Museu Nacional do Automóvel e do Turismo Compiègne, França, 2025
O Museu Nacional do Automóvel de Compiègne/ Musée national de la voiture et du tourisme) é um museu de transporte localizado na ala esquerda do Castelo de Compiègne, no Departamento de Oise. Aqui estão expostos veículos muito interessantes e objetos do final do século XIX começo do século XX. Vale cada passo!

Onde? Por volta de 70 quilômetros partindo de Paris, ao norte

La Jamais Contente

Foi o primeiro carro a ultrapassar os 100 km/h! E era um carro elétrico, belga. O desenho era em forma de torpedo e o veículo tinha dois motores elétricos, baterias Fulmen, recarregáveis, de 34 cavalos cada um, que acionavam o eixo traseiro por uma corrente, gerando uma potência total de 68 cavalos. O protótipo usava duas baterias de 100 Watts (W) cada uma. Os pneus da marca Michelin, na cidade e Clermont-Ferrand, Circuito de Charade, que entre 1965 e 1972 foi palco de várias provas de Formula Um. Os pneus foram fornecidos pelos donos da fábrica Édouard e André Michelin, fundadores da marca. É uma das atrações deste museu único!

Por dentro poucas alavancas para direção, freio e controle da velocidade

A identificação – O piloto/motorista do Jamais Contente era o engenheiro belga Camille Jenatzy, filho de Constant Jenatzy, um fabricante de pneus de borracha. Naquela época quando ainda eram comuns os pneus maciços. O veículo foi chamado de “La Jamais Contente”, ou seja “Jamais satisfeito”. A mulher de Camille alegava que era isso o que seu marido era, pois nunca estava satisfeito com as próprias realizações.

O recorde foi quebrado em 1º de maio de 1899, em Achères, perto de Paris quando o carro alcançou 105,882 km/h. A melhor marca antes desta havia sido alcançada em 4 de março daquele mesmo ano pelo Conde Gaston de Chasseloup-Laubat, que alcançou os 92,78 km/h. Ambos eram grandes rivais na busca pelo recorde de velocidade durante vários anos. Atingiu esta velocidade graças ao perfil aerodinâmico da carroceria

Acumulador Fulmen, é uma marca de baterias de chumbo-ácido de propriedade da Exide Technologies. Foi uma entidade independente até a década de 1970. Foi fundada em 1891 por Albert Brault. O nome comercial vem do latim Fulmen / Fulminis, que significa relâmpago (cf. o adjetivo fulminante) e capitaliza a imagem onipotente de Zeus-Júpiter, governante do Olimpo na mitologia.Em 1892, a Fulmen inaugurou sua primeira fábrica em Clichy. Nos anos seguintes, inaugurou outras nas cidades de Vierzon, Nanterre, Auxerre, Nîmes, Chasseneuil e Poitiers. Em 1894, o primeiro vagão de aluguel de automóveis construído por Louis Kreiger foi equipado com uma bateria Fulmen localizada entre as rodas dianteiras. Quatro anos depois, a primeira locomotiva elétrica (Paris-Lyon-Marselha) também foi equipada com uma bateria Fulmen. Essas mesmas baterias equiparam o submarino no mesmo ano. Essas baterias foram projetadas pelo engenheiro franco-italiano Donato Tommasi, especialista em eletroquímica e galvanoplastia.

Um pouco da cidade de Compiègne


Uma bela cidade

Despedida

O corredor que dá acesso aos salões

No mesmo salão está um Autochenilles (Carros com lagartas) de Adolphe Kégresse, um engenheiro brilhante nascido a 2 de Junho de 1879 perto de Belfort

Detalhes de um veículo não restaurado. Conheça as obras deste engenheiro

A vestimenta de um motorista. Final do século XIX começo do século XX


Um belo vagão

Em duas rodas nos corredores

Com melhor dirigibilidade
Inventadas pelo Barão Von Drais em 1817, essas curiosas máquinas de duas rodas, que permitiam que as pessoas corressem sentadas, fizeram grande sucesso como diversão e curiosidade, especialmente em Paris e Londres a partir de 1820.


Em 1861, um serralheiro parisiense, Henri Michaux, tendo uma bicicleta de equilíbrio para consertar, teve a ideia de colocar uma espécie de manivela (os pedais) no eixo dianteiro: assim nasceu o velocípede. Para aumentar a velocidade, a roda dianteira foi alargada, como evidenciado pelas famosas “bi-rodas”. A Bi-roda Renard, por volta de 1880, beneficiou-se dos avanços da metalurgia por ter uma estrutura tubular de metal e rodas com raios de arame
Abaixo com um pequeno motor a combustão . Muito interessante.. Datado de 1899 e com suspensão traseira

O passageiro privilegiado vai na frente. Há um guidão e um selim para maior conforto. O pequeno motor atrás, combustão, tanque de combustível, suspensão, engrenagens, correntes…

Um “triciclo” para levar uma criança atrás. O condutor utiliza as alavancas para a locomoção. E atrás o carrinho do bebê

Uma FN (Fabrique Nationale de Herstal) foi uma empresa belga que produziu motocicletas, armas e automóveis. A FN Four foi a primeira motocicleta de produção com motor de quatro cilindros em linha do mundo, fabricada de 1905 a 1923. A empresa era conhecida pelo uso de transmissão por veio em todos os seus modelos de 1903 a 1923. A motocicleta, com o seu motor visível e design de bicicleta, é um exemplo de engenharia de motocicletas do início do século XX. Há os pedais para ajudar

Outra interessante: Antoine frères, Motocicleta protótipo motor quatro cilindros em linha, Liège, Belgique, 1904-1905.

Les voitures hippomobiles

Os Veículos puxados por cavalos, tração animal, eram chamados de Les voitures hippomobiles

Um ônibus, datado de 1828, Madeleine Bastille, puxado por três cavalos, conduzido por um cocheiro, 40 passageiros, 16 dentro, 20 na área luxo e 4 na parte externa. Foi utilizado até 1910


Belo!

Um cupê era puxado por cavalos

Outro belo e interessante como os demais. Para longas viagens 4/6 lugares internos, os cocheiros na frente e mais dois passageiros atrás. Puxado por cavalos

Berline de gala do Presidente da República 1896

Esta diligência dos Correios Suíços transportava correspondência e passageiros. Era um meio de transporte rápido para a época. Era puxada por dois cavalos que eram trocados a cada oito quilômetros. Permaneceu em serviço até 1925.

O cavalo era fundamental!

Com motor a combustão. Um Panhard e Levassor Phaéton Automobile 1891.

O quadro na parede

Um locomotiva a vapor Amédée Bollée “Diligence”, construída em 1878. Ela foi construída por Amédée Bollée, um construtor de sinos e inventor francês. O veículo é também conhecido como “La Mancelle” e foi um dos primeiros automóveis com motor a vapor. O veículo foi concebido para o Marquês de Broc. O peso é de 2.750 quilos! Havia pneus não se locomovia por trilhos da via férrea. Pelas ruas.

Double Phaëton automobile Gobron-Brillié 1898. Motor dianteiro, quatro passageiros

Renault Voiturette (1898): Louis Renault realizou suas “demonstrações, testes” na Rue Lepic, em Paris, onde vendeu mais da metade de sua produção, atraindo futuros clientes.

Um Renault Type B Voiturettes, ou seja, um pequeno carro para duas pessoas datado de 1906

Renault Type D Phaeton 1901

O Panhard et Levassor (1891) foi o sétimo carro construído por Levassor. Era movido por um motor com dois cilindros, um cavalo de potência, montado na dianteira. A ignição era fornecida por duas velas e transmissão por corrente.

As miniaturas antigas

Outras também muito bonitas



Para brincar ou admirar?

Lá fora para as crianças

Um aviso aos automobilistas – Resumo
É absolutamente proibido aos motoristas de automóveis, sobre pena de multa, de ultrapassar a velocidade de 8 km/h nas ruas e de 12 km/h nas estradas da região!

Objetos

E a propaganda

Meus agradecimentos pela ótima viagem ao meu irmão Yvon Jacques Castaings e ao sobrinho Théo Castaings. Muito obrigado, Merci beaucoup! Foi ótimo
“O que é escrito sem esforço é lido sem prazer”

Texto, fotos e montagem Francis Castaings. Representante/embaixador no Brasil do Club Vincennes en Anciennes
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.