BMW Z1: “Z”, significa “Zukunft” que quer dizer futuro em alemão
O arrojado BMW Z1 foi produzido entre julho de 1988 a junho de 1991. Era o resgate da audácia do BMW 507 da década de 50. Foram 8.012 exemplares deste belo e revolucionário roadster do final do século passado. A primeira apresentação se deu no Salão de Frankfurt, na Alemanha em 1987. Era um projeto independente da divisão BMW Technik GMbH onde os engenheiros tinham por missão explorar novas técnicas e estilos. A equipe era dirigida por Harm Lagaay e Ulrich Bez. Foram apenas 39 meses para a concepção do esportivo. A empresa de carrocerias Baur, uma empresa alemã com sede em Stuttgart foi responsável pela fabricação.
Sua capota de lona escamoteável, podia ser guardada com facilidade e ocupava parte do porta malas que tinha 260 litros. Este novo esportivo tinha 2,44 metros de entre-eixos, 3,291 metros de comprimento, 1,69 de largura e 1,27 de altura. Era restrito a dois lugares, estrutura monobloco com chassi soldado em chapas de aço galvanizado e assoalho em compósito com fibras de carbono. Tinha uma estrutura muito rígida.
Tinha reforços em tubos de aço na estrutura do para-brisa. Além das portas, todos os componentes termoplásticos da carroceria eram retirados com facilidade. Ótimo para manutenção. Seu coeficiente aerodinâmico (CX) era de 0,36 com a capota, sem ela era de 0,43. A distribuição de peso sobre os eixos era excelente. Na frente 49% e 51% sobre o eixo traseiro.
Seu motor montado em posição central dianteira tinha seis cilindros em linha, longitudinal, arrefecido a água, bloco em ferro fundido e cabeçote em liga de alumínio. As bielas em aço e o virabrequim tinha sete mancais. Tinha comando de válvulas no cabeçote, com correia dentada e duas válvulas por cilindro. Sua cilindrada era de 2.494 cm³, taxa de compressão de 8,8:1 e potência de 170 cavalos a 5.800 rpm. Era alimentado por uma injeção Bosch L-Tronic. Todo o conjunto mecânico era o mesmo do modelo M20 E36 BMW 325i.
Sua velocidade máxima era de 225 km/h, fazia de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e os primeiros 1.000 metros eram vencidos em 28 segundos. Seu consumo urbano era de 11 km/l. Sua caixa tinha cinco marchas, com ligação por tubo de alumínio tipo transaxle (unidade em um motor de veículo a motor que combina o diferencial, transmissão e eixo de transmissão). Este é um modelo M (Motorsport). A BMW Motorsport é uma divisão da empresas para preparações especiais e a Alpina Burkard Bovensiepen GmbH, , desde 1962, é uma empresa autorizada a deixar os carros BMW ainda mais apimentados. Se notar a presença do logotipo, de um ou de outro, melhor dar passagem!
Sua suspensão dianteira tinha rodas independentes, molas helicoidais, amortecedores telescópicos, braços transversais e barras estabilizadoras. Atrás multi-braços triangulares oblíquos, braços oscilantes transversais , amortecedores telescópicos, braços transversais e barras estabilizadoras. Tinha direção hidráulica progressiva com 3,9 voltas de batente a batente e coluna regulável. Era servido de quatro freios a disco ventilados e contava com ABS (sistema de frenagem que evita que as rodas se bloqueiem e entrem em derrapagem, deixando o automóvel sem aderência à pista.). Suas rodas com bonito desenho vestiam pneus Pirelli P700-Z nas medidas 225/45 ZR 16.
Por dentro muito luxo e conforto. Apesar de baixo o aceso ao interior era facilitado principalmente com as portas retiradas.
Seu painel era simples, mas tinha o necessário para uma boa condução. Marcador para o tanque de combustível de 58 litros. Velocímetro graduado a 240 km/h, conta-giros a 7.000 rpm com zona vermelha começando a 6.500 rpm e marcador de temperatura.
Clubes específicos surgiram primeiro na Alemanha, depois na Holanda, França, Itália e Japão. Em 2012, colecionadores de todo o mundo se reuniram em Munique para comemorar o 25º aniversário do Z1. Foi substituído pelo modelo Z3 (abaixo) bem mais convencional. Foi fabricada entre 1996 e 2002.
Texto, Fotos e montagem Francis Castaings. Demais fotos de fotos.
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