Encontro Portal do Fusca Novembro de 2021

Encontro Portal do Fusca Novembro de 2021

Em 7 de novembro de 2021,primeiro domingo do mês, mais um bom encontro dos carros Volkswagen e convidados no Portal do Fusca. Veículos de ótima qualidade e a animação de sempre dos colecionadores e apreciadores de carros antigos. Foi muito bom! Sempre Bairro Mangabeiras, a partir de 9:30 horas na Avenida José do Patrocínio Pontes , ao lado do antigo Instituto Hilton Rocha.

O Fusca foi fabricado aqui com motores 1.100 (Alemanha) , 1.200, 1.300, 1.500 e 1.600 cm³. É de longe o motor mais utilizado no planeta. Em carros, barcos, ultra-leve, motocicletas, triciclos, etc. Foi lançado aqui no Brasil em 1959, fabricado em São Bernardo do Campo, São Paulo. Mas os primeiros, de origem alemã desembarcaram no porto de Santos, São Paulo em 1950. E caiu no gosto brasileiro!

Um dos carros mais queridos do país acabou de completar 60 anos de produção do Brasil. Em 1950 chegavam importados os primeiros Fusca no Brasil e passaram a ser fabricados aqui em 1959. Um dos carros mais amados do Brasil. Lá fora foi chamado e ainda é de Carocha em Portugal, Escarabajo na Argentina, Cox ou Coccinelle na França, Magiolino na Itália e Beetle nos países de língua inglesa.

Foi produzido em grande escala aqui, em seu país de origem Alemanha, onde era apelidado de Käfer, besouro em alemão, e também foi fabricado na Austrália, África do Sul e no México, último país a produzi-lo. Originais ou não são sempre interessantes.

Em 1970 chegava o Fuscão com motor 1.500 cm³ e 44 cavalos. E vendeu muito bem! O painel podia ter revestimento imitando madeira. foi o carro mais vendido da década de 70, apesar do lançamento do Chevrolet Chevette, do Fiat 147, do irmão VW Brasília… Também nesta década, não faltaram rodas de liga de 13 e 14 polegadas mais largas, a famosa “tala larga” , com pneus radiais, escapamentos da marca Kadron, volantes de menor diâmetro e também eram rebaixados para ganhar mais estabilidade. E Também o poderoso Bizorrão

Leia mais sobre o mais famoso Volkswagen

Mas o primeiro Volkswagen fabricado no Brasil foi a Kombi. Conheça

O terceiro modelo foi o Karmann-Ghia

Sucesso em qualquer exposição. Saiba mais

Um TC impecável presente em todos os eventos Conheça

O terceiro foi o Volkswagen sedã quatro portas. Conheça

Em 8 de junho de 1973 o Volkswagen Brasília fazia sua estreia Conheça

Baseado nela a Variant II

Em 1980 chegava o Volkswagen Gol que iria gerar uma grande família. Conheça

A revolução da água começou com o Passat. E depois veio sua versão mais moderna: O Santana Saiba mais

Há vários carros com nome de Felinos. Mas em nossas terras o Puma GT brilhou

Conheça este sucesso

E a réplica do MG chamada aqui MP com motor VW traseiro. Conheça


Ford e Willys

Dois Jeep CJ (civilian Jeep)-5 impecáveis

Um Bela Ford Ranger


E um impecável Dodge Dart cupê que completou 50 anos em 2021. Conheça


Da casa Daimler-Benz um modelo cupê da geração W114/115


Texto, fotos e montagem Francis Castaings                                                           

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Acesse o site Retroauto na versão anterior

Volte a página principal do site