Rali Boucles @ Bastogne (Bélgica), março de 2022.

Rali Boucles @ Bastogne (Bélgica), março de 2022.

Stéphane Lefebvre passa a fazer parte da lista dos Lendários pilotos da prova Boucles @ Bastogne, Bélgica. Depois de concluir a primeira etapa da prova Legend Boucles @ Bastogne como líder, Stéphane Lefebvre, e seu co-piloto Xavier Portier, venceram a edição de 2022 em todas as etapas  no dia 6 de março de 2022, domingo. Um rali em estradas de asfalto e terra. Só carros com mais de 25 anos podem competir.

Ao volante do lendário Ford Escort MK2 de Christophe Jacob, o piloto nórdico não só dominou a competição nos RTs (Regras Técnicas de segurança de Ralis) com trecho de terra, como entreteve à vontade um público muito grande, enquanto pessoalmente tirava o máximo prazer em pilotar…

A partir do TRC (Teste de Regularidade Controlado) do primeiro trecho do domingo, o ritmo da prova foi dado, e Stéphane Lefebvre disse: “Foi simplesmente ótimo!, proclamou ao microfone do WRRC ( World Rally Regularity Championship, ou seja, Campeonato Mundial de Rali de Regularidade), a rádio oficial do evento. Tivemos um prazer incrível! Entramos na floresta, na terra, a 150 km/h, o carro pulava em todos os sentidos , foi pura felicidade em termos de pilotagem!

O resto ia ser do mesmo nível, Lefebvre e Portier conseguiram os melhores tempos para vencer confortavelmente e assim suceder grandes campeões como os famosos Thierry Neuville, Brian Bouffier, Mikko Hirvonen e Kris Meeke vencedores dos eventos anteriores ! “Este fim de semana tive uma das minhas melhores experiências no rali, comentou Stéphane sobre a sua subida ao pódio. Este carro neste tipo de percurso é uma loucura! Eu apenas me diverti e dei uma enorme respirada de prazer!

Acessível, sorridente, muito generoso no esforço que fez, Lefebvre foi unânime, e seus concorrentes diretos só puderam reconhecer seu mérito. Começando com Cédric Cherain (Porsche 911 Grupo 4), que encerrou a prova após a quebra da barra estabilizadora do RT2 (estrada estadual asfalto/terra) . “Esses trechos que alternam terra e asfalto são realmente muito interessantes com esse tipo de carro, comentou o piloto nascido em Liége, Bélgica. Disse: Sem meus problemas no eixo cardã, eu provavelmente teria conseguido acompanhar Stéphane no sábado. Neste domingo, por outro lado, ele foi mais rápido…”

De tirar o fôlego, foi a luta pelos outros lugares do pódio final. Até o último RT (Rali com trecho de terra) , foi Stefaan Stouf (Ford Escort MK1, abaixo), vencedor do Legend Boucles de Spa em 2011, que aguentou bem… antes de quebrar! Resultado: foi na etapa regional que Christophe Daco (Ford Escort MK2 acima) que surgiu com as cores conhecidas de seu carro, oferecendo-se louros de prata com aparência de vitória! “Estou muito feliz, comentou Daco (acima) no pódio. Hoje, queríamos acima de tudo correr com o meu co-piloto Jonathan Lemaire, preservando a mecânica. Funcionou para nós! Uma viagem doentia e um rali fantástico…”

Um lugar no pódio, Frédéric François (Ford Escort MK2), outro regional da etapa, certamente teria merecido. Penalizado no dia anterior por ter atravessado uma ‘Zona Lenta’ muito rápido, o piloto atacou os RTs da floresta com uma faca entre os dentes, a ponto de passar à frente de Lefebvre na RT12!

Infelizmente, a caixa de velocidades deixou de funcionar pouco tempo depois… Foi mais um regional, Loïc Pirot (Ford Escort MK2), que resultou num 4º lugar na final, depois de ter sido penalizado no dia anterior. Situação semelhante à de Olivier Cartelle (Ford Escort MK2), decepcionado, que preferiu não largar no domingo assim que não conseguiu mais subir ao pódio.

Regular, como de costume, Gérard Marcy (Porsche 911 Grupo 4) completou o top 5 na companhia de Louis Louka, à frente no pódio final do belíssimo Opel Manta 400 ‘Safari’ de Jean-André Collard, e do espetacular Volvo 142 e 242 de Guillaume Glaude e Bernard Lamy, do Opel Corsa de Sébastien Incardona e do Opel Manta 200 de Benoît Galand. Destacamos o excelente desempenho de Yannick Neuville (Toyota Starlet, acima), surpreendentemente eficiente, que acumulou os melhores tempos. Uma ou outra penalidade no trecho, além de um motor com problema em dois cilindros, o fez recuar ainda mais na classificação, mas Yannick não passou despercebido, sob o olhar atento de seu irmão Thierry Neuville (Piloto profissional Belga de Ralis WRC World Rally Championship), ou seja, Campeonato Mundial de Rali ), que se deslocou… de helicóptero de RT em RT! Mágico!

E os vencedores foram …

Em uma nova categoria ‘Youngtimers’ (carros dos anos 80 e 90) que deve crescer, Charles Blerot (BMW 325i, abaixo) teve o máximo prazer ao volante de seu poderoso carro alemão, precedendo… seu irmão Nicolas, que estava domando um carro semelhante. Foi o Nissan Sunny GTI-R original de David Delvigne que completou o primeiro pódio desta corrida.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Legend-Boucles-Bastogne-9.jpg

Na categoria ‘Challenger’, a vitória mais uma vez foi para um piloto da região, neste caso Jencôme Theis (Ford Escort MK1 abaixo), dominando no sábado antes de ganhar uma pesada penalidade…

posteriormente cancelada! Ele superou o BMW 325i de Sébastien Mauroit e o Alfa Romeo GTV6 do vencedor  de 2020 Dimitri Van Hove.

Quanto ao ‘Classic 60’, Patrick Lambert, vencedor em 2020, foi acompanhado desta vez por Yannick Albert.

O suficiente para permitir que o BMW 2002 Ti da equipe BM02 (acima) mantivesse os controles durante a maior parte do evento, para finalmente vencer a frente do francês Christophe Berteloot, também ex-vencedor e Baptiste Gengoux (Porsche 924, abaixo).

O pódio foi completado por Gaëtan Schoonbroodt e François Gehlen (Ford Escort MK1), que por pouco não aproveitaram o melhor de seu espetacular Porsche 911 SC de Johan e Joppe Gitsels. Abaixo o Volvo 242 de de Robert Rorife e Guy Peigneux.

Na categoria ‘Classic 50’, Dominique Dufrasne e Isabelle Dogné com um DAF Marathon (abaixo) foram os grandes vencedores, o suficiente para permitir que eles trocarem alguns beijos no pódio!

Toda a atmosfera do Legend Boucles… O casal venceu o imponente Mercedes 450 SLC 5 litros (abaixo) dos franceses Emmanuel Barres e Nicolas Le Gall, assim como o Volvo 122 (acima carro azul) de Robert Rorife e Guy Peigneux.

Fechando a edição 2022 do Legend Boucles @ Bastogne e com a supervisão do R.A.C. Spa (Royal Automobile Club de Spa) , o primeiro desejo foi encontrar a data inicial, no início de fevereiro, em 2023, bem como, é claro, a parte festiva e o pódio em uma certa Praça McAuliffe na cidade de Bastogne, Bélgica.

Organização: Royal Automobile Club de Spa – Pierre Delettre Texto original : Vincent Franssen

Fotos : Letihon.be / JM Biadatti e www.photoclassicracing.com

Dados: https://www.newsclassicracing.com/

MERCI BEAUCOUP AU ESPACE PRESSE NEWSCLASSIRACING POUR LES BELLES PHOTOS ICI et a aussi a Royal Automobile Club de Spa

Montagem e tradução Francis Castaings

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.