Rali de Venasque VHC (Veículos Históricos de Competição) e VHRS (Veículos Históricos de Competição para Ralis de Regularidade) 2022

Rali de Venasque VHC (Veículos Históricos de Competição) e VHRS (Veículos Históricos de Competição para Ralis de Regularidade) 2022

Cancelado por dois anos após a pandemia, o 32º rali de Venasque (Região da Provença-Alpes-Costa Azul francesa, sul da França), 9º VHC (Veículos Históricos de Competição, 6º VHRS (Veículos Históricos de Competição para Ralis de Regularidade) e LTRS (Veículos Esportes, lazer de Turismo).

Voltou nos dias 08 e 09 de abril de 2022 em Pernes les Fontaines no departamento de Vaucluse. Este rali foi organizado pela ASAC (Associação Esportiva de Automóveis de Competição) Vauclusiana e Escuderia Insula, presidido por Kevin Guidarelli.

Representou um percurso de 316.695 Quilômetros, dividido em 2 etapas e 4 trechos.  Incluiu 11 etapas especiais com uma extensão total de 102,440 Quilômetros.

As etapas especiais foram:

  • Sexta-feira, 8 de abril de 2022: Venasque 4,700 Quilômetros / Colinas de Murs 7,830 Quilômetros
  • Sábado, 9 de abril de 2022 Methamis 12,230 Quilômetros (x3) / Indochinês 9,650 Quilômetros (x3) / Colina de Murs 8,090 km (x3)
  • 114 equipes eram esperadas: 82 carros modernos e 14 VHC e 18 VHRS num total de 32 carros anitgos.

VHC

Sexta-feira: Os pilotos dirigiram a noite nas duas primeiras especiais desta edição de 2022. Foi um escolha motivada pelas eleições presidenciais marcadas para domingo!

Abandono para Garosi

Clássico: o piloto Serge GAROSI competiu com seu potente MAZDA 323 4×4 (acima) e desde o início e estabeleceu o melhor tempo no estágio espacial (SS1) apenas 0,2 segundos atrás de Bernard SCHIFANO (Renault R11 TURBO). Infelizmente, um problema no eixo carda fez, com que GAROSI se retirasse no final da etapa!

O piloto SCHIFANO assumiu a liderança do grupo, seguido aos 13 segundos e 20 segundos por Sylvain TRAMIER (Alpine A110, acima) e Philippe ROCHE (Porsche 924 TURBO, abaixo).

Sébastien THOMAS que esteve perto: Apenas 20 minutos atrás.

Grupos 1/2/3/4/5: Renault R5 TURBO de Richard DOUX assume a liderança no grupo (e na classificação geral) depois de dois melhores tempos facilmente conquistados com quase um minuto de vantagem sobre o Ford ESCORT RS MKII de Francis THOMAS (acima). Atrás, depois de perder tempo na curta SS (estágio especial) de Venasque, Gérard BOUCHIE (Alpine A110) subiu para o 3º lugar na segunda SS (estágio especial), quase um minuto atrás de THOMAS!

Grupos AJ/Bj/Nj: grande duelo entre Gauthier GHEYSEN (BMW ME E30) e Jean-Marc NIEL (Porsche 964) separados por apenas 4,5 segundos no SS1 (estágio especial) e 0,7 segundos no SS7. Atrás a 28,9 segundos seguia Frédéric GOMES o último homem do grupo em seu Renault 11 TURBO (abaixo)

Sábado um dia longo e difícil pontuado por 9 ES (Etapas Especiais) esteve no programa para os 12 VHC ainda em prova! Foram apenas quatro carros na chegada…

Abandono para o piloto Richard DOUX… e sete  Veículos Históricos de Competição !

Grupos 1/2/3/4/5: Richard DOUX (acima Renault 5) começou o dia em alta… até sua retirada/quebra na estágio especial). Francis THOMAS aproveitou para assumir a ponta, seguido pelo Alpine A110 de Gérard BOUCHIE a mais de 6 minutos atrás, Robert PEREZ (Renault R5 ALPINE GR.2, abaixo) o “3º homem” do grupo saiu no estágio especial.

Grupos AJ/Bj/Nj: Como no dia anterior, GHEYSEN e NIEL travaram um bom duelo com um domínio do BMW ME E30, abaixo) do primeiro que mostrou mais de um minuto de diferença na frente .. até seu abandono no ES (etapa especial); Frédéric GOMES abandonou no estágio especial, NIEL foi o único classificado neste grupo (1º geral)

Clássico: muitas perdas também nos Clássicos Dos quatro titulares do grupo no início da etapa, no final restou apenas Bernard SCHIFANO que obteve um segundo lugar geral

Pódio VHC (14 largaram- 4 classificados)

  • 1º  Carro 201 NIEL Jean-Marc MOREL Pierre-Henri Porsche 964 (acima) BJ2 1:07:34:3
  • 2º Carro 211 SCHIFANO Bernard SCHIFANO Fabienne Renault R11 TURBO CLA 1:11:37:5 (abaixo)
  • 3º Carro 205 THOMAS Francis THOMAS Marie-Laure Ford ESCORT RS MKII 4|5 1:14:03:0
  • 4 º Carro 214 BOUCHIE Gérard POLETTO Hugo Alpine A110 4|5 1:20:03:2

VHRS

Cerca de vinte VHRS (Veículos Históricos de Competição para Ralis de Regularidade) eram esperados para esta edição de 2022. Um belo conjunto de VHRS

Na sexta-feira, Bernard ZANOTTI assumiu o controle em seu Alfa Roméo GIULIA (acima), seguido pelo Porsche 911 (abaixo) de Philippe TARBOURIECH e pelo Mazda 323 4×4 turbo de Nadine BRULANT

No sábado, o Porsche 911 de Romain LAFFERRERIE assumia a liderança (1ª média Intermediária), seguido pelo Peugeot 205 (abaixo) de Patrick NOUET; pelo 3º lugar a luta entre Bernard ZANOTTI e Philippe TARBOURIECH que tirou a vantagem em seu Alfa Romeo em relação aos outros.

Pódio Geral VHRS (18 largaram / 17 classificados)

  • 1 312 LAFFERRERIE Romain / FELOT Adrien Porsche 911 I 140 Pontos
  • 2 311 NOUET Patrick / GARCIA Marie Laure Peugeot 205 GTI 1.9 I 169 Pontos
  • 3 306 ZANOTTI Bernard / GASTALDI Guy Alfa Roméo GIULIA H 223 Pontos

Outros muito interessantes

Renault 8 Gordini

Renault 12 Gordini

Opel kadett GTE

Peugeot 205 carro de apoio


ISSO É MUITO MAIS QUE COMPETIÇÃO. É CONSERVAR EMOÇÃO!

Veja o vídeo

Organização: ASAC Vauclusien / Escuderia Insula / Fotos : vidéo S.Chol / JP Forestelllo

Dados: https://www.newsclassicracing.com/

Texto e montagem Francis Castaings.

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Acesse o site Retroauto na versão anterior

Volte a página principal do site