24 Horas de Le Mans 2025: Porsche surpreende Ferrari na terceira sessão de treinos livres

24 Horas de Le Mans 2025: Porsche surpreende Ferrari na terceira sessão de treinos livres

A terceira sessão de treinos livres para as 24 Horas de Le Mans de 2025 terminou. Depois de liderar durante a maior parte das três horas, a Ferrari AF Corse Ferrari 499P #51 foi ultrapassada no tempo por uma volta rápida de Mathieu Jaminet no Porsche 963 #5 da Porsche Penske Motorsport.

Como tem sido frequente desde o início da semana, as Ferrari 499P são incrivelmente rápidas, instantaneamente. O ex-piloto de Fórmula 1 Antonio Giovinazzi, com o carro de fábrica #51, estabeleceu um excelente tempo de 3:25.705 em sua primeira volta rápida, imediatamente seguido na classificação pelo AF Corse #83 de Ye Yifei. Os outros dão a impressão de forçar menos no início da sessão, e alguns até demoram para entrar na pista, como os dois Peugeot 9X8 TotalEnergies. Jean-Marc Finot, diretor da Stellantis Motorsport, sabe que os pilotos de Sochaux sofrem com a falta de ritmo, mas não desiste. “Le Mans não é só velocidade. É preciso dominar tudo. Como não vamos competir na Hiperpole, estamos aproveitando esta sessão de treinos para nos prepararmos o máximo possível para a corrida. Para brilhar, temos que ser capazes de entregar uma cópia perfeita”, declara. “Temos que entregar uma cópia perfeita.” Jean-Marc Finot

Uma anomalia chamou a atenção dos espectadores. A Ferrari 499P #50, vitoriosa em 2024, estava demorando para sair do box. Mais um susto do que um problema para o Cavalo Rampante: Antonio Fuoco, ao volante, estava no ritmo assim que entrou na pista, quarenta minutos após o início da sessão. Os tempos de volta estavam estáveis, o que significava que as equipes estavam se esforçando.

Um duro golpe para a Peugeot. O 9X8 #93 estava excepcionalmente lento na classe Porsche S, sem ter batido em nada. A equipe foi forçada a levá-lo para mais verificações. Enquanto isso, o BMW M Hybrid V8 #20 da BMW M Team WRT terminou em terceiro.

Enquanto se esperava que os competidores da classe Hypercar se comportassem razoavelmente bem, Mathieu Jaminet interrompeu seus companheiros de equipe meia hora antes do gongo. Com seu Porsche Penske Motorsport Porsche 963 nº 5, ele conquistou o primeiro lugar com um magnífico tempo de 3:24.717, quase um segundo mais rápido que o tempo de Giovinazzi. Nos minutos finais, a equipe Cadillac Hertz Team Jota tentou várias voltas rápidas e, assim, conseguiu voltar para o segundo e terceiro lugares, com o nº 38 à frente do nº 12. Nada menos que quatro competidores estavam a um segundo um do outro, o que sugere um grande suspense para o Hyperpole

LMP2s animam a sessão

Desde o início da semana de corridas mais prestigiosa do ano, dois Gibson Oreca 07 têm dominado frequentemente as duas primeiras posições; eles se encontram novamente na liderança nos momentos iniciais desta terceira sessão de treinos livres. São eles, claro, o #199 AO by TF Oreca, apelidado de Spike, e o #23 United Autosports Oreca. Este último leva vantagem no início da sessão.

Louis Delétraz, Hyperpoleman no #199 em 2024 e que estabeleceu o tempo de qualificação mais rápido para a LMP2 Hyperpole ontem, conta com o apoio do pai, Jean-Denis. Este último não é nenhum estranho ao público de Le Mans: participou de Le Mans nove vezes entre 1995 e 2012 e venceu em sua categoria. Ele dá algumas dicas sobre o filho: “Acho que no ano que vem vocês verão Louis ao volante de um Hypercar.” “Quase aconteceu com o Cadillac este ano”, diz ele.

“Acho que no ano que vem vocês verão Louis dirigindo um Hypercar.” Jean-Denis Delétraz, pai de Louis e ex-piloto

Na classe LMP2, onde todos os competidores têm o mesmo equipamento, fazer a diferença é muito difícil. Cuidado com os riscos, que nem sempre são recompensados. Jonas Ried, no Iron Lynx – Proton Oreca nº 9, sofreu um acidente em Indianápolis. Ele bateu na barreira de pneus, mas conseguiu retornar à pista com a ajuda de um guindaste.

Um pouco mais tarde, o Oreca nº 37 foi visto parado na seção de Mulsanne, sem uma peça da carroceria. O piloto Aliaksandr Malykhin bateu na barreira de pneus na saída da primeira chicane, surpreso com o toque do Porsche 911 GT3 R LMGT3 nº 85 da Iron Dames. Ao mesmo tempo, François Perrodo, no Oreca nº 183, saiu na curva Porsche. Para evitar correr riscos após esses incidentes simultâneos, as bandeiras vermelhas foram acenadas. Ambos conseguiram retornar aos boxes por conta própria, o que é um bom sinal. A classificação está mudando com o passar dos minutos. O carro #29 da TDS Racing registrou a formidável marca de 3:36.827. Para referência, isso o teria colocado em oitavo na classificação para a Hyperpole.

Equipe Heart of Racing surpreende: Para algumas equipes, esta terceira sessão de treinos livres é uma oportunidade para reexaminar os carros que bateram ontem e testá-los em condições de corrida. É o caso do Mercedes-AMG LMGT3 Iron Lynx, cujas três equipes sofreram danos mais ou menos graves. Os carros cinzas estão de volta à pista, assim como a Ferrari 296 LMGT3 da Kessel Racing, número 57, que colidiu com o Toyota GR010 Hybrid, número 8, no final do treino noturno. Um pequeno aviso, no entanto, para o Corvette C8.R, número 13 da AWA Racing, que só saiu na hora seguinte. Atenção aos danos mecânicos nos Corvettes, já que o TF Sport C8.R, número 33, não pôde entrar na pista durante o treino noturno. Em termos de classificação, os dois McLaren 720S LMGT3 Evos da United Autosports lideram a categoria após a largada, com o número 59 à frente do número 95. Um início menos afortunado para Thomas Flohr, que perdeu sua Ferrari Vista AF Corse #54 na saída do cruzamento.

À medida que as voltas avançavam, o Lexus RC-F LMGT3 da Akkodis ASP Team #87 ganhou ritmo, assumindo a liderança. O Manthey 1st Phorm Porsche #92, que estava programado para se classificar para a Hyperpole, ultrapassou o Lexus a 30 minutos do fim.

Mas, na última volta, o Aston Martin Vantage LMGT3 #27 da Heart of Racing quebrou a ordem e terminou a tarde em primeiro lugar.

Top 5 da Classificação Geral após a terceira sessão de treinos livres:

  • Porsche 963 #5 Porsche Penske Motorsport – Julien Andlauer / Michael Christensen / Mathieu Jaminet – 3’24”717
  • Cadillac V-Series.R #38 Cadillac Hertz Team JOTA – Earl Bamber / Sébastien Bourdais / Jenson Button – 3’25”533
  • Cadillac V-Series.R #12 Cadillac Hertz Team JOTA – Will Stevens / Norman Nato / Alex Lynn – 3’25”609
  • Ferrari 499P #51 Ferrari-AF Corse – Alessandro Pier Guidi / James Calado / Antonio Giovinazzi – 3’25”705
  • Ferrari 499P #83 AF Corse – Robert Kubica / Yifei Ye / Philip Hanson – 3’26”322

Os melhores Tempos das outras categorias:

  • LMP2 : Oreca 07-Gibson #29 TDS Racing – Rodrigo Sales / Mathias Beche / Clément Novalak (LMP2 Pro/Am) – 3’36”827
  • LMGT3 : Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #27 Heart Of Racing – Ian James / Mattia Drudi / Zacharie Robichon – 3’55”897

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Francis Castaings. Representante/embaixador no Brasil do Club Vincennes en Anciennes

Texto, tradução e montagem Francis Castaings – Fotos/Photos: ACO – Automobile Club de l’Ouest                                                       

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