Les 24 Heures du Mans – As 24 horas de Le Mans 2021

Les 24 Heures du Mans – As 24 horas de Le Mans 2021

89ª Edição – 21 e 22 de Agosto de 2021

Uma pista quase centenária. A primeira prova foi em 1923! O Circuito tem 13,629 quilômetros. A reta Hunaudiéres sofreu alterações em 1990. Foram colocados duas chicanes com o objetivo de diminuir a velocidade. Antes dela o Porsche 917 atingiu 385 km/h e em 1988 um WM Peugeot equipado de um motor V6 com 2,8 litros e 850 cavalos cravou 406 km/h!  O traçado  são 13.629 metros com 38 curvas. A corrida nesta ano terá a presença de espectadores e contará com um grid 62 máquinas em quatro categorias: 5 Hypercars, 25 LMP2, 8 LMGTE Pro, 23 LMGTE AM e um carro na categoria “Innovative car” foram registrados na foto oficial . A prova é sempre realizada em junho, mas neste ano, por causa da pandemia foi adiada para agosto

A largada neste ano será no sistema Hyperbole ( Hipérbole),  ou seja, 16 carros na frente do grid das quatro categorias que fizeram seus melhores tempos. Os outros, mesmo de categorias mais rápidas ficaram atrás. No sábado, às 16h, essas 62 máquinas partiram para 24 horas de competição, sob as ordens do titular/diretor de pista John Elkann, presidente da Ferrari


Categorias

Le Mans Hypercar

DESCRIÇÃO

A partir de 2021, a nova categoria principal de Endurance (Corrida de resistência) , nas 24 Horas de Le Mans, como no Campeonato Mundial de Endurance da FIA, é o Hipercarro. Nesta categoria, serão admitidos dois tipos de automóveis: o LMH (Le Mans Hypercar – a partir de 2021) e o LMDh (Le Mans Daytona h – a partir de 2022, com possibilidade de entrada em competição a partir de 2022). Em última análise, o objetivo compartilhado pela ACO (Automóvel Clube do Oeste) responsável pela organização da prove, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e a IMSA (International Motor Sports Association) é permitir que esses dois tipos de carro competirem juntos no FIA WEC (Campeonato Mundial de Endurance da FIA) como no IMSA Weather SportsCar Championship e, portanto, nas 24 Horas de Le Mans como nas 24 Horas de Daytona. Acima o Toyota GR010 híbrido da categoria hípercarro.

OS DOIS TIPOS DE CARRO

LMH – Em 2021, para o primeiro ano de competição na categoria Hipercarro, apenas carros construídos de acordo com o regulamento técnico do ‘Hipercarro Le Mans’ entrarão na pista. Permitindo uma grande variedade de arquiteturas, este regulamento autoriza notavelmente a presença de um sistema híbrido no eixo dianteiro.

LMDh – Em 2022, os fabricantes que escolheram os regulamentos LMDh terão a oportunidade de entrar na categoria Hypercar. No LMDh, a “espinha dorsal” do carro, correspondente ao carro completo sem motor térmico, carroceria e sistema híbrido, será fornecida por 4 fabricantes de chassis: Dallara, Multimatic, Ligier e Oreca.


REGRAS FIA WEC 2021 HYPERCAR

Carros – Alpine A480 ELF Matmut – Motor Gibson V8 atmosférico com 4,5 litros, 625 cavalos, caixa sequencial com seis velocidades, tanque com capacidade para 75 litros de gasolina

Glickenhaus 007 LMH motor V8 Bi-turbo 3,5 litros caixa X-Track com sete velocidades e tanque de 90 litros

A CATEGORIA EM RESUMO – Protótipo de com carroceira fechada, pilotos profissionais, carros híbridos e não híbridos e hípercarro. Média de volta estimada em 3 “30” 00 . Pneus marca Michelin , Peso: 1.030 kg e potência máxima de 500 KW


Categoria LMP2 – Abaixo um Oreca da equipe Jota

O Protótipo 2 “LE MANS” (“LM” P2) possui carroceria  fechada e não requer produção mínima. Como no LMP1, os carros são geralmente projetados especificamente para as 24 Horas de Le Mans, bem como para as corridas do World Endurance Championship (FIA WEC), da European Le Mans Series, da Asian Le Mans Series e da American IMSA atualmente é o Campeonato WeatherTech SportsCar. Os LMP2s são desenvolvidos exclusivamente para corridas em circuitos e estão em conformidade com os regulamentos técnicos da Federação Internacional de Automóvel (FIA).


LMP2 com o Oreca 07, Aurus e Ligier JSP217 todos eles com motor Gibson V8 atmosférico com 4,2 litros, 600 cavalos, caixa com seis velocidades, tanque com capacidade para 75 litros de gasolina e peso de 930 quilos. Regulamento 2019/2020/2021

Um novo regulamento técnico para a categoria LM P2 entrou em vigor em 1 de janeiro de 2017 e a partir deste ano, apenas os carros que cumpram com o novo regulamento técnico estão autorizados para as 24 Horas de Le Mans.

O preço de venda de um carro novo completo sem o monomotor e todos os equipamentos eletrônicos aprovados não deve exceder € 483.000.

Quatro fabricantes foram selecionados em arquivo para fornecer chassis: Dallara (P217), Onroak Automotive (Ligier JS P217), Oreca (07) e Riley (MK30), enquanto a Gibson é o único fornecedor do motor. Apenas os três primeiros são representados este ano pelos 20 competidores da categoria LMP2 nas 24 Horas de Le Mans

REGULAMENTOS FIA WEC LMP2 2018 a 2021

A Categoria em resumo – Protótipo de carroceria fechada, categoria reservada para equipes privadas. São 4 fabricantes: Dallara, Oreca 07 (acima) , Riley-Multimatic, Onroak


LM GTE – PRO

Os carros da GTE ( Porsche 911 RSR, Chevrolet Corvette C8.R e Ferrari 488 ). 

O motor atmosférico terá no máximo 5.500 cm³ e o Turbo 4.000 cm3 e potência por voltas de 520 cavalos. Deve ter tração traseira, chassi original e carroceria idem com arco de proteção interno.  Tanque de 90 litros.  O comprimento deve ser de 4,8 metros, 12,05 de largura e máximo de 1,25 de altura. A distância entre eixos é livre. Peso: 1.245 quilos.  Nota: O motor do 911 foi reposicionado em posição central traseira. Regulamento 2019/2020/2021


LMGTE AM

Os carros da GTE ( Porsche 911 RSR, Aston Martin Vantage AMR e Ferrari 488 GTE EVO ). 

Os carros participantes são divididos em duas categorias. A LM significa Le Mans, a LMP Le Mans Protótipo, a GTE Grand Turismo Endurance e a Pro para Profissionais. Motores atmosféricos, gasolina, limitados a 5.500 cm³ e peso máximo 1.245 quilos. Regulamento 2019/2020/2021. Acima um Ferrari 488 GTE EVO


Pilotos

Ao todo 186 pilotos (3 para cada carro) Entre eles teremos seis representantes brasileiros nas quatro categorias : 

André Negrão (#36) – Alpine A480 – Gibson – Híper Carro

Daniel Serra (#52) – Ferrari 488 GTE EVO – LMGTE-Pro

Felipe Fraga (#74) – Porsche 911 RSR – LMGTE-Am

Marcos Gomes (#72) – Aston Martin Vantage AMR – LMGTE-Am

Luis Felipe Derani (#708) – Glickenhaus 007 LMH – Híper Carro

Felipe Nars (#82) – Oreca Gibson – LMP2


BALANÇO DE DESEMPENHO (BOP – PARA BALANCE OF PERFORMANCE EM INGLÊS):

O Comitê de Endurance pode ajustar o desempenho com base em um tempo médio de volta, com base nos resultados do carro mais rápido em cada modelo. As alterações, que não estão sujeitas a apelação, podem estar relacionadas a:

  • O peso mínimo do carro
  • Entradas de ar e taxa de pressão de impulso para carros turbo-motorizados
  • capacidade do tanque de combustível
  • A altura do spoiler traseiro
  • Qualquer outra modificação considerada necessária

Os Resultados de 2021

A TOYOTA GANHA 89ª EDIÇÃO DAS 24 HORAS DE LE MANS

Os Pilotos

O Resultado Da Hypercar


LE MANS” PROTOTYPE 2 (“LM” P2) – Oreca 07 Gibson

Os Pilotos

O Resultado da LMP2


LMGTE (LE MANS GRAND TOURING ENDURANCE) – Ferrari 488 GTE EVO

Os Pilotos

O Resultado

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LM GT AM – Ferrari 488 GTE EVO

Os Pilotos

O Resultado

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Em 11 e 12 junho 2022 será a 90e edição das 24 Horas de Le Mans.

Imagens


Veja as etapas anteriores

Texto e montagem Francis Castaings – Fotos/Photos: ACO – Automobile Club de l’Ouest                                                       

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