2º Aniversário do Clube do Fusca dos Surdos de BH, Clube V8 e Convidados, Junho de 2022

2º Aniversário do Clube do Fusca dos Surdos de BH, Clube V8  e Convidados, Junho de 2022

Aconteceu, no dia 19 de junho, domingo, o segundo aniversário do Clube do Fusca Surdos que foi festejado junto com os amigos do Clube V8 Muscle Cars, no bairro Savassi, coração de Belo Horizonte, Minas Gerais. Vários carros da marca Volkswagen, a maioria arrefecidos a ar, e também, carros de outras marcas nacionais e estrangeiros. Foi muito bom!

Abaixo Gustavo Brandão Reis (Presidente do Clube) e Cláudio Lopes Kakau que ficam a frente deste clube dinâmico.

Um integrante do clube e seu belo Fusca

O Fusca foi fabricado aqui com motores 1.100 (Alemanha) , 1.200, 1.300, 1.500 e 1.600 cm³. É de longe o motor mais utilizado no planeta. Em carros, barcos, ultra-leve, motocicletas, triciclos, etc. Foi lançado aqui no Brasil em 1959, fabricado em São Bernardo do Campo, São Paulo. Mas os primeiros, de origem alemã desembarcaram no porto de Santos, São Paulo em 1950. E caiu no gosto brasileiro!

Um dos carros mais queridos do país acabou de completar 60 anos de produção do Brasil. Em 1950 chegavam importados os primeiros Fusca no Brasil e passaram a ser fabricados aqui em 1959. Um dos carros mais amados do Brasil. Lá fora foi chamado e ainda é de Carocha em Portugal, Escarabajo na Argentina, Cox ou Coccinelle na França, Magiolino na Itália e Beetle nos países de língua inglesa

Foi produzido em grande escala aqui, em seu país de origem Alemanha, onde era apelidado de Käfer, besouro em alemão, e também foi fabricado na Austrália, África do Sul e no México, último país a produzi-lo.

Em 1970 chegava o Fuscão com motor 1.500 cm³ e 44 cavalos. E vendeu muito bem! O painel podia ter revestimento imitando madeira. foi o carro mais vendido da década de 70, apesar do lançamento do Chevrolet Chevette, do Fiat 147, do irmão VW Brasília… Também nesta década, não faltaram rodas de liga de 13 e 14 polegadas mais largas, a famosa “tala larga” , com pneus radiais, escapamentos da marca Kadron, volantes de menor diâmetro e também eram rebaixados para ganhar mais estabilidade.

A produção terminou em 1986. Só havia a opção com motor 1600 (o 1300 deixou de constar em 1984), vidros verdes, rodas com diâmetro de 14 polegadas…mas voltou em 1993 e por volta de 47.000 Fuscas foram produzidos até 1996 e em Puebla, no México até março de 2003 e na Alemanha foi encerrada em 1978.

Ao todo foram de 1938 à 2003: 21.529.464 produzidos sendo 15.444.858 na Alemanha (330.251 conversíveis ), 3.350.000 no Brasil cerca de 2,5 milhões no México (Vocho) e montados na Austrália, Bélgica, Finlândia, Indonésia, Irlanda, Malásia, Nova Zelândia, Nigéria, Filipinas, África do Sul e Venezuela Leia a história do Volkswagen mais famoso do mundo

O primeiro esportivo lá na Alemanha e no Brasil foi o Karmann-Ghia. Saiba mais sobre este belo

A perua Variant chegou em 1970

E depois veio o fastback TL Conheça a linha Typ 3

Os esportivos com motor VW a ar

Um MP Lafer. Conheça

E a réplica do Porsche Spyder 550 Chamonix

Da linha Gol nasceu o sedã Voyage. Este na versão 1.6 GLS Conheça toda a linha

Nascia o sedã Santana e depois veio a perua Quantum Conheça

A Volkswagen absorveu no final da década de 60 a DKW. Abaixo um dos primeiros Belcar. Conheça


Outros ilustres

Autêntico Porsche 356. Conheça

Da Alemanha também um Mercedes-Benz classe W124. Saiba mais

Dos Estados Unidos

Um belo Chevrolet Fleetline cupê

A picape da linha Advanced Designer Conheça a linha C/K americana

E o nosso mais famoso Chevrolet: O Opala Conheça

A linha Ford

Um Ford Mustang cupê 1967 Conheça

Um Mercury Cougar Conheça

Do Brasil uma picape Ford F-100 apimentada Conheça

E um Ford Maverick Conheça os modelos GT

Na guerra, nas fazendas e estradas. Um Jeep CJ5 (Civilian Jeep)


Do Japão duas gerações de motocicletas. A maior uma Honda CBR 450 S2 e a pequena ST70


Um Ótimo Encontro

A reunião dos amigos

Agradeço o convite ao Cláudio Lopes, Gustavo Reis Brandão e a Rodolfo Malard


Agradecimentos ao MOVA (Museu de Objetos e Veículos Antigos) na pessoa do Amigo Jeferson Rios que vem atuando na Liberação do Espaço no bairro da Savassi aos Domingos para os Encontros de Carros Antigos. Agora os Carros Antigos estão no Lugar Nobre. Merecem e fazendo parte da História de Belo Horizonte, Minas Gerais.


Acesse os eventos anteriores

Texto, fotos e montagem Francis Castaings                                                           

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Acesse o site Retroauto na versão anterior

Volte a página principal do site