Bentley e as 24 Horas de Le Mans – Datas, histórias e vitórias

Bentley e as 24 Horas de Le Mans – Datas, histórias e vitórias

Primeiro fabricante britânico a vencer as 24 Horas de Le Mans, a Bentley celebrou o seu centenário em 2019. Este primeiro episódio evoca os destaques de uma história que, apesar de alguns hiatos, abrange 80 anos, desde a primeira participação até à última vitória.

Entre 1923 e 1924: John Duff e Frank Clement foram os pioneiros – Em 26 de maio de 1923, o único Bentley no início da primeira edição das 24 Horas de Le Mans terminou na quarta posição, nas mãos de John Duff e Frank Clement. No ano seguinte, esta dupla venceu a prova, ainda ao volante do único Bentley inscrito.

1925-1926: um compromisso oficial – Após estes bons começos, a presença da Bentley intensificou-se oficialmente com dois carros (1925) e depois três (1926), inicialmente sob a bandeira da Bentley Motors Ltd. Mas todos foram forçados a abandonar. Em Le Mans (Sarthe, França), circuito das 24 horas de le Mans, sábado 26 e domingo 27 de maio de 1923 – Acima, o Bentley 3 litros Sport de John Duff e Frank Clement.

Walter Owen Bentley, abaixo, (também conhecido como W.O Bentley; Hampstead, 16 de setembro de 1888 – Woking, 3 de agosto de 1971) foi um engenheiro britânico de automóveis. Nascido em Hampstead, Londres, ficou famoso por junto com seu irmão mais velho fundar a Bentley Motors Limited em 1919, em 1931 a empresa foi vendida para a Rolls-Royce que chegou a falir por dificuldades financeiras, atualmente a marca Bentley pertence a Volkswagen AG. Walter Owen Bentley faleceu em 1971 em Woking. A empresa Bentley sempre foi famosa por produzir carros de luxo e muita sofisticação à família real britânica.


O Bentley Embiricos foi concebido em 1939 a pedido de um armador grego. Este magnata desejava um automóvel leve com linhas muito aerodinâmicas e que usasse o motor de 4,25 litros. A carroceria, em alumínio, foi desenhada por  Ivan Evernden. Era muito avançado para sua época. Bateu vários recordes de velocidade em um templo inglês que é Brooklands. E correu quase sem alterações na carroceria, até 1952. 


Entre 1927 e 1930: a época de ouro dos Bentley Boys – Durante quatro edições, a Bentley dominou as 24 Horas, conquistando notavelmente os quatro primeiros lugares em 1929 e assinando uma dobradinha em 1930. Bentley estabeleceu um recorde de vitórias na época que só seria de igualado em 1957 pela Jaguar antes de ser derrotado pela Ferrari em 1962.

Durante este período, Woolf Barnato, acima, se tornou o primeiro triplo vencedor das 24 Horas (1928-29-30). Juntando-se aos pioneiros John Duff e Frank Clement, outros Bentley Boys vencedores foram Dudley Benjafield (1927), Sammy Davis (1927), Bernard Rubin (1928), Henry Birkin (1929) e Glen Kidston (1930).

2001, pódio para o regresso – Marca do grupo Volkswagen desde 1998, a Bentley regressou às 24 Horas de Le Mans em 2001, com dois carros na largada. Enquanto Martin Brundle, Stéphane Ortelli e Guy Smith se aposentaram, Butch Leitzinger, Eric van de Poele e Andy Wallace venceram a categoria e terminaram em terceiro. Em referência aos Bentley Boys, o trio subiu ao pódio com macacões brancos e tiras de couro.

Depois do terceiro lugar em 2001, o Bentley n°8 de Butch Leitzinger, Eric van de Poele e Andy Wallace serão os únicos representantes da marca no 2002, com o quarto lugar no final. Abaixo em 2003

Em 2003, uma vitória e um recorde incomum – Depois do quarto lugar de Leitzinger-van de Poele-Wallace em 2002, a 71ª edição das 24 Horas terminou com uma dobradinha de Bentley. Dindo Capello, Tom Kristensen (recordista de Le Mans com nove vitórias) e Guy Smith venceram à frente de Mark Blundell, David Brabham e Johnny Herbert.

Para a ocasião, a empresa Bentley ofereceu uma estatística incomum no livro dos recordes das 24 Horas de Le Mans: O maior intervalo de tempo entre duas vitórias gerais do mesmo fabricante, ou seja, 73 anos de 1930 a 2003! Abaixo um Speed 8

Em 2019, uma rua para os Bentley Boys – Em 13 de junho de 2019, a rua que leva ao Museu 24 Horas foi renomeada como Rua dos Bentley Boys. Nesta ocasião, Brian Gush, Diretor da Bentley Motorsport (cargo que deixou no final de julho), lembrou o papel essencial das 24 Horas de Le Mans no desenvolvimento da marca.

2019, 100 anos e uma recriação – Bentley anuncia a reconstrução de 12 exemplares do Bentley com compressor volumétrico. Originalmente produzido em 55 unidades, é uma versão superalimentada do Bentley 4 ½ Litro que venceu as 24 Horas de 1928. Dois carros com compressor volumétrico participaram das 24 Horas de 1930, mas nenhum chegou à linha de chegada.

Para homenageá-lo, em 2005 foi criada uma série especial, limitada a 40 exemplares, do Bentley Arnage Blue Train Series. Foi equipado com motor V8 com 6,75 litros e potência de 450 cavalos.  Tanto por dentro quanto por fora o acabamento era impecável.

A lenda foi dignamente respeitada. Abaixo o modelo Bentley EXP 10 Speed Six Concept 2015 a esquerda ao lado do Speed Six lendário. Cada um dos dois Bentley compressores volumétricos inscritos incluía entre seus pilotos um ex-vencedor das 24 Horas: Dudley Benjafield no 8º e Tim Birkin no Nº 9.

Um centenário e um imenso legado – Hoje, a marca Bentley e a marca Bugatti são os únicos dois fabricantes ainda em atividade que competiram na primeira edição das 24 Horas de Le Mans. As duas marcas estão hoje integradas na Volkswagen AG, também dona da empresa Porsche e da empresa Audi. Graças a estes quatro fabricantes, o grupo Volkswagen acumula 40 vitórias, ou mais de um terço das 87 edições das 24 Horas já disputadas: 19 para a Porsche, 13 para a Audi, os Ferrari com 11 vitórias gerais e 37 vitórias de classe, 6 para os Bentley e 2 para os Bugatti.

O centenário da Bentley foi comemorado como parte dos Dias Clássicos, com a presença de vários antigos os da marca britânica.

Outros belos

E o capô emblemático


Texto, Fotos e montagem Francis Castaings. Demais fotos de divulgação no site

As fotos com a marca Retroauto são gravadas com um software que permite a identificação. A detecção é fácil!

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Volte a página principal do site