FNM Fúria GT. Alfa Esportivo com coração Brasileiro

FNM Fúria GT. Alfa Esportivo com coração Brasileiro

A italiana Alfa Romeo que começou a fornecer motores para o Brasil e o primeiro modelo foi o FNM D-9500 com 9.495 cm³ e 130 cavalos de potência começou a rodar por nossas estradas em 1951. Em 1958 o caminhão passou a ser chamado D-11.000 e produzia 150 cavalos. Até a década de 70 foram muito vistos pelas nossas estradas até que a Fiat assumiu o controle e começou a produzir uma linha mais moderna que era e IVECO. Desde sua fundação até 1968, a FNM era uma estatal.

Nosso modelo era um sedã de quatro portas, muito bonito, desenho relativamente moderno baseado no Alfa Romeo 2600 sedã que tinha um motor com seis cilindros em linha, 2.584 cm³ e 148 cavalos de potência. Havia ainda, lá na Itália, a versão 2600 De Luxe, o esportivo 2600 Spider e o cupê fechado Sprint.Abaixo nosso FNM 2000

Já o nosso tinha quatro cilindros em linha, motor também usado até 1962 nos carros citados acima. Tinha 1.974 cm³ (84,5 mm de diâmetro por 88 mm de curso), arrefecido à água, 95 cavalos a 5.300 rpm, carburador de corpo duplo da marca Solex com duplo estágio, duplo comando de válvulas no cabeçote (em liga leve) como é tradição na Alfa, válvulas de escapamento refrigeradas com sódio em seu interior e câmaras de combustão hemisféricas. Sua taxa de compressão era de 8,25:1 necessitando da boa e saudosa gasolina azul. Abaixo o modelo 2150

A primeira tentativa de produzir um esportivo foi o FNM Onça abaixo que usava a mesma mecânica do FNM 2000.

Com grande experiência em carros de corridas e protótipos, Toni Bianco trabalhava junto de Vitório Massari e Azevedo Santos na empresa Fúria Auto Esporte Ltda. Estavam muito empolgados na época e fizeram um projeto em 1971, a pedido da FNM: o carro esporte Fúria. O GT de 2+2 lugares foi baseado no Lamborghini Jarama — era quase idêntico. Usava a mecânica do sedã de quatro portas FNM 2150. O motor com quatro cilindros com duplo comando de válvulas no cabeçote, que seria também usado no Alfa Romeo 2300 anos mais tarde, recebeu dois carburadores duplos e maior taxa de compressão.

O motor do FNM 2150 tinha quatro cilindros em linha tinha o bloco em ferro fundido, cabeçote em liga leve, longitudinal dianteiro, tinha  2.132 cm³ de cilindrada e como era tradicional na marca há anos, duplo comando de válvulas no cabeçote. O bloco era herdado do modelo anterior FNM 2150 e no restante da motorização havia novas modificações tornando-o mais potente e com performance melhor.Sua tração era traseira e o tradicional câmbio de cinco marchas tinha alavanca de acionamento no assoalho.

Era equipado com um carburador de corpo duplo da marca Solex e produzia 125 cavalos de potência à 5.700 rpm, torque de 21 mkg.f e taxa de compressão de 7,6:1. Fazia de 0 a 100 km/h em 13 segundos e sua final era de 168 km/h. Este motor não era moderno, mas bem mantido era robusto e o som muito agradável para aqueles amantes de um esportivo luxuoso.

Sua suspensão dianteira era independente, molas espirais, barra estabilizadora e amortecedores telescópicos. Atrás eixo rígido, molas helicoidais, barras tensoras, barra estabilizadora e amortecedores telescópicos. Tinha rodas de magnésio com um desenho muito bonito na medida 6 × 15 e  pneus 185 RS 15 radiais. Sua carroceria era em plástico reforçado com fibra de vidro. Pesava 300 quilos a menos que o sedã.

Seu painel era rico. Volante de madeira como um bom Alfa Romeo.. Havia conta-giros graduado a 7.000 rpm,velocímetro graduado a 200 Km/h, marcador de temperatura do motor, pressão do óleo e amperímeto. Ao lado nível de combustível e relógio de horas. Ainda: Contava com bancos em couro com apoios de cabeça.

Infelizmente existe apenas um exemplar. A ideia era construir em escala maior. Muito bonito e com ótima visibilidade para um esportivo 2 + 2. Sua velocidade máxima estimada era de 170 km/h e 0 a 100 km/h em 12 segundos.

Realmente um belo carro esportivo. E seria competitivo! Enfrentaria bem o Puma GTB e o Santa Matilde que eram do mesmo porte.



Texto, fotos e montagem Francis Castaings.

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