BRB Stock Car se despede da temporada com corrida emocionante e vitória de Arthur Leist em Interlagos

BRB Stock Car se despede da temporada com corrida emocionante e vitória de Arthur Leist em Interlagos

Conclusão do campeonato entregou grandes duelos do início ao fim. Gabriel Casagrande foi o segundo colocado e Guilherme Salas completou o pódio. Rubens Barrichello deu adeus à Full Time Sports com grande remontada e saiu de 25º para o quinto lugar

A primeira temporada da BRB Stock Car Pro Series na era dos carros SUV terminou em grande estilo, com a corrida principal válida pela 12ª e última etapa de 2025, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, repleta de emoção e disputas do mais alto nível. Arthur Leist (Crown Racing) deu adeus ao seu melhor ano na categoria com exibição de gala ao travar duelos com Guilherme Salas e Thiago Camilo e fechou o campeonato com chave de ouro, no topo do pódio pela segunda vez no calendário, e logo no “templo do automobilismo brasileiro”. O piloto do Toyota Corolla Cross #81 foi além, terminou o fim de semana com o troféu Vivo Man of the Race de maior pontuador da etapa (114 tentos) e finalizou a temporada em terceiro lugar, somente atrás de Felipe Fraga e Gaetano Di Mauro (ambos da Eurofarma RC), campeão e vice de 2025, respectivamente.

Tricampeão da BRB Stock Car, Gabriel Casagrande concluiu o campeonato com forte ritmo a bordo do Chevrolet Tracker #83 da A.Mattheis Vogel e conquistou a segunda colocação em Interlagos depois de vencer várias disputas na pista, uma delas com Guilherme Salas (Crown Racing), que largou na pole position, não conseguiu repetir o feito de 2024 — quando venceu no fechamento da temporada passada, em São Paulo —, mas viu a bandeira quadriculada no top-3 da corrida principal.

A quarta posição ficou com Thiago Camilo (Ipiranga Racing), que chegou a liderar a corrida por algumas voltas, esteve envolvido em várias disputas de pista e se segurou da pressão imposta por outro dos nomes da prova: Rubens Barrichello, que se despediu da Full Time Sports após um ciclo de 13 temporadas com uma “remontada” ao chegar em quinto lugar depois de partir da 25ª colocação com seu Toyota Corolla Cross # 111.

Em alta nesta fase final do campeonato, Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel) cruzou a linha de chegada em sexto lugar, logo à frente do novo bicampeão da BRB Stock Car. Em sua primeira corrida depois de ter conquistado o título, Felipe Fraga, abaixo, posicionou seu Mitsubishi Eclipse Cross #88 em sétimo, logo à frente do companheiro de equipe e novo vice-campeão, Gaetano Di Mauro. Ricardo Zonta (RCM Motorsport) garantiu a nona colocação da corrida principal que fechou a temporada e Rafael Suzuki (TMG Racing) marcou o décimo lugar, na prova e no campeonato.

Uma corrida de alto nível — Com céu nublado, mas sem chuva, a última prova da temporada teve como marca a alta intensidade das disputas em todos os pelotões do grid. Mesmo na frente, o pole Gui Salas ficou longe de ter uma vida confortável. O piloto da Valda Cavaleiro Sports foi acompanhado muito de perto por Arthur Leist, enquanto Thiago Camilo aparecia em terceiro, seguido por Gabriel Casagrande e Julio Campos. Abaixo Di Mauro.

Esta era a imagem da corrida até a abertura da janela de pit-stops, momento em que Zezinho Muggiati se destacava com arrojada ultrapassagem em cima do pentacampeão Cacá Bueno na entrada do S do Senna. Líder, Salas puxou a fila dos pilotos que fizeram a parada obrigatória, e momentaneamente Leist assumiu o primeiro lugar. O gaúcho tratou de aproveitar a pista limpa para ganhar tempo antes de ir para os boxes.

Leist voltou praticamente colado em Salas e acirrou a disputa por posição, mas quem se deu melhor ainda durante a janela foi Thiago Camilo, que superou os dois depois da troca de pneus. Pouco depois, a direção de prova acionou o safety-car para a remoção de detritos da pista e também do carro de Cesar Ramos, parado na área gramada antes da entrada da Junção.

Camilo conseguiu abrir leve vantagem na relargada, enquanto Leist, Salas, acima, e Julio Campos lutavam pela segunda posição quando um enrosco entre os pilotos da Valda Cavaleiro e Crown Racing fez o paranaense rodar e cair para o fim da fila. Na esteira do incidente, Gabriel Casagrande assumiu o terceiro lugar, à frente de Salas, Lucas Foresti e do agora bicampeão, Felipe Fraga.

Com forte ritmo de prova, Leist não deixou Camilo descansar e acirrou a luta pela vitória, trazendo a reboque Casagrande e Salas para uma batalha imprevisível no apagar das luzes da temporada. Voltas depois, Leist emparelhou com Camilo no fim da reta e fez a ultrapassagem para tomar a ponta da corrida. Casagrande também travou grande duelo com o piloto da Ipiranga Racing e assumiu a segunda posição na sequência.

Mais atrás, Gaetano Di Mauro fez bela ultrapassagem em cima de Rubens Barrichello, mas o bicampeão deu o troco e manteve o sétimo lugar depois de ter largado em 25º. Em grande estilo, a prova derradeira do ano manteve o alto nível com outras tantas batalhas. Thiago Camilo tentou até o fim, mas não conseguiu superar Salas, que voltou ao top-3. O Toyota Corolla Cross #21 ficou sob a alça de mira de Foresti, Fraga e Barrichello nos minutos finais de corrida.

Na esteira dessa grande disputa, Barrichello aproveitou o enrosco entre Foresti e Fraga e conquistou duas posições de uma só vez para entrar no top-5, escalando assim 20 posições. Aguerrido, Rubinho coroou sua despedida da Full Time Sports com grande atuação e pressionou até o fim, mas Camilo conseguiu manter o quarto lugar.

Ao término de 30 voltas, Arthur Leist concluiu sua melhor temporada na BRB Stock Car, venceu no “templo do automobilismo brasileiro”, com direito a melhor volta, e fechou o ano com um total de seis pódios, além de uma pole, no Velocitta. Casagrande cruzou a linha de chegada em segundo e Guilherme Salas fechou o top-3.

O último pódio do ano — Vencedor da última corrida do ano, maior pontuador da Super Final e top-3 geral do campeonato, Arthur Leist fechou a chave de 2025 com muitos motivos para comemorar. “Era o que a gente estava procurando, terminar o ano da melhor maneira. Segunda vitória do ano, seis pódios, duas vezes o Man of the Race. Isso mostra o quão competitivo estivemos e o quanto o carro foi bom ao longo do ano. Um ótimo campeonato, então quero agradecer à toda nossa equipe”, destacou.

“Logo na minha segunda temporada completa, ser terceiro no campeonato é praticamente um sonho. Muito feliz. Foi um ano que mostrou para mim mesmo meu potencial. Sempre acreditei que poderia fazer um bom trabalho e, com a equipe entregando um ótimo trabalho, e a equipe, ao entregar um grande carro, me permitiu demonstrar isso. Espero que possa ir além e brigar pelo título, mas muito feliz pelo nosso ano”, completou o gaúcho de Novo Hamburgo.

Depois de sacramentar a conquista do título no último sábado, Felipe Fraga levantou, neste domingo, o cobiçado Troféu dos Campeões, feito com aço ArcelorMittal. O agora bicampeão da BRB Stock Car aproveitou para desabafar. “Muito obrigado a todos que torceram e também aos que não torceram. Essa corrida foi para lavar a alma. Fiz a corrida como se precisasse do resultado para ser campeão. Não ganhamos o campeonato ontem, mas ao longo de 12 etapas. É o resultado de muito trabalho. Hoje, sim, vou comemorar pra caramba. Eles merecem e eu mereço. Quero agradecer a todos, a toda a Eurofarma, pela oportunidade por trabalhar numa equipe tão boa”, disse o homem do ano na categoria.

Gaetano Di Mauro também rendeu muitos créditos à equipe liderada por Rosinei Campos, o ‘Meinha’, verdadeira lenda da Stock Car. “Estou muito feliz com tudo o que fizemos esse ano. Quero agradecer muito à Eurofarma RC por acreditar em mim. Depois de muitos anos difíceis, tive essa glória de ter a Eurofarma perto de mim e me apoiar. Eles me deram a chance, e acho que consegui retribuir… Campeã por equipes, Fraga campeão; eu, vice. Acabou 2025, e vou com tudo de novo no ano que vem”. Abaixo Casagrande

Como terminou o campeonato — Felipe Fraga finalizou a temporada que o consagrou como campeão com um total de 962 pontos válidos, já aplicados os descartes das cinco piores pontuações. Entretanto, se fossem contabilizados todos os tentos marcados, então o piloto do Mitsubishi Eclipse Cross #88 teria registrado 1022. Abaixo Guilherme Salas

Vice-campeão, Gaetano Di Mauro terminou com 815 pontos, e Arthur Leist finalizou a temporada em terceiro lugar, com 763. A quarta colocação ficou com Guilherme Salas, com 753 tentos, e Gabriel Casagrande foi o quinto, com 730. Nelson Piquet Jr. deu adeus a 2025 como sexto colocado e somou um total de 713 pontos válidos, seguido por Thiago Camilo, com 668. Enzo Elias fechou o campeonato em oitavo, com 643, seguido por Julio Campos, com 597, e Rafael Suzuki, top-10 com 592 tentos.

BRB Stock Car Pro Series, temporada 2025

Etapa 12, Super Final, Autódromo de Interlagos

Corrida principal, resultado final

  • 1º – Arthur Leist (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), 30 voltas em 51min43s171
  • 2º – Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), a 3s370
  • 3º – Guilherme Salas (Cavaleiro Valda/Chevrolet Tracker), a 8s491
  • 4º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), a 14s308
  • 5º – Rubens Barrichello (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), a 14s493
  • 6º – Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), a 15s283
  • 7º – Felipe Fraga (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), a 16s303 acima com esposa e filho
  • 8º – Gaetano Di Mauro (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), a 17s271
  • 9º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 18s600
  • 10º – Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Tracker), a 19s560

Classificação final do campeonato de pilotos

  • 1º Felipe Fraga, 962 (campeão)
  • 2º Gaetano Di Mauro, 815
  • 3º Arthur Leist, 763
  • 4º Guilherme Salas, 753
  • 5º Gabriel Casagrande, 730
  • 6º Nelson Piquet Jr., 713
  • 7º Thiago Camilo, 668
  • 8º Enzo Elias, 643
  • 9º Julio Campos, 597
  • 10º Rafael Suzuki, 592

*pontuação extraoficial

Classificação final do campeonato de equipes

  • 1º Eurofarma RC, 1630 (campeã)
  • 2º Crown Racing, 1329
  • 3º A.Mattheis Vogel, 1215
  • 4º Valda Cavaleiro Sports, 1198
  • 5º Ipiranga Racing, 1103
  • 6º Scuderia Bandeiras, 1045
  • 7º TMG Racing, 1021
  • 8º CAR Racing KTF, 980
  • 9º Blau Motorsport, 933
  • 10º Scuderia Bandeiras Sports, 899

Todos os campeões da BRB Stock Car

  • 1979 – Paulo Gomes
  • 1980 – Ingo Hoffmann
  • 1981 – Affonso Giaffone Júnior
  • 1982 – Alencar Junior
  • 1983 – Paulo Gomes
  • 1984 – Paulo Gomes
  • 1985 – Ingo Hoffmann
  • 1986 – Marcos Gracia
  • 1987 – Zeca Giaffone
  • 1988 – Fábio Sotto Mayor
  • 1989 – Ingo Hoffmann
  • 1990 – Ingo Hoffmann
  • 1991 – Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli
  • 1992 – Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli
  • 1993 – Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli
  • 1994 – Ingo Hoffmann
  • 1995 – Paulo Gomes
  • 1996 – Ingo Hoffmann
  • 1997 – Ingo Hoffmann
  • 1998 – Ingo Hoffmann
  • 1999 – Chico Serra
  • 2000 – Chico Serra
  • 2001 – Chico Serra
  • 2002 – Ingo Hoffmann
  • 2003 – David Muffato
  • 2004 – Giuliano Losacco
  • 2005 – Giuliano Losacco
  • 2006 – Cacá Bueno
  • 2007 – Cacá Bueno
  • 2008 – Ricardo Maurício
  • 2009 – Cacá Bueno
  • 2010 – Max Wilson
  • 2011 – Cacá Bueno
  • 2012 – Cacá Bueno
  • 2013 – Ricardo Maurício
  • 2014 – Rubens Barrichello
  • 2015 – Marcos Gomes
  • 2016 – Felipe Fraga
  • 2017 – Daniel Serra
  • 2018 – Daniel Serra
  • 2019 – Daniel Serra
  • 2020 – Ricardo Maurício
  • 2021 – Gabriel Casagrande
  • 2022 – Rubens Barrichello
  • 2023 – Gabriel Casagrande
  • 2024 – Gabriel Casagrande
  • 2025 – Felipe Fraga

Equipe/texto: Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Bruno Vicaria / Marisa Paiva. Fotos: Duda Bairros, Marcelo Machado de Melo/Stock Car)

Montagem: Francis Castaings

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Volte a página principal do site