Carros Esportivos, Sports Car’s, Voitures Sportives…anos 50,60 e 70
Esta página dará destaque aos carros esportes nacionais e estrangeiros. A maioria são cupês com linhas curvas, dois lugares ou 2 +2, mas aqueles também com tendências esportivas, com motores potentes, velozes e de ótima arrancada. No caso de alguns brasileiros citados aqui, são derivados de sedãs ou de Hatch’s.
Brasil
Bianco. Um dos mais belos esportivos nacionais
Brasinca Uirapuru. Este também tinha motor Chevrolet
Chevrolet Opala SS. Conheça nosso melhor seis cilindros
Chevrolet Chevette R/S. Leia sobre esta versão divertida
Chevrolet Monza S/R Conheça
Chevrolet Kadett GSI 2.0 com assinatura Bertone que pode ser vista na coluna “B”. Assim como a Karmann fez trabalhos para a Volkswagen (Ghia) e para a Ford (Escort conversível) e Bertone fazia trabalhos para a General Motors americana (Cadillac Allanté) e para a Opel entre outras. A Opel AG pertence ao grupo PSA (Peugeot Société Anonyme). Leia sobre a história do Chevette que era idêntico ao Kadett alemão na década de 70!
Dodge 1800 e Polara versão GLS (Leia mais)
O Dodge Charger R/T( Road and Track). Leia mais sobre os Dodge Dart e Charger
Ford Corcel GT. Leia mais
Ford Maverick GT 302. Conheça
Ford Escort XR-3 Em constução
Fiat 147 Top, Racing, GLS, Rallye e Oggi CSS. Conheça os pequenos da Fiat
Puma GT 1600 Conheça
Este Puma GTB tem motor Opala seis cilindros.
Santa Matilde Saiba mais
O Simca Chambord Rallye. Conheça
Karmann-Ghia. Saiba mais sobre o primeiro Volkswagen esportivo
Volkswagen SP2. Um dos mais bonitos VW do país
O Ventura também usava vários componentes do SP-2.
Volkswagen Passat TS. Este era derivado um Hatch, mas sua versão esportiva TS conquistou corações
Volkswagen Gol GT, GTS e GTi. Conheça os esportivos da Linha Gol
Réplica do famoso MG TD. O MP Lafer. Saiba mais
Alemanha
Os carros da Bayerische Motoren Werke AG
BMW 3.0 CS
Abaixo um BMW 850 CI ano 1994/95
Raro BMW Z1 com carroceria Zagato
Os carros da Daimler Benz
Mercedes-Benz 300SC Código de fábrica W188
Um lindo modelo Mercedes-Benz 190 SL . Saiba mais sobre a linha SL
Terceira geração do modelo Mercedes-Benz SL. Este é um SLC
Mercedes-Benz 500 SEC. Um dos mais belos Benz. Envelhece, mas não tem rugas!
Os carros de Ferdinand Porsche
Porsche 356 Saiba mais
Um 911 da década de 70
Porsche 911 década de 90
Este é um modelo da casa Kremer alemã especializada em modificar os modelos 911. Este é um 935 Saiba mais sobre o 911
Porsche 924
O Porsche 928 rompeu a tradição do 911. Este tinha motor V8 dianteiro…saiba mais.
Um parente ilustre. Este é um Porsche Cayman da nobre família de esportivos que começou com o 356, 911, 914 …
Opel GT. Conheça
Volkswagen Corrado VR6. Com motor V6 e compressor volumétrico
Estados Unidos
Os carros de Louis Chevrolet
Chevrolet Corvette 1954 com motor de seis cilindros em linha. O primeiro carro de série americano fabricado com plástico reforçado com fibra de vidro.
Outro belo exemplar da mesma linhagem.
Chevrolet Corvette 1958.
Chevrolet Sting Ray 1963 segunda geração.
Chevrolet Stingray terceira geração ou C3
Chevrolet Corvette Stingray da terceira geração, uma das mais belas e marcantes
A resposta da Ford ao Corvette. Ford Thunderbird. Saiba mais.
Ford GT
No Brasil – Aqui é fabricada uma ótima e fiel réplica pela empresa Americar. Usa motor, fornecido pela Ford Racing dos Estados Unidos, um V8 com 302 polegadas cúbicas dotado de 345 cavalos ou 427 (6.997 cm³) com 542 cavalos. Um canhão!
O novo modelo do século XXI – A Ressurreição
Em 2003 a Ford americana pôs nas ruas um bólido que virou a cabeça de vários fãs do antigo GT40. batizado como Ford GT foi produzido em pequena escala até 2006 para ser usado nas ruas e também nas pistas. No campeonato GT3 no Brasil foi pilotado por Nelson Piquet. Saiba mais sobre o GT-40
Itália
Os carros de Enzo Anselmo Ferrari
Ferrari 308 GTS
Ferrari 250 Gran Turismo carroceria Boano
250 GT 2+2
Ferrari 275 GTB
Ferrari 365 GT 2+2 produzida entre 1968 e 1971
Ferrari GTC
Ferrari 365 GTB 4. Doze cilindros na frente
Dino 246 GTS. Saiba mais
O sucessor Dino 308/208 GT4
Berlinetta Boxer
Ferrari 288 GTO
Ferrari Testarossa
Ferrari 400. Saiba mais
Os carros da Fábrica Italiana de Automóveis de Turin
Fiat Zagato Coupé 1951.
Fiat 1500 cupê fabricação argentina
Uma versão esportiva do Alfasud denominada Alfasud Sprint Veloce 1.5. O Alfasud nasceu em 1972 para ser um carro base da linha Alfa Romeo em versão duas e quatro portas. Ainda foi lançada, em 1975, uma interessante perua duas portas chamada Giardinetta.
Fiat 124 Abarth
Os carros de Nicola Romeo
Alfa Romeo Giulia SS Sprint Speciale. Foi desenhado por Franco Scaglione na casa Bertone e tinha um motor 1,3 litros e 1,6 com duplo comando de válvulas como manda a casa de Milão.
Bela Giulietta Sprint Veloce desenhada por Franco Scaglione da Bertone
Alfa Romeo 2000 Giulia GTV. Saiba mais sobre este belo esportivo.
Um Alfa Romeo GTV. Saiba mais.
Alfa Romeo Montreal. Conheça
Os carros de Ferruccio Lamborghini
Abaixo e acima um 400 GT 2+2
Um lindo Lamborghini Miura P 400
Lamborghini Countach
Os carros de Alfieri Maserati
Este é um belo modelo da Maserati. Trata-se de um 3500 GT de 1960 raro no Brasil. A fábrica foi fundada pelos irmãos Alfieri, Bindo, Carlo, Ettore e Ernesto e está sediada na Itália em Modena. É eterna rival da Ferrari e Lamborghini. Hoje a Ferrari detém 50% das ações da Maserati e ambas pertencem ao Grupo Fiat. Este tem motor com seis cilindros em linha, duplo comando de válvulas, 3.485 cm³ e 235 cavalos de potência. Velocidade final de 235 km/h. Sua carroceria Touring “carrozzeria Superleggera” foi desenhada por Giovanni Michelotti e apresentado no Salão de Paris, França, em outubro de 1960.
Maserati Mistral produzido entre 1963 e 1970. O desenho da carroceria é obra de Pietro Frua.
Outra marca cultuada na Argentina. Juan Manoel Fangio também venceu com um carro do engenheiro Alfieri Maserati. Abaixo um modelo Khansin 1976.
Maserati Ghibli
Maserati Merak 1974
Maserati Bora
Maserati Bi-Turbo . Conheça
Para o empresário veloz o Lamborghini Espada fabricado entre 1968 e 1978 tem motor V12, 3.269 cm³ e 350 cavalos
Os carros de Alejandro de Tomaso
Um dos modelos da fábrica do argentino Alejandro De Tomaso. Este é um Mangusta com motor Ford V8.
Este é um lindo carro esportivo, fabricado na Itália, produzido pelo argentino Alejandro de Tomaso e usava um motor Ford V8 em posição central traseira. Se chamava De Tomaso Pantera.
Os carros de Vincenzo Lancia
Lancia Aurelia B20
Lancia Flaminia 3C Sport 1962
O Fulvia Rallye 1.6 HF. Era o carro a ser enfrentado nos ralis da Europa. Venceu o campeonato mundial de rali em 1972. O primeiro Fulvia esportivo foi o 1200 HF, preparado para as competições, foi lançado em 1966. A sigla HF Squadra Corse era da equipe de competição da Lancia há três anos antes.
A potência era de 88 cavalos, 1.216 cm³ e suas portas e capôs eram em alumínio, janelas laterais em plástico e era desprovido de para-choques. Aliviava o peso e também ficava mais agressivo. Com mais preparação passou a ter 108 cavalos 7.000 rpm. Em 1967 o V6 com 1,3 litros tinha 100 cavalos e pesava apenas 825 para a versão de pista e 970 quilos para as ruas.
Lancia Delta HF Integrale
E o Lancia Stratos. Conheça
França
Os carros de Louis Renault
Alpine Renault. Conheça
Renault 8 Gordini. Saiba mais
O Renault 5 teve uma versão super esportiva. Conheça
Os Carros de André Citroën
Citroën SM. Conheça
O carro de Jean Daninos
Facel Vega HK 500 1958. Um francês com motor V8 Chrysler à 90°, 6.270 cm³ à 6.769 cm³ e potência entre 355 à 400 cavalos
Inglaterra
O carro de David Brown
Os carros de David Brown se mostraram lindos como sempre! DB2, DB4 e DB6… e o DB5, DB6 e outros imortalizados pelos filmes de James Bond.
Saiba mais sobre a linha Aston Martin DB 2,3,4,5 e 6
A Swallow Sidecar Company (SS) nasceu em 1922, seu fundador foi Sir William Lyons e por motivos óbvios mudou o nome para Jaguar após a Segunda grande Guerra Mundial. Abaixo um Jaguar XK 150
Jaguar E-Type Saiba mais
Jaguar XJS que substituiu o famoso Jaguar E-Type
Lindo e raro Jensen Interceptor II. Embaixo do capô esta um motor Chrysler “big block” (bloco grande), com oito cilindros em “V”, 6,3 litros, 330 cavalos. Chegava a 228 km/h!
Bristol 1951
MG B.Conheça
Lotus Europa. Conheça
Lotus Esprit. Saiba mais
Triumph Spitfire 1970. Conheça
Triumph GTC MK3 1972 Cupê.
Irlanda
DMC DeLorean produzido entre 1981 e 1982 e desenhado por Giorgetto Giugiaro. Apenas 8.300 modelos ganharam as ruas. Raro no Brasil e em todo o mundo. Era equipado com um motor PRV (Peugeot, Renault, Volvo) com seis cilindros em “V”. Ficou famoso por ser o carro da trilogia no cinema nos filmes De Volta para o Futuro. Leia mais sobre seu criador.
Suécia
Volvo 1800
Japão
O Toyota 2000 GT Saiba mais sobre este oriental
Os antigos esportivos devem passear…
Texto, fotos Retroauto e montagem Francis Castaings. Fotos sem o logo Retroauto são de publicação do site
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.