Boutique Renault Champs-Élysées, Paris, França, setembro 2025

Boutique Renault Champs-Élysées, Paris, França, setembro 2025

Há mais de um século, na bela Avenida Champs-Élysées, nº 53, no coração de Paris, num amplo salão, a empresa Renault Automobiles S.A. expõe veículos novos, antigos, miniaturas…tem uma sala de estar, lanchonete num ambiente muito agradável. Uma ótima visita que vale cada passo para apreciar sem moderação


Em 23 de maio de 1910, quando o automóvel ainda era uma mera curiosidade, a Renault já sonhava com sua democratização. Louis Renault rompeu com o paradigma ao oferecer à sua marca uma vitrine que correspondia às suas ambições. A inauguração desta primeira vitrine abriu caminho para os muitos fabricantes que se juntariam à Renault nesta jornada.

Um dos antigos em destaque foi o Renault R4L que fez o Raid Trophy 2017. Em 2017, a empresa PROXITECH patrocinou um dos 4Ls.O Troféu 4L foi “Un Road Trip Sportif”, uma viagem esportiva e beneficente, realizada exclusivamente em modelos Renault 4L, cerca de 6 exemplares, por mais de 6.000 Quilômetros entre França, Espanha e Marrocos. Foi o primeiro rali-raid reservado para alunos das melhores escolas francesas e europeias.

Além da competição, uma abordagem solidária e “ecocidadã”. Tanto que essas ações foram parte integrante da aventura. O melhor exemplo? A colaboração com a associação Enfants du Désert, crianças do deserto, permitiu a abertura de inúmeras salas de aula e a educação a muitas crianças marroquinas.O modelo acima estava protegido, não era permitido chegar perto: Trata-se de um carro sem restauração!

Outro modelo R4L em trajes civis

Detalhes de um carro antigo que podia ser chamado de popular

Por dentro

Ótima posição de dirigir. Uma alavanca ímpar

É um modelo Super

Visto de trás

Um modelo para o lazer. O Plein Ciel

Visto de trás

O porta objetos

Simplicidade e felicidade

Ambos impecáveis Conheça o Renault 4L


As maquetes do Renault 4L

Bem detalhadas Acima e abaixo os moldes em argila em escala que foram usadas no projeto

Os mesmos vistos de trás

Abaixo o trabalho na época no estúdio de designer da fábrica

Os elétricos em destaque tem designer atraente

Um R4 elétrico

Outro

Detalhes: Um Disc Jockey pode trabalhar dentro do carro

E a capota de lona

Por dentro: Duas telas de 10 polegadas para beneficiar, melhorar a dirigibilidade conectada com o sistema multimídia openR link. Inteligente, evolutivo e 100% personalizável, o sistema integra inúmeras funcionalidades Renault.

Renault 4 E-Tech elétrico: Potência equivalente a 150 cavalos, caixa de velocidades automática, autonomia de 409 quilômetros, velocidade máxima de 150 (Km/h), aceleração 0-100 km/h , 8,2 segundos para cobrir os primeiros 400 e 16,8 segundos para os primeiros 1.000 metros. Os pneus na medida 195/60 R18. Freios dianteira: tambor, discos Plenos, traseiros discos Ventilados; Peso: 2.730 quilos e capacidade de carga de 750 quilos. Medidas: 1,462 de entre-eixos e comprimento de 4,144 metros

Um modelo especial com reboque. Chama-se R4 Carapate. Com seu design retrô, tem um sistema tipo “dormitório”, cozinha externa e peso de 560 quilos. Fácil de rebocar e rápido de montar. É um mini trailer 100% francês, altamente funcional. Nas décadas de 50,60 e 70 os reboques eram muito utilizados. A palavra “carapate” em francês pode ser usada no sentido de “fugir” ou “escapar” como verbo. Ou seja, viajar sem destino. No Furgão Renault Trafic usou o termo Escapade num de seus modelos. Para “sumir do mapa”!

O modelo Savane é um 4 X 4

Outro para o laser. É o Roland Garros

O Renault 5 E-TECH ELÉTRICO

  • Motorização: Com potências de 95 cavalos, 120 cavalos e 150 cavalos. 
  • Bateria: Duas opções de capacidade: 40 kWh e 52 kWh. 
  • Autonomia: Varia entre aproximadamente 300 km (para a bateria de 40 kWh) e 410 km (para a bateria de 52 kWh), de acordo com o protocolo WLTP(O WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicle Test Procedure) é um protocolo global padronizado para testar o consumo de combustível, emissões de CO2 e poluentes, além da autonomia elétrica de veículos) 
  • Carregamento: Aceita carregamento rápido DC (corrente contínua) até 80 kW (para a bateria de 40 kWh) ou 100 kW (para a bateria de 52 kWh) e carregamento em corrente alternada (AC) a 11 kW. 
  • Desempenho: Aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 8 segundos (versão de 150 cavalos) e velocidade máxima de 150 km/h limitada.
  • Design: O carro mantém o design icônico do Renault R5 original, com um visual retro moderno. Lembra muito a versão Turbo do R5, versão de rua ou de Ralis de velocidade (WRC). O Grupo B do Campeonato Mundial de Rali (WRC) foi a categoria mais rápida dos ralis mundiais. E extinta por ser também perigosa por seus carros ariscos
  • Plataforma: Utiliza uma nova plataforma específica para elétricos, com suspensão traseira multilink para maior conforto. estabilidade e dirigibilidade. 

Abaixo o destaque luminoso para melhor identificação

Os modelos na rampa. São três andares ótimos para apreciar

O Renault Scenic

Visto de trás. Também tem desenho inspirado na Mini Van que iniciou sua produção em 1996 e veio para o Brasil nesta década. O modelo apresentado aqui tem linhas próximas e 5ª geração lançada em 2023.


A motocicleta

É uma R4 Heritage Spirit Scrambler

A Heritage Spirit Scrambler é uma moto 100% elétrica criada pelos Ateliers Heritage Bike. Inspirada no design dos anos 1980, a moto tem um motor de 7 kW (280 Nm de torque) e uma bateria de 4,6 kWh para uma autonomia de 110 km.


O R4 Seacruiser

O R4 Sseacruiser pode chegar aos 55 km/h na água, graças aos seus dois motores elétricos 22 kW. A autonomia é de 90 minutos. Seduz pela sua polivalência e o seu design. É um Jet Ski, moto aquática, com desenho ultra moderno para dois.


Um ambiente muito agradável para escutar música de qualidade com bons LP’s e ótimos equipamentos de som

Amplo corredor com mesas para jogar Totó/Pebolim e “praça de alimentação”. Café, queijo e logicamente Croissant.

E para descansar e apreciar.

Muito bem decorado.

As miniaturas que não estão a venda. Apenas decoração

Atraentes

O passado e o presente na tela

Uma excelente visita


“O que é escrito sem esforço é lido sem prazer”


Texto, fotos e montagem Francis Castaings. Representante/embaixador no Brasil do Club Vincennes en Anciennes

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Passion Automobile! Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Volte a página principal do site