3º Encontro de Ijuí, Maio de 2018

O estado do Rio Grande do Sul é tradicional pelo automobilismo desde os anos 50 e 60. Mas o antigomobilismo é muito forte e esta mostra foi na cidade de Ijuí. Veículos nacionais e estrangeiros num ambiente descontraído

Em duas rodas também!

Onde? 

Ijuí é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Sua população estimada é de 83.089 habitantes. É a terceira cidade mais populosa dentre os 216 municípios da região Noroeste/Missões. Devido à diversidade étnica da cidade, resultado da imigração de mais de onze povos europeus, o município é conhecido também como capital da cultura do Rio Grande do Sul, razão pela qual realiza anualmente a FENADI (Festa Nacional das Culturas Diversificadas). Por ser uma cidade universitária e com amplos recursos hospitalares, possuindo um dos melhores hospitais do interior do Rio Grande do Sul, Ijuí tem um fluxo de aproximadamente 120.000 pessoas, sendo o maior e mais importante centro populacional da região. Fonte: Wikipédia

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Chrysler

Linda Station Wagon Dodge Kingsway que tinha versões Coronet e também Utility mais simples. Modelo raro no Brasil

Picape D-100 também rara. Tinha motor V8

Dodge Charger R/t (Road and Track). Saiba mais sobre a linha Dart e Charger

A Simca do Brasil foi incorporada pela Chrysler. Leia mais sobre este franco brasileiro

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Ford

Um Ford modelo A, posterior ao T. Ford modelo A foi fabricado entre 1929 e 1931.

Um furgão Ford F-seires personalizado como carroceria de madeira (woody)

Outra bela premiada

Esta modificada data de 1965, ano de sue lançamento no Brasil. Picape F-100 Twin & Beam ( suspensão dianteira semi-independente), fabricada entre 1965 e 1970.

Um Mercury Grand Marquis Fabricado entre 1975 e 1978. A Mercury assim como a Lincoln são divisões de luxo da Ford

Ford Maverick GT nacional com motor 2,3 nacional. Leia mais sobre o médio da Ford

O Jeep, corruptela de General Purporse, nasceu para a Segunda Grande Guerra e foi fabricado pela American Bantam Car (Dona e idealizadora projeto), Willys e Ford.

Do Jeep nasceu a Jeep Wagon que no Brasil foi fabricada pela Willys primeiramente e depois pela Ford. A Rural foi um carro de família e um utilitário. O Precursor das "SUVs"

O luxo da Willys era o modelo Aero. Leia mais sobre este famoso sedã.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Chevrolet

Chevrolet Bel Air 210 1956

Outro 56 sem colunas. Havia opções com carroceria de cupê (abaixo), quatro portas com ou sem coluna, conversível duas portas e perua( a bela versão Nomad com duas portas e outra com quatro portas). Até 1954 só havia a opção com motores seis cilindros. A partir de 1955 dois motores com seis cilindros em linha e vasta gama de motores V8.

Como o modelo acima, este Chevrolet Nova II veio da Argentina

Picape Chevrolet C-10 brasileira

Nasceu como C-1416, mas em 1965 já se chamava Veraneio.

O Santa Matilde foi equipado com motor Opala seis cilindros. Saiba mais sobre o Opala

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Volkswagen

O primeiro Volkswagen nacional foi a Kombi. Saiba mais

O Karmann-Ghia, o primeiro esportivo da fábrica na Alemanha e no Brasil. Conheça mais sua história.

O Volkswagen Brasília foi um sucesso! Saiba mais

Puma GT 1600. Esportivo de sucesso, foi equipado com motor Volkswagen. Saiba mais

Outro esportivo de sucesso foi a réplica do MG TD, nosso MP Lafer. Leia mais

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Fiat 147 revolucionou o mercado dos pequenos no Brasil. Saiba mais

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O DKW Candango foi um concorrente do Jeep. Saiba mais.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Agradeço a Vilson Winkler pelas ótimas fotos















VILSON WINKLER - VETERAN CAR CLUB TUPARENDI / PORTO MAUA

Para ler - Clique no livro para acessar

Picapes Chevrolet - Robustez que conquistou o Brasil

Caminhões FNM 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A História do Automóvel - Três volumes

Uma excelente coleção para quem quer conhecer o mundo ao automóvel é o Box coleção: A História do Automóvel - 3 volumes . O autor é o famoso engenheiro e jornalista José Luiz Vieira um dos responsáveis das edições da antiga revista Motor 3. Estes exemplares citados aqui tem excelente qualidade gráfica e editorial. Vem no formato 19 x 26 x 9 cm. São ao todo 1.320 páginas contando a história de todo automobilismo mundial com muitos textos e fotos. Ele se divide em:

  • Volume 1 - da pré-história a 1908
  • Volume 2 - de 1908 a 1950
  • Volume 3 - de 1950 aos dias atuais

Clique abaixo acessar o site.

Os bons livros da Editora Alaúde. Clique abaixo.

Compre livros de carros nacionais ou estrangeiros na Clique aqui para comprar livros

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Editora Alaúde fez uma tem ótimos livros sobre os carros brasileiros e estrangeiros. Clique sobre a figura e acesse.

Vários bons títulos.

Ambos em capa dura e são muito ricos em fotos e dados. Clique sobre a figura para acessar.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Montagem:  Francis Castaings                

© Copyright - Site http://www.retroauto.com.br - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Role a página para ver como foi o evento anterior

Volte a página principal do site.

 

TUPARENDI FOI PALCO DO 6º ENCONTRO DE CARROS ANTIGOS

No último domingo, 10 de dezembro de 2017, a cidade de Tuparendi foi palco do 6º Encontro de Carros Antigos, evento realizado junto à Praça Aquiles Turra (Praça Central), organizado pelo Veteran Car Club Tuparendi - Porto Mauá, em parceria com a Prefeitura Municipal, com apoio do Comboio Antigomobilista de Clubes, evento que marcou a abertura da Programação Natalina deste ano.

O dia ensolarado colaborou neste ano ao contrário do ano passado

Estiveram presentes diversos veículos de marcas e modelos que marcaram época, tais como: Ford T 1923, Ford Tudor 1929, Ford 1937 , Dodge Kingsway 1951, Chevrolet Styleline, Opel, Ford F 100, Chevrolet pick-up 1951, Chevrolet Brasil 3100 pick-up , DKW Vemaguet, DKW Vemag , Ford F-350, Chevrolet Chevy II Coupé / Argentina, Ford Galaxie , Ford Corcel II , Volkswagen Passat, dois Fiat 147 sendo um pick-up, Ford Belina, Chevrolet Veraneio C14, Motorhome , Moto Jawa 1951, Ford Maverick, Volkswagen Variant, Chevrolet Caravan, Chevrolet Chevette, Chevrolet C-10 pick-up, seis exemplares Ford Corcel I , sete Chevrolet Opala , também sete Volkswagen Brasília e dez Volkswagen Fusca, num total de 70 veículos.

Diversos clubes estiveram prestigiando, oriundos de diversas cidades da região, tais como: Tuparendi (anfitrião), Horizontina, Três de Maio, Santa Rosa, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, Cerro Largo, Cândido Godói, São Paulo das Missões, Saldanha Marinho (município mais distante, mais de 200 km), Porto Mauá, Novo Machado, São José do Inhacorá, Santo Cristo, Campina das Missões e Campo Grande e da vizinha Argentina.

Paralelamente ao encontro de carros antigos, houve a realização de uma mini feira com mateada (degustação de mate), expositores estes convidados pelo Veteran. O coordenador do grupo ANAVA resumiu o evento ao afirmar que foi um evento de “qualidade e não de quantidade”.

Como é de costume, não houve cobrança de taxas de participação, sendo que cada qual recebeu um Certificado de Participação. Além dos antigomobilistas e expositores, abrilhantaram ainda o evento o prefeito e vice-prefeito com as suas respectivas esposas e o público em geral. Os encontros de carros antigos são um momento de confraternização entre os amantes do antigomobilismo. É a oportunidade para levarem as suas relíquias para passear, fazer novas amizades, além de conhecerem novos lugares. O Veteran agradece a todos que se fizeram presentes no evento.

Muito belo e raro este Ford T ano 1923. Foi produzido entre 1908 e 1928. Era mais antigo do encontro. Foi substituído pelo modelo A também e dois modelos Tudor (duas portas capota rígida) estavam lá também.

Ford Tudor 1937 que podia ser equipado com motor quatro cilindros em linha ou o V8 flathead. Este propulsor foi produzido entre 1932 e 1953.

Um impecável Dodge Kingsway. Tinha a mesma carroceria do irmão Dodge Coronet, mas com diferenças de acabamento. As versões cupê e conversível eram muito atraentes. A versão perua(Station Wagon) chamava-se Suburban Savoy ou Utility em seu acabamento mais simples. Era equipado com motor de seis cilindros em linha ou Red Ram V8.

Chevrolet Styleline sedã era equipado com motor seis cilindros em linha 216 (3 539 cm³) e 92 cavalos ou 235 (3.850 cm³) que podia ter 105 cavalos no modelo fabricado entre 1950 e 1952. Podia ter cambio automático Powerglide com duas velocidades ou manual com três e alavanca na coluna.

Chevrolet Chevy II Nova de produção argentina. A primeira geração conhecida como 400 foi produzida entre 1962 e 1974 na cidade de  San Martín, na província de Buenos Aires, Argentina. Este modelo é o série II com motor 250 (4100 cm³) Também foram usados os motores  194 (3.185 cm³) com 106 cavalos, o 230 (3.769 cm³ com 127 cavalos e o 250 como este (4.097 cm³) com 155 cavalos. Todos com seis cilindros em linha.

Onde? Vizinho dos municípios de Tucunduva, Santa Rosa e Santo Cristo, Tuparendi se situa a 13 quilômetros a Noroeste de Santa Rosa a maior cidade nos arredores no estado do Rio Grande do Sul

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Texto e fotos: Vilson Winkler

VILSON WINKLER - VETERAN CAR CLUB TUPARENDI / PORTO MAUA


Para ler - Clique no livro para acessar

Picapes Chevrolet - Robustez que conquistou o Brasil

Caminhões FNM 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A História do Automóvel - Três volumes

Uma excelente coleção para quem quer conhecer o mundo ao automóvel é o Box coleção: A História do Automóvel - 3 volumes . O autor é o famoso engenheiro e jornalista José Luiz Vieira um dos responsáveis das edições da antiga revista Motor 3. Estes exemplares citados aqui tem excelente qualidade gráfica e editorial. Vem no formato 19 x 26 x 9 cm. São ao todo 1.320 páginas contando a história de todo automobilismo mundial com muitos textos e fotos. Ele se divide em:

  • Volume 1 - da pré-história a 1908
  • Volume 2 - de 1908 a 1950
  • Volume 3 - de 1950 aos dias atuais

Clique abaixo acessar o site.

Os bons livros da Editora Alaúde. Clique abaixo.

Compre livros de carros nacionais ou estrangeiros na Clique aqui para comprar livros

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Editora Alaúde fez uma tem ótimos livros sobre os carros brasileiros e estrangeiros. Clique sobre a figura e acesse.

Vários bons títulos.

Ambos em capa dura e são muito ricos em fotos e dados. Clique sobre a figura para acessar.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Montagem:  Francis Castaings                

© Copyright - Site http://www.retroauto.com.br - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Volte a página principal do site.