24 horas de Le Mans: os Matras de volta a pista do famoso Circuito de Le Mans.
Poucas horas antes do início da 90ª edição das 24 Horas de Le Mans, o Automobile Club de l’Ouest (Automóvel Clube do Oeste) comemorou o 50º aniversário da primeira vitória da Matra em Le Mans em 1972. Para isso, o veterano Henri Pescarolo assumiu o volante um Matra 670 de 1972 com a famosa carroceria nº15 quando venceu o evento com Graham Hill. Este carro preparado pela Equipe Europa também foi visto várias vezes no traçado da famosa prova Le Mans Classic.
Num segundo carro, o Matra 670B que venceu em 1974, esteve lá, o também veterano Gérard Larrousse – também o titular/diretor de pista Gérard Larrousse, Grand Marshal desta edição de 2022 – que ali tinha assinou a terceira e última vitória com Henri Pescarolo antes da aposentaria da marca.
Não esqueçamos que 1973 também viu a vitória dos dois homens no Circuito de Sarthe. O público de 2022 ficou encantado com o maravilhoso rugido do famoso V12 Matra novamente!
Detalhes do Campeão
Por dentro do Cockpit com Henri Pescarolo
E Gérard Larrouse. Detalhe para a tomada de ar do belo V12. Disputava a categoria de 3,0 litros, 450 a 480 cavalos a 10.500 rpm(Preparação Endurance) sendo que o motor era o mesmo do bólido da Fórmula Um com 50 cavalos a menos. Motor atmosférico em posição central traseira e longitudinal.
Os capacetes da famosa dupla E o cockpit com um volante de três raios sem assistência hidrálica, alavanca de cinco marchas, um conta-giros, manômetro de óleo e marcador de temperatura do motor. Só!
A Matra (Mécanique Aviation TRAction) tinha dois objetivos: ganhar as 24 horas de Le Mans e o Campeonato Mundial de marcas.
O início da temporada acabou sendo decepcionante: em Daytona, Flórida, Estados Unidos, os carros franceses não conseguiram terminar e a vitória foi conquistada por um Porsche Carrera. Mas durante as corridas seguintes, a superioridade do 670 foi confirmada, e especialmente a do novo 670 B em relação aos seus rivais diretos, ou seja, o Ferrari 312 P e o Gulf Mirage.
Os Matras venceram em Vallelunga, Dijon, Le Mans, Zeltweg e Watkins Glen. Os objetivos de Jean Luc Lagardère, o patrão da Matra, foram alcançados: a Matra, além das Vinte e Quatro Horas de Le Mans, venceu o Campeonato Mundial de Marcas.
É também um triunfo do automobilismo francês, já que a equipe era composta exclusivamente por pilotos franceses: Beltoise, Cévert, Pescarolo, Larrousse, Jabouille, Jaussaud e Depailler. Para 1974, a Matra estabeleceu os mesmos objetivos. Venceu o campeonato em 1973 (venceu cinco das dez provas que disputou e em 1974 (venceu nove das dez provas que disputou .
Texto: NewsClassicRacing – Fotos: Patrick Payany (Fotorissima) e Julien Hervé ( Equipe Europe)
Dados: https://www.newsclassicracing.com/
Texto, tradução e montagem Francis Castaings
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