Alfa Romeo Alfasud: Rompendo Tradições

Alfa Romeo Alfasud: Rompendo Tradições

Apresentado em 1971 ganhou as ruas em 1972.

Quando falamos dos carros da Anonima Lombarda Fabbrica di Automobili (ALFA), fundada em 1910 e que se tornaria Alfa Romeo ao ser adquirida, por Nicola Romeo, fez sua fama fabricando carros muito interessantes quase sempre com apelo esportivos. Eram, após a Segunda Grande Guerra, bonitos sedãs, cupês e spiders, muito atraentes, com estilo distinto, sempre com tração traseira, com ótimo  desempenho. Era uma paixão italiana que também atraía muito apreciadores do continente europeu. Seu coração valente, símbolo da marca, era forte e veloz!

Rompendo a tradição, mas querendo entrar num mercado competitivo, foi lançado no Salão de Torino em novembro de 1971, o Alfasud. Fabricado na nova fábrica localizada em Pomigliano D´arco, perto de Nápoles, no sul de Itália (daí a denominação Alfasud), era um projeto novo e ambicioso.

Seguindo uma tendência adotada na Europa por várias grandes empresas, o novo pequeno Alfa tinha tração dianteira, quatro portas, estilo agradável. Seu desenho era obra de Giorgetto Giugiaro, então com 40 anos, oriundo da casa Bertone, já havia feito trabalhos para a Alfa Romeo, Maserati, Lancia, Fiat, Volkswagen e Toyota. O chefe da equipe responsável pelo projeto, Rudolf Hruschka, era um austríaco que viera da Volkswagen.

O Alfasud media 3,89 metros de comprimento, largura de 1,59, altura de 1,37 e pesava 830 quilos. Tinha ótima área envidraçada e era um carro que comportava quatro passageiros com conforto e atendia famílias pequenas. Foi para as ruas em 1972.

Seu motor com quatro cilindros opostos (boxer), arrefecido a água,  tinha 1.186 cm³ e 63 cavalos (DIN) a 6.000 rpm. Era alimentado por um carburador de corpo simples, em posição invertida . Sua tração era dianteira e tinha cambio com quatro marchas.

Os freios eram a disco nas quatro rodas, usava pneus 145 SR 13, e sua suspensão dianteira era tipo McPherson, independente, molas helicoidais e barra estabilizadora. Atrás molas helicoidais, eixo rígido posicionado por articulações Watts. Tinha amortecedores hidráulicos na frente e atrás.

Um ano depois chegava a versão TI (turismo Internazionale). Como tradição da marca, dispunha de cambio de cinco marchas, 1.490 cm³, 68 cavalos, carburador de corpo duplo marca Weber e sua velocidade final passava a ser de 160 km/h e fazia de 0 a 100 km/h em 11,6 segundos. Para melhor identificação tinha dois faróis circulares sendo que a primeira versão, básica,tinha dois retangulares.

E tinha a versão com duas portas básica e a perua chamada de Giardinetta. Era também interessante. Tinha um bom porta-malas, variando de 400 a 1.300 litros com o banco traseiro rebaixado.

Por dentro tinha painel completo bem ao estilo Alfa.

Em 1980 chegava a opção de cinco portas com banco traseiro rebatível. Ainda, para-choques de poliuretano envolventes e faróis retangulares, permanecendo os quatro redondos para a versão Ti. Oferecia os motores de 1,2, 1,35 (1.350 cm³) e 1,5 litro. No final de sua produção, o quatro portas recebeu uma preparação no motor de maior cilindrada, 1,490 cm³, com cabeçotes e comando de válvulas especial, chegando a 105 cavalos e 13,6 m.kgf de torque. Era a versão Quadrifoglio Verde equipada com pneus Michelin TRX de perfil baixo na medida 190/55 VR 340).  Tinha alargadores nos para-lamas e um aerofólio traseiro.

Sua produção terminou em 1983.


O Alfasud Sprint

Em setembro de 1976 era apresentado o modelo esportivo Alfasud Sprint, um hatchback de três portas, também com desenho de Giugiaro leia-se Ital Desegin . Era um pouco mais longo, 4,01 metros de comprimento, 1,61 de largura, 1,31 de altura, o mesmo o entre-eixos de 2,45 metros e seu peso era de 915 quilos. A designação Ti tinha sido empregado pela primeira vez em 1951 no 1900 C

Lançado com 75 cavalos, o esportivo  Sprint passava a contar 85 cavalos após dois anos. E a potência não parou de crescer: depois a 95 e a 105 cavalos, utilizando ainda o motor boxer de 1,5 litro.  Mantinha a tração dianteira. O motor com 1.351 cm³ recebia dois carburadores duplos Weber e tinha taxa de compressão de 9,71:1

Em 1980 esse motor de 1.490 cm³ recebia dupla carburação Weber, passando a 95 cavalos no Sprint Veloce . A versão Trofeo fazia de 0 a 100 km/h em 10 segundos e velocidade  máxima de 175 km/h. Usava pneus na medida 165/70 SR 13 ou 185/60 HR 14.

A Autodelta, tradicional preparadora da Alfa para competição, montou o Sprint 6C com motor V6 do GTV6, de 160 cavalos, em posição central e com tração traseira.

Com o lançamento do Alfa 33, em 1983, o Alfasud saía de linha após 893 mil unidades produzidas. O Sprint permaneceria até 1989 num total de 121 mil exemplares.Nesta fase final era chamado apenas como Alfa Romeo Sprint

Foi equipado também, em 1988, com o motor de 1.721 cm³ do Alfa 33, com 16 válvulas, 118 cavalos e 15 m.kgf de torque, e velocidade máxima de 196 km/h. Era a versão Quadrifoglio Verde. Era o símbolo do trevo de quatro folhas verdes que também ornou vários outros Alfas de grande quilate. Nesta versão recebia injeção eletrônica Bosch LE Jetronic.

Vários componentes do 33 passaram a ser usados no esportivo Sprint em 1985, como os freios dianteiros e traseiros a disco com opção de sistema antitravamento (ABS – Anti lock Braking System).


Seu Sucessor foi o Alfa 33 também com motor Boxer

Texto e montagem Francis Castaings. Fotos de divulgação, Clube Alfa Romeo Argentina e Museu Alfa Romeo Itália.

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