Fortes Ford – As Picapes da marca do Oval no Brasil
![Fortes Ford – As Picapes da marca do Oval no Brasil](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/09/Juiz-de-Fora-XXI-Encontro-Agosto-2017-248.jpg.opt800x600o00s800x600.jpg)
Em agosto de 1957, a Ford Motor do Brasil S.A., apresentava um novo produto. Saía das linhas de produção o primeiro veículos Ford brasileiro. Era o caminhão F-600, motor V8 dianteiro, movido à gasolina, arrefecido à água com motor 272 (4.457 cm³) com 167 cavalos de potência a 4.400 rpm. Seu torque máximo de 35,9 m.kgf a 2.200 rpm. Era importado dos Estados Unidos da América.
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Cerca de 40% das peças já eram nacionais e dois anos depois, já tinha alto índice de nacionalização.O segundo produto era a picape F-100, que fez grande sucesso perante os fiéis da marca do oval. Este motor da linha iria equipara a partir de 1967 o luxuoso sedã Ford Galaxie (Conheça) , o primeiro automóvel da marca.
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Mas a Ford chegou no princípio do século 20 montando o Ford T e depois o Ford A (saiba mais) Na mesma linha de montagem foi produzido o intermediário F-350, um caminhão leve, mas com capacidade de carga de 2.670 quilos.
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A picape Ford F-100 da segunda geração americana (1953-1956) estreou aqui em no final de 1957 e tinha o mesmo motor V8 272 dos mais pesados. Abaixo um impecável modelo Picape Ford F-Series ano 1954.Nos Estados Unidos tinha também a opção de motores com seis cilindros em linha com 3,5 litros e 3,7 litros ambos com 100 cavalos.
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Sua altura era de 2,2 metros, 5,76 de comprimento, largura de 1,82 metros, 3,30 metros entre eixos e pesava 1.780 quilos. Sua capacidade de carga era de 500 quilos. Foi fabricada nos Estados Unidos entre 1953 e 1956, na Austrália e no Brasil (1957–1962). Fazia-se necessário um estribo para subir a bordo! Tinha frente com para-lamas e capô arredondados. Para-choque na cor da grade que exibia o logo “V8”.
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Ótima capacidade de carga e a caçamba era no estilo “Step Side”. Os pneus eram na medida 6,0 x 16 com seis lonas para as picapes com motores V8.
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Por dentro: Cambio mecânico com três marchas a frente com alavanca na coluna. Na América havia a opção automática com o cambio Ford-O-Matic automatic. O velocímetro era graduado até 140 km/h e trazia ainda pequenos mostradores com temperatura da água, nível de gasolina, amperímetro, relógio de horas, hodômetro parcial e luzes espia (abaixo).
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E seu belo motor V8 272 (4.457 cm³) . Nos Estados Unidos ainda haviam as opções: 239 Y-block com 130 cavalos, 223 Mileage Maker com 137 cavalos com seis cilindros e os V8 256 Y-block com 140 cavalos, 272 Truck 2V Y-block com 172 cavalos, 279 Lincoln Y-block com 152 cavalos, 317 Lincoln Y-block com 170 cavalos e 368 (6.030 cm³) Lincoln Y-block com 300 cavalos!
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Abaixo uma rara versão furgão
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E uma também rara cabine dupla. Ambas fabricadas por encarroçadoras independentes! E os projetos iam ter vida longa!
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Segunda Geração – 1962
Tinha nova grade (cromada opcional) , novo grupo óptico, quatro faróis circulares, novo capô, novos para-choques, para-lamas e caçamba em estilo convencional. Estava mais moderna e seguia o estilo do modelo americano. Tinha uma versão Mercury mais luxuosa série M.
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Por dentro tinha painel quase idêntico ao modelo anterior, grande volante de três raios, alavanca de cambio de três marchas na coluna, pedais de freio e embreagem suspensos e três pessoas iam com conforto na frente. A visibilidade para o motorista e ocupantes era muito boa.
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Foi fabricada entre 1962 e 1966. Nesta geração também as indústrias de carrocerias nacionais faziam uma versão cabine dupla com duas portas, perua com três janelas laterais na versão F-100 Luxo e também furgão fechada. Raras!
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E no V8 o filtro de ar estava mais baixo. O acesso ao motor e componentes era ótimo! Nos Estados Unidos tinha uma opção de seis cilindros em linha 223 ( 3.654 cm³) e os V8 272 e 292 ambos usados aqui nos sedãs da Ford.
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E o caminhão F-600 tinha o mesmo motor, mas com relações de marcha e diferencial alteradas
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1967
Foi substituída pela F-100 Twin-I-Bean construída no Brasil entre 1967 e 1970. Esta picape tinha sistema de suspensão mais moderno denominado Twin-I-Beam ( suspensão dianteira semi-independente com molas helicoidais). Este novo conjunto a deixava mais agradável ao dirigir. Na propaganda veiculada na TV a mostrava o modelo rodando sobre trilhos numa estrada de ferro em boa velocidade!
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Em 1967 a Ford absorvia a Willys Overland do Brasil que fabricava a Rural e a picape Jeep
Tinha linha mais retas, caçamba lisa, nova grade com faróis retangulares, com cantos arredondados. Novo capô, a cabine e a caçamba pouco mudava. Seu desenho mais moderno estava mais agradável e a frente da concorrência. Seu motor dianteiro, também chamado de Ford King pouco mudava. Tinha oito cilindros em “V”, bloco e cabeçote em ferro fundido, 4.457 cm³, 161 cavalos à 4.400 rpm e torque máximo de 33,3 mkg.f à 2.200 rpm.
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Este motor V8 era muito robusto!
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Abaixo um belo modelo premiado em Araxá, Minas Gerais, em 2016 no Brazil Classics Show 2016
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E a ótima capacidade de carga continuava e a porta da caçamba tinha ótima abertura!
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Terceira Fase – Os anos 70, 80 e 90
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Em maio de 1971 era um modelo completamente novo com a mesma carroceria, que se tornaria longeva aqui e na Américas (Estados Unidos e Argentina). Era o mesmo modelo americano fabricado desde 1968. Linhas retas e modernas em toda a extensão da carroceria. Na frente dois faróis circulares ladeando uma bela grade grade cromada e com muitos frisos cromados na frente. Para-choques idem (dependia da versão luxo ou standard) tinha as mesmas linhas da picape americana fabricada entre 1967 e 1972.
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A picape Ford F-100 da década de 70 também usava o motor V8 dos Galaxie. Usou o motor 272 (4.457 cm³) dos grandes sedãs da linha Ford. Sua taxa de compressão era de 7,8:1, potência de 168 cavalos a 4.400 rpm. Sua tração era traseira e tinha cambio de três marchas com alavanca na coluna. Estava mais larga e baixa. Pesava 1.749 quilos. Media 4,85 metros de comprimento, largura de 2,02 metros, altura de 1,82 metros e entre-eixos 2,92 metros.
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Com a crise mundial do petróleo, em 1973, a Ford já fabricava nos Estados Unidos o motor OHC (Over Head Command ) , ou seja, comando de válvulas no cabeçote. Este propulsor já equipava o Ford Mustang II Ghia. Tratava-se do motor de quatro cilindros em linha e 2,3 litros na fábrica, o mesmo do Ford Maverick, produzido em Taubaté (São Paulo). Seu cambio tinha quatro marchas com alavanca no assoalho, direção tipo rosca sem fim, o volante de três raios, 432 milímetros de diâmetro, 4,35 voltas de batente a batente e diâmetro de curva de 11,9 metros. Seu novo painel tinha instrumentação horizontal, continuava com banco inteiriço bom para três passageiros. O motor quatro cilindros tinha 2.300 cm³, 99 cavalos a 5.400 rpm. Seu torque máximo era de 16,9 mkg.f a 3.200 rpm. Curiosamente sua capacidade de carga era maior que a V8! Podia levar 660 quilos.
Em setembro de 1976 fazia parte da linha esta opção econômica de motorização tal qual fez a General motor aplicando o motor 151-S na C-10 da picape Chevrolet.
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Suas concorrentes eram a Chevrolet C-10 da General Motors, a Dodge D-100 da Chrysler, a Ford F-75 e o Toyota Bandeirante picape que tinha versão cabina dupla também! A capacidade de carga era de 496 quilos. Sua suspensão continuava com o sistema Twin I-Beam com dois eixos independentes. Atrás feixe de molas semi-eliptícas de dois estágios e amortecedores telescópicos hidráulicos de dupla ação. Uma das características desta geração era o teto na cor branca e parte de trás da coluna “B”.
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Vista de trás. Moderna e com ótima capacidade de carga. Havia réguas protetoras de madeira que deixavam a caçamba mais bonita e protegiam quando do carregamento de arranhões. Podia levar 495 quilos! Usava pneus com seis lonas na medida 8.25 x 15 com seis lonas. Logo alguns proprietários trataram de colocar rodas e liga leve para tornar a picape menos sisuda e mais esportiva. Não era nada econômica, fazia cerca 4,5 km/l na cidade e seu tanque tinha capacidade para 87 litros.
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O modelo com quatro cilindros em linha pesava 1.610 quilos.
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Em 1979 se tornou F-1000 com motor diesel 3,9 litros diesel MWM (Motoren Werke Mannheim AG) com 86 cavalos.Sua autonomia era 40% a mais que os modelo a gasolina e nesta época o diesel custava menos da metade que a gasolina.
Nesta geração era comum empresas particulares fazerem versões com cabine dupla, mantendo as duas portas, capota e plástico reforçado com fibra de vidro, teto solar e a versão Country da empresa paulista Souza Ramos copiava o estilo da Bonanza brasileira da General Motors, da Ford Bronco americana e da Dodge Ramcharger. Essa Ford especial tinha ainda rodas de liga, conjunto de faróis quadrados duplos, nova grade e para-choques com quebra mato como opcional. Era 350 milímetros mais curta que o modelo original.
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Como opcional havia a motorização diesel turbo.Na lateral da carroceria um adesivo anunciava a motorização. Foi o primeiro turbo diesel nacional lançado em um veículo leve. Aconteceu em novembro de 1990. Havia a opção de tração 4 x 2 e 4 x 4. A picape com turbocompressor passava de 86 cavalos para 119 cavalos. Seu desempenho era pouco inferior aos motores a gasolina e a álcool.
A F-100 passava a contava com o motor Ford seis cilindros usado na Argentina. Tinha 3,6 litros de cilindrada, 96 cavalos, cambio manual de cinco velocidades com alavanca no assoalho, freios a disco na dianteira, pesava 1.570 quilos e media 4,75 metros. Usava pneus radiais na medida 215/80 R16.
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Em 1989 podia vir equipada com direção hidráulica, eixo traseiro anti-derrapante, bancos com encosto de cabeça, ar condicionado opcional e vidros verdes. E os retrovisores dos dois lados estavam bem maiores e adequados ao tipo de uso do carro. Nesta época não era mais só um utilitário. Levava em sua caçamba bicicletas, motocicletas, Jet-Ski… para muito lazer. Tinha apelo esportivo e jovial!
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Havia também novas faixas laterais, na frente na parte inferior e atrás na parte superior combinando com a cor do modelo. Para-choques também na cor da carroceria. O arco de proteção, após a cabine era opcional e útil para a segurança.
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Remodelação em 1993 principalmente na frente . Nos Estados unidos era o veículo mais vendido e até hoje bate todos seus concorrentes sedãs inclusos! Tinha opções de cabine simples e Super Cab (cabine estendida).
Na década de 90 estreava a versão F-1000 super série. A frente renovada trazia grande com quatro frisos horizontais, faróis quadrados e ladeando lanternas de pisca na cor âmbar. Era considerada um trator, ideal para lama e barro, já que no asfalto não passava dos 128 km/h. Seu motor com quatro cilindros e oito válvulas desenvolvia 92 cavalos a 3.000 rpm. Tinha comprimento de 5,06 metros, largura de 2,10 metros e altura de 1,83.
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Seu tanque tinha capacidade para 110 litros de diesel e sua carga total era de 932 quilos! Tinha painel moderno com volante de dois raios e bom diâmetro, ótima pega, acolchoado e ótima instrumentação no painel com oito mostradores analógicos. Ótima alavanca de marchas no assoalho com cinco velocidades e bancos com divisão 1/3 e 2/3. O acionamento era elétrico da tração 4 x4 e da tração positiva eram feitos por botões e permitia ser acionada em movimento até 40 km/h.
Uma versão da quinta geração americana da série F foi produzida até 1992 no Brasil. Eram produzidos em General Pacheco, na Argentina e foi em São Bernardo do Campo, as unidades do Brasil os modelos F-100, F-1000, F-350 e F-600.
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Em 1997 a Ford F-1000 4,9 XLT era produzida na Argentina e seu motor a gasolina tinha seis cilindros, injeção eletrônica multiponto sequencial, 4.913 cm³, 148 cavalos a 3.500 rpm e torque máximo de 34,5 mkg.f a 2.400 rpm. Caixa de cinco marchas e direção hidráulica. Fazia de 0 a 100 km/h em 13,7 segundos e tinha velocidade final de 155 km/h. Seu consumo era de 4,5 km/l na cidade e não passava dos 7,5 km/l na estrada. Tinha um painel completo, com velocímetro como hodômetro parcial e total , conta-giros, nível de nível de gasolina, temperatura da água e amperímetro. Volante de dois raios de boa pega, bom acabamento, ar condicionado e vidros verdes contavam como itens de série. Media 5,00 metros de comprimento, 2,0 de largura e entre-eixos de 2,97. Sua caçamba podia acomodar 1.680 litros, pesava 1,975 quilos e seu tanque de combustível tinha capacidade para 110 litros. Sua suspensão dianteira era independente como molas helicoidais e barra estabilizadora. Atrás tinha eixo rígido, feixe de molas semi-elípticas e amortecedores hidráulicos. Tinha freios a disco na frente a tambor atrás com ABS (Anti-lock Braking System) opcional.
Muito similar, à nossa última brasileiras, o modelo americano abaixo. Já estava aberta a importação de carros no Brasil e mais concorrentes na mesma faixa. Em 1997 havia aqui a Chevrolet Silverado, também fabricada na Argentina e a picape JPX. Do exterior vinham a Mitsubishi L200, a Land Rover 110 e 130. (Conheça) E em 1998 chegava a Dodge Dakota que infelizmente teve carreira curta aqui apesar de oferecer três motorizações e dois tipos de cabine.
Sua despedida de nosso mercado se deu em 1998. Haviam os modelos XL e XLT equipada com o motor 2.5 HSD da Maxion, com turbo e intercooler. Houve ainda a série especial chamada de Lightning com o motor de 4.9 litros a gasolina.
Fez uma bela carreira de pouco mais de três décadas e ainda há bons exemplares de circulando a trabalho e ótimos nas mãos de colecionadores. A picape abaixo é a americana Ford F-150. Esta é da nona geração de 1992 a 1997.
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A picape média Ford Ranger e a grande F-250 assumiram seu lugar.
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A Furglaine
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Em 1980, a empresa Furglass, em parceria com a Ford e a concessionária Ford Sonnervig, apresentaram um utilitário furgão.Chamado Furglaine era baseado no modelo americano Ford Econoline. Usava o chassi e a mecânica das picapes F-100 e F-1000. Tinha carroceria monobloco que mesclava aço estampado e plástico reforçado com fibra de vidro. Tinha duas portas na frente, dependendo da versão e duas portas na traseira para acesso de passageiros e inserção de carga.O modelo teve boa aceitação no mercado já que não havia concorrentes. Mas era caro!
Foram lançadas também versões: ambulância (com espaço para até quatro macas), escolar (18 lugares) e outra para 13 passageiros. Como opcional foi usado o chassi da F-2000, deixando o furgão 76 centímetros maior e com capacidade de carga aumentada para 2.200 toneladas ou 9,5 m³ na versão furgão. A versão mais longa foi colocada mais uma porta na lateral direita. Foi fabricada até 1994 e sofreu a concorrência dos importados. Muito raro hoje em bom estado!
Argentina
No país vizinho foi lançada em 1961. Foi a quarta geração nos Estados Unidos e fabricada lá entre 1961 e 1966.
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Uma argentina que deixou de ser fabricada lá em 2011. Tinha o motor Max Power 3.9 de 203 cavalos nas versões CS 4×2, CS 4×4 e CD 4×4.
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Alguns filmes nacionais e argentinos
- F100 segunda geração filme argentino
- F100 década de 70 sendo castigada
- Saindo de um avião militar argentino
- E da nossa última nacional
Hot’s e americanas em encontros do Brasil
Bela e rara picape Hot Ford 1937. Foi introduzido o motor V8 flathead com 136 polegadas cúbicas (2,2 litros e depois um mais potente com 221 polegadas cúbicas com 3,6 litros bem mais adequado
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Esta fez parte da primeira geração nos Estados Unidos (1948–1952)
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E a remodelação da mesma
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Muito utilizada em hot’s.
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Um furgão hot
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Bela dupla, furgão e picape da série F americana fabricadas entre 1948 e 1952 .
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Da primeira geração montada no Brasil.
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Outra da mesma época com modificações de bom gosto
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Mais uma com para-choque diferenciado
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Esta do interior de Minas Gerais
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Do Encontro Paulista de Autos Antigos
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Segunda geração brasileira com grade personalizada
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Década de 70 com caçamba longa, rodas com diâmetro bem maior e motor poderoso!
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Outro exemplar dos anos 70
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Esta impecável!
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Por dentro de uma personalizada dos anos 70
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A versão Ranger XLT F-250 1977 americana
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Em Escala
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No catálogo da Matchbox em 1966 já constava a Ford Pick-up, vermelha, caçamba step-side, rodas esterçantes e imitação de capota de lona branca. Media 71 mm de comprimento. Anos mais tarde, em 1977, ainda estava lá só que era amarela, caçamba comum, com adereços de zoológico e um leão dentro de um vidro no lugar da capota. Era um Wild Life Truck.
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A HotWheels Mattel fez uma F-150, modelo 1979, escala 1/60, caçamba longa, com capota preta e decalques nas laterais.
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Também a Maisto fez um modelo igual a nossa, escala 1/43, na cor branca com decalques nas laterais.
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Mais antigo, mas também parecido com os nossos, era o F-100 de 1953 reproduzido pela K-Line, em escala 1/43 e na cor vermelha. Era um modelo original, com detalhes imitando cromados, rodas vermelhas, pneus com banda de rodagem e interior cinza.
Um cenário interessante do passado e da década de 90. Escala 1/64
Nas Telas
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Em Risco Duplo (Double Jeopardy) com Ashley Judd, Tommy Lee Jones e Bruce Greenwood, filme de 1999, uma mulher(Ashley) , mãe de um garoto de três anos, é injustamente condenada pelo assassinato de seu marido, embora o corpo nunca tenha sido encontrado. Na prisão, descobre que o marido tramou tudo com a amante para ficar com a fortuna do seguro de vida e resolve se vingar. Anos depois, ela consegue a condicional.
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Em sua busca, passa na casa da mãe e esta, empresta uma F-100 já meio surrada para ela seguir em busca de justiça. Numa pequena cidade, em investigações, ela tem que escapar. Usa a caçamba muito bem para tirar carros de sua trajetória e faz belas manobras. Bom filme.
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Em Mad Max, filme australiano de 1979, que tornou Mel Gibson um astro internacional, os vilões tem um camionete Ford F-100 sem capota. Aparece em uma das várias perseguições.
Outro ótimo filme é Gran Torino. de 2008. Clint Eastwood interpreta Walt Kowalski, um trabalhador aposentado da Ford americana e veterano da Guerra da Coreia. Ele passa seu dia bebendo cerveja e faz reparos em sua casa. Fazia questão de sempre dizer que sabia consertar muitas coisas. Ele possui um belo Ford Gran Torino Verde e uma picape F-100 1972. É vizinho, mas não muito simpático de famílias asiáticas, negras e latinas no bairro onde mora. E se torna um herói relutante quando fica ao lado de um adolescente asiático que foi forçado por uma gangue a roubar seu precioso automóvel. Uma improvável amizade se desenvolve entre os dois, e Walt aprende que tem muito em comum com os vizinhos asiáticos. A direção também é de Clint Eastwood e o filme recebeu o prêmio da Academia Japonesa de Cinema para Melhor Filme em Língua Estrangeira e Clint o de melhor ator da National Board of Review Award por sua ótima atuação. Em DVD e merece ser visto pela história e pelos carros!
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Desenhos
Desenhos de Dan Palatnik – Veja muitos outros em https://www.facebook.com/dan.palatnik e http://garagemdigital.blogspot.com/
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Humberto Inchausti é brasileiro, natural de Belo Horizonte, formado na Escola de Belas Artes da UFMG, pós graduado em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas, tem experiência com Fundição de Metais, Escultura, Modelagem de Corpo Humano, Manuseio e aplicação de Fiber Glass (Fibra de Vidro), Plataforma Moodle, Design Instrucional, Educação a Distância, Gestão em EAD, Formação Técnico-Pedagógica para Tutores em Educação a Distância, Ensino de Artes Visuais, Pintura, Gravura, Fotografia, Cerâmica, Desenho e ilustração. Acesse https://www.instagram.com/hinchausti/ https://www.facebook.com/hinchausti
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As coloridas são técnicas de aquarela e as preto e branco são em nanquim. Os tamanhos variam um pouco indo de formatos de 10 x 15 cm até 80 x 120cm.
Nos Raids
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Para fazer o levantamento dos faróis brasileiros para a Marinha brasileira, por todo o nosso litoral, partindo do sul, até o nordeste, o nosso famoso navegador solitário Amyr Klink usou as camionetes que foram cedidas pela Ford.
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Texto, fotos e montagem Francis Castaings – Participação fotográfica Lito Lopez – https://www.facebook.com/lito.lopez.56
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