Rali Dama de Chambrille VHC-VHRS 2023 (Veículos Históricos de Competição) e VHRS (Veículos Históricos de Regularidade Esportiva)

Rali Dama de Chambrille VHC-VHRS 2023 (Veículos Históricos de Competição) e VHRS (Veículos Históricos de Regularidade Esportiva)

A 2ª edição do Rali Dame de Chambrille aconteceu entre os dias 8 a 9 de abril de 2023 perto de La Mothe Saint Héray, organizada pela Escuderia Chambrille e ASA (Associação Esportiva Automobílistica) Augias. Mothe-Saint-Héray é uma município francês na região administrativa da Nova Aquitânia, no departamento de Deux-Sèvres no sudoeste francês.

Três Ralis em Um: Modernos, VHC e VHRS, para concorrer em um longo estágio especial a ser percorrido três vezes. Representou um percurso de 101,86 Quilômetros, divididos em duas etapas cronometradas no sábado, 8 de abril, denominadas estágio especial Souvigné (6,20 Quilômetros – prólogo). E no domingo estágio especial 2 – 3 – sendo o 4º especial chamado de “Pamproux Salles Sainte Eanne”

Quase 70 participantes eram esperados no moderno, e no antigos, cerca de vinte antigos foram esperados com 7 VHC e 9 VHRS.

VHC – Seis VHC na largada

Após a desistência de Bernard DEES (Volkswagen Golf) seis competidores estavam autorizados a largar. Vencedor em 2022, Bruno MAINGUET ao volante do seu Alpine A310 V6 foi logicamente o favorito.

Mas, no sábado, nos 6,2 quilômetros do estágio especial 1 que serviu dee prólogo, Eddy ALLARD (Kadett GSI 16V) cedeu apenas 0,2 segundos! É verdade que este estágio especial surpreendeu a todos pelo seu perfil muito acidentado e seletivo.

O local Benoît AIRAULT também gostaria de estar lá, ao volante do Mazda 323 que acabara de montar após vários anos de trabalho, mas um cabo de ignição desligado obrigou-o a parar após 700 metros no estágio especial 1 Beneficiando de uma cláusula que autoriza os VHC’s a retomarem o rali na próxima etapa da região, conquistou no domingo o 2º lugar na passagem nos 11 quilômetros do estágio especial.

Um novo começo para Benoit AIRAULT no Mazda 323 abaixo

Bruno MAINGUET manteve o ritmo ao vencer as outras duas etapas no domingo no estágio especial e fez o seu rali sem problemas. No final, ele venceu um Eddy ALLARD muito regular; enquanto Michaël ROBIN ao volante do seu Ford Fiesta XR2i, que tinha herdado um tempo fixo após ter sido bloqueado pela avaria do MAZDA 323 no estágio especial 1, ainda completou este pódio VHC, Christian LONGÉ com o seu BMW 323I classificando-se em Classic (seria 3º todos os grupos combinados!)

Grupos 1/2/3/4/5 + Aj/Bj/NJ (6 largaram / 6 classificados)

  • 201 MAINGUET Bruno MEHL Sylvain ALPINE A310 V6
  • 202 ALLARD Eddy DEROSIER Bryan OPEL Kadett GSI 16V
  • 205 ROBIN Michael ROCHEFORT Thomas FORD Fiesta XR2i

Maillard num Peugeot 205 Rallye

Clássico:

207 LONGE Christian LONGE Céline BMW 323 I

Pódio VHC (Estágio especial clássico)

VHRS

9 VHRS na largada

Nove competidores na largada, entre muitos entusiastas da regularidade, munidos de equipamentos de última geração. Do estágio especial 1 os vencedores de 2022, Christophe Millet – Marie Agnès Caudoux (Alpine A110 1300 cm³), perderam 20 segundos, vítimas de um erro de programação causado por uma alteração de média no seu cronômetro. Foi irremediável dado o nível da competição, apesar dos três tempos zero registrados no domingo.

Foi Roland Blond – Patrick Poupineau quem venceu o estágio especial 1 por 1 segundos, com seu Alfetta GTV 2000 (acima) registrado em média baixa. Seria bom dizer que é muito mais fácil em baixa média, mas quando aprendemos que eles são equipados apenas com um bom e velho VH Tripmaster (Controla os tempos)  mecânico (sem possível reinicialização) complementado com o cronômetro básico “A Solução”, imaginamos que deve ter sido muito esportivo reprogramar as mudanças de média na hora (2 em número no estágio especial 1 e 3 no estágio especial 2-3-4)!

Abandono para Deschamps após o Zona de Regularidade 2 no belo MG-B

Atrás deles no estágio Especial 1, está um tiro em grupo de médias intermediárias, que se realizam em 4 segundos: Gabarrou, Texier, Deschamp, Capdeville. Será quase assim para estas tripulações ao longo das 3 passagens do Estágio Especial no domingo (11 quilômetros) conquistadas para a honra por Millet-Caudoux. Apenas Yannick & Martine Deschamp serão forçados a abandonar, vítimas de um furo na estágio especial 2, e por falta de parafusos de roda devidamente adaptados ao estepe. Abaixo um Alpine A110

Na média alta, pouco à vontade com os novos pneus do seu Porsche 911 H, Eric Bourrier-Aurore Chaussonnière não conseguiu acompanhar o ritmo imposto (6º na classificação Geral), ao contrário do ano passado quando tinha dado o 3º passo do pódio. Ele, Bourrier, foi o 1º na classe Média Alta,

No final, depois de 25 vezes em todo o rali, Blond-Poupineau perfeitamente concentrado conseguiu acumular um pequeno jackpot de 4 segundos para preceder o filho e pai Texiers (Ford Sierra RS Cosworth, abaixo), perseguido em 2 segundos por Patrice Gabarrou – Annie Pubert (Peugeot 106 XSI). Uma grande recompensa para Roland Blond, que não conseguiu largar em 2022, devido ao seu co-piloto ter sofrido de cólica renal durante a noite. Do lado organizacional, o grande espírito de convívio que animou este fim de semana só nos pode encorajar a voltar a registar um VHRS em 2024.

Pódio VHRS (9 participantes / 8 classificados)

  • 1 309 BLOND Roland POUPINEAU Patrick ALFA ROMEO Alfetta GTV 2000
  • 2 308 TEXIER Benjamin TEXIER Alain FORD Sierra RS Cosworth

3 307 GABARROU Patrice PUBERT Annie PEUGEOT 106 XSI

Pódio VHRS

Texto: Equipe  Chambrille, Jacques Phelippeau. © David Lys / JJ Brunet. (Foto1 : MAINGUET Bruno – BONAVENT Thierry ALPINE A310 V6


O Filme


ISSO É MUITO MAIS QUE COMPETIÇÃO. É CONSERVAR EMOÇÃO! C’EST BIEN PLUS QUE LA CONPETION. C’EST POUR CONSERVER L’ÉMOTION!

Dados: https://www.newsclassicracing.com/

Tradução e montagem Francis Castaings.

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Acesse o site Retroauto na versão anterior

Volte a página principal do site