Encontro Portal do Fusca Outubro de 2021

Encontro Portal do Fusca Outubro de 2021

No dia 2 de setembro de 1957 o Volkswagen Kombi era lançado no Brasil. Saia das linha de montagem um dos mais famosos utilitários do mundo. Aconteceu na fábrica da Rodovia Anchieta, em São Bernardo do Campo (São Paulo), com 50% de componentes nacionais.

E vários exemplares muito bons das três gerações estiveram neste domingo, 3 de outubro, neste ótimo encontro que acontece no primeiro domingo do mês em Belo Horizonte, Minas Gerais. Sempre Bairro Mangabeiras, a partir de 9:30 horas na Avenida José do Patrocínio Pontes , ao lado do antigo Instituto Hilton Rocha.

Apesar do calor de 32 graus na sombra, os colecionadores e admiradores compareceram em peso.

Conheça um pouco mais da Kombi

O Sucesso deste encontro de Volkswagen e convidados é grande. Abaixo um alemão que foi importado dos Estados Unidos.

Um nacional muito bom

O Fusca foi fabricado aqui com motores 1.100 (Alemanha) , 1.200, 1.300, 1.500 e 1.600 cm³. É de longe o motor mais utilizado no planeta. Em carros, barcos, ultra-leve, motocicletas, triciclos, etc. Foi lançado aqui no Brasil em 1959, fabricado em São Bernardo do Campo, São Paulo. Mas os primeiros, de origem alemã desembarcaram no porto de Santos, São Paulo em 1950. E caiu no gosto brasileiro!

Um dos carros mais queridos do país acabou de completar 60 anos de produção do Brasil. Em 1950 chegavam importados os primeiros Fusca no Brasil e passaram a ser fabricados aqui em 1959. Um dos carros mais amados do Brasil. Lá fora foi chamado e ainda é de Carocha em Portugal, Escarabajo na Argentina, Cox ou Coccinelle na França, Magiolino na Itália e Beetle nos países de língua inglesa. Saiba mais sobre o Fusca

Os irmãos que chegaram no final da década de 60. Bela VW Variant

E depois veio o TL fastback. Ambos raros e com a mesma frente. Saiba mais sobre a linha Typ 3

O grande sucesso. Um Volkswagen Brasília. Conheça

Baseado nas linhas da Brasília a Variant II

Com mecânica Volkswagen o mais famoso esportivo com motor arrefecido a ar: O Puma. Conheça

E os Bugues cada vez mais presentes.O Buggy ou Bugue foi um sucesso nos Estados Unidos e no Brasil no final da década de 60 e durante a década de 70. Nos Estados Unidos eram muito usados na corrida no deserto Baja 1000. Era uma corrida rallye-raid para veículos fora de estrada (ou “off-road”) disputada na região da Baixa Califórnia no norte do México. Um dos mais famosos era o bugue de Meyers Manx

A revolução da água começou com o Passat. E depois veio sua versão mais moderna: O Santana Saiba mais

Um grande pequeno carro mineiro que revolucionou o mercado. O Fiat 147 Conheça

E um inglês revolucionário também. O Austin Morris Mini Conheça

Também inglês um Aston Martin V8 Vantage Conheça os carros de James Bond, o agente 007

Texto, fotos e montagem Francis Castaings                                                           

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Acesse o site Retroauto na versão anterior

Volte a página principal do site