Em junho de 1999 era apresentada a versão Porsche GT3

Em junho de 1999 era apresentada a versão GT3. Com 3.596 cm³ e potência de 360 cavalos, este modelo muito especial entrava para o clube dos super esportivos que ultrapassavam os 300 km/h. Eram apenas 5,3 segundos para atingir 100 e sua final era de 302 km/h. E a sexta marcha podia ser passada após os 250 km/h.

Entrava o novo século e o Porsche 911 estava mais moderno, bonito e avançado tecnologicamente. A versão mais barata e menos potente era a Carrera. O motor seis cilindros Boxer tinha a cilindrada de 3.596 cm³ e potência de 320 cavalos. Fazia de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos, 1.000 metros cobertos em 24 segundos e velocidade final de 285 km/h. Seu preço base era de 77.500 Euros. Acrescentando mais 6.000 da nobre moeda européia o feliz e afortunado proprietário podia sair com o Carreira 4.

Mais 3.000 levava a transmissão Tiptronic. Mais caro em cerca de 20 % podia optar pelo belo conversível. Mais seguro e agradável era 80 quilos mais pesado que o Carrera por causa dos reforços na carroceria. Um pouco mais caro era o Carrera 4S que já vinha com a transmissão integral e diferenciava-se pela frente mais agressiva. Nas laterais duas enormes entradas de ar e ao centro uma oblonga mais estreita.

O mais caro, mais impressionante, mais bem equipado e mais brutal continuava sendo o 911 Turbo. Alimentado por dois turbocompressores, mantinha a mesma cilindrada, mas a cavalaria estava mais forte. Sua potência subia para 420 cavalos a 6.000 rpm. Um kit especial de fábrica fazia com esta fosse para 450!. O torque era de 63,2 mkg.f a 3.500 rpm. Apesar dos 1.540 quilos, chegava a velocidade final de 307 km/h, chegava a 100 km/h em apenas 4,2 segundos e os 1.000 metros em 22,1. Os números estavam impressionantes.

Por dentro era muito luxuoso e bem acabado. O painel de instrumentos era completo e os ponteiros vermelhos combinavam muito bem com o fundo preto. O volante de três raios tinha tamanho adequado, os bancos em couro nobre eram muito aconchegantes como todo o interior de classe A. Na lateral se diferenciava por entradas de ar na parte da frente do para-lama dianteiro. O aerofólio traseiro que no passado chegava a ser uma aberração estava mais funcional e discreto.

O espetáculo começava a 120 km/h quando o mesmo se deslocava para cima. A mais respeitada pela Ferrari 360 Modena e pelo Aston Martin DB7 Vantage era a versão 911 GT2. Derivado do Turbo e produzido em menor escala, tinha freios de cerâmica e por fora uma fina grade no capô e um aerofólio maior atrás. Sua potência chegava a 462 cavalos e sua velocidade final a 320 km/h. Era a supremacia de Stuttgart. Ainda estavam disponíveis as versões GT3 e GT3 RS mais apropriada ás competições. Da concessionária para as pistas. Abaixo um 911 mostrando sua intimidade

E alguns modelos anteriores mas muito interessantes

A Obra prima em detalhes

Um modelo 911 Turbo

Um pouco de história

Elle é fabricado em Stuttgart (Zuffenhausen), Alemanha. Passou por vários desenvolvimentos importantes, com o 911 tipo 996, 997, 991 e 992. Leia a história do 911

“O que é escrito sem esforço é lido sem prazer”

Texto, fotos e montagem Francis Castaings. Representante/embaixador no Brasil do Club Vincennes en Anciennes
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