24 Horas de Le Mans 2025 – Categoria LMP2

Para a 93ª edição das 24 Horas de Le Mans (11 a 15 de junho de 2025), 17 carros estão inscritos na classe LMP2, nove dos quais contam com pilotos profissionais e amadores (Pro/Am). Conhecida por seu alto nível de competição, esta categoria promete ser mais uma vez um espetáculo intenso. A atual campeã, United Autosports, tentará manter o título.
Um dos mais belos circuitos em detalhes.

Onde:

Le Mans é uma cidade da França, capital do departamento de Sarthe, Região Administrativa de País do Loire, localizada as margens do Rio Sarthe. A 146 quilômetros ao sudoeste de Paris. Pode-se ir de carro, ônibus ou trens.

De carro há estradas e autoestradas.

O que é uma LMP2?
Os carros Protótipo 2 de Le Mans (LMP2) são carros fechados projetados exclusivamente para corridas. Eles são reservados para equipes independentes que competem nas 24 Horas de Le Mans, na European Le Mans Series, na Asian Le Mans Series e no IMSA( International Motor Sports Association) . Quatro fabricantes foram selecionados para fornecer chassis: Dallara (com o P217), Onroak Automotive (com o Ligier JS P217), Oreca (com o Oreca 07) e Riley/Multimatic (Riley MK30). A Gibson é a única fornecedora de motores.

O preço um carro novo completo, sem o motor ou todos os equipamentos eletrônicos homologados, não pode exceder € 483.000. As equipes devem incluir pelo menos um piloto Prata ou Bronze. Equipes com um piloto Bronze competem por uma classificação específica: LMP2 Pro/Am.
• Protótipo de carroceria fechada
• Categoria reservada para equipes privadas
• Motor: Gibson V8 de 4,2 litros naturalmente aspirado
• Potência: aproximadamente 375 kW
• Peso mínimo: 950 kg
• Tanque de combustível: 65 litros
• Fabricante exclusivo de pneus: Goodyear
BALANÇO DE DESEMPENHO (BOP – PARA BALANCE OF PERFORMANCE EM INGLÊS):

O Comitê de Endurance pode ajustar o desempenho com base em um tempo médio de volta, com base nos resultados do carro mais rápido em cada modelo. As alterações, que não estão sujeitas a apelação, podem estar relacionadas a:
- O peso mínimo do carro
- Entradas de ar e taxa de pressão de impulso para carros turbo-motorizados
- capacidade do tanque de combustível
- A altura do spoiler traseiro
- Qualquer outra modificação considerada necessária
Iron-Lynx-Proton

#9 – Oreca 07-Gibson – Jonas Ried / Maceo Capietto / Reshad De Gerus
A Iron Lynx e a Proton Competition firmaram uma parceria para inscrever este Oreca, confiado a Jonas Ried, filho de Christian Ried, proprietário da Proton Competition, Maceo Capietto e Reshad De Gerus. No ano passado, este carro foi forçado a se aposentar. Este ano, ele compete na European Le Mans Series. Anteriormente visto com IDEC Sport, Cool Racing e Duqueine Team, Reshad De Gerus trará sua experiência das 24 Horas de Le Mans e da classe LMP2 para o primeiro plano.
Proton Competition

#11 – Oreca 07-Gibson – Giorgio Roda / Rene Binder / Bent Viscaal (LMP2 Pro/am)
A Proton Competition está competindo em todas as três classes das 24 Horas de Le Mans: Hypercar com um Porsche 963, LMP2 com este Oreca 07-Gibson e LMGT3 com dois Ford Mustangs. Este Oreca é pilotado por Giorgio Roda, que é leal à Proton Competition desde 2018; Rene Binder, ex-DKR Engineering, Duqeine Team, Algarve Pro Racing, Inter Europol Competition e Panis Barthez Competition; e Bent Viscaal, que pilotou o carro #9 no ano passado. Este Oreca #11 está competindo na classe LMP2 Pro/Am da European Le Mans Series, onde terminou em 11º lugar na geral nas 4 Horas de Barcelona e, mais importante, em quarto lugar em sua classe. Um pódio na classe LMP2 Pro/Am seria um resultado lógico para esta equipe.
RLR M Sport

#16 – Oreca 07-Gibson – Michael Jensen / Ryan Cullen / Patrick Pilet (LMP2 Pro/Am)
Esta equipe britânica competiu pela última vez nas 24 Horas de Le Mans em 2019. Eles estão de volta para brilhar na classe LMP2 Pro/Am. Eles podem contar com a experiência e a velocidade de Ryan Cullen (ex-piloto da Vector Sport) e Patrick Pilet (ex-piloto de fábrica da Porsche com 13 participações). Eles têm como parceiro Michael Jensen, o piloto amador do trio.
IDEC Sport

- #18 – Oreca 07-Gibson – Jamie Chadwick / Mathys Jaubert / André Lotterer
- #28 – Oreca 07-Gibson – Paul Lafargue / Job Van Uitert / Sebastian Alvarez
Esta é a oitava participação da IDEC Sport nas 24 Horas de Le Mans. Este evento representa um ponto de virada na história da equipe, que se prepara para a entrada da equipe técnica da Genesis Magma Racing na categoria Hypercar na próxima temporada. Competindo na European Le Mans Series, a temporada da IDEC Sport começou de forma ideal, com o Oreca #18 terminando em segundo nas 4 Horas de Barcelona antes de vencer as 4 Horas de Le Castellet. Para esta 93ª edição, a equipe recebe André Lotterer, tricampeão da clássica de Le Mans, que fará parte da aventura Hypercar da Genesis. Assim, o Oreca #18 é o favorito à vitória na LMP2.
United Autosports

- #22 – Oreca 07-Gibson – Renger Van Der Zande / Pietro Fittipaldi / David Heinemeier Hansson
- #23 – Oreca 07-Gibson – Daniel Schneider / Oliver Jarvis / Benjamin Hanley (LMP2 Pro/Am)
A United Autosports é uma equipe fundamental na categoria LMP2. Ela compete desde 2017 e conta com três pódios nas 24 Horas de Le Mans, além de um título da European Le Mans Series e outro no FIA WEC! O Oreca #22 também é o atual campeão das 24 Horas de Le Mans. Ao volante do #22 está um trio experiente. Renger Van Der Zande, Pietro Fittipaldi e David Heinemeier Hasson somam 20 participações na clássica de Le Mans. Apostamos que eles estarão na briga pela vitória. No #23, Oliver Jarvis (vencedor do ano passado com o #22) se junta a Ben Hanley e Daniel Schneider.
Nielsen Racing

#24 – Oreca 07-Gibson – Naveen Rao / Cem Bolukbasi / Colin Braun (LMP2 Pro/Am)
A Nielsen Racing participou das 24 Horas de Le Mans quatro vezes. No ano passado, a equipe britânica terminou em 11º lugar na classe LMP2. Para esta 93ª edição, a equipe reformulou sua escalação. Naveen Rao (uma participação) e Colin Braun (três participações) estão ao lado do piloto turco Cem Bolukbasi, que está estreando em Le Mans. A Nielsen Racing está competindo na European Le Mans Series nesta temporada. Venceu as 4 Horas de Le Castellet e lidera a classificação geral da LMP2. Como tal, tem grandes ambições para a clássica de Le Mans.
Algarve Pro Racing

- #25 – Oreca 07-Gibson #25 – Matthias Kaiser / Lorenzo Fluxa / Théo Pourchaire
- #45 – Oreca 07-Gibson #45 – George Kurtz / Nicky Catsburg / Alexander Quinn (LMP2 Pro/Am)
O Oreca 07-Gibson #25 da Algarve Pro Racing deve o seu convite para participar nesta 93ª edição ao título conquistado na Asian Le Mans Series 2024/2025. Neste carro, encontramos Théo Pourchaire, antigo campeão de Fórmula 2 e piloto reserva da Peugeot TotalEnergies, que compete nas suas primeiras 24 Horas. Juntamente com Matthias Kaiser e Lorenzo Fluxa, forma um trio que é um candidato à vitória. A Algarve Pro Racing também pode reclamar os louros na LMP2 Pro/Am, com o #45 confiado a George Kurtz, Nicky Catsburg e Alexander Quinn.
TDS Racing

#29 – Oreca 07-Gibson – Rodrigo Sales / Mathias Beche / Clément Novalak (LMP2 Pro/Am)
A TDS Racing é uma das equipes mais experientes na categoria LMP2. Ela compete nesta classe desde 2012, conquistando notavelmente um segundo lugar em 2014 e um terceiro lugar em 2019. Este ano, a equipe compete na LMP2 Pro/Am com uma formação de alto nível. Mathias Beche (dez participações) e Clément Novalak (visto na Inter Europol Competition em 2024) poderão mostrar sua velocidade máxima. Com quatro participações no currículo, Rodrigo Sales não ficará para trás. O Oreca #29 será um candidato à vitória na LMP2 Pro/Am.
Inter-Europol Competition

- #34 – Oreca 07-Gibson #34 – Nick Boulle / Jean-Baptiste Simmenauer / Luca Ghiotto (LMP2 Pro/Am)

- #43 – Oreca 07-Gibson #43 – Jakub Smiechowski/Tom Dillmann/Nick Yelloly
Após conquistar a vitória na classe LMP2 em 2023 e o segundo lugar em 2024, a Inter Europol Competition está de volta com grandes expectativas para tentar chegar ao degrau mais alto do pódio com as equipes Pro e Pro/Am. O carro #43 é pilotado por Jakub Smiechowski, Tom Dillmann, piloto da equipe na IMSA e na European Le Mans Series, e Nick Yelloly, o novo recruta e piloto de fábrica da Acura. O carro #34 da LMP2 Pro/Am conta com Nick Boulle, vencedor do Troféu Truman da IMSA. Ele se junta aos pilotos regulares da equipe, Luca Ghiotto, e Jean-Baptiste Simmenauer.
CLX Pure Rxcing

#37 – Oreca 07-Gibson – Aliaksandr Malykhin / Tom Blomqvist / Tristan Vautier
Esta equipe francesa sediada em Annecy (Alta Saboia) participou das 24 Horas de Le Mans quatro vezes. Ela compete na European Le Mans Series, onde terminou em quinto lugar nas 4 Horas de Barcelona, antes de ser forçada a abandonar nas 4 Horas de Le Castellet. A CLX Pure Rxcing é liderada por Nicolas Lapierre, ex-piloto da Alpine Hypercar. Aliaksandr Malykin venceu o Troféu FIA Endurance para equipes LMGT3 na temporada passada com a Manthey Pure Rxcing. Neste inverno, ele descobriu a pilotagem de uma LMP2 ao participar da Asian Le Mans Series 2024/2025. Ele poderá contar com a experiência de Tom Blomqvist (três participações) e Tristan Vautier (Primeira participação).
VDS Panis Racing

#48 – Oreca 07-Gibson – Oliver Gray / Esteban Masson / Franck Perera
Neste inverno, a equipe de Olivier Panis uniu forças com a Marc VDS. Esta equipe belga já compete no Campeonato Mundial de Moto2, no Campeonato Mundial de Superbike e em GT. Esta nova parceria permite que a Panis Racing tenha acesso a recursos adicionais para melhorar sua competitividade. Vale destacar que a TDS Racing fornece suporte técnico. A VDS Panis Racing compete na European Le Mans Series, onde o Oreca #48 terminou em terceiro nas 4 Horas de Barcelona e em 12º nas 4 Horas de Le Castellet. Charles Milesi, piloto da Alpine Endurance Team na classe Hypercar, é substituído por Franck Perera.
AF Corse

#183 – Oreca 07-Gibson – François Perrodo / Matthieu Vaxiviere / Antonio Felix Da Costa (LMP2 Pro/Am)
Esta equipe é a atual campeã das 24 Horas de Le Mans na categoria LMP2 Pro/Am. Ao volante deste Oreca está François Perrodo, um piloto amador extremamente rápido e vencedor do Spirit of Le Mans desta 93ª edição. No início desta temporada, tornou-se o primeiro carro da classe LMP2 Pro/Am a vencer uma corrida geral da European Le Mans Series. Isso aconteceu nas 4 Horas de Barcelona. Este ano, François Perrodo junta-se a Matthieu Vaxivier, ex-piloto da Alpine Hypercar, e Antonio Felix Da Costa, piloto de fábrica da Porsche. Basta dizer que este trio não tem outra ambição senão repetir o desempenho de 2024.
AO by TF

#199 – Oreca 07-Gibson – PJ Hyett / Dane Cameron / Louis Deletraz (LMP2 Pro/Am)
Esta equipe americana e seu dragão “Spike” estão de volta às 24 Horas de Le Mans para sua terceira participação. Eles estão, mais uma vez, em parceria com a TF Sport para suporte técnico. No ano passado, a Louis Deletraz colocou este carro na pole position na classe LMP2, antes de terminar em segundo na classificação Pro/Am. Em seguida, venceu a European Le Mans Series, garantindo um convite para esta 93ª edição. PJ Hyett, proprietário e piloto da equipe AO Racing, garantiu mais uma vez os serviços da Louis Deletraz. Eles se juntam ao ex-piloto da Porsche Penske Motorsport Hypercar, Dane Cameron.
DADOS GERAIS

Uma pista centenária. A primeira prova foi em 1923! O Circuito tem 13,629 quilômetros. A reta Hunaudiéres sofreu alterações em 1990. Foram colocados duas chicanes com o objetivo de diminuir a velocidade. Antes dela o Porsche 917 atingiu 385 km/h e em 1988 um WM Peugeot equipado de um motor V6 com 2,8 litros e 850 cavalos cravou 406 km/h! O traçado tem 13.629 metros com 38 curvas.

A largada neste ano será no sistema Hyperbole ( Hipérbole), ou seja, 16 carros na frente do grid das quatro categorias que fizeram seus melhores tempos. Os outros, mesmo de categorias mais rápidas ficaram atrás. No sábado, às 16h, essas 62 máquinas partiram para 24 horas de competição
ACOMPANHE

Ao todo, 62 carros das categorias LMGT3, LMP2 e Hypercar largarão no dia 14 de junho as 16:00, horário local, 5 horas a mais que no Brasil.
Abaixo como assistir: https://www.24h-lemans.com/fr/actualites/comment-suivre-les-24-heures-du-mans-2025-59720
Os pilotos brasileiros
- Carro 57 – Daniel Serra – KESSEL RACING – LMGT3
- Carro 10 – Dudu Barrichello – RACING SPIRIT – LMGT3
- Carro 150 – Custódio Toledo – AF COURSE – LMGT3
- Carro 31 – Augusto Farfus – TEAM WRT – LMGT3
- Carro 22 – Pietro Fittipaldi – UNITED AUTOSPORTS – LMP2
- Carro 23 – Daniel Schneider – UNITED AUTOSPORTS – LMP2
- Carro 4 – Felipe Nasr – PORSCHE PENSKE – Hypercar
- Carro 311 – Felipe Drugovich – WHELEN CADILLAC – Hypercar
Patrocinadores


Francis Castaings. Representante/embaixador no Brasil do Club Vincennes en Anciennes
Texto, tradução e montagem Francis Castaings – Fotos/Photos: ACO – Automobile Club de l’Ouest