Grande sucesso para a histórica 7ª subida de Montanha do Ceyreste (Veículos Históricos de Competição)

Grande sucesso para a histórica 7ª subida de Montanha do Ceyreste (Veículos Históricos de Competição)

Ceyreste, uma cidade charmosa e tranquila com vista para La Ciotat, suas praias e seus antigos estaleiros, estavam mais agitadas nos dias 1 e 2 de abril. Ceyreste é uma cidade francesa na região administrativa da Provença-Alpes-Costa Azul, no departamento de Bouches-du-Rhône, sul da França.

No percurso, encurtado pela urbanização, da famosa subida de montanha que nasceu em 1902, e que foi inscrita no Campeonato Francês de Montanha, decorreu a 7ª edição do Subida Histórica organizado pela Phocéa Productions. Na tarde de sábado, os participantes sacrificaram-se às tradicionais e inevitáveis ​​verificações administrativas e técnicas, no terreno da sala polivalente. Um grande momento de convívio e paixão, cerca de 90 automóveis desportivos das décadas de 1960 a 1990, todos muito bem conservados ou restaurados, alguns dos quais se tornaram raríssimos. Lendo a lista de inscritos, todos os aficionados do automobilismo tinham estrelas nos olhos e batimentos cardíacos um tanto acelerados. Abaixo um fórmula Martini MK11 1976

De fato, no meio dos habituais, mas ainda cativantes Berlinettas Alpine , R8 Gordini, Simca Rallye II, Austin Mini, Alfa Romeo Giulia, Ford Escort, Opel, Peugeot, VW e outros BMWs, havia algumas pepitas: um Shelby Cobra de 1966, um Ford Mustang Fastback 1966, um Morgan Drophead 1957, um Jidé 1973 (motor central R8 Gordini) e um maravilhoso Ford GT 40 1964.

Entre os pilotos, contou-se com a presença simpática e amiga de Michel Badosa, vencedor do Rali Monte Carlo Histórico 2019. Abaixo um Renault R8 S

Mas o ponto alto da prova aconteceu no domingo, quando os competidores, em suas estranhas máquinas, começaram a disputar os 3,5 quilômetros de um percurso já conhecido, mas igualmente atrativo. Por questões de gestão de tempo e parques, os 90 pilotos foram agrupados em três categorias e as largadas foram dadas a cada trinta segundos, por um indescritível, mas rigoroso diretor de prova Jean Pierre Bertos. Abaixo um Simca Rallye II

Relembrando, uma Subida Histórica está organizada da mesma forma que uma subida de montanha, nomeadamente para a gestão das infraestruturas técnicas, gestão e sobretudo em termos de segurança, ao longo de todo o percurso. Única diferença; sendo considerada uma “Demonstração de Estrada Fechada”, não há cronometragem nem classificação. Abaixo um Ford Mustang Fastback

Após realizados os três planaltos da primeira subida sem problemas, a segunda subida pôde partir, sob um sol que começava a eclipsar as nuvens da manhã.

A pausa no meridiano permitiu que os mecânicos e pilotos descansassem um pouco, e todos os voluntários comessem com os hambúrgueres feitos no “Traculinu by Lou Mas”, o food truck do amigo Gilles. Muito rapidamente, a terceira montagem deu início; não há problema em contaminá-lo, a quarta montagem pode começar. Abaixo um Alpine A-110

Eram quase 18 horas quando os últimos protagonistas do último set chegaram à meta, dentro da Sala Polivalente, onde um aperitivo de honra (sem álcool) foi oferecido pelo município de Ceyrest, na presença de vários eleitos, entre os quais Michèle Scozzano , Sabine Azalbert e Gilles Portales. Abaixo um Alfa Romeo GTV 6.

Em um breve relato, Michel Vignal, o maestro da Phocéa Productions, agradeceu calorosamente a todos os participantes por seu jogo limpo e sua disciplina. Ele então elogiou a paciência dos moradores locais que obedeceram sem reclamar de restrições incomuns. “Não é nem um pouco frio para gritar “pise fundo”, confidenciou-nos um comissário responsável pela sua canalização. Voluntários e comissários que, por sua vez, foram gratificados e aplaudidos pelos competidores e pela equipe da Phocéa Produções.

Pronto, a 7ª edição do subida histórica de Ceyreste ficou para trás e todos ficaram encantados com o resultado. Abaixo um Fiat Cinquecento

Próximos eventos para a Phocéa Productions: a 4ª Ronde des Alpilles/Legendary Rally (18 de maio), a 9ª Escalada Histórica da Colina de Saint Jean/Drôme Provençale (1 e 2 de julho) e a 5ª Escalada Histórica do Mont Ventoux (24 de setembro). Sem falar nas duas exposições de veículos históricos, em Eyguières nos dias 23 de julho e 10 de dezembro. A temporada está apenas começando…

O Filme



Organização: PHOCEA PRODUÇÕES – Michel VIGNAL. Texto e fotos: Alain Amalberti


ISSO É MUITO MAIS QUE COMPETIÇÃO. É CONSERVAR EMOÇÃO! C’EST BIEN PLUS QUE LA CONPETION. C’EST POUR CONSERVER L’ÉMOTION!

Dados: https://www.newsclassicracing.com/

Tradução e montagem Francis Castaings.

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Acesse o site Retroauto na versão anterior

Volte a página principal do site