A empresa de Soichiro Honda fez 76 anos em 2024
O senhor Soichiro Honda foi um dos grandes homens da indústria do Japão e do mundo. Começou sua empreitada em duas rodas e sabia muito bem que ia encontrar pelo caminho fortes concorrentes na América e na Europa. Acima um Honda Civic que correu na Stock Car Brasil em 2017
Em setembro de 1948, com pouco dinheiro fundou a Honda Motor Co. E em dez anos já era o primeiro construtor mundial de motocicletas. Contou com o talento do amigo e sócio Takeo Fujisawa. Abaixo a comemoração dos 70 anos em 2018 no foi no Salão de Carros Antigos Rétromobile, em Versalhes, na França.
Em 1985 estava em nova equipe e um novo desempenho lhe esperava. Na Williams-Honda tinha como companheiro o finlandês Keke Rosberg que também era um piloto muito rápido e audaz. Frank Willians estava bem ancorado com seus rapazes e nosso querido Ayrton Senna havia assumido seu posto na Lotus. Abaixo Nigel Mansell
Com muito ímpeto ele desenvolveu um motor V12 para a Fórmula Um, não obteve muito sucesso, mas venceu o Grande Prêmio do México. O filme Grand-Prix de 1966 imortalizou o modelo que no final era pilotado pelo ator James Garner (Pete Aron) que chegou a fazer uma escola de pilotagem e o senhor Honda é interpretado pelo grande ator japonês Toshirô Mifune que faz o papel de Izo Yamura. Vinte anos depois, seu fórmula ganharia seis títulos mundiais com equipes famosas como a McLaren et Williams e pilotos de quilate como o francês Alain Prost, o brasileiro Ayrton Senna e o inglês Nigel Mansell (saiba mais) .
No total, a Honda esteve presente em 453 etapas da história da F1, seja como fornecedora de motores ou como equipe oficial e acumulou 77 vitórias, 194 pódios, 79 pole positions e 65 voltas mais rápidas nesse período
Apesar de uma entrega tardia – o último dia de testes fora da temporada – o McLaren MP4 / 4 esmagou a competição em 1988. Também marca o início da rivalidade Prost-Senna. Reconhecível pela sua silhueta ultra-plana e sua posição de pilotagem muito baixa, o monoposto inspirado por Gordon Murray e Steve Nichols possuiu excepcional eficiência aerodinâmica e um formidável motor turbo Honda V6. Com 15 vitórias em 16 corridas dos Grandes Prêmios, continua a ser o monoposto mais dominante na história da Fórmula 1.
Em 1963, após uma batalha com o governo local lançou o pequeno esportivo S500. Seu motor todo em liga de alumínio tinha quatro cilindros, 530 cm³, duplo comando de válvulas, transmissão por correia e era alimentado por quatro carburadores. Daí não parou mais. Abaixo o modelo N360 que também fez muito sucesso entre 1967 e 1972.
E o Honda Civic começava uma história de sucesso. E era um carro com menos de quatro metros em 1979…
E o Civic começava uma história de sucesso
Honda Integra Type R (1998-2000)
Este é um cupê desconhecido e ainda idolatrado por quem o possuiu ou dirigiu. Porque o Integra Type R (tipo DC2) era um cometa, comercializado há apenas três anos pela Honda France. Foi lançado apenas em branco, combinando rodas Enkei de 15 polegadas, volante Momo Daytona e bancos vermelhos Recaro SR. Somente o aerofólio discreto se encarrega de anunciar a cor. Porque sob o capô está um motor de 1,8 litros e quatro cilindros com uma potência impressionante: 108 hp / l sem turbo! O despertador opera a 5.700 rpm para uma subida aos picos, a 8.400 rpm. A transmissão está em uníssono, as conexões com o solo também. Na França, apenas 430 unidades foram vendidas…
As mais famosas motocicletas da linha CB da Honda foram a 350, 400 (abaixo), 500,550, 750 e 900 Four todas com partida elétrica
A empresa japonesa Honda apresentou os míticos motocicleta NR750 de 1992 ENGINE
O Utilitário ACTY fez 40 anos
A Honda começou a produzir veículos em 1963. E esta é a pequena picape T360. A empresa foi fundada por Fundada por Soichiro Honda. em setembro de 1948 no Japão.
O esportivo NSX e o NSX2. Nasceu para concorrer com grandes esportivos da Ferrari, Lamborghini, Porsche, Jaguar…
Outro na pista
Em escala: Um Civic 1/24
Texto, fotos Retroauto e montagem Francis Castaings. Fotos sem o logo Retroauto são de publicação do site
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.