Encontro Portal do Fusca – Setembro de 2021

Encontro Portal do Fusca – Setembro de 2021

Em 6 de setembro de 2021,sempre primeiro no domingo do mês, mais um bom encontro dos carros Volkswagen e convidados no Portal do Fusca. Veículos de ótima qualidade e a animação de sempre dos colecionadores e apreciadores de carros antigos. Foi muito bom! Sempre no Bairro Mangabeiras, em Belo Horizonte, Minas Gerais, a partir de 9:30 horas na Avenida José do Patrocínio Pontes , ao lado do antigo Instituto Hilton Rocha.

Os Carros da Volkswagen

O Fusca foi fabricado aqui com motores 1.100 (Alemanha) , 1.200, 1.300, 1.500 e 1.600 cm³. É de longe o motor mais utilizado no planeta. Em carros, barcos, ultra-leve, motocicletas, triciclos, etc. Foi lançado aqui no Brasil em 1959, fabricado em São Bernardo do Campo, São Paulo. Mas os primeiros, de origem alemã desembarcaram no porto de Santos, São Paulo em 1950. E caiu no gosto brasileiro!

Um dos carros mais queridos do país acabou de completar 60 anos de produção do Brasil. Em 1950 chegavam importados os primeiros Fusca no Brasil e passaram a ser fabricados aqui em 1959. Um dos carros mais amados do Brasil. Lá fora foi chamado e ainda é de Carocha em Portugal, Escarabajo na Argentina, Cox ou Coccinelle na França, Magiolino na Itália e Beetle nos países de língua inglesa

Leia mais sobre o Fusca

O Volkswagen Typ 3 Abaixo o sedã 1600 quatro portas

E a perua Variant

Saiba mais

O primeiro Volkswagen do Brasil foi a Kombi

Conheça

E o Karmann-Ghia TC Conheça

O Buggy ou Bugue foi um sucesso nos Estados Unidos e no Brasil no final da década de 60 e durante a década de 70. Nos Estados Unidos eram muito usados na corrida no deserto Baja 1000. Era uma corrida rallye-raid para veículos fora de estrada (ou “off-road”) disputada na região da Baixa Califórnia no norte do México.

Outro interessante. Aos poucos eles estão de volta aos encontros.

Raro Gurgel em ótima apresentação Xavante XT. Leia mais

O maior sucesso com motor VW traseiro foi o esportivo Puma GT

Saiba mais

Um dos maiores sucessos da Volkswagen com motor dianteiro foi o Gol

E um modelo GTI. Conheça toda linha

Um Volkswagen Santana CS impecável

O Volkswagen Santana chegou ao Brasil em 1984 para concorrer com o Chevrolet Opala, Chevrolet Monza, Ford Del Rey e depois enfrentou o Fiat Tempra. Era uma versão do Passat alemão com três volumes e depois veio a perua Quantum lá e aqui no Brasil. Na Alemanha era a segunda geração do Passat e na terceira geração o nome Santana deixou de ser usado e Quantum tornou a ser Variant. Todas as peruas da marca VW na Alemanha se chamam Variant. Aqui também foi fabricada a versão com duas portas que não existiu lá. Era a época em que o Brasileiro achava que carro duas portas era mais seguro.

O motor com 1.800 cm³ se mostrou-se fraco para o carro. Lógico que era um ótimo motor, mas o Santana era pesado! E logo foi colocado como opcional o de 2.000 cm³ que tornou sua aceleração mais vigorosa assim como a velocidade máxima. As primeiras versões foram a CS, CG e CD, Confort Silver, Gold e Diamond.

E um GLSi já com nova frente e traseira. Em 1991 veio a primeira reestilização.Frente e traseira baseadas no irmão alemão. A última alteração na carroceria foi em 1998. O Volkswagen Santana foi fabricado até 2006. Já havia a concorrência de vários importados e aqui no Brasil havia o Vectra da General Motors e depois o Marea da Fiat. A Ford trazia o Mondeo

A versão Sport de 1993, exclusivamente na versão duas portas, nas cores preto ou branco no início, tinha lanternas com acabamento fumê e spoiler traseiro. Tinha motor 2.0 com injeção e freios ABS. A cor vermelha ganhou admiradores. Foi produzido de 1987 a 1991 com o nome de Carat (Quilate em francês) na Argentina. A Quantum foi exportada para lá até 1996.


Os carros da Ford

Impecável Ford modelo A Saiba mais sobre um dos mais famosos Ford

Belo exemplar de um dos primeiros Ford Galaxie 500 Conheça


Exemplar do BMW (Bayerische Motoren Werke AG) E36. Conheça a história que deu origem a linha 3


E um Chevrolet Tigra. O Chevette foi substituído pelo Corsa em 1994. Na mesma plataforma, compartilhando várias peças chegou aqui o Opel Tigra.


Texto, fotos e montagem Francis Castaings                                                           

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Acesse o site Retroauto na versão anterior

Volte a página principal do site