Encontro The Garage BR – Julho de 2023

Encontro The Garage BR – Julho de 2023

Aconteceu no domingo dia 23 de julho de 2023, o encontro do The Garage no bairro Belvedere, em Belo Horizonte, Minas Gerais, na aprazível Praça íris Valadares. Estavam lá muitos visitantes e colecionadores. Como sempre lotado! Quem for expor tem que chegar cedo, por volta das 9:00 horas.

Este ótimo evento acontece sempre no quarto domingo do mês com belos carros antigos de várias marcas nacionais e estrangeiros. E praça cheia muito animada. Um ótimo programa para que é fã ou não de carros antigos. Sempre com novidades. Ótimo! Aprecie sem moderação

Um evento Volkswagen, mas democrático que admite outras marcas. Isso é a união do antigomobilismo.

O Fusca foi fabricado aqui com motores 1.100 (Alemanha) , 1.200, 1.300, 1.500 e 1.600 cm³. É de longe o motor mais utilizado no planeta. Em carros, barcos, ultra-leve, motocicletas, triciclos, etc. Foi lançado aqui no Brasil em 1959, fabricado em São Bernardo do Campo, São Paulo. Mas os primeiros, de origem alemã desembarcaram no porto de Santos, São Paulo em 1950. E caiu no gosto brasileiro!

Um dos carros mais queridos do país acabou de completar 60 anos de produção do Brasil. Em 1950 chegavam importados os primeiros Fusca no Brasil e passaram a ser fabricados aqui em 1959. Um dos carros mais amados do Brasil. Lá fora foi chamado e ainda é de Carocha em Portugal, Escarabajo na Argentina, Cox ou Coccinelle na França, Magiolino na Itália e Beetle nos países de língua inglesa

Foi produzido em grande escala aqui, em seu país de origem Alemanha, onde era apelidado de Käfer, besouro em alemão, e também foi fabricado na Austrália, África do Sul e no México, último país a produzi-lo

Em 1970 chegava o Fuscão com motor 1.500 cm³ e 44 cavalos. E vendeu muito bem! O painel podia ter revestimento imitando madeira. foi o carro mais vendido da década de 70, apesar do lançamento do Chevrolet Chevette, do Fiat 147, do irmão VW Brasília… Também nesta década, não faltaram rodas de liga de 13 e 14 polegadas mais largas, a famosa “tala larga” , com pneus radiais, escapamentos da marca Kadron, volantes de menor diâmetro e também eram rebaixados para ganhar mais estabilidade.

A produção terminou em 1986. Só havia a opção com motor 1600 (o 1300 deixou de constar em 1984), vidros verdes, rodas com diâmetro de 14 polegadas…mas voltou em 1993 e por volta de 47.000 Fuscas foram produzidos até 1996 e em Puebla, no México até março de 2003 e na Alemanha foi encerrada em 1978.

Ao todo foram de 1938 à 2003: 21.529.464 produzidos sendo 15.444.858 na Alemanha (330.251 conversíveis ), 3.350.000 no Brasil cerca de 2,5 milhões no México (Vocho) e montados na Austrália, Bélgica, Finlândia, Indonésia, Irlanda, Malásia, Nova Zelândia, Nigéria, Filipinas, África do Sul e Venezuela Leia a história do Volkswagen mais famoso do mundo


Em 1957 o primeiro Volkswagen brasileiro chegava as ruas. Era o utilitário Kombi

Conheça

O primeiro esportivo aqui no Brasil e na Alemanha foi o Karmann-Ghia.

E na década de 70 o TC Conheça

No final da década de 60 chegava e linha Typ 3 cujos modelos eram o sedã 1600 quatro portas, o TL e a Variant. Conheça.

Em 1972 chegava o esportivo SP-2 Conheça

E o Volkswagen Brasília em 1973 Saiba mais

Um réplica muito interessante foi o MP Lafer que também usou a mecânica VW a ar Conheça

O Passat começou a revolução dentro da VW Conheça

E em 1980 nascia a linha Gol Conheça

E a linha Santana Quantum em 1984 Conheça


Os Carros da General Motors

Chevrolet Opala SS Conheça a linhagem

O Chevette completou 50 anos em 2023 Saiba mais

E a Caravan nasceu em 1975 Saiba mais

Nos Estados Unidos o Chevrolet Camaro foi para as ruas em 1967 Conheça

E estreando nos eventos um Chevrolet Malibu da terceira geração de 1973 a 1977

E um Chevrolet Impala da década 70, quinta geração, 1971–1976


Os Carros da Ford

Ford Pampa impecável Conheça a linha Corcel

A bela picape Ford F-100 Conheça

E a Ranger. Eram equipadas com um bom motor V6 movido a gasolina. Depois ganhou grade maior na cor preta, três configurações de cabine, tração 4 x 4 com acionamento eletrônico, ABS traseiro… e novos motores de quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 137 cavalos e o V6 contava com 210 cavalos! O tipo de caçamba do modelo acima é conhecido como Step-Side.

O Ford Mustang da primeira safra Conheça

E o sempre presente da terceira geração Saiba mais

E o luxo do cupê Lincoln Continental Conheça


Os Carros da Chrysler

Impecável seda Dodge Dart

E o cupê Conheça a linha

E o Charger americano Conheça


Os carros de Minas Gerais

Um Fiat Prêmio 1300. O primeiro Fiat no Brasil foi o 147 que gerou uma grande família. O Uno gerou o Prêmio, duas e quatro portas, a perua Weekend também com duas e quatro portas e a picape Fiorino. Havia também o motor 1500 e no fim da linha o 1600. 

A Fiat queria ser grande, já era, mas almejava um mercado mais amplo e tinha produtos para tal fim na Itália e por que não trazê-los para o Brasil? Em 1992 chegava o Fiat Tempra, um sedã muito moderno pronto para competir com o Chevrolet Opala no final de linha, o Ford Del Rey que também perdia fôlego e enfrentaria com vantagens o Volkswagen Santana e seu primo Ford Versalhes da Autolatina que já haviam sofrido reestilização. E fez sucesso!

Era um carro médio, que pesava 1.180 quilos, quatro portas, motor transversal com quatro cilindros em linha, 2,0 litros, 105 cavalos, cambio manual de cinco marchas e como todos os carros da linha no Brasil e desde o modelo 128 da década de 60 lançado na Itália, tinha tração dianteira.

Em 1992 chegava o modelo cupê, só existente aqui como o Santana duas portas e mesmo com a versão Turbo fez pouco sucesso e hoje são colecionáveis e raros sobreviventes. A versão Ouro trouxe o primeiro motor com cabeçote com dezesseis válvulas no país e em 1995 a injeção eletrônica chegava aos motores que alcançavam 120 cavalos e a versão Turbo, com duas ou quatro portas atingia 212 km/h e fazia de 0 a 100 km/h em apenas 8,5 segundos. Era o carro mais veloz do Brasil em 1995.  A versão perua, muito bonita, é muito rara nas ruas e era importada.

Saía de cena o Tipo e o Tempra e entravam a linha Brava e Marea bem mais modernos, bonitos e com estilo muito distinto. Os Fiat Brava e Marea foram apresentados nas versões sedã e perua de quatro portas (Marea) e Brava (hatch) quatro portas e seguiram carreira até 2007. Por aqui, nacional ou não já havia o Chevrolet Vectra, Ford Mondeo, Honda Civic, Peugeot 406, Renault Laguna, Toyota Corolla e Volkswagen Bora.Se a concorrência lá era muito forte, aqui também tinha com que se preocupar. Os motores eram com quatro cilindros 1,6, 1,9, estes com dezesseis válvulas, mas o mais interessante era o cinco cilindros em linha com 2,0 litros com potência, 20 válvulas e na versão turbo chegava a 182 cavalos e colocava muito carro para comer poeira, brita, cascalho, etc. O único problema de todos é que sua manutenção não era seguida como se devia. Como em todos os carros de fábricas honestas o manual estava lá, mas seguir as orientações é outra coisa! A versão HLX e Turbo ofereciam airbags frontais, laterais e ABS como opcionais. Era mais uma pioneirismo no mercado nacional nestes itens. E suas linhas não apresentam rugas até hoje!


Da Europa

Mercedes-Benz classe S modelo 280

Mercedes-Benz classe S sempre foi por anos muito distintos. Este da série W116 que foi produzida entre 1972 e 1980. O modelo com motor V8 e 6,9 litros era um canhão! Uma revista europeia famosa, publicou, em 1973 um teste em que um Mercedes 6,9 confrontava um Porsche 911 Carrera. Não eram da mesma categoria, mas tinha valor próximo e números de aceleração e velocidade final também! Vale lembrar que a Mercedes-Benz fez 97 anos em 2023. Conheça mais este belo benz

Mercedes-Benz 300 SEL 6,3 litros, geração W109. Um canhão que reúne luxo e muita potência. Conheça

Um Porsche 911 Carrera S

Jaguar XJ Conheça

E um Citroën H Conheça


Texto, fotos e montagem Francis Castaings                                

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