Automóveis Antigos Nacionais

  • O Onça FNM: O Felino Brasileiro com coração italiano
    O primeiro automóvel elegante de origem italiana começou a ser produzido no Brasil em abril de 1961, justamente no mesmo mês que era anunciada a nova capital federal, Brasília, localizada na região Centro-Oeste do país. Este belo sedã iria concorrer com o Simca Chambord de origem francesa e o Aero Willys de origem americana. Chamava-se ….
  • Linha Dart e Charger: O Intermediário Chrysler vindo da América
    A Chrysler americana, eterna terceira colocada nos Estados Unidos, atrás das grandes Ford e GM, chegou um pouco tarde no Brasil, quase na década de 70. O processo começou na Europa comprando a Simca na França e a Sunbeam e a Hillman na Inglaterra. Estes eram os maiores produtores com produtos semelhantes. O Chrysler 180 ….
  • Concorde: Uma Réplica de Respeito
    O Concorde era uma réplica brasileira fabricada pela empresa de João Storani, a Concorde Indústria de Automóveis Especiais  que utilizava o chassi ( com 3, 40 metros de comprmento era exclusivo, construído em longarinas de aço, com reforço em X) e motor do grande Ford Nacional. O Senhor João Storani foi um dos primeiros colecionadores ….
  • Ventura: Um Esportivo com Talento
    A carroceria em plástico reforçado com fibra de vidro do Ventura foi moldada sobre a carroceria do SP-2. Sua mecânica era a mesma do SP-2 no que se refere a motor,caixa e suspensão. Foi apresentado no Salão do Automóvel em São Paulo em 1978 e foi produzido até 1988 pela empresa  L’Automobile a mesma que ….
  • Gurgel linha G400/800: Nascido elétrico, mas terminou térmico
    Em 1974 a Gurgel apresenta um pioneiro projeto de carro elétrico ao público. Era bastante interessante. Tinha ótima área envidraçada, quatro faróis quadrados na dianteira, um limpador sobre o enorme para-brisas que tinha a mesma inclinação do capô dianteiro. Visto de lado, era um trapézio sobre rodas. Era um mini carro de uso exclusivamente urbano ….