Encontro Veículos Chrysler 2023 – CCMG – Chrysler Clube de Minas Gerais.
Aconteceu no Mega Space, dia 29 de abril, um evento exclusivo para carros da marca Chrysler: São carros das marcas Chrysler, Dodge, Plymouth em sua maioria, mas também seu passado e presente é rico. No passado havia além da Plymouth, a Desoto, Imperial, Fargo e hoje se juntam a eles a marca RAM de picapes. Hoje a marca pertence ao grupo Stellantis. São vinte são 20 empresas do novo grupo automotivo. É a quarta maior montadora do mundo e reúne as marcas Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram e Vauxhall com presença em mais de 130 países, com produção em 30 países. A fusão entre Fiat-Chrysler e Grupo PSA foi concluída e nasceu a 4ª maior fabricantes de carros do mundo.
O Evento MOPAR UAI aconteceu no Mega Space que é um dos grandes centros de eventos do Brasil. Localizado no município de Santa Luzia, Minas Gerais, região metropolitana de Belo Horizonte. Possui mais de 500 mil m² e está preparado para receber até 200 mil pessoas.
Neste evento estavam mais de 120 carros principalmente das marcas Dodge e Plymouth, proprietários, convidados e imprensa. Crianças, adultos, uma verdadeira família muito unida. Para os americanos aficionados pela marca Mopar, nascida em agosto de 1937 a partir da abreviação do termo “Motor Parts” (peças de motor), inicialmente com foco em anticongelantes, foi nos anos 60, início da era dos muscle cars, que Mopar ficou realmente conhecida.
Os Carros
Dodge Sedã Kingsway que foi premiado. Havia também a Wagon Utility duas portas
Um dos primeiros Dodge a chegar no Brasil foi o Dart sedã quatro portas
Quer era muito elegante
Depois o atraente modelo cupê
Que também caiu no gosto brasileiro. Tanto o sedã quanto o cupê tinham opção de teto de vinil.
A linha esportiva Charger chegava em 1971 nas versões LS e na mais apimentada R/T (Road & Track)
Na década de 70 e 80 vários brasileiros optavam por carros com duas portas por acharem mais seguros!!! E a versão Dart também foi fabricada aqui a partir de 1971. que completou 50 anos em 2021. Abaixo um cupê, ano 1973
Foi um belo sedã que concorreu com o Chevrolet Opala e com a linha Ford Galaxie, LTD e Landau
Em 1973 chegava o pequeno Chrysler, o caçula da família. O Dodge 1800, carinhosamente chamado de “Doginho” que foi aperfeiçoado e foi renomeado como Polara, nome já usado nos grandes sedãs americanos. Conheça.
As cores metálicas começavam a atrair muitos clientes. Em 1974 toda a indústria automobilística mundial era afetada pela crise do Petróleo. E os Dodge ganhavam dois concorrentes: O Alfa Romeo 2300 e o Ford Maverick. Por conta disso os modelos ganhariam o Fuel Pacer System. Se o motorista pisasse muito, as luzes direcionais acima do capô, que deixavam de ser sinalizadoras, acendiam alertando o motorista que ele estava gastando muito. Esse sistema agia no carburador, criando um vácuo vindo a partir do coletor de admissão
Mais luxuoso o Grand sedan e o Gran Cupê chegaram em 1973. Neles não havia mais a designação Dart, Abaixo um com a nova frente do modelo 1975 e algumas modificações de bom gosto.
A linha Charger ganhava novos frisos. Abaixo um modelo 1977
E um irmão gêmeo
Outro belo R/T com as entradas de ar sobre o capô que eram apenas ornamentos
E o Charger mudava em 1978
E sua última alteração em 1979 com frente em plástico reforçado com fibra de vidro.
Assim como o Magnum
E também a última alteração do Dart. Que foi feliz! Foram produzidos até 1981, mas vendidos em concessionários até 1984. Deixou uma legião de fãs.
Os especiais que são velozes e muito furiosos.
Exibindo a cavalaria
Outro muito potente
Que deixou suas marcas no asfalto. Por dentro.
As corridas de Dragster nos Estados Unidos tem várias categoria: São os Modified Eliminator, que não utilizam compressor, e chegam ao 1/4 de milha a mais de 160 km/h. A Altered que em sete segundos chegam a 320 Km/h.
A Super Stock cujos carros pesam entre 1.200 quilos a 1500, caixa de marchas mecânica ou automática e usam injeção direta. A Pro Stock, nascida em 1970 e fazem o 1/4 de milha em menos de 10 segundos chegando a 240 km/h. A Funny Car, este Dodge se encaixaria. Podem ter apêndices aerodinâmicos e podem ter até 1.500 cavalos.
E a Dragster com os Top Fuel e Top Gaz Eliminators que tem até dois motores V8 acoplados, pneus finos na frente, alto e largos atrás, mais de 8,0 litros de cilindrada (460 pol³) e em 7,0 segundos vencem os 400 metros e chegam aos 345 km/h. Em linha reta é claro! E com duplo paraquedas atrás para ajudar a frear. O bólido acima é vencedor de várias provas de arrancada no Brasil.
E outro que veio de São Paulo
Todos acima foram muito rápidos nas pistas
Os Americanos
Dodge Charger 1968
Dodge Charger 1973 Conheça
Plymouth Road Runner Conheça
E o Plymouth Cuda 340. Conheça
E a mensagem irreverente sobre o para-brisa
Moderno, mas fazendo bela presença este Dodge 300 C
Outro para experientes
As Picapes
Dodge D-100, único exemplar brasileiro e ganhou prêmio. E é muito rápida.
Dakota
Tinham uma boa gama de motores: Quatro cilindros (Gasolina ou Turbo Diesel), V6 (Gasolina) e V8 (Gasolina). Infelizmente durou pouco tempo em nosso país (1998 – 2001).
Abaixo um modelo cabine estendida Sport
Abaixo um modelo cabine estendida R/T com motor V8 5,2 litros
Um Picape Ram 2500 Magnum americana muito bonita
Com motor V10 do esportivo Dodge Viper
Uma RAM com motor Hemi 5,7
Outra muito apimentada. O motor mais potente é um V8 com 8,0 Litros (488 pol³) Magnum V10 com 300 cavalos
Outra muito potente
Jeep Grand Cherokee. Fabricado entre 1992 e 1998. O motor mais potente era um V8 com 245 cavalos e 5,9 litros
Na pista
Tem 201 metros, foi colocado sensores na faixa da largado e ao centro. Cones vermelhos no final sinalizaram o começo da área de frenagem
A “Arvore de Natal” foi o sinal de largada e queima, muita queima de pneus
Quase todos os presentes foram acelerar, Muito!
Uma dupla mais original
Esta picape fez bonito
Um racha num local apropriado. Havia uma ambulância de plantão
Carros muito rápidos
Todos tiveram oportunidade
O Passeio pacífico no circuito misto do Mega Space
Todos tiveram oportunidade de passear em marcha lenta
Muito bom o desfile Mopar
As pessoas
Fernando Bazolli e assessores comandaram tudo com maestria. Abaixo com a esposa
Café da manhã, almoço, lanche da tarde com qualidade ímpar
Num grande salão confortável
A palestra antes das atividades do dia
As mesas cheias e convidados da Stellantis América do Sul prestigiaram
Todos com conversas animada nas mesas
Os amigos
A Premiação
E a piloto de destaque da picape que fez muitos marmanjos baterem palmas
Foram vários homenageados
E os carros já com a noite caindo
Agradecimento especial a Fernando Bazolli e Guilherme Augusto Pampolini Amaral. Um evento que reuniu pessoas de outros estados e faria bonito em todo Brasil.
Texto, fotos e montagem Francis Castaings
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.