Ferrari 308 GT-4: Sua estreia se deu um 1973. Há 50 anos.
Quando falamos de um carro com motor V8 logo vem na cabeça um carro de origem americana, grande, pesado e com motor V8 Dianteiro. Mas a Ferrari fez melhor na década de 70.
De 1953 a 1973, todos os Ferraris de rua tinham suas carrocerias assinadas por Pininfarina. No Salão de Paris de 1973 foi apresentado o Dino GT 308 GT4 que iria substituir o Dino 246 GT. E em 1974 ganhava as ruas o novo modelo com carroceria em cunha, um GT 2+2, mas o bancos traseiros eram suficientes para duas crianças. Era um carro moderno com motor central traseiro, inédito em carros de rua da casa italiana. A Carrozzeria Scaglietti, uma empresa italiana de design e construção de carrocerias em atividade desde a década de 1950. Foi fundada por Sergio Scaglietti em 1951 como uma empresa de reparos de automóveis, mas estava localizada do outro lado da estrada da Ferrari em Maranello, perto de Modena. E era ela a responsável por fabricar a carroceria do novo modelo.O desenho era de Marcello Gandini que é um designer de automóveis italianos, conhecido por seu trabalho com a casa de design automotivo do Grupo Bertone. Um de seus trabalhos foi no belo Lamborghini Miura. Mas a imprensa não perdoou e disse que ela era muito parecido do Lamborghini Urraco e do Maserati Khamsin.
Seu motor era um V8 à 90 graus, em posição central traseira. Tinha 2.927 cm³ com bloco e cabeçote em liga leve. Tinha dois comandos de válvulas no cabeçote e era alimentado por quatro carburadores da marca Weber modelo 40 DCNF. Sua potência era de 255 cavalos a 7.000 rpm (230 cavalos para o mercado americano por causa das normas anti-poluição). Seu torque era de 29 mkg.f a 5.000 rpm. Sua tração era traseira, caixa de cinco marchas e tinha diferencial autoblocante da marca ZF. Fazia de 0 a 100 km/h em 7,0 segundos, cobria os 400 metros em 14,4 segundos, os primeiros 1.000 metros em 26,2 segundos. Sua velocidade final era de 250 km/h
Em 1976 deixava de se chamar Dino e passava a ostentar o cavalo empinado “cavallino rampante” em seu capô.Seus faróis eram escamoteáveis. Ganhava o logo Ferrari também nas laterais dos para-lamas dianteiros.
Media 4,32 metros de comprimento, 1,71 de largura, 1,21 de altura e 2,55 de entre-eixos. Pesava 1.320 quilos. Tinha ótima visibilidade para a frente e para os lados. Aproveitava a plataforma do Dino 246 GT.
Sua suspensão era independente nas quatro rodas com triângulos superpostos atrás e na frente.Havia molas helicoidais na frente e atrás assim como amortecedores telescópicos. Seus freios eram a disco nas quatro rodas e sua direção não tinha assistência. Mas não era um carro duro no dia a dia na cidade. Nas estradas sinuosas mostrava sua ótima estabilidade e nas auto estradas muito potência.
Calçava pneus na medida 205/70 V4 14 e o estepe ficava no compartimento dianteiro.Suas belas rodas eram da marca Cromodora. Logo atrás do motor havia um espaço para pequenas bagagens. Havia uma abertura para o motor e outra para as bagagens.
Por dentro muito couro de ótima qualidade e o belo volante da marca Nardi. O painel era feito de uma chapa de aço de ótima qualidade. A esquerda o pequeno mostrador do nível de gasolina. Ao centro, também em formato circular, o velocímetro graduado a 300 km/h. Após temperatura da água, pressão do óleo, relógio de horas e a esquerda do conta-giros graduado a 10.000 rpm começando a faixa vermelha aos 7.000 rpm havia marcador de temperatura do óleo. Todos os instrumentos da famosa marca Veglia. A tradicional grelha metálica das marchas em forma de H estava presente sendo que e primeira estava em posição oposta a ré, para baixo, a esquerda ao lado do banco do felizardo motorista.
Como o modelo 308/328 GTB e GTS o 304 GT4 teve sua versão 208 GT4 apresentado no Salão de Genebra na Suíça. Para não ser sobretaxado teve sua cilindrada diminuída para 2,0 litros e motor V8 de 180 cavalos a 7.700 rpm. Chegava a 220 km/h e só foi comercializada na Itália. Era o menor V8 da história da Ferrari. Só para o mercado italiano.
Cerca de 2.826 exemplares do 308 GT4 foram produzidos entre 1973 e 1980. Fez bela presença na grande marca de Maranello.
Texto, fotos e montagem Francis Castaings. Demais fotos de divulgação
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