Neve e Gelo 2023 – Sanseigne e Euvrard. (Veículos Históricos de Competição)

Neve e Gelo 2023 – Sanseigne e Euvrard. (Veículos Históricos de Competição)

Malbuisson – A tradição obriga, este 68º Rali de Neve e Gelo alcançou sua apoteose em um loop de quase 250 quilômetros ao redor de Malbuisson e do Lago de Saint Point. E se um sol quase primaveril banhou esta quarta e última etapa, as passagens ZR (zonas de regularidade) nas matas vizinhas deixaram ao competidor um playground ideal, feito de neve, gelo e piso muito escorregadio.

Não houve, portanto, a questão de terminar a costa porque as lacunas, na categoria Histórico, foram apertadas no início desta explicação final com, em particular, a temida passagem por Rochejean, um verdadeiro desafio do evento por muitos anos. Se na categoria 4X4, Arnaud e Adeline Euvrard (Subaru Imprezza n°1, abaixo) já haviam vencido a corrida há muito tempo, eles ainda tiveram que erguer seu belo carro no último pódio erguido no centro de Malbuisson, para assinar sua segunda vitória seguidas neste teste. Malbuisson é uma cidade francesa na região administrativa de Borgonha-Franco-Condado, no departamento de Doubs, quase divisa com a Suíça.

No caminho para a vitória? Sanseigne e Fornasier receberam três de três! Foram quatro etapas, quase mil quilômetros e quase 40 Zonas de Regularide para decidir entre os vencedores da categoria Histórico. Com ao longo dos 4 dias de corrida, uma diferença máxima de 3 pontos entre os dois primeiros da classificação, esta 68ª edição do Rali de Neve e Gelo terminou certamente por ter sido a mais emocionante.

E desde esta manhã apenas 0,4 pontos separavam Romuald Sanseigne e Florin Fornasier (Fiat Cinquecento n°20) dos belgas Van Rompuy/Vanoverschelde (Porsche 914/6 n°12), tanto para dizer que o suspense estava no auge. Foi preciso esperar pelo finalzinho do rali e a passagem final em ZR do pelotão de baixas velocidades para poder premiar a vitória.

Abandono para o Porsche 914

2º Histórico um Ford Escort MKII

3º Histórico

Foi, no final das contas, uma falha na bomba de combustível do Porsche n°12, forçado a abandonar no final da corrida, que fez a diferença: garantir uma merecida vitória aos jovens pilotos locais, autores de um inédito tricampeonato consecutivo. Nesta prova, depois de já terem assinado um primeiro vice-campeonato em 2017. Segundos nesta edição de 2023, os belgas Johnny Delhez e Yves Noelanders (Ford Escort n°22) foram recompensados ​​pela generosidade a cada passagem. É também o melhor resultado do piloto de Liège após dez participações no Rali de Neve e Gelo. Completando o último pódio, a equipa belga Ansiaux/Javaux (Volvo Amazon n°14) subiu ao 3º degrau como dignos representantes das ‘baixas velocidades’.

Segundo Histórico

Terceiro Histórico

Euvrard persistiu e conseguiu! Um rali sem falhas. A prova de Arnaud e Adeline Euvrard, que lideraram esta categoria 4×4 com um estrondoso Subaru Impreza, nunca falharam ao longo dos 1.000 terminais deste 68º Rali Neve e Gelo.

O casal Vésalien, assinou uma vitória na 4ª etapa e ofereceu sua segunda vitória consecutiva, antes sem dúvida, para enfrentar a categoria suprema do Histórico no próximo ano em tração nas duas rodas! Segundo Daniel Georges e Laurent Perquin (BMW 325IX n°6) estiveram à frente de Daniel e Nicolas Thoreau (BMW 325iX n°4), autores de uma boa recuperação in extremis.

Pódio 4 X 4

1º 4×4

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Neige-et-Glace-2023-Sanseigne-et-Euvrard-29.jpg

2º 4×4

3º 4×4

Água cristalina, fluindo de uma nascente. Parceira deste 68º Rali d Neve e Gelo, a água Cristalina, apontada como a água preferida dos franceses e proveniente de 34 fontes, acompanhou as equipes  ao longo deste evento.

A água com ou sem gás, com sua nova tampa solidária ‘snap click’, a pequena garrafa de 500 ml mais usada na França, serviu como uma garrafa salva-vidas para muitas equipes concorrentes.

Troféu Joseph Lambert atribuído por Alain Lopes

O Troféu Joseph Lambert. Florin Fornasier, co-piloto de Romuald Sanseigne no Fiat Cinquecento Sporting conquistou o primeiro Troféu Joseph Lambert, uma homenagem ao grande mestre luxemburguês da disciplina e primeiro vencedor da prova em regularidade em 2004, falecido em Janeiro último. Com nada menos que 119 zeros, o placar perfeito, nas 410 vezes somadas ao longo deste 68º Rali de Neve e Gelo, superou todos os outros co-pilotos inscritos.

Badoz faz um queijo com isso! Entre duas Zonas de Regularidade, nesta etapa final, as equipes do 68º Rallye Neige et Glace fizeram uma escala gourmet em um dos parceiros do evento, a Fromagerie Badoz.

Queijeiros de pai para filho… desde 1830, a empresa familiar conta hoje com três pontos de venda e produção em Pontarlier, Levier e Fourgs. As queijarias de Pontarlier e as suas várias queijarias de fruta Comté fizeram de Badoz uma grande referência no queijo, reconhecida pela sua DOP (Mont d’Or, Comté, Morbier), pelos seus tradicionais queijos prensados ​​e pelos seus queijos de pasta mole. Uma vasta gama recentemente completada por uma cancoillotte disponível em diferentes sabores.

Pódio Histórico

  • 1 – carro 20 SANSEIGNE Romuald / FORNASIER Florin Fiat Cinquecento
  • 2 – carro 22 DELHEZ Jonnhy / NOELANDERS Yves Ford Escort
  • 3 – carro 14 ANSIAUX Jean-Pierre / JAVAUX Benjamin Volvo Amazon

 Carros 4×4

  • 1 1 EUVRARD Arnaud / EUVRARD Adeline SUBARU Impreza ao lado do Porsche 911 abaixo   
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Neige-et-Glace-2023-Sanseigne-et-Euvrard-25.jpg
  • 2 6 GEORGES Daniel / PERQUIN Laurent BMW 325 IX
  • 3 4 THOREAU Daniel / THOREAU Nicolas BMW 325 IX

ENTREVISTAS Romuald Sanseigne (Fiat Cinquecento Sporting n°20/França): “É realmente incrível conseguir mais uma vitória contra adversários como este. Lutamos por meio segundo durante quatro dias e admito que lá Florin e eu estávamos exaustos, mas cheios de muito orgulho por nos tornarmos a primeira equipe a assinar três vitórias consecutivas. Gostaríamos de agradecer aos nossos adversários por sua gentileza. Foi uma nova experiência rica em emoções. O recorde de quatro vitórias de Yves Deflandre é agora o nosso objetivo! Abaixo a celebração.

 Johnny Delhez (Ford Escort n°22/Bel): “Até então, o meu melhor resultado tinha sido um 4º lugar com o meu saudoso amigo Joseph Lambert. Realmente fizemos um rali maravilhoso. Os ZRs eram variados e muito técnicos. A luta foi de rara intensidade e é um verdadeiro prazer poder dar um show e terminar no 2º degrau do pódio. Parabéns a Romuald e Florin, eles lutaram como leões, nunca desistindo…”

Arnaud Euvrard (Subaru Imprezza / Fra): “Gostaríamos, Adeline e eu, de dedicar esta vitória a Isabelle Godin e Bernard Figuière que, afetados por uma tragédia familiar, não puderam estar presentes no início desta edição. Basta dizer que não deixamos de pensar neles ao longo deste Rali. É uma grande segunda vitória para nós. Isso nos enche de felicidade. Nunca dizemos dois sem três, então estaremos lá em 2024, em 4X4 ou tração em duas rodas, para entrar na luta na categoria Histórica.     

Patrick Zaniroli (Organizador/França): “Foi um último Rali maravilhoso para nós como organizadores. Após 19 edições do Neve e Gelo e mais de 40 anos de carreira como piloto, depois como organizador do Dakar, mas também, ao lado de minha esposa Viviane, do Rali das Princesas e do Troféu dos Alpes, é hora de dar um passo ao lado. Mas fique tranquilo, o futuro do Rali Neve e Gelo está garantido.

Os empreendedores já tomaram providências e devemos anunciar boas notícias nas próximas semanas. Gostaria de agradecer a toda a minha equipa pelo trabalho realizado, pois sem eles e sem vocês, queridos colegas competidores, nada disto teria sido possível. ” Na esquerda um Austin Morris Mini Cooper, um Lancia Stratos e um Porsche 911

 O pequenino e valente Volkswagen Golf MKI

O Filme


Organização: Zaniroli Classic Events. foto: Appix Media


ISSO É MUITO MAIS QUE COMPETIÇÃO. É CONSERVAR EMOÇÃO! C’EST BIEN PLUS QUE LA CONPETION. C’EST POUR CONSERVER L’ÉMOTION!

Dados: https://www.newsclassicracing.com/

Tradução e montagem Francis Castaings.

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Acesse o site Retroauto na versão anterior

Volte a página principal do site