Rekord que já estava em sua sétima geração. O nosso Chevrolet Opala foi o Rekord C fabricado lá na Europa entre 1966 e 1972. Era um carro muito confortável, surpreendeu os clientes da marca por sua ótima estabilidade, conforto, luxo e alto nível de acabamento.

A versão inicial chegou com o motor alemão 3.0 com seis cilindros em linha. Depois, como importante modificações, foi usado o 4100 do Opala também com seis cilindros em linha. O novo carro foi fabricado aqui, nos Estados Unidos como Cadillac Catera, na Inglaterra como Vauxhall Omega, na África do Sul como Chevrolet Omega e na Austrália desde 1997 como Holden Commodore com versões muito interessantes sendo qua as últimas nossas eram importadas de lá.

O motor com quatro cilindros em linha e 2,2 litros do nosso modelo era adequado ao carro. Na Inglaterra, a famosa Lotus criada pelo genial Engenheiro Colin Chapman fez uma verão especial radical. Era o Omega Lotus ou Vauxhall Lotus Carlton na Inglaterra. Tinha 2.969 cm³, era alimentado por dois turbos Garrett T25, 378 cavalos a 5.200 rpm, fazia de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos e tinha velocidade final de 284 km/h. Um míssil e simplesmente o sedã mais rápido do mundo. Hoje vale muito nos leilões!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Chrysler

Um impecável Dodge Kingsway. Tinha a mesma carroceria do irmão Dodge Coronet, mas com diferenças de acabamento. As versões cupê e conversível eram muito atraentes. A versão perua(Station Wagon) chamava-se Suburban Savoy ou Utility em seu acabamento mais simples. Era equipado com motor de seis cilindros em linha ou Red Ram V8.

Chrysler Stratus conversível fabricado nas versões cupê e quatro portas também entre 1995 e 2006. Este é da primeira geração 1995–2000

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Puma Veículos

Puma GT-1600

E o GTB da última geração. Saiba mais sobre a história dos Pumas

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O belo argentino IKA Torino. Saiba mais sobre este ícone.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Volkswagen

Volkswagen sedã

Um dos carros mais amados do Brasil. Lá fora foi chamado e ainda é de Carocha em Portugal, Escarabajo na Argentina, Cox ou Coccinelle na França, Magiolino na Itália e Beetle nos países de língua inglesa. Foi produzido em grande escala aqui, em seu país de origem Alemanha, onde era apelidado de Käfer, besouro em alemão, e também foi fabricado na Austrália, África do Sul e no México, último país a produzi-lo. Viva o Fusca! Foi fabricado aqui com motores 1.200, 1.300, 1.500 e 1.600 cm³. É de longe o motor mais utilizado no planeta. Em carros, barcos, ultra-leve, motocicletas, triciclos, etc. Foi lançado aqui no Brasil em 1959, fabricado em São Bernardo do Campo, São Paulo. Mas os primeiros, de origem alemã desembarcaram no porto de Santos, São Paulo em 1950. E caiu no gosto brasileiro

Não lhe faltavam acessórios. Na década de 60 eram inúmeros, hoje estes acessórios são raros e alguns são novamente fabricados como bagageiros, faróis de milha, telas de vime que vão abaixo do painel, bisnagas de água para molhar o para-brisa, etc. Um dos modelos, o  pé-de-boi, muito simplificado, lançado em 1965, assim como o modelo com teto solar de fábrica. Ambos renegados na época, mas hoje são raros e cobiçados. Em 1967 o motor 1.300 cm³ chegava e foi aplaudido por todos. O Fusquinha estava mais potente com 34 cavalos. E este tipo de para-choque tinha o apelido de "poleiro". E era útil em alguns casos! Já que a frente era mais leve, dois ou três adultos podiam levantar e deslocar o carro para um lado e outro.

Em 1970 chegava o Fuscão com motor 1.500 cm³ e 44 cavalos. E vendeu muito bem! O painel podia ter revestimento imitando madeira. foi o carro mais vendido da década de 70, apesar do lançamento do Chevrolet Chevette, do Fiat 147, do irmão VW Brasília... Também nesta década, não faltaram rodas de liga de 13 e 14 polegadas mais largas, a famosa "tala larga" , com pneus radiais, escapamentos da marca Kadron, volantes de menor diâmetro e também eram rebaixados para ganhar mais estabilidade.

A produção terminou em 1986. Só havia a opção com motor 1600 (o 1300 deixou de constar em 1984), vidros verdes, rodas com diâmetro de 14 polegadas...mas voltou em 1993 e por volta de 47.000 Fuscas foram produzidos até 1996.   

Volkswagen Kombi da segunda geração. Saiba mai sobre o primeiro Volkswagen brasileiro

A linha Volkswagen 1600 quatro portas, Variant e TL fizeram parte importante da empresa alemã no Brasil

E a Brasília foi desenhada pelo mineiro de Belo Horizonte, Márcio Lima Piancastelli. Saiba mais sobre este sucesso

Outro modelo com o logo do Clube Veteran Car Tuparendi

Um raro mini bugue

O Volkswagen Passat fez a revolução da linha na Alemanha e no Brasil. Saiba mais

A DKW foi absorvida pela Volkswagen em 1967. Abaixo um Belcar. Tinha comprimento de 4,40 metros, largura de 1,69, altura de 1,48 metros e altura livre do solo, 20,7 cm. Seu peso era de 940 quilos. Seu motor com três cilindros em linha, motor de dois tempos, três bobinas, arrefecido à água por termossifão. A tampa do radiador tinha duas válvulas que atuavam respectivamente na sobrepressão e no vácuo. Tinha 900 cm³ entre 1958 e 1961 e 981 cm³ a partir de 1961. Robusto e sua potência era de 50 cavalos à 4500 rpm.Era alimentado por um carburador da marca Solex em posição invertida. Foi o primeiro tração dianteira nacional e tinha quatro marchas com alavanca na coluna. Sua velocidade máxima segundo testes da época era de 125 km/h!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fiat do Brasil

O Tipo

O Tipo chegou ao Brasil importado em 1993 e logo venceu a concorrência por sua modernidade, conforto, versão duas e quatro portas, chegando a 4.000 unidades vendidas por mês. Um sucesso! O modelo 1.6 I.E era fraco, mas o 2.0 IE SLX agradava muito. A versão com dezesseis válvulas e 2.000 cm³ e 109 cavalos chegou no final de 1995, era um carro muito bom, mas a concorrência crescia e hoje existem poucos em bom estado rodando. Assim com a ascensão foi rápida a queda infelizmente foi conta dos problemas com os carros incendiados. Decretou seu fim, mas o interessante é que há um bom número ainda rodando e em bom estado.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Da Alemanha um Mercedes-Benz 190. Saiba mais

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Momentos do belo encontro gaúcho

Amigos, feira e descontração. Parabéns amigos!

Agradeço a Vilson Winkler pelas ótimas fotos















VILSON WINKLER - VETERAN CAR CLUB TUPARENDI / PORTO MAUÁ

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para ler - Clique no livro para acessar

Picapes Chevrolet - Robustez que conquistou o Brasil

Caminhões FNM 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A História do Automóvel - Três volumes

Uma excelente coleção para quem quer conhecer o mundo ao automóvel é o Box coleção: A História do Automóvel - 3 volumes . O autor é o famoso engenheiro e jornalista José Luiz Vieira um dos responsáveis das edições da antiga revista Motor 3. Estes exemplares citados aqui tem excelente qualidade gráfica e editorial. Vem no formato 19 x 26 x 9 cm. São ao todo 1.320 páginas contando a história de todo automobilismo mundial com muitos textos e fotos. Ele se divide em:

  • Volume 1 - da pré-história a 1908
  • Volume 2 - de 1908 a 1950
  • Volume 3 - de 1950 aos dias atuais

Clique abaixo acessar o site.

Os bons livros da Editora Alaúde. Clique abaixo.

Compre livros de carros nacionais ou estrangeiros na Clique aqui para comprar livros

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Editora Alaúde fez uma tem ótimos livros sobre os carros brasileiros e estrangeiros. Clique sobre a figura e acesse.

Vários bons títulos.

Ambos em capa dura e são muito ricos em fotos e dados. Clique sobre a figura para acessar.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Montagem e comentários : Francis Castaings                

© Copyright - Site http://www.retroauto.com.br - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Role a página para ver como foi o evento anterior                      

Volte a página principal do site.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3º Encontro de Ijuí, Maio de 2018

O estado do Rio Grande do Sul é tradicional pelo automobilismo desde os anos 50 e 60. Mas o antigomobilismo é muito forte e esta mostra foi na cidade de Ijuí. Veículos nacionais e estrangeiros num ambiente descontraído

Em duas rodas também!

Onde? 

Ijuí é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Sua população estimada é de 83.089 habitantes. É a terceira cidade mais populosa dentre os 216 municípios da região Noroeste/Missões. Devido à diversidade étnica da cidade, resultado da imigração de mais de onze povos europeus, o município é conhecido também como capital da cultura do Rio Grande do Sul, razão pela qual realiza anualmente a FENADI (Festa Nacional das Culturas Diversificadas). Por ser uma cidade universitária e com amplos recursos hospitalares, possuindo um dos melhores hospitais do interior do Rio Grande do Sul, Ijuí tem um fluxo de aproximadamente 120.000 pessoas, sendo o maior e mais importante centro populacional da região. Fonte: Wikipédia

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Chrysler

Linda Station Wagon Dodge Kingsway que tinha versões Coronet e também Utility mais simples. Modelo raro no Brasil

Picape D-100 também rara. Tinha motor V8

Dodge Charger R/t (Road and Track). Saiba mais sobre a linha Dart e Charger

A Simca do Brasil foi incorporada pela Chrysler. Leia mais sobre este franco brasileiro

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Ford

Um Ford modelo A, posterior ao T. Ford modelo A foi fabricado entre 1929 e 1931.

Um furgão Ford F-seires personalizado como carroceria de madeira (woody)

Outra bela premiada

Esta modificada data de 1965, ano de sue lançamento no Brasil. Picape F-100 Twin & Beam ( suspensão dianteira semi-independente), fabricada entre 1965 e 1970.

Um Mercury Grand Marquis Fabricado entre 1975 e 1978. A Mercury assim como a Lincoln são divisões de luxo da Ford

Ford Maverick GT nacional com motor 2,3 nacional. Leia mais sobre o médio da Ford

O Jeep, corruptela de General Purporse, nasceu para a Segunda Grande Guerra e foi fabricado pela American Bantam Car (Dona e idealizadora projeto), Willys e Ford.

Do Jeep nasceu a Jeep Wagon que no Brasil foi fabricada pela Willys primeiramente e depois pela Ford. A Rural foi um carro de família e um utilitário. O Precursor das "SUVs"

O luxo da Willys era o modelo Aero. Leia mais sobre este famoso sedã.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Chevrolet

Chevrolet Bel Air 210 1956

Outro 56 sem colunas. Havia opções com carroceria de cupê (abaixo), quatro portas com ou sem coluna, conversível duas portas e perua( a bela versão Nomad com duas portas e outra com quatro portas). Até 1954 só havia a opção com motores seis cilindros. A partir de 1955 dois motores com seis cilindros em linha e vasta gama de motores V8.

Como o modelo acima, este Chevrolet Nova II veio da Argentina

Picape Chevrolet C-10 brasileira

Nasceu como C-1416, mas em 1965 já se chamava Veraneio.

O Santa Matilde foi equipado com motor Opala seis cilindros. Saiba mais sobre o Opala

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Volkswagen

O primeiro Volkswagen nacional foi a Kombi. Saiba mais

O Karmann-Ghia, o primeiro esportivo da fábrica na Alemanha e no Brasil. Conheça mais sua história.

O Volkswagen Brasília foi um sucesso! Saiba mais

Puma GT 1600. Esportivo de sucesso, foi equipado com motor Volkswagen. Saiba mais

Outro esportivo de sucesso foi a réplica do MG TD, nosso MP Lafer. Leia mais

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Fiat 147 revolucionou o mercado dos pequenos no Brasil. Saiba mais

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O DKW Candango foi um concorrente do Jeep. Saiba mais.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Agradeço a Vilson Winkler pelas ótimas fotos















VILSON WINKLER - VETERAN CAR CLUB TUPARENDI / PORTO MAUA

Para ler - Clique no livro para acessar

Picapes Chevrolet - Robustez que conquistou o Brasil

Caminhões FNM 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A História do Automóvel - Três volumes

Uma excelente coleção para quem quer conhecer o mundo ao automóvel é o Box coleção: A História do Automóvel - 3 volumes . O autor é o famoso engenheiro e jornalista José Luiz Vieira um dos responsáveis das edições da antiga revista Motor 3. Estes exemplares citados aqui tem excelente qualidade gráfica e editorial. Vem no formato 19 x 26 x 9 cm. São ao todo 1.320 páginas contando a história de todo automobilismo mundial com muitos textos e fotos. Ele se divide em:

  • Volume 1 - da pré-história a 1908
  • Volume 2 - de 1908 a 1950
  • Volume 3 - de 1950 aos dias atuais

Clique abaixo acessar o site.

Os bons livros da Editora Alaúde. Clique abaixo.

Compre livros de carros nacionais ou estrangeiros na Clique aqui para comprar livros

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Editora Alaúde fez uma tem ótimos livros sobre os carros brasileiros e estrangeiros. Clique sobre a figura e acesse.

Vários bons títulos.

Ambos em capa dura e são muito ricos em fotos e dados. Clique sobre a figura para acessar.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Montagem:  Francis Castaings                

© Copyright - Site http://www.retroauto.com.br - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Role a página para ver como foi o evento anterior

Volte a página principal do site.

 

TUPARENDI FOI PALCO DO 6º ENCONTRO DE CARROS ANTIGOS

No último domingo, 10 de dezembro de 2017, a cidade de Tuparendi foi palco do 6º Encontro de Carros Antigos, evento realizado junto à Praça Aquiles Turra (Praça Central), organizado pelo Veteran Car Club Tuparendi - Porto Mauá, em parceria com a Prefeitura Municipal, com apoio do Comboio Antigomobilista de Clubes, evento que marcou a abertura da Programação Natalina deste ano.

O dia ensolarado colaborou neste ano ao contrário do ano passado

Estiveram presentes diversos veículos de marcas e modelos que marcaram época, tais como: Ford T 1923, Ford Tudor 1929, Ford 1937 , Dodge Kingsway 1951, Chevrolet Styleline, Opel, Ford F 100, Chevrolet pick-up 1951, Chevrolet Brasil 3100 pick-up , DKW Vemaguet, DKW Vemag , Ford F-350, Chevrolet Chevy II Coupé / Argentina, Ford Galaxie , Ford Corcel II , Volkswagen Passat, dois Fiat 147 sendo um pick-up, Ford Belina, Chevrolet Veraneio C14, Motorhome , Moto Jawa 1951, Ford Maverick, Volkswagen Variant, Chevrolet Caravan, Chevrolet Chevette, Chevrolet C-10 pick-up, seis exemplares Ford Corcel I , sete Chevrolet Opala , também sete Volkswagen Brasília e dez Volkswagen Fusca, num total de 70 veículos.

Diversos clubes estiveram prestigiando, oriundos de diversas cidades da região, tais como: Tuparendi (anfitrião), Horizontina, Três de Maio, Santa Rosa, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, Cerro Largo, Cândido Godói, São Paulo das Missões, Saldanha Marinho (município mais distante, mais de 200 km), Porto Mauá, Novo Machado, São José do Inhacorá, Santo Cristo, Campina das Missões e Campo Grande e da vizinha Argentina.

Paralelamente ao encontro de carros antigos, houve a realização de uma mini feira com mateada (degustação de mate), expositores estes convidados pelo Veteran. O coordenador do grupo ANAVA resumiu o evento ao afirmar que foi um evento de “qualidade e não de quantidade”.

Como é de costume, não houve cobrança de taxas de participação, sendo que cada qual recebeu um Certificado de Participação. Além dos antigomobilistas e expositores, abrilhantaram ainda o evento o prefeito e vice-prefeito com as suas respectivas esposas e o público em geral. Os encontros de carros antigos são um momento de confraternização entre os amantes do antigomobilismo. É a oportunidade para levarem as suas relíquias para passear, fazer novas amizades, além de conhecerem novos lugares. O Veteran agradece a todos que se fizeram presentes no evento.

Muito belo e raro este Ford T ano 1923. Foi produzido entre 1908 e 1928. Era mais antigo do encontro. Foi substituído pelo modelo A também e dois modelos Tudor (duas portas capota rígida) estavam lá também.

Ford Tudor 1937 que podia ser equipado com motor quatro cilindros em linha ou o V8 flathead. Este propulsor foi produzido entre 1932 e 1953.

Um impecável Dodge Kingsway. Tinha a mesma carroceria do irmão Dodge Coronet, mas com diferenças de acabamento. As versões cupê e conversível eram muito atraentes. A versão perua(Station Wagon) chamava-se Suburban Savoy ou Utility em seu acabamento mais simples. Era equipado com motor de seis cilindros em linha ou Red Ram V8.

Chevrolet Styleline sedã era equipado com motor seis cilindros em linha 216 (3 539 cm³) e 92 cavalos ou 235 (3.850 cm³) que podia ter 105 cavalos no modelo fabricado entre 1950 e 1952. Podia ter cambio automático Powerglide com duas velocidades ou manual com três e alavanca na coluna.

Chevrolet Chevy II Nova de produção argentina. A primeira geração conhecida como 400 foi produzida entre 1962 e 1974 na cidade de  San Martín, na província de Buenos Aires, Argentina. Este modelo é o série II com motor 250 (4100 cm³) Também foram usados os motores  194 (3.185 cm³) com 106 cavalos, o 230 (3.769 cm³ com 127 cavalos e o 250 como este (4.097 cm³) com 155 cavalos. Todos com seis cilindros em linha.

Onde? Vizinho dos municípios de Tucunduva, Santa Rosa e Santo Cristo, Tuparendi se situa a 13 quilômetros a Noroeste de Santa Rosa a maior cidade nos arredores no estado do Rio Grande do Sul

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Texto e fotos: Vilson Winkler

VILSON WINKLER - VETERAN CAR CLUB TUPARENDI / PORTO MAUA


Para ler - Clique no livro para acessar

Picapes Chevrolet - Robustez que conquistou o Brasil

Caminhões FNM 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A História do Automóvel - Três volumes

Uma excelente coleção para quem quer conhecer o mundo ao automóvel é o Box coleção: A História do Automóvel - 3 volumes . O autor é o famoso engenheiro e jornalista José Luiz Vieira um dos responsáveis das edições da antiga revista Motor 3. Estes exemplares citados aqui tem excelente qualidade gráfica e editorial. Vem no formato 19 x 26 x 9 cm. São ao todo 1.320 páginas contando a história de todo automobilismo mundial com muitos textos e fotos. Ele se divide em:

  • Volume 1 - da pré-história a 1908
  • Volume 2 - de 1908 a 1950
  • Volume 3 - de 1950 aos dias atuais

Clique abaixo acessar o site.

Os bons livros da Editora Alaúde. Clique abaixo.

Compre livros de carros nacionais ou estrangeiros na Clique aqui para comprar livros

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Editora Alaúde fez uma tem ótimos livros sobre os carros brasileiros e estrangeiros. Clique sobre a figura e acesse.

Vários bons títulos.

Ambos em capa dura e são muito ricos em fotos e dados. Clique sobre a figura para acessar.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Montagem:  Francis Castaings                

© Copyright - Site http://www.retroauto.com.br - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Volte a página principal do site.