Exposição inaugura novo espaço de convenções em Santos

Entre os dias 31 de outubro e 8 de novembro, o Clube de Automóveis Antigos de Santos expôs parte de seu acervo no pavilhão de exposições do Santos Convention Center, inaugurado pela Prefeitura como parte do projeto de revitalização da Ponta da Praia, estimulando a atividade turística num dos bairros mais nobres do município. Respeitando os protocolos de prevenção contra a Covid-19, milhares de visitantes puderam acompanhar uma autêntica cronologia da evolução da indústria automobilística ao longo do tempo.

Uma réplica do Benz Patent Motor-Wagen (acima) , construído por Karl Benz, em 1886, simbolizava o começo da trajetória da indústria mundial, coincidindo com a história da Mercedes-Benz, representada por uma seleção de automóveis da mítica marca alemã, como o Sedan 230 de 1966, o cupê 250 CE de 1972 e o 280 S 1974, do ex-jogador e Rei do Futebol, Pelé.

Ford Business Coupé 1941 e Rolls-Royce Silver Shadow 1980 (Acima)  eram outros símbolos de nobreza em meio a ícones da indústria automobilística, como o Chevrolet Bel Air 1957, Corvette, Plymouth 1948, Ford Modelo T, Alfa Romeo, Pontiac Firebird e Ford Taurus (abaixo)

Mostrado em diversas variações como o Fordor 1929 e Phaeton 1931, o lendário Ford Modelo A não poderia ficar de fora, demonstrando sua importância para a preservação histórica da indústria automobilística mundial.

O carismático Fusca também marcou presença com dois raríssimos exemplares de fabricação alemã, sendo um modelo de luxo com teto solar em lona (de 1954) e um conversível de 1959, além de um exemplar brasileiro, equipado com diversos acessórios da época de sua produção.

Outros automóveis de produção nacional como o Passat, incluindo um raro modelo GLS, de 1983, Puma, Adamo, Santa Matilde, SP-2, DKW, Kombi, Gurgel, Romi-Isetta, e o curioso microcarro Emis Art (abaixo) , além de algumas motocicletas antigas, como a Gilera Super Sport de 1957 e DKW RT-100, de 1936. Cedidos pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), de Santos, foram mostrados alguns bondes, utilizados em roteiros turísticos no Centro Histórico do município paulista, despertando a curiosidade de inúmeros visitantes.

Ao mesmo tempo o Santos Convention Center surge como alternativa para a volta do grande evento anual do Clube de Santos, cuja última edição se realizou em 2015, gerando perspectivas de crescimento para a preservação histórica e cultural do automóvel na Baixada Santista. 















Veículos Nacionais

Adamo GTM e Puma GTC ao fundo                                                                                                                                                     

Volkswagen SP-2 Conheça

Volkswagen Brasília Saiba mais 

Volkswagen Passat

Saiba mais sobre o Passat

Volkswagen Kombi

E uma alemã 1965. Conheça a Kombi

Um Volkswagen alemão Saiba mais sobre o Fusca

Linha DKW. Saiba mais

Os carros de João Augusto do Amaral Gurgel

Um Xavante 1973

Um furgão Xavante X15

E o pequenoBR 800  Conheça os carros da Gurgel Veículos

Puma GTB S2 Conheça

Um Santa Matilde

E um Ford Maverick

E o primeiro nacional de nossas ruas. O simpático Romi Isetta

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dos Estados Unidos

Os carros da Ford

Ford Modelo T

Um raro modelo A de competição

Conheça a linha modelo A

Ford Business Cupê 1941

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os Carros da General Motors

Chevrolet Special de Luxe 1940 linha Master Conheça

Chevrolet Bel Air 1957 Conheça

Chevrolet Impala 1962.Havia ainda a carrocerias com quatro portas com ou sem coluna, duas portas com coluna, conversível e perua. O mais potente cobria o 1/4 de milha em 14,7 segundos atingindo 155 km/h! Tinha 410 cavalos e 6.702 cm³ em seu V8.

Chevrolet Corvette Stingray 1973 da terceira geração

Chevrolet Corvette 1981 O Chevrolet Corvette Stingray da terceira geração, ou C3 (1968 à 1982). O Corvette foi o primeiro carro americano de produção em série a ter carroceria fabricada em plástico reforçado com fibra de vidro. Tinha motores V8 de bloco pequeno sendo que alguns atingiam altas cilindradas. O maior tinha 454 polegadas cúbicas (7,44 litros) e 425 cavalos. Descascava asfalto!

Pontiac Firebird 1975

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Chrysler

Plymouth Special de Luxe 1948

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Alemanha

Os carros da Daimler Benz - Mercedes-Benz 250 CE 1972 Linha W113/W114 Saiba mais

 Mercedes-Benz 280 W114 1974

Mercedes-Benz 280 S W116 1974 do ex-jogador e Rei do Futebol, Pelé.

Mercedes-Benz 300 E W124 1987

Mercedes-Benz C 230 Touring 1998

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Itália

Alfa Romeo 156. Super colecionável

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em duas rodas

Moto DKW RT 100 1936

Moto Gilera Super Sport 1957

Ótima exposição, ótimas fotos como é tradição em Santos, São Paulo

Montagem:  Francis Castaings  - Texto e fotos: Eduardo Rodrigues

© Copyright - Site http://www.retroauto.com.br - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Volte a página principal do site.


Clube de Santos comemora 22 anos em grande estilo

Com seu tradicional encontro, realizado ao terceiro sábado de cada mês, no último dia 17 de março, em grande estilo, o Clube de Automóveis Antigos de Santos comemorou seu 22º aniversário de fundação. Mais de 70 veículos antigos de diversos modelos, épocas, gêneros e nacionalidades que marcaram a história da indústria automobilística no século 20 deram um colorido especial, despertando a curiosidade das novas gerações e boas lembranças para muitos saudosistas presentes à Praça Mauá, tradicional ponto de encontro dos antigomobilistas, no Centro Histórico de Santos.

De automóveis que marcaram a infância de muitas pessoas a veículos militares e de transporte, grandes ícones da indústria mundial como o Chevrolet Corvette (acima) e os luxuosos Mercedes-Benz (abaixo), chamavam as atenções de aficionados e visitantes por sua originalidade e conservação dignas de verdadeiras preciosidades sobre rodas.

Entre os automóveis da indústria brasileira que predominavam em meio à grande festa, um Dodge Charger R/T, na cor Amarelo Montego, 1975, sem restauração, demonstrando as marcas de seus 43 anos de existência, sobre um caminhão Dodge D-300 americano, de 1970, se destacava entre dezenas de clássicos que faziam a alegria de diversas tribos, como o charmoso Karmann-Ghia, Fusca, Opala, Maverick, Kombi, Fiat 147, buggyes, réplicas e esportivos em fibra de vidro como o MP Lafer, Puma e Santa Matilde.

Um reluzente Charger R/T, Amarelo Boreal, 1971, idêntico ao usado por Roberto Carlos no filme “A 300 Quilômetros por Hora”, Chevrolet Marta Rocha 1956 e ícones que faziam a cabeça dos apaixonados por carros nos anos 80, como o Chevette Hatch, Voyage e Santana, também não passaram despercebidos diante de centenas de pessoas que prestigiavam o evento, que todo mês reúne antigomobilistas e suas famílias num agradável de ambiente de alegria e congraçamento, fortalecendo a atividade turística e contribuindo para a preservação cultural e histórica do automóvel na região no litoral paulista.

Eduardo Rodrigues

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da General Motors

Picape Chevrolet 3100 da linha Advanced Design fabricada entre 1947 e 1955. Faziam parte da plataforma A da GM

Picape GMC (General Motors Truck Company) que fazia parte da Medium-duty trucks que produzia picapes e furgões. Tem praticamente as mesmas características mecânicas da Chevrolet e diferenças na parte externa. Mas esta linha era chamada de New Design series

Picape Chevrolet 3100 "Marta Rocha" 1956

Corvette Stingray da terceira geração. Um ícone americano de esportividade com vasta gama de motores com oito cilindros em "V"

Chevrolet Opala SS 6 com motor 4.100

Chevrolet Opala Caravan SS. Até hoje muito admirada e colecionável. Leia mais sobre a linha Opala

Na maioria dos grandes e pequenos encontros do Brasil é muito raro um Chevrolet Chevette Hacth nestas condições.

Esta foi a terceira e última mudança estética do Chevette. Saiba mais sobre o pequeno GM

O esportivo Santa Matilde era fabricado no Rio de Janeiro e tinha mecânica Chevrolet Opala

O utilitário Engesa (Engenheiros Especializados S/A) utilizou motores Opala de quatro e seis cilindros

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Chrysler

Belo Dodge Charger R/T, na cor Amarelo Montego, 1975, sem restauração

O primeiro Charger R/T (Road & Track). Leia mais sobre a linha Dodge Dart e Charger

Raro e impecável caminhão Dodge D-300 de origem americana.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Volkswagen

Belo modelo alemão 1303 conversível com carroceria Karmann

O modelo chegou ao Brasil em 1950 e começou a ser produzido aqui em 1959. Seus motores foram 1.200, 1.300, 1.500 e 1.600 cm³.

Sofreu várias modificações internas e externas e sua produção terminou em 1986. A pedido de um ex-presidente da república voltou em 1993 e foi produzido até junho de 1996.

A Kombi foi o primeiro veículo produzido no Brasil

Tinha a versão picape e esta adaptação ficou muito interessante. Na Alemanha fazia para da linha.

Outro modelo ao lado do Volkswagen Variant. Leia mais sobre a Kombi

O esportivo Karmann-Ghia foi o primeiro esportivo Volkswagen na Alemanha e no Brasil. Saiba mais

Usando plataforma VW o Puma GT fez enorme sucesso

Os modelos Spider eram muito atrativos

Junto dos dois felinos, um MP Lafer. Leia mais sobre os carros da Puma Veículos

O Volkswagen Gol foi lançado em 1980. Dele nasceu a linha Voyage, Saveiro e Parati

O Volkswagen Santana foi lançado no Brasil em 1984 nas versões CS, CG e CD. Primeiro veio o quatro portas, depois o duas portas e a perua Quantum completou a linha. Fez bela concorrência ao Opala e Monza da GM, ao Del Rey da Ford e ao Tempra da Fiat

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O carros da Ford

Estavam lá dois Ford Maverick GT. Saiba mais sobre este médio da Ford

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fiat

O Fiat 147 revolucionou o mercado nacional com soluções tecnológicas inéditas aqui. Saiba mais

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Mercedes-Benz

Mercedes-Benz classe S série W116 produzido entre 1972 e 1980. Grande sucesso da marca com motores seis cilindros em linha e vários V8. O modelo mais potente 450 SEL 6,9 era um canhão! Tinha potência de sobra e desempenho de esportivo! E também tinha motorização à diesel, com cinco ou seis cilindros em linha com turbo.

Mercedes classe C série W124 com carrocerias cupê, conversível, sedã quatro portas, limousine (Lang) e perua. Motores à gasolina com quatro, seis ou oito cilindros em "V". Também tinha motores diesel com quatro e seis cilindros que poderiam ser equipados com turbo.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Peugeot

A linha 505 da Peugeot foi lançada em maio de 1979. Substituía a linha 504 de grande sucesso.  Este é um modelo 505 Break. O sedã tinha ampla gama de motores com quatro cilindros em linha e sua versão GTI tinha 2.185 cm³ e 135 cavalos. Atingia 185 km/h. O motor V6 PRV ( Peugeot, Renault et Volvo) era de maior performance. Tinha 2,8 litros e 170 cavalos chegando aos 210 km/h.O motor turbo diesel também foi muito apreciado nos sedãs e na perua. Foi fabricado na França, Argentina e Austrália principalmente. Faz parte da linha de táxis de Nova York na década de 80 com motorização diesel e fez sucesso! Foi fabricado na França até 1992.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Montagem:  Francis Castaings  - Texto e fotos: Eduardo Rodrigues

© Copyright - Site http://www.retroauto.com.br - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Volte a página principal do site.