24 Horas de Le Mans 2025 – Categoria LMGT3

Vinte e quatro carros competirão na LMGT3 para a 93ª edição das 24 Horas de Le Mans (11 a 15 de junho de 2025). Nove marcas lendárias — Aston Martin, BMW, Chevrolet, Ferrari, Ford, Lexus, McLaren, Mercedes-AMG e Porsche — competirão por meio de equipes privadas prontas para a batalha. Aqui está uma visão geral das 15 equipes envolvidas.

Um dos mais belos circuitos em detalhes.

Onde: Le Mans é uma cidade da França, capital do departamento de Sarthe, Região Administrativa da região do Rio Loire, localizada as margens do Rio Sarthe. A 146 quilômetros ao sudoeste de Paris. Pode-se ir de carro, ônibus ou trens muito bons.

De carro há estradas e autoestradas.

O que é a LMGT3? A classe GT das 24 Horas de Le Mans e do Campeonato Mundial de Endurance da FIA é baseada na plataforma GT3 existente da FIA. Desde 2024, eles substituem carros construídos de acordo com os regulamentos técnicos da GTE. Apenas fabricantes reconhecidos que produzem mais de 2.500 veículos por ano para uso em vias públicas são elegíveis. Em 2025, nove grandes marcas serão representadas por equipes privadas: Aston Martin, BMW, Chevrolet , Ferrari, Ford, Lexus, Mercedes-AMG, McLaren e Porsche.
As equipes devem ser compostas por pelo menos um piloto Bronze e um piloto Bronze ou Prata. Em corridas de endurance, como o World Endurance Championship (WEC), a categorização de pilotos é feita em categorias como Bronze, Prata, Ouro e Platina, dependendo da sua experiência e habilidade. A categoria Bronze geralmente representa pilotos mais jovens, menos experientes ou que ainda estão aprendendo, enquanto a categoria Prata indica pilotos com experiência e habilidade intermediário.
- Ajustado de acordo com o Balance of Performance (BoP)
- Velocidade máxima: 300 km/h
- Tanque de combustível de 90 litros (antes do BoP)
- Freios: Disco de aço
- Peso: 1.245 kg (antes do BoP)
- Rodas: 18 polegadas
- Pneus: Goodyear
- Identificação: Branco sobre fundo verde
BALANÇO DE DESEMPENHO (BOP – PARA BALANCE OF PERFORMANCE EM INGLÊS):

O Comitê de Endurance pode ajustar o desempenho com base em um tempo médio de volta, com base nos resultados do carro mais rápido em cada modelo. As alterações, que não estão sujeitas a apelação, podem estar relacionadas a:
- O peso mínimo do carro
- Entradas de ar e taxa de pressão de impulso para carros turbo-motorizados
- capacidade do tanque de combustível
- A altura do spoiler traseiro
- Qualquer outra modificação considerada necessária
Racing Spirit Of Léman

#10 – Aston Martin Vantage AMR LMGT3 – Derek Deboer / Valentin Hasse-Clot / Eduardo Barrichello
Esta equipe francesa, sediada em Haute-Savoie, estreia-se nas 24 Horas de Le Mans. Ela substitui a equipe japonesa D’Station Racing (que participou da clássica de Le Mans e do FIA WEC nos últimos quatro anos) como a equipe apoiada pela Aston Martin Racing na categoria LMGT3. A Racing Spirit Of Léman já conquistou títulos nas classes LMP3 e GT3 da Le Mans Cup em 2022 e 2023. No ano passado, competiu na European Le Mans Series, conquistando dois pódios e o terceiro lugar na classificação geral da categoria LMGT3. O Aston Martin Vantage AMR LMGT3 está sob a responsabilidade de Derek Deboer, Valentin Hasse-Clot e Eduardo Barrichello, filho de Rubens Barrichello, bicampeão mundial de Fórmula 1. O Racing Spirit Of Léman está em 14º lugar no FIA Endurance Trophy para equipes LMGT3 após somar pontos nos 1812 Km do Catar e nas 6 Horas TotalEnergies de Spa-Francorchamps.
#13 – Corvette Z06 LMGT3.R – Orey Fidani / Lars Kern / Matthew Bell

A AWA Racing foi convidada a participar desta 93ª edição graças ao desempenho de Orey Fidani, o melhor piloto de bronze e vencedor do Prêmio Bob Akin no IMSA WeatherTech SportsCar Championship na temporada passada. Esta equipe canadense venceu a classe GTD das 24 Horas de Daytona em janeiro passado. Ela está fazendo sua estreia nas 24 Horas de Le Mans e espera dar continuidade ao seu sucesso na Flórida.
Vista AF Corse

• #21 – Ferrari 296 LMGT3 – François Heriau / Simon Mann / Alessio Rovera
• #54 – Ferrari 296 LMGT3 – Thomas Flohr / Francesco Castellacci / Davide Rigon
A Ferrari renovou sua confiança na AF Corse para inscrever dois 296 LMGT3 no FIA WEC, incluindo as 24 Horas de Le Mans. Ambos os carros buscam se consolidar na categoria LMGT3. O carro #21 já brilhou ao vencer as 6 Horas de Spa-Francorchamps da TotalEnergies. O carro #54 está a cargo de Thomas Flohr, Francesco Castellaci e Davide Rigon, um trio unido que corre junto há três temporadas e conta com a harmonia perfeita entre eles. Na classificação do Troféu FIA Endurance para equipes LMGT3, a Ferrari #21 ocupa atualmente o segundo lugar, enquanto a #54 ocupa o quinto lugar.
Heart Of Racing Team

#27 – Aston Martin Vantage AMR LMG – Ian James / Mattia Drudi / Zacharie Robichon
Este é o segundo Aston Martin Vantage AMR LMGT3 apoiado pela Aston Martin Racing. Principalmente porque a equipe de Ian James está envolvida na inscrição das duas Valquírias na categoria Hipercarro. A Heart Of Racing aborda sua segunda participação nas 24 Horas de Le Mans com espírito de vingança. No ano passado, foi forçada a abandonar a corrida após um dramático acidente fora de pista na curva de Indianápolis. Ian James dá as boas-vindas a dois novos companheiros de equipe nesta temporada: Mattia Drudi e Zacharie Robichon, já vistos na Proton Competition.
The Bend Team WRT e Team WRT

#31 – BMW M4 LMGT3 – Yasser Shahin / Timur Boguslavskiy / Augusto Farfus
#46 – BMW M4 LMGT3 – Ahmad Al Harthy / Valentino Rossi / Kelvin Van Der Linde
No papel, a Team WRT está entre as sérias candidatas à vitória na LMGT3 com o BMW M4 LMGT3. No ano passado, o #31 conquistou o segundo lugar na categoria, enquanto o #46 foi forçado a abandonar após o acidente de Ahmad Al Harthy. Nesta temporada, o #31 se destacou com um terceiro lugar nos 1812 km do Catar, enquanto o #46 terminou em segundo nas 6 Horas de Ímola. Este último é pilotado pelo nove vezes campeão mundial de motociclismo do Grand Prix, Valentino Rossi, que participa de sua segunda 24 Horas de Le Mans. Seu desempenho será acompanhado de perto pelos fãs do evento.
TF Sport

#33 – Corvette Z06 LMGT3.R – Ben Keating / Jonny Edgar / Daniel Juncadella
#81 – Corvette Z06 LMGT3.R – Tom Van Rompuy / Rui Andrade / Charlie Eastwood
Esta equipe britânica, vencedora da classe LMGTE Am nas 24 Horas de Le Mans em 2022, representa a Corvette na classe LMGT3. No ano passado, os dois Z06 LMGT3.R terminaram em 11º e 15º lugar em suas classes. A dupla de pilotos do #81 permanece a mesma de 2024. Ao volante do #33 está Ben Keating. Com 53 anos, ele é o piloto amador mais rápido. Como prova, ele venceu a classe LMGTE Am na edição Centennial (2023). Em uma categoria onde o piloto amador costuma fazer a diferença, Keating é um trunfo inegável. Ele se juntou a Jonny Edgar e Daniel Juncadella. O Corvette #33 venceu os 1812 km do Catar e dominou o Troféu FIA Endurance para equipes LMGT3. É um dos favoritos para vencer a clássica de Le Mans.
Kessel Racing

#57 – Ferrari 296 LMGT3 – Takeshi Kimura / Daniel Serra / Casper Stevenson
Esta equipe suíça participou das 24 Horas de Le Mans quatro vezes. Sua última participação foi em 2023 com duas Ferrari 488 GTE Evos na LMGTE Am. Este ano, a equipe está competindo na European Le Mans Series, onde terminou em quarto lugar na classe LMGT3, graças a um segundo lugar nas 4 Horas de Barcelona. Takeshi Kimura, que compete na ELMS com a equipe, está acompanhado por Daniel Serra, vencedor da classe LMGTE Pro nas 24 Horas de Le Mans de 2017 e 2019, e Casper Stevenson, que estará com a D’Station Racing em 2023.
United Autosports

#59 – McLaren 720S LMGT3 Evo – James Cottingham / Grégoire Saucy / Sébastien Baud
#95 – McLaren 720S LMGT3 Evo – Darren Leung / Sean Gelael / Marino Sato
2025 marca o 30º aniversário da vitória do McLaren F1 GTR nas 24 Horas de Le Mans. Trinta anos depois, cabe ao 720S LMGT3 Evo e à United Autosports garantir que a marca fundada por Bruce McLaren brilhe na clássica de Le Mans, aguardando uma entrada na classe Hypercar a partir de 2027. No ano passado, ambos os carros foram forçados a se aposentar. A abertura da temporada 2025 do FIA WEC ajudou a aliviar essa memória desagradável. No km 1812 do Catar, o #59 terminou em segundo, quatro décimos atrás do líder. Este desempenho coloca a United Autosports em sexto lugar no Troféu FIA Endurance para equipes LMGT3. Vale destacar que o McLaren #59 ostenta uma pintura exclusiva: a Bandeira da Meningite. Esta pintura visa conscientizar sobre uma doença que ainda é frequentemente mal compreendida: a meningite.
Iron Lynx

#60 – Mercedes-AMG LMGT3 – Claudio Schiavoni / Matteo Cressoni / Matteo Cairoli
#61 – Mercedes-AMG LMGT3 – Martin Berry / Lin Hodenius / Maxime Martin
#63 – Mercedes-AMG LMGT3 – Stephen Grove / Brenton Grove / Luca Stolz
A Mercedes está de volta às 24 Horas de Le Mans! A marca alemã, que não participa de Le Mans desde 1999, conta com a equipe italiana Iron Lynx para apresentar três carros Mercedes-AMG LMGT3. Para tornar esse retorno um sucesso, a Mercedes disponibilizou seus pilotos de fábrica, como Maxime Martin (nove participações). Todos os três carros apresentam uma pintura em homenagem à vitória geral do Sauber-Mercedes C9 em 1989
Proton Competition

#77 – Ford Mustang LMGT3 – Bernardo Sousa / Ben Tuck / Benjamin Barker
#88 – Ford Mustang LMGT3 – Stefano Gattuso / Giammarco Levorato / Dennis Olsen
Lançado para competições em 2024, o Ford Mustang LMGT3 rapidamente se destacou, graças, em parte, ao seu motor V8 de 5,4 litros naturalmente aspirado e ao seu design robusto. A Proton Competition garantiu um pódio nas 24 Horas de Le Mans. A Ford Performance e a Multimatic aproveitaram o inverno para otimizar o Mustang GT3, como evidenciado pela vitória na classe GTD Pro nas 24 Horas de Daytona em janeiro passado. Após três etapas no FIA WEC, a Proton Competition ocupa a 10ª e a 11ª posições no FIA Endurance Trophy para equipes LMGT3, com o #88 à frente do #77. Os fãs da marca americana e das 24 Horas de Le Mans, sem dúvida, ficarão de olho nesses dois Mustangs com seu rugido característico e as cores icônicas do fabricante de Dearborn.
Equipe Akkodis ASP

#78 – Lexus RC F LMGT3 – Arnold Robin / Jack Hawksworth / Finn Gehrsitz
#87 – Lexus RC F LMGT3 – Petru Umbrarescu / José María López / Clemens Schmid
A equipe de Jérôme Policand está entrando em sua segunda participação nas 24 Horas de Le Mans com o Lexus RC F LMGT3. No ano passado, ambos os carros cruzaram a linha de chegada. O #78 terminou em sétimo na classe LMGT3, enquanto o #87 terminou em décimo. A experiência adquirida em 2024 permitiu que a equipe encarasse a corrida com maior confiança. Nas 6 Horas de Ímola, os carros Lexus terminaram em terceiro e quarto lugares. A Equipe Akkodis ASP pretende manter esse ritmo na clássica de Le Mans, o principal evento da temporada do FIA WEC. A bordo do #87, José María López, vencedor das 24 Horas de Le Mans de 2021 com a Toyota, desempenha perfeitamente o papel de líder ao lado de Petru Umbrarescu e Clemens Schmid.
Iron Dames

#85 – Porsche 911 GT3 R LMGT3 – Célia Martin / Rahel Frey / Michelle Gatting
Nesta temporada, as Iron Dames estão entrando em uma nova era sob a expertise da Manthey Racing. O Lamborghini Huracan LMGT3 Evo 2, com o qual Sarah Bovy, Michelle Gatting e Rahel Frey terminaram em quinto lugar na classe LMGT3 no ano passado, foi descontinuado, e agora entra o Porsche 911 GT3 R LMGT3. Ao volante do Porsche #85 estão as titulares Rahel Frey e Michelle Gatting. Elas agora se juntam a Célia Martin. Este trio feminino terminou em oitavo nas 6 Horas de Ímola e em décimo nas 6 Horas de Spa-Francorchamps da TotalEnergies. “Vamos analisar o que podemos melhorar nos próximos dias para estarmos em uma posição melhor para Le Mans.” “Tenho certeza de que progrediremos e aprenderemos com isso”, disse Célia Martin após a etapa belga.
Manthey & Manthey 1ST Phorm

#90 – Porsche 911 GT3 R LMGT3 – Antares Au / Loek Hartog / Klaus Bachler
#92 – Porsche 911 GT3 R LMGT3 – Ryan Hardwick / Riccardo Pera / Richard Lietz
O Porsche 911 GT3 R LMGT3 #92 é o atual campeão da classe LMGT3 nas 24 Horas de Le Mans. Cinco vezes vencedor da classe clássica de Le Mans, a equipe Manthey é a favorita à vitória. Principalmente porque Richard Lietz, vencedor do ano passado, está de volta à disputa. O #92 venceu as 6 Horas de Ímola em abril e está em quarto lugar no Troféu FIA Endurance para equipes LMGT3. O #90 recebeu o convite após vencer a classe GT da Asian Le Mans Series 2024/2025. Antares Au e Klaus Bachler já faziam parte da aventura.
Richard Mille AF Corse

A inscrição desta Ferrari 296 LMGT3, com apoio técnico da AF Corse, marca o retorno de Lilou Wadoux às 24 Horas de Le Mans. Ela é acompanhada por Custodio Toledo, piloto do Ferrari Challenge, e Riccardo Agostini. Este carro compete na European Le Mans Series e venceu as 4 Horas de Le Castellet. Está em segundo lugar geral na categoria LMGT3, atrás das Iron Dames
Ziggo Sport Tempesta

Ferrari 296 LMGT3 #196 – Jonathan Hui / Christopher Froggatt / Edward Cheever
Esta equipe britânica deve seu convite ao título da temporada passada na classe Bronze do GT World Challenge. Este sucesso fornece uma excelente base para alcançar objetivos ainda mais ambiciosos, especialmente nas 24 Horas de Le Mans. Chris Froggatt e Edward Cheever, os arquitetos do título do ano passado, obviamente fazem parte da aventura. Eles se unem ao empresário de Hong Kong Jonathan Hui
O top 5 do Troféu FIA Endurance para equipes LMGT3 antes das 24 Horas de Le Mans de 2025:
• TF Sport – Corvette Z06 LMGT3.R #33 – 44 pontos
• Vista AF Corse – Ferrari 296 LMGT3 #21 – 40 pontos
• Akkodis ASP Team – Lexus RC F LMGT3 #78 – 38 pontos
• Manthey 1st Phorm – Porsche 911 GT3 R LMGT3 – 31 pontos
• Vista AF Corse – Ferrari 296 LMGT3 #54 – 31 pontos
DADOS GERAIS

Uma pista centenária. A primeira prova foi em 1923! O Circuito tem 13,629 quilômetros. A reta Hunaudiéres sofreu alterações em 1990. Foram colocados duas chicanes com o objetivo de diminuir a velocidade. Antes dela o Porsche 917 atingiu 385 km/h e em 1988 um WM Peugeot equipado de um motor V6 com 2,8 litros e 850 cavalos cravou 406 km/h! O traçado tem 13.629 metros com 38 curvas.

A largada neste ano será no sistema Hyperbole ( Hipérbole), ou seja, 16 carros na frente do grid das quatro categorias que fizeram seus melhores tempos. Os outros, mesmo de categorias mais rápidas ficaram atrás. No sábado, às 16h, essas 62 máquinas partiram para 24 horas de competição
ACOMPANHE

Ao todo, 62 carros das categorias LMGT3, LMP2 e Hypercar largarão no dia 14 de junho as 16:00, horário local, 5 horas a mais que no Brasil.
Abaixo como assistir: https://www.24h-lemans.com/fr/actualites/comment-suivre-les-24-heures-du-mans-2025-59720
Os pilotos brasileiros
- Carro 57 – Daniel Serra – KESSEL RACING – LMGT3
- Carro 10 – Dudu Barrichello – RACING SPIRIT – LMGT3
- Carro 150 – Custódio Toledo – AF COURSE – LMGT3
- Carro 31 – Augusto Farfus – TEAM WRT – LMGT3
- Carro 22 – Pietro Fittipaldi – UNITED AUTOSPORTS – LMP2
- Carro 23 – Daniel Schneider – UNITED AUTOSPORTS – LMP2
- Carro 4 – Felipe Nasr – PORSCHE PENSKE – Hypercar
- Carro 311 – Felipe Drugovich – WHELEN CADILLAC – Hypercar
Patrocinadores


Francis Castaings. Representante/embaixador no Brasil do Club Vincennes en Anciennes
Texto, tradução e montagem Francis Castaings – Fotos/Photos: ACO – Automobile Club de l’Ouest