Mini-Dacon 828: A Ousadia de Paulo Goulart
Dacon (Distribuidora de Automóveis, Caminhões e Ônibus Nacionais) foi uma fabricante brasileira de automóveis, fundada por Paulo de Aguiar Goulart em 1964, na cidade de São Paulo. Foi extinta em 1996.
O mesmo modelo visto de lado Os primeiros tinham motor VW 1.300 cm³, seriam rodas aro 10, do Mini Cooper e foi desenhando por Anísio Campos (Malzoni DKW) . Tinha 2,5 metros de comprimento e foi fabricado entre 1982 e 1986. Sua carroceria de plástico reforçada com fibra de vidro , duas portas, dois lugares e chassi em forma de túnel central com duas travessas para apoio da carroceria.
A Dacon começou a vender automóveis Volkswagen, como concessionária de fábrica em 1964 e como representante local da Porsche, oficialmente, desde 1970. Em 1982, a empresa começou a trabalhar em um carro próprio, de motor traseiro, chamado de Dacon 828 O nome supostamente representa o ano em que o começou (1982) e devido a ser o oitavo projeto da Dacon. Na década de 70 um dos modelos famosos e modificados pela Dacon foi o VW Brasília com motor Porsche quatro cilindros e acabamento interno esmerado com painel, volante, forrações, teto solar, cor diferenciada, vidros verdes, teto solar…
O pequeno Dacon 828 usava faróis traseiros da Kombi e outras partes. Ele foi vendido de 1983 até julho de 1994, com apenas 47 carros vendidos. Era motorizado por um motor boxer de 4 cilindros de 1.6 L da Volkswagen, acoplado a um câmbio de quatro marchas.Seus 65 cavalos eram suficientes para atingir 142 km/h
O 828 possui um comprimento de apenas 2,50 metros, mas com uma largura de 1,60 metros , o carro podia levar três pessoas. As primeiras quatro unidades fabricadas possuíam pequenas rodas de 10 polegada e pneus radiais , mas depois os carros receberam rodas de 13 polegadas, pneus na medida 145 SR10. com desenho similar às usadas no Porsche 944 na época. a suspensão dianteira era Independente, com barras de torção em feixes, amortecedores telescópicos de simples e barra estabilizadora. A traseira também Independente, com barras de torção e semi-seixos oscilantes de cambagem fixa e amortecedores hidráulicos de dupla ação. Foram construídas 48 unidades entre 1983 e 1994. Poucas unidades existem. O exclusivo custava e custa caro até hoje. Tinha o mesmo preços de um Passat Pointer.
O Emis Art: Lançado em 1984, as primeiras 13 unidades do Art foram produzidas pela Orto Design Indústria e Comércio de Veículos, empresa fundada pelo próprio Alfredo Veiga, dentista. O mini carro foi projetado por Alfredo que construiu apenas 13 unidades em sua empresa até que em 1985 repassou para a Emis os direitos de fabricação
que produzia conversões do Fusca em pick-up e furgão, genericamente chamados de Fusck up e Furgovan. Percebendo que não contava com estrutura fabril para a produção do carro, cedeu os direitos e moldes de produção para a também carioca EMIS, tradicional fabricante de bugues nomeada a partir das iniciais de seu fundador, Eduardo Miranda Santos. Dessa forma, a partir de 1986 a EMIS assumiu a produção do modelo.
Texto, fotos e montagem Francis Castaings
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