Studebaker Avanti: Raymond Loewy outra vez ousava
O Studebaker Avanti foi um cupê esportivo de luxo fabricado e comercializado pela Studebaker Corporation entre junho de 1962 e dezembro de 1963. O fabricante apresentou o Avanti como “O único carro de produção americano de alto desempenho para quatro passageiros”. Descrito como “um dos marcos mais importantes na indústria do pós-guerra”, o automóvel oferecia uma combinação de segurança e desempenho. O Avanti estabeleceu 34 recordes de velocidade em Bonneville Salt Lake,estado de Utah. Na frente um V8 com 289 pol³ e 215 cavalos. Abaixo um dos primeiros desenhos

Os irmãos Studebaker fabricavam carruagens, carroças e equipamentos desde 1852. Meio século depois passavam a produzir automóveis elétricos até 1904. Após este ano eram movidos com motor a combustão. Já nos anos 30 e 40, a marca foi uma das mais dinâmicas dos Estados Unidos. Fez sucesso com o sedã Champion de 1939 e, em 1946, introduzia o primeiro carro norte-americano do pós-guerra, o Commander Champion, desenhado por Raymond Loewy e Virgil Exner que trabalhou por anos na Chrysler

Um modelo Champion 1948

Um Starlight Cupê 1950 também com desenho ousado

Abaixo um modelo Champion 1952

Um modelo Commander cupê

E uma picape 1955

Considerado um dos 100 Americanos mais Influentes do século XX, Loewy foi responsável de vários projetos, ousados e distintos: O desenho sinuoso da garrafa de Coca-Cola, o desenho interior do Air Force One, o avião dos presidentes dos Estados Unidos, radios, máquinas de costura, panelas da famosa marca Le Creuset… Em parceria com Bob Bourke, desenhou para a Studebaker os modelos Starliner e Starlight 1953, abaixo, considerado como dois dos mais belos carros que o país já produziu. Com linhas muito originais e pouco ortodoxas em relação aos modelos de linhas convencionais americanas.

Em meados da década, porém, a empresa de South Bend, estado do Indiana não estava de finanças bem em termos de finanças. O compacto Lark , abaixo, lançado em 1959 trouxe alívio, mas o mercado tinha muitas opções e as as vendas não foram boas apesar de ser um automóvel muito bom. A empresa sabia que precisava diversificar sua oferta para se reerguer. Um novo presidente, Sherwood Egbert, foi trazido de fora da indústria automobilística para conduzir o processo.

Sherwood Egbert gostava de carros e queria que a marca produzisse um modelo esportivo e com estilo europeu ousado. Depois de comparar e apreciar várias revistas do velho continente no aeroporto de Chicago e rabiscar alguns esboços, em 9 de março de 1961 ele contatou Loewy para que executasse o projeto.

Aceito o desafio, dez dias depois Loewy e equipe estavam em uma casa em Palm Springs, na Califórnia, com três assistentes: John Ebstein, Thomas Kellogg e Robert Andrews. Não havia horário para o expediente, nada de telefonemas nem mesmo para as esposas. O apenas o objetivo era desenhar, no menor prazo possível, o modelo que pretendia salvar a Studebaker. Loewy exigiu total liberdade de desenho. No Salão de Nova York em 1962 era apresentado o Avanti após seis semanas do início dos trabalhos.

Sua carroceira era em plástico reforçado com fibra de vidro. Detalhe interessante que era fabricado pelo mesmo fornecedor do concorrente, a Molded Fiberglass Products Company, de Ashtabula, no estado de Ohio, Chevrolet Corvette C1 e seu sucessor C2 que eram logicamente os concorrentes locais. O Ford Thunderbird já não era mais um concorrente nesta época. Na frente um motor com oito cilindros em “V” com 289 pol³, 4.737 cm³ ou 304 pol³, 4.990 cm³ que forneciam de 240, sem compressor volumétrico, a 335 cavalos com compressor. Sua caixa era mecânica com 3 ou 4 velocidades ou automática com ou sem diferencial autoblocante. A estrutura comportava um arco de segurança central em aço, assim como o chassi.

No motor o Compressor (supercharger) da marca Paxton estava disponível.

Nota: Supercompressor (também conhecido como supercharger ou blower) é um compressor de ar usado para forçar a entrada de ar nos cilindros de um motor de combustão interna. A quantidade adicional de oxigênio que chega aos cilindros permite que o motor queime mais combustível, o que aumenta a eficiência volumétrica do motor e faz com que ele tenha mais potência. Um supercompressor é conectado ao virabrequim por uma correia (geralmente dentada) e duas polias, é instalado entre o sistema de alimentação (carburador, injeção mecânica, ou injeção eletrônica) e o coletor de admissão. Sua finalidade é muito semelhante a do turbo compressor, mas um turbo compressor é acionado pelos O gases do escapamento gerados no motor para girar uma turbina. O Supercompressor é muito popular em motores norte-americanos, principalmente os V8.
