Fiat X ¹/9 Bertone: 50 anos em 2022 e deu origem ao nosso esportivo Dardo

No final de 1971 o famoso e competente estúdio italiano Bertone apresentou ao publico três projetos avançadíssimos para a época: – o Stratos, o Runabout e o Shake. Os dois primeiros o Grupo Fiat aproveitou a ideia e o conceito dando vida a carros de rua. Que também chegaram as pistas e fizeram sucesso.
O Runabout foi um exercício de estilo feito por Marcelo Gandini que trabalhava para Bertone. Usava mecânica Fiat. O que mais chamava a atenção eram os faróis acoplados na barra anti-capotagem que ficava logo após os bancos dos dois ocupantes. Não tinha capota, o para-brisa era muito baixo, a traseira curta e a frente longa parecendo uma espada afiada. Daria origem a um esportivo de estilo ímpar.
.jpg?660)
Em novembro de 1972, no Salão de Turim, na Itália, é apresentado o Fiat X-1/9, ou Noucento como era chamado pelos habitantes da península. Muito moderno e bonito era o esportivo da Fiat. Diferente dos demais de sua classe, pois suas linhas eram angulosas e muito retas. Parecia uma flecha.
A carroceria era em aço estampado, duas portas, dois lugares e atrás destes um arco de proteção que fazia parte do reforço estrutural da carroceria. A tampa da capota era em fibra de vidro. Na frente uma discreta grade na parte inferior dos para-choques para dar ar ao radiador. E abaixo deste um pequeno spoiler dando agressividade e estabilidade direcional. Os faróis dianteiros estavam escondidos sobre uma tampa e quando acesos esta se levantavam. Media 3,97 metros e pesava 920 quilos.
Seu motor, na posição central, a frente do eixo traseiro, era um quatro cilindros em linha, montado transversalmente, refrigerado a água, de 1290 cm³ e 75 cavalos a 6000 rpm herdado da linha 128. O torque máximo era de 10,2 mkgf e sua taxa de compressão de 9,2: 1. O comando de válvulas era no cabeçote e o carburador tinha corpo duplo. O radiador era posicionado na frente. Sua final era de 170 km/h. Divertido, atraente e moderno. Muito original e avançado para a época. Foi o carro com motor central mais produzido do mundo. Por causa desta configuração tinha dois porta-malas. A estabilidade era muito boa por causa da ótima distribuição de peso. Usava pneus 165/70 SR 13.
.jpg?660)
Em 1974, a famosa Abarth apresenta uma versão competição. O motor tinha 1800 cm³, duplo comando, 16 válvulas e 200 cavalos a 7600 rpm. Foi colocado para competir no campeonato Europeu de Ralis e se saiu muito bem.
Em 1975, no Salão de Paris, outra empresa famosa italiana especializada em projetos distintos, a Dallara, apresenta o Lcsunove. Este tinha carroceria em fibra de vidro, era mais baixo e um aerofólio pouco discreto atrás. Era um modelo destinado a competição. Seu motor tinha 192 cavalos. O carro era pintado na cor chumbo metálico e tinha faixas laranja nas laterais. Este detalhe o tornava reconhecível em qualquer parte. Foram produzidos 30 exemplares para homologação.
A Fiat por sua vez, no mesmo evento, apresentava o modelo Corsa. O que o diferenciava dos demais eram as rodas em alumínio, capô preto fosco e um discreto aerofólio traseiro.
Em 1976 chegava a “Série Speciale” para comemorar o 50.000 veículos comercializados. Tinha uma faixa lateral com pequenos retângulos verticais, pintura metálica e tecidos dos bancos diferentes. Foi uma proposta de Bertone.
.jpg?660)
Em 1978 ganhava maiores mudanças. O modelo denominado “Five Speed” ganha motor de 1500 cm³ de 85 cavalos. Também a caixa de cambio passa a ter cinco marchas. O carburador tem corpo duplo e o comando de válvulas é no cabeçote. A velocidade final passa a ser 185 km/h e o 0 a 100 km/h em 11, 5 segundos. Ficou mais ágil e atraente. Por fora ganha para-choques maiores e um novo capô. As bonitas rodas de aço estampado são as mesmas do Fiat 131 Super Mirafiori. Por dentro novos bancos e novo painel.
.jpg?431)
Em 1982 o X 1/9 recebe o nome Bertone. A versão IN, de injeção, era destinada ao mercado dos Estados Unidos e na Europa a mesma se chama IN Fashion e IN Vogue que possuíam acabamentos distintos. Eram oferecidas pinturas da carroceria em dois tons, rodas de alumínio, vidros elétricos e bancos de couro. Tornou-se mais refinado. Logicamente nos EUA ele perdeu potencia por causa dos equipamentos antipoluentes e ganhou para-choques muito parrudos.

Um ano depois surgia outra versão de acabamento sofisticado, a VS. Rodas especiais, pintura em dois tons e bancos em couro vermelho. A combinação parece estranha, mas na cor externa preta e prateada metálica merecia ser conferida. Como sempre as obras de Bertone são sempre elogiadas pelo bom gosto e sofisticação.
Foram produzidas quase 174.000 unidades deste bonito e original esportivo e sua carroceria quase não recebeu alterações até o final da produção em 1989. Uma série especial chamada “Gran Finale” foi destinada ao mercado americano e britânico. Tinha até uma plaqueta no painel assinada pelo próprio Nuccio Bertone.
.jpg?295)
No Brasil
.jpg?431)
Aqui ele foi fabricado e recebeu o nome de Dardo. Este fato aconteceu em 1979 e contou com a preciosa ajuda de Toni Bianco. Usava o motor do Fiat 147 Rallye de 1300 cm³ e 74 cavalos. Conferia um desempenho similar ao modelo europeu. Todas as demais características também eram bem próximas.
.jpg?972)
Foi uma iniciativa interessante já que os demais carros “especiais” no Brasil, pequenos, sempre utilizavam a mecânica VW a ar.
.jpg?972)
Também com relógios de capacidade do tanque, pressão do óleo e marcador de temperatura
.jpg?972)
Já o porta-malas dianteiro era reduzido. Um carro para um casal numa viagem curta de lazer!
.jpg?972)
Era um esportivo especial, de fibra de vidro, caro e sua produção foi em pequena escala. A empresa era a Corona que fabricava carrocerias de caminhões. Foi uma iniciativa interessante já que os demais carros “especiais” no Brasil, pequenos, sempre utilizavam a mecânica VW a ar. Era um esportivo especial, de fibra de vidro, caro e sua produção foi em pequena escala.
.jpg?431)
Em Araxá, Minas Gerais, em 2012, no Brazil Classics Fiat Show, a Fiat fez uma mostra de seus carros de maior destaque. E o Fiat X-1/9 estava lá.
.jpg?431)
Texto, Fotos e montagem Francis Castaings.
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.