Sabará - Minas Gerais

Encontro de Autos Antigos no Santuário de Santo Antônio de Roça Grande  – Outubro de 2016.

Foi na bela cidade história de Sabará, em Minas Gerais, no dia 16 de outubro de 2016, o Encontro no Santuário de Santo Antônio de Roça Grande. Cerca de 180 veículos estavam lá apesar de um sol escaldante que não interferiu no simpático encontro no estacionamento da paróquia. Presença de vários clubes da região metropolitana de Belo Horizonte, carros antigos clássicos, hot’s, um caminhão muito interessante e várias motocicletas. Contou com uma ótima estrutura e a animação do público foi grande.

A Associação Mineira de Antigomobilismo (AMA) compareceu em peso. O evento contou com a presença do Presidente  Antônio do Monte Furtado Filho, os diretores da mesma, Milton Oliveira Sálvio (Organizador do evento) e Marco Túlio Landim. Muitos colecionadores, belos carros e povo acolhedor que apreciou muito o evento.

O presidente da AMA Antônio do Monte Furtado Filho e o Presidente do Clube do Puma Marco Túlio Landin.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Ford

Ford modelo  A 1929 Phaeton. Este tipo de carroceria com teto de lona e quatro portas era chamado de torpedo.

Hot Ford modelo A Tudor

Hot Ford Tudor 1936.

Picape Ford F-100 Twin-I-Bean (suspensão dianteira semi-independente). Foi fabricado entre 1968 e 1972.

Ford Landau 1979.

Ford Landau 1975. Muito capricho e competência na restauração. Saiba mais sobre este grande Ford.

Impecável Ford Corcel cupê 1974. Leia mais sobre o cavalo da Ford.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da General Motors

Chevrolet Bel Air 1953 Hardtop. Havia opções com carroceria de quatro portas, conversível e perua. Até 1954 só havia a opção com motores seis cilindros. Raros são os modelos Panelvan ou Delivery Van que tinha fechada com chapasa parte após o vidro lateral dianteiro. Uma perua (Station Wagon) para serviços ou lazer.

Outro da mesma linhagem.

Belo Chevrolet Opala cupê 2500. Belo!

Chevrolet Opala 4100 Diplomata. Muito bom! Leia mais sobre o Opala.

Chevrolet Chevette da primeira geração. Leia mais sobre.

Impecável Chevrolet Calibra. Um dos melhores carros fabricados pela Opel (filial alemã da GM). Sabia que quase todos modelos de carros Chevrolet no Brasil são originários da Opel? O Opala veio do Rekord C e o Chevette do Kadett na década de 70. Depois veio o Monza que era o Ascona lá, o Omega tinha o mesmo nome, idem para Kadett, Astra, Vectra, etc.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Puma Veículos.

Puma GT 1600 apelidado de Tubarão.

Este com  personalizações de bom gosto.

E o Puma GTB S/2 com motor Chevrolet Opala 4100. Saiba mais sobre o Puma.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Volkswagen.

Esta Volkswagen Kombi chamou muita atenção. Leia mais sobre um dos mais famoso utilitários do mundo.

Outro que chamou muita atenção foi este Volkswagen sedã ano 1955 de origem alemã. Acima do pára-choques a entrada de ar é falsa. A outra servia para a buzina.

E com o certificado do museu alemão da casa VW.

Um carro de muito valor. Não só monetário, mas histórico. Merecedor da placa preta.

Outro também em ótimo estado.

Este da década de 70. Foram equipados no Brasil com motores 1.200 cm³, 1.300, 1.500 e 1.600.

A alegria de uma criança não tem preço.

O Volkswagen Variant fez grande sucesso.

O Volkswagen Passat revolucionou na década de 70. Leia mais.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Chrysler.

Belo Dodge Dart cupê 1972. Leia mais sobre os grande Dodge do Brasil.

E o sedã luxuoso Le Baron.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Vemag.

Um dos primeiros DKW Belcar com porta dianteira "suicida".

Um dos últimos DKW foi o Belcar 1967. Após a interrupção da produção deste carro com motor de dois tempos, este grupo óptico,  foi utilizado na linha VW 1600 quatro portas, Variant e TL a partir de 1971. Havia em excesso do conjunto na antiga fábrica da Vemag!

A Vemag do Brasil também fabricou a perua Vemaguet, seus derivados Caiçara e  Pracinha, o lindo sedã Fissore e o utilitário Candango. Os primeiros Malzoni tinham mecânica DKW. foi instalada na Rua Vemag, 1036 no bairro de Vila Prudente, às margens do rio Tamanduateí. Leia mais sobre o Candango.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os solitários, mas importantes e interessantes.

Picape Fiat 147 1/2 Tonelada. São muito raros utilitários em bom estado como este independente de marca ou modelo. Leia mais sobre a linha Fiat 147.

Picape International Harvest 1948. Rara!

Caminhão Mercedes-Benz Modelo L 312 em ótimo estado. Quem tem um igual neste estado de conservação?

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Presenças

Bruno Vianna Duarte, o presidente da AMA Doutor Antônio do Monte Furtado Filho, Doutor Ford Mecânica Elias Jorge Tauil Neto, o Galaxeiro O senhor Ivo Joncew, o filho de Elias, Salatiel e um amigo.  Será que estes meninos vão pegar a boa doença sobre rodas antigas?

O diretor técnico da AMA Milton Sálvio (DKWeanos das Gerais) , o Padre José Marcilon Silva, vigário da Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade que abrange o município de Sabará que recebeu o certificado da AMA do Doutor Antônio do Monte Furtado que também é presidente dos Galaxeiros das Gerais.

Este evento teve apoio da AMA (Associação Mineira de Antigomobilismo). Os museus, casas antigas, castelos, obras de arte merecem ser preservados. Os veículos idem e a AMA faz isso muito bem com seu apoio.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Texto e fotos Francis Castaings                               

© Copyright - Site http://www.retroauto.com.br - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Volte a página principal do site.