Encontro The Garage BR – Março de 2022

Encontro The Garage BR – Março de 2022

Aconteceu no domingo dia 27 de março de 2022, com muito calor, o quadragésimo primeiro encontro do The Garage no bairro Belvedere, em Belo Horizonte, Minas Gerais, na aprazível Praça íris Valadares. Estavam lá muitos visitantes e colecionadores. Este ótimo evento acontece sempre no quarto domingo do mês com belos carros antigos de várias marcas nacionais e estrangeiros.

O Fusca foi fabricado aqui com motores 1.100 (Alemanha) , 1.200, 1.300, 1.500 e 1.600 cm³. É de longe o motor mais utilizado no planeta. Em carros, barcos, ultra-leve, motocicletas, triciclos, etc. Foi lançado aqui no Brasil em 1959, fabricado em São Bernardo do Campo, São Paulo. Mas os primeiros, de origem alemã desembarcaram no porto de Santos, São Paulo em 1950. E caiu no gosto brasileiro! Abaixo um modelo mexicano.

Um dos carros mais queridos do país acabou de completar 60 anos de produção do Brasil. Em 1950 chegavam importados os primeiros Fusca no Brasil e passaram a ser fabricados aqui em 1959. Um dos carros mais amados do Brasil. Lá fora foi chamado e ainda é de Carocha em Portugal, Escarabajo na Argentina, Cox ou Coccinelle na França, Magiolino na Itália e Beetle nos países de língua inglesa

Foi produzido em grande escala aqui, em seu país de origem Alemanha, onde era apelidado de Käfer, besouro em alemão, e também foi fabricado na Austrália, África do Sul e no México, último país a produzi-lo.

Em 1970 chegava o Fuscão com motor 1.500 cm³ e 44 cavalos. E vendeu muito bem! O painel podia ter revestimento imitando madeira. foi o carro mais vendido da década de 70, apesar do lançamento do Chevrolet Chevette, do Fiat 147, do irmão VW Brasília… Também nesta década, não faltaram rodas de liga de 13 e 14 polegadas mais largas, a famosa “tala larga” , com pneus radiais, escapamentos da marca Kadron, volantes de menor diâmetro e também eram rebaixados para ganhar mais estabilidade.

A produção terminou em 1986. Só havia a opção com motor 1600 (o 1300 deixou de constar em 1984), vidros verdes, rodas com diâmetro de 14 polegadas…mas voltou em 1993 e por volta de 47.000 Fuscas foram produzidos até 1996 e em Puebla, no México até março de 2003 e na Alemanha foi encerrada em 1978.

Ao todo foram de 1938 à 2003: 21.529.464 produzidos sendo 15.444.858 na Alemanha (330.251 conversíveis ), 3.350.000 no Brasil cerca de 2,5 milhões no México (Vocho) e montados na Austrália, Bélgica, Finlândia, Indonésia, Irlanda, Malásia, Nova Zelândia, Nigéria, Filipinas, África do Sul e Venezuela Leia a história do Volkswagen mais famoso do mundo


Os vários parentes

Um bela picape Volkswagen Kombi. Foi o primeiro VW a ser fabricado no país. Saiba mais (Saiba mais)

Rara e bela Kombi Safari Camper com carroceria Karmann

O primeiro esportivo aqui no Brasil e na Alemanha foi o Karmann-Ghia. Abaixo um belo modelo. Conheça

E sua versão TC

Bela perua Variant muito original Conheça a linha Typ 3

Na década de 70, em 1973 chegaria o VW Brasília derivado da perua Variant. Conheça

E nosso esportivo de maior sucesso: O Puma GT

Um parente alemão que fez sua estreia e foi muito elogiado. Saiba mais sobre o Porsche 356.

A revolução da água aconteceu com o Passat. Após veio o VW Gol arrefecido a ar e depois passou a ser produzido arrefecido a água. Abaixo um belo GTi da segunda geração.

E o modelo da primeira geração GTi Conheça a linha Gol

Na família havia a picape Saveiro, o sedã Voyage e perua Parati.

E o Santana chegava para competir com os médios. Conheça

E a perua Quantum

A Volkswagen absorveu a DKW no final da década de 60

Abaixo um belo exemplar da Vemaguet

E um Belcar Conheça toda linha DKW


Outras marcas

Abaixo um Ford Corcel Belina Conheça

Uma picape Ford 1958

E a picape Ford F-100 da década de 70 Saiba mais

E uma bela Ranger

Os carros da Chrysler

Conheça os Dodge Charger LS e R/T Conheça

E um impecável Dodge 1800 Polara Saiba mais

Os carros da General Motors

Uma picape Chevrolet C-10 Conheça

O Chevrolet mais amado do Brasil.

Conheça o Opala

E um pequeno Chevrolet Corsa. Os carros dos anos 90 estão em alta. As versões Corsa SS Super Sport e GSi são as mais desejáveis.

Uma picape linha D muito bonita

Um Astra em excepcional estado de conservação

Um marca extinta do Grupo GM. Este modelo é um Pontiac Firebird Trans Am SD (Super Duty) 455 (7.456 cm³) ano 1973/1974

Fiat

Bela presença mineira com este Fiat Uno que deu origem a uma grande gama como o Prêmio 1300/1500, a perua Week-End e picapes e furgão Fiorino. Abaixo um modelo 1.5 R que despachava fácil modelos muito maiores

Uma bela réplica do Austin Morris Mini Conheça

Da Alemanha um Mercedes-Benz da série W124 Conheça

A Praça muito cheia

A amiga Elisa responsável por matar a fome e a sede em vários encontros de carros antigos em Belo Horizonte

Texto, fotos e montagem Francis Castaings                                

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Acesse o site Retroauto na versão anterior

Volte a página principal do site