BMW E24: Sucesso nas ruas e pistas

BMW E24: Sucesso nas ruas e pistas

Os BMW código E24 foram lançados em 1976 e produzido até 1989. Seu desenho era do francês Paul Bracq que já havia feitos ótimos trabalhos para a Mercedes-Benz, Peugeot e Citroën. E durante sua produção não teve maiores mudanças em seu estilo. Foi produzido pela Karmann até 1977 e depois na planta de Dingolfing da BMW, na região da Baviera de 1977 até 1989.

Sucesso no mundo inteiro, o BMW 635 era um carro muito bonito, esportivo, duas portas e com motor dianteiro com seis cilindros em linha. Suas medidas eram: 4,75 metros de comprimento, 1,72 de largura, altura de 1,36 e entre-eixos de 2,62 metros. Seu peso era de 1.475 quilos. Acima e abaixo a versão que era exportada para os Estados Unidos com os para-choques mais longos. Era um carro confortável para quatro passageiros. Sua carroceria era monobloco. As destinadas ao Japão tinham diferenças mínimas na motorização.

Sua versão menos potente era a 628 CSi produzida entre 1979 e 1989. Neste período apenas 5.950 exemplares ganharam as ruas. Tinha 2.788 cm³, seis cilindros em linha, cabeçote em liga leve, um comando de válvulas no cabeçote e duas válvulas por cilindro. Era alimentado por uma injeção L-Jetronic e sua potência era de 184 cavalos. Sua caixa de marchas manual tinha opção de quatro ou cinco velocidades (marca Getrag) ou automática com quatro velocidades. O diferencial era autoblocante e opcional. Sua aceleração de 0 a 100 km/h era de 9,1 a 11,1 segundos dependendo do câmbio utilizado. Sua tração era traseira e velocidade máxima entre 200 a 212 km/h.

Acima vinha a versão 630 CS com 2.985 cm³ que tinha um carburador com corpo duplo, potência de 185 cavalos e 176 cavalos para os Estados Unidos. Tinha catalisador e outros recursos para diminuir os gases que saiam do cano de descarga duplo. Em outubro de 1975 chegava a 633 CSi com 3.210 cm³, injeção L-Jetronic e potência variando de 174 a 200 cavalos. Como os anteriores calçava pneu na medida 195/70 VR 14 ou 205/70 VR 14. Ainda segundo as relações de marcha sua aceleração de 0 a 100 km/h era 7,9 a 10,4 segundos e sua final era de 215 km/h. Após esta vinha a versão 633 CSi que foi produzida entre outubro de de 1975 a setembro de 1984, por volta de 23.432 unidades. A exceção da cilindrada de 3.210 cm³, pouca coisa mudava em relação a mecânica. Mas em dezembro de 1977 até abril de 1989, construída a 45.213 exemplares, a versão de maior produção foi a 635 CSi. Tinha duplo comando de válvulas no cabeçote, 3.430 cm³ (1982 a 1989) taxa de compressão de 10:1, injeção eletrônica Bosh, 218 cavalos a 5.200 rpm. Tinha torque de 31,1 mkgf a 4.000 rpm. Sua caixa de marchas tinha cinco velocidades ou automática ZF de quatro velocidades. Fazia de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e sua final era de 228 km/h. Seu consumo médio era de 8,5 km/l.

Foi a mais desejada e se distinguia por fora pelo aerofólio traseiro preto e pelo spoiler dianteiro na cor da carroceria.

Seus freios eram a disco nas quatro rodas com assistência e servo freio. Estava equipado com ABS (Anti-lock Braking System) sistema de frenagem que evita que as rodas se bloqueiem e entrem em derrapagem, deixando o automóvel sem aderência à pista. Sua direção era assistida e as belas rodas BBS Mahle em liga leve calçavam pneus 205/70 VR 14.

Sua suspensão dianteira seguia o esquema Mcpherson, com molas helicoidais e barras estabilizadoras. Atrás braços oblíquos e também molas helicoidais e barras estabilizadoras.

Era um carro confortável e com acabamento em couro de ótima qualidade assim como painel, forros laterais e carpetes.

Seu painel era muito bom. Tinha velocímetro graduado a 260 km/h, ao centro marcador de temperatura e nível do tanque de combustível. A direita ficava o conta-giros com graduação a 7.000 rpm sendo que a zona vermelha começava a 6.100 rpm. A esquerda do painel central tinha nove luzes de advertência. Os controles do ar condicionado/aeração interna ficavam próximos, acima da alavanca de marchas no belo console.

A cereja do bolo era a versão “M” de Motorsport. A BMW Motorsport é a divisão da BMW responsável por atividades relacionadas ao automobilismo, incluindo programas de competição executados em corridas de carros de turismo. E também para os modelos de rua mais apimentados. o M 635 CSi tinha 3.453 cm³, injeção da marca Motronic e 286 cavalos (260 com catalisador. Tinha caixa de cinco marchas com diferencial autoblocante de série, fazia de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos e sua velocidade máxima era de 255 km/h. Perfeita para engolir as auto-estradas alemãs. Também tinha duplo comando de válvulas no cabeçote e quatro válvulas por cilindro. Apenas 5.855 exemplares chegara as ruas. Se distinguia por um “M” na grade frontal com retângulos nas cores azul e vermelho. Por dentro também era bem mais acabado e sofisticado.


O Substituto

BMW 850 CI (série E31) fabricada entre ano 1990 e 1999

E seu V12, 24 válvulas, 4.988 cm³, potência de 300 cavalos. 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e velocidade final limitada a 250 km/h.


Nas Pistas

Competiu no Royal Automobile Club RAC Tourist Trophy, Reino Unido : duas vitórias uma em 1980 outra em 1984. As 4 horas (500 Quilômetros) de Monza, Itália, com três vitórias em 1980, 1981 e 1983.

Também as 24 horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica, em 1983, 1985 e 1986. E na Alemanha a 24 horas de Nürburgring, em 1984 e 1985. Hoje é frequentador das corridas de Veículos Históricos de Competição (VHC)


Texto, Fotos e montagem Francis Castaings. Foto do carro de corrida é das Organizações Peter Auto publicadas neste site. Foto do motor e painel de divulgação

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