Museu Nacional do Automóvel e do Turismo Compiègne, França, 2025

Museu Nacional do Automóvel e do Turismo Compiègne, França, 2025

O Museu Nacional do Automóvel de Compiègne/ Musée national de la voiture ​​et du tourisme) é um museu de transporte localizado na ala esquerda do Castelo de Compiègne, no Departamento de Oise.

Onde? Por volta de 70 quilômetros partindo de Paris.


La Jamais Contente

Foi o primeiro carro a ultrapassar os 100 km/h! E era um carro elétrico, belga. O desenho era em forma de torpedo e o veículo tinha dois motores Postel-Binay de 34 cavalos cada um, que acionavam o eixo traseiro por uma corrente, gerando uma potência total de 68 O protótipo usava duas baterias de 100 Watts (W) cada uma. Os pneus da marca Michelin, na cidade e Clermont-Ferrand, que nas décadas de 60 e 70 foi palco de várias provas de Formula Um. Os pneus foram fornecidos pelos donos da fábrica Édouard e André Michelin, fundadores da marca. É uma das atrações deste museu único!

Por dentro

A identificação

O piloto/motorista do Jamais Contente era o engenheiro belga Camille Jenatzy, filho de Constant Jenatzy, um fabricante de pneus de borracha. Naquela época quando ainda eram comuns os pneus maciços. O veículo foi chamado de “La Jamais Contente”, ou seja “Jamais  satisfeito”. A mulher de Camille alegava que era isso o que seu marido era, pois nunca estava satisfeito com as próprias realizações.

O recorde foi quebrado em 1º de maio de 1899, em Achères, perto de Paris quando o carro alcançou 105,882 km/h. A melhor marca antes desta havia sido alcançada em 4 de março daquele mesmo ano pelo Conde Gaston de Chasseloup-Laubat, que alcançou os 92,78 km/h. Ambos eram grandes rivais na busca pelo recorde de velocidade durante vários anos.


Acumulador Fulmen, é uma marca de baterias de chumbo-ácido de propriedade da Exide Technologies. Foi uma entidade independente até a década de 1970. Foi fundada em 1891 por Albert Brault. O nome comercial vem do latim Fulmen / Fulminis, que significa relâmpago (cf. o adjetivo fulminante) e capitaliza a imagem onipotente de Zeus-Júpiter, governante do Olimpo na mitologia.Em 1892, a Fulmen inaugurou sua primeira fábrica em Clichy. Nos anos seguintes, inaugurou outras nas cidades de Vierzon, Nanterre, Auxerre, Nîmes, Chasseneuil e Poitiers. Em 1894, o primeiro vagão de aluguel de automóveis construído por Louis Kreiger foi equipado com uma bateria Fulmen localizada entre as rodas dianteiras. Quatro anos depois, a primeira locomotiva elétrica (Paris-Lyon-Marselha) também foi equipada com uma bateria Fulmen. Essas mesmas baterias equiparam o submarino Narval no mesmo ano[1]. Essas baterias foram projetadas pelo engenheiro franco-italiano Donato Tommasi, especialista em eletroquímica e galvanoplastia.


Um pouco da cidade de Compiègne


No mesmo salão está um Autochenilles (Carros com lagartas) de Adolphe Kégresse, um engenheiro brilhante: nascido a 2 de Junho de 1879 perto de Belfort

Detalhes de um veículo não restaurado. Conheça as obras deste engenheiro