Rali do Sul da Córsega Classic Donna 2022: Uma edição muito esperada. Veículos Históricos de Competição (VHC).

Rali do Sul da Córsega Classic Donna 2022: Uma edição muito esperada. Veículos Históricos de Competição (VHC).

A 19ª edição do Rali do Sul da Córsega Classic Donna terminou com entusiasmo no dia 1º de maio. O Rali da Córsega de velocidade é disputado desde 1956. O rali moderno é disputado em estradas de asfalto e é conhecido como “Ten Thousand Turns Rally”, devido às muitas curvas apertadas nas montanhas. Este de antigos foi em estradas de asfalto com alguns pouco trechos de terra. Foi um rali turístico, gastronômico e de regularidade. Em algumas estradas muito estreitas a média não passou do 50 km/h. Apenas 40 carros antigos disputaram.

Foi cancelado em 2020 e 2021, todos os competidores esperavam apenas uma coisa, retornar à Córsega para competir no rali imperdível que acontece todos os anos no final de abril.

Assim, foi marcada a reunião para o dia 28 de abril, às 10h30, no Albergue de la Guerine,  na cidade de Cabries, Costa Azul francesa, para verificações técnicas e administrativas, bem como um briefing seguido de almoço. Em seguida, todos os competidores se dirigiram ao porto de Marselha para embarcar na balsa/ferryboat Piana para uma travessia noturna pelo Mar Mediterrâneo em direção a Ajaccio, capital da Córsega.

Sexta-feira, 29 de abril:

Na chegada ao porto de Ajaccio, todos os competidores tomaram a direção até a área de inspeção para depois se juntar ao Hotel Albergue Acquella na cidade de Cauro onde foi organizado um café da manhã para ficar em condições nos três dias seguintes. No início do rali às 9h00, os competidores saíram a cada minuto em direção à primeira Zona de Regularidade, ZR, do rali num total de dez. Abaixo um Volvo PV 544

Zona de Regularidade ZR1 da cidade de Corrano a cidade de Zicavo, uma distância de 7,8 quilômetros. Chegamos ao cerne da questão do rali, uma pequena estrada sinuosa na vegetação rasteira, neste pequeno jogo, os competidores disputam os três primeiros lugares, isso pressagia grandes lutas para os ZRs seguirem. Abaixo um Volkswagen Golf Cabriolet MKI

Classificação ZR1: Jacky RIGOLET e Jacques TAVERNIER em um Porsche 944 S assumiram a liderança, seguidos por Jean-Marc LEROUX e Dominique STEIN em um BMW 2002 Ti (abaixo) e Bernard e Isabelle DUBOIS em um Porsche 3.2 L com uma diferença de 7 pontos. Os primeiros DONNA’s (esta palavra traduzida do italiano para português é mulher) e foram, sem surpresa, Edith RAGOT e Stéphane HEYMANS no VW Beetle na 4ª posição, apenas um ponto atrás do segundo e terceiro.

Zona de Regularidade ZR2, Zicavo Aullène, uma distância de 19,93 quilômetros. Esta ZR faz uma rota mítica do Tour de Corse/Volta da Córsega, na vegetação rasteira com longas sequências, principalmente para cima em direção a Colina de La Vaccia, 1.195 metros.

Classificação ZR2: André e Colette GRISON no Porsche 911 seguidos por Teddy BLANCHARD e Dominique BIDAULT no Mercedes E 200 (abaixo).

Depois Alain BLANCHARD e Nathalie LAMBERT no MG-B GT.

A manhã bem adiantada, os competidores tomaram a direção da rota turística ALTA ROCCA por uma distância de 30 quilômetros para chegar a um restaurante, onde é servida cozinha familiar e tradicional, o Restaurante “A Machja” na cidade de Olmiccia onde foi degustado a ótima comida típica Córsega e especialidades em uma bela varanda/terraço sombreado. Depois de um almoço muito apetitoso, sem tempo a perder, assim que saíram do parque de estacionamento, que todos os concorrentes invadiram a 3ª ZR do dia…

Os resultados das três categorias:

Categoria Maratona:

  • 1º Bruno e Delphine JOLY em uma BMW 2002.
  • 2º Jacky RIGOLET e Jacques TAVERNIER no Porsche 944 S.
  • 3º Bernard JACQUET Bernadette SANDRONT em um Toyota Starlet (abaixo).

Categoria DONNA (Mulheres):

  • 2ª Virginie FERRO e Catherine BOIVIN no Renault 5 GT Turbo.

Categoria Turismo:

  • 1ª Nikki SCHUMANN e Cécilia DOBNER no Renault CLIO 16S (abaixo)
  • 2º Bernard e Isabelle DUBOIS em Porsche 911 3.2 L Targa
  • 3º Benoît e Patricia WAECKERLE no Porsche 911 Turbo.

Classificação Geral:

  • 1ª Edith RAGOT e Stéphane HEYMANS no VW Beetle.
  • 2º Bruno e Delphine JOLY em uma BMW 2002 Alpina.

3º Jacky RIGOLET e Jacques TAVERNIER no Porsche 944 S

Todos os competidores estão ansiosos para voltar em 2023 e, acima de tudo, para não perder a 20ª edição do Sul da Córsega e Donna, onde o organizador, Alain e seu filho Michel, bem como seus parentes, têm muitas ideias em mente para comemorar este aniversário. Sim! Vinte anos devem ser comemorados.

A Premiação

O troféu em forma do mapa da Córsega

E grande presença feminina. E observe a faixa cartaz com letras maiúscula na cor rosa

Obrigado a toda a organização, e aos voluntários sem os quais este rali não aconteceria. Remerciements à l’ensemble de l’organisation, et bénévoles sans qui ce rallye n’aurait pas lieu.

Organização: New Racing Team – Corsica Retro Passion. Texto: Francis GUILBOT

Fotos: Isabelle et Francis GUILBOT – www.francis-images-passion.com. Primeira foto: RAGOT Edith / MAHLER Andrée – MIRABELLE COX.

Outros bons carros

Audi S2

Um Austin/Morris Mini

Belo Porsche 911

Nota: A Córsega (em corso, Corsica; em francês, Corse) é a quarta maior ilha do Mar Mediterrâneo por extensão (depois da Sicília, Sardenha e Chipre) e a maior ilha da França. Localiza-se a oeste da Itália, na zona geográfica italiana, constituindo uma região administrativa da França.

É universalmente conhecida como o berço de Napoleão Bonaparte (1769-1821), que nasceu em Ajaccio, um ano após a ilha ser ocupada pela da França.  A ilha antes pertenceu a Itália, por isso os nomes de cidades com grafia e pronuncia italiana.

ISSO É MUITO MAIS QUE COMPETIÇÃO. É CONSERVAR EMOÇÃO!
C’EST BIEN PLUS QUE LA CONPETION. C’EST POUR CONSERVER L’ÉMOTION !

Dados: https://www.newsclassicracing.com/

Texto e montagem Francis Castaings.

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Acesse o site Retroauto na versão anterior

Volte a página principal do site